Gálatas 5:22-26 – “Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei.
Os que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e os seus desejos. Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito. Não sejamos presunçosos, provocando uns aos outros e tendo inveja uns dos outros.”
Os que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e os seus desejos. Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito. Não sejamos presunçosos, provocando uns aos outros e tendo inveja uns dos outros.”
Aqueles que são nascidos de novo já crucificaram a carne – os prazeres pecaminosos da carne.
Gálatas 5:16-17 – “Por isso digo: vivam pelo Espírito, e de modo nenhum satisfarão os desejos da carne. Pois a carne deseja o que é contrário ao Espírito; e o Espírito, o que é contrário à carne.
Eles estão em conflito um com o outro, de modo que vocês não fazem o que desejam.”
O Senhor nos mostra que existe um conflito verdadeiro entre carne e Espírito, e nunca haverá acordo entre eles, sempre um deles governará a sua vida: a sua carne ou o Espírito. Aonde a carne governa/ vive, o Espírito não habita. Para que o Espírito possa habitar em você, sua carne deve estar morta. Os
desejos da carne afastam o Espírito Santo.
Cristo nos trouxe uma Aliança ESPIRITUAL e a CRUZ está no centro do Evangelho de Jesus. A salvação que recebemos DO CÉU, veio através do homem ESPIRITUAL Cristo Jesus, portanto, trata-se de uma salvação ESPIRITUAL. Nos dizendo que o Espírito é quem deve vencer este conflito, e Jesus nos ensinou o caminho indo para a Cruz e crucificando a sua carne.
João 14:6 – “Respondeu Jesus: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.”
Jesus em uma conversa com Nicodemos explicou sobre a importância de ser um homem ESPIRITUAL, pois o homem carnal jamais poderá ver o Reino de Deus: João 3:3-8 – “Em resposta, Jesus declarou: “Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo”. Perguntou Nicodemos: “Como alguém pode nascer, sendo velho? É claro que não pode entrar pela segunda vez no ventre de sua mãe e renascer!” Respondeu Jesus: “Digo-lhe a
verdade: Ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nascer da água e do Espírito.
O que nasce da carne é carne, mas o que nasce do Espírito é espírito. Não se surpreenda pelo fato de eu ter dito: É necessário que vocês nasçam de novo. O vento sopra onde quer. Você o escuta, mas não pode dizer de onde vem nem para onde vai. Assim acontece com todos os nascidos do Espírito”.
Aqui Jesus explicou que o homem carnal deveria morrer e assim nascer o homem espiritual: o nascer de novo.
Éramos escravos, mas nascemos de novo! O velho homem (a carne) morreu e agora os seus desejos não mais são seus, os seus costumes mudaram, você não é dominado por impulsos... você é uma nova pessoa! Uma pessoa que nunca existiu, uma pessoa que, hoje, nasceu!
João 1:12-13 – “ Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus, os quais não nasceram por descendência natural, nem pela vontade da carne nem pela vontade de algum homem, mas nasceram de Deus.”
Viver sendo governado pela carne, nos leva a ter uma vida de pecado, uma vida fora de Deus. A nossa carne não resiste ao pecado, pelo contrário, ela deseja permanecer no pecado, a carne ama o mundo, se envolve com as coisas do mundo, está enraizada neste mundo. Mas o Senhor nos trouxe a salvação e nos libertou do império das trevas, e no processo desta libertação há a necessidade crucial de crucificar a carne para que sejamos libertos para as coisas desta terra, libertos dos afetos pecaminosos, e assim, justificados do pecado começar a andar em uma vida santa, justa e irrepreensível diante de Deus.
1 João 2:15-17 – “Não ameis o mundo nem as coisas do mundo. Se alguém ama o mundo, não está nele o amor do Pai. Porque tudo o que há no mundo - a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida - não procede do Pai, mas do mundo. O mundo passa com as suas concupiscências, mas quem cumpre a vontade de Deus permanece eternamente.”
Romanos 6:6-7 – “Pois sabemos que o nosso velho homem foi crucificado com ele, para que o corpo do pecado seja destruído, e não mais sejamos escravos do pecado; pois quem morreu, foi justificado do pecado.”
O VELHO HOMEM SE SUBMETIA A NATUREZA PECAMINOSA: A CARNE! AGORA, CRUCIFICADO, O NOVO HOMEM É LIBERTO DO PECADO!
A apostasia da igreja deve-se ao fato da carne não estar crucificada, a carne governa a igreja deste tempo.
Apocalipse 3:21 – “Ao vencedor darei o direito de sentar-se comigo em meu trono, assim como eu também venci e sentei-me com meu Pai em seu trono.”
O ato de crucificar a carne é a definição de um vencedor, crucificar a carne é a vitória da vida cristã.
QUAL É O NOSSO ALVO?
• Crucificar a carne
• Nos tornarmos semelhantes a Cristo
• Receber a escrito do nosso nome no Livro da Vida
• Participarmos das Bodas do Cordeiro
• Viver na eternidade com o Senhor Jesus
O Reino do céu tem um padrão e uma medida para medir este padrão. Somente aqueles que vencerem vão entrar na eternidade, no céu com Deus!!!
Quão importante é crucificar a carne! Crucificar a carne é vencer a carne, lembram do conflito que falamos no início?
Apocalipse 12:11 – “Eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do testemunho que deram; diante da morte, não amaram a própria vida.”
O ato de vencer o inimigo é o ato de passar pela Cruz pelo poder do sangue do Cordeiro, até o ponto que eles não temem mais a morte física. Crucificar a carne se torna a cidadania do Reino de Deus e seus cidadãos amam esta cidadania.
1 João 5:4-5 – “O que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé. Quem é que vence o mundo? Somente aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus.”
A carne é o mundo, pois é na carne que o inimigo atua, manipula trazendo os desejos da carne e quando nascemos de novo, vencemos nossa carne! Todos que nascem de novo, crêem em Jesus. Não há como nascer de novo sem crer, pois quando nascemos de novo, nascemos em Cristo.
A CARNE ESTÁ EM CONSTANTE CONFLITO COM SUA NOVA NATUREZA, A CARNE LUTA CONTRA VOCÊS!
E O QUE É O PROCESSO DE CRUCIFICAR A CARNE?
O melhor mestre que ensinou a igreja sobre crucificação da carne é Cristo Jesus, o mensageiro da Cruz. E o Espírito Santo nos ajuda na crucificação da nossa carne, nos apontando para a Cruz no Jardim do Getsêmani:
Mateus 26:36-46 – “Então Jesus foi com seus discípulos para um lugar chamado Getsêmani e disse- lhes: "Sentem-se aqui enquanto vou ali orar”.
Levando consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e a angustiar-se. Disse-lhes então: "A minha alma está profundamente triste, numa tristeza mortal. Fiquem aqui e vigiem comigo". Indo um pouco
mais adiante, prostrou-se com o rosto em terra e orou: "Meu Pai, se for possível, afasta de mim este cálice; contudo, não seja como eu quero, mas sim como tu queres".
Então, voltou aos seus discípulos e os encontrou dormindo. "Vocês não puderam vigiar comigo nem por uma hora? ", perguntou ele a Pedro. "Vigiem e orem para que não caiam em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca". E retirou-se outra vez para orar:
"Meu Pai, se não for possível afastar de mim este cálice sem que eu o beba, faça-se a tua vontade". Quando voltou, de novo os encontrou dormindo, porque seus olhos estavam pesados. Então os deixou novamente e orou pela terceira vez, dizendo as mesmas palavras.
Depois voltou aos discípulos e lhes disse: "Vocês ainda dormem e descansam? Chegou a hora! Eis que o Filho do homem está sendo entregue nas mãos de pecadores. Levantem-se e vamos! Aí vem aquele que me trai! "
Quando Jesus chegou ao Getsêmani começou a passar por uma tremenda tristeza, a tal ponto, tão angustiado que sua alma estava profundamente triste até o ponto da morte.
Quando chegou o momento de Jesus revelar sobre a Aliança, sobre a crucificação da carne para a igreja, ele não levou todos. Ele levou apenas Pedro e os dois filhos de Zebedeu. Porquê?
Mateus 17:1-4 – “Seis dias depois, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, irmão de Tiago, e os levou, em particular, a um alto monte. Ali ele foi transfigurado diante deles. Sua face brilhou como o sol, e suas roupas se tornaram brancas como a luz. Naquele mesmo momento apareceram diante
deles Moisés e Elias, conversando com Jesus. Então Pedro disse a Jesus:
"Senhor, é bom estarmos aqui. Se quiseres, farei três tendas: uma para ti, uma para Moisés e outra para Elias".
Jesus levou aqueles que já haviam contemplado a Glória do futuro, a Glória do Messias, pois somente eles poderiam entender. Quando chegou a hora, perto de ser crucificado, o momento supremo da missão do Messias, ele estava tão esmagado, oprimido, sobrecarregado até o ponto que o Messias
queria desistir. Ele disse: EU NÃO POSSO SUPORTAR ISSO!
A salvação cristã que o Senhor deu para a igreja está sendo definida em Mateus 26:36-46. Ele diz que foi tão pesado para o Messias, havia uma ira de Deus tão enorme, a ira de Deus contra o pecado, e esta ira caiu sobre Jesus. A espada da justiça de Deus, agora foi despertada. Não foi fácil. O terror do
juízo de Deus agora estava sobre Jesus, é por isso que ele caiu com o rosto em terra e clamou. Mas ele diz que não importa quão impossível para ele seria suportar isso, pois se fosse por ele, ele desistiria,
MAS SE FOSSE A VONTADE DO PAI QUE TUDO OCORRESSE CONFORME DEUS PLANEJOU. Então por
obediência e amor pela igreja, ele o fez e disse: ESTÁ CONSUMADO!
O que Jesus diz aqui sobre a crucificação da carne é que se não fosse tão difícil para o Messias
crucificar a carne e conquistar a salvação da eternidade para a igreja, e foi somente pela vontade do
Pai que assim ele o fez, porque então para a igreja é tão difícil submeter-se a vontade de Deus? E
crucificar a carne?
Pois o que acontece hoje é que eles fazem somente o que querem e como querem. Neste Jardim do
Getsêmani, Jesus estava ensinando a igreja, instruindo a igreja que será crucial e crítico que você
crucifique a carne, que não será fácil, mas esta é a vontade de Deus Pai e você precisa se render a esta
vontade..
“Entretanto não a minha vontade, mas a Tua vontade.”
Isto é a crucificação da carne: Submeter-se a vontade de Deus – ser obediente à Deus!
É TUDO SOBRE OBEDIÊNCIA!
Gênesis 2:15-17 – “O Senhor Deus colocou o homem no jardim do Éden para cuidar dele e cultivá-lo. E
o Senhor Deus ordenou ao homem: "Coma livremente de qualquer árvore do jardim, mas não coma da
árvore do conhecimento do bem e do mal, porque no dia em que dela comer, certamente você
morrerá".
NO JARDIM DO ÉDEN, A HUMANIDADE DESOBEDECEU A DEUS:
Gênesis 3:6 – “Quando a mulher viu que a árvore parecia agradável ao paladar, era atraente aos olhos
e, além disso, desejável para dela se obter discernimento, tomou do seu fruto, comeu-o e o deu a seu
marido, que comeu também.”
E agora vemos em Mateus 26 a maldição dos pecados estava sendo derramada em Jesus pelo Pai, a
maldição DE TODOS OS PECADOS DESDE O JARDIM DO ÉDEN ATÉ OS DIAS DE HOJE!!! E agora,
aquela desobediência pode ser restaurada, Jesus foi o Mediador da Aliança no Jardim do Getsêmani.
A VONTADE DE DEUS FOI REVELADA: OBEDIÊNCIA!
Jesus enfatiza o conflito da carne com o Espírito, pois a carne não quer obedecer! E ele diz: Eu
tenho que crucificar a carne para que a vontade do Pai seja feita!
João 19:28-30 – “Mais tarde, sabendo então que tudo estava concluído, para que a Escritura se
cumprisse, Jesus disse: "Tenho sede". Estava ali uma vasilha cheia de vinagre. Então embeberam uma
esponja nela, colocaram a esponja na ponta de um caniço de hissopo e a ergueram até os lábios de
Jesus. Tendo-o provado, Jesus disse: "Está consumado! " Com isso, curvou a cabeça e entregou o
espírito.”
Porque Jesus disse “está consumado”? Porque a crucificaçãoo da carne está consumada e agora a
igreja também pode crucificar a carne e chegar na eternidade.
Jesus nos mostra a fraqueza da carne, ela não quer ser crucificada, mas quando ele o faz, finalmente a
vontade de Deus é revelada para a igreja. Jesus conecta o homem fraco com a vontade de Deus, ele
reconcilia o homem natural para crucificar a carne e agora poder entrar nos céus!
Hebreus 5:7-9 – “Durante os seus dias de vida na terra, Jesus ofereceu orações e súplicas, em alta voz e
com lágrimas, àquele que o podia salvar da morte, sendo ouvido por causa da sua reverente
submissão. Embora sendo Filho, ele aprendeu a obedecer por meio daquilo que sofreu; e, uma vez
aperfeiçoado, tornou-se a fonte de eterna salvação para todos os que lhe obedecem,”
• Jesus era submisso a Deus
• Jesus foi purificado e santificado pelo que sofreu
• E este aperfeiçoamento o tornou Autor da Salvação
Jesus no Jardim do Getsêmani pôde apagar a desobediência do Jardim do Éden que trouxe a morte!
Para a igreja é necessário crucificar a carne = total obediência a vontade de Deus.
Se você for contemplar a Aliança de Deus, Aliança da Salvação, Aliança da Eternidade, você tem que
entrar na vontade de Deus através do caminho da auto-negação, como Jesus fez. Não importa quão
difícil seja.
Você vê a igreja obediente a Deus nos dias de hoje?
Todo o pecado que você vê é característico do Jardim do Éden! Eles sabem a instrução, mas seguem
conforme as concupsciências de suas carnes.
Somente aqueles que contemplam a glória de Jesus conseguem crucificar a carne. E isto, lhes é por
sinal: a igreja de hoje, verdadeiramente, contempla a glória de Jesus?
Quando Jesus fala: “se for possível, passe de mim esse cálice!” O CÁLICE AMARGO! O Senhor estava
dizendo que para aqueles que contemplam a salvação cristã da graça, há um cálice amargo! Existe
um cálice amargo de Deus, do qual você tem que compartilhar: o cálice da rejeição da sua família
por você ser santo, o cálice da rejeição dos seus amigos, o cálice de andar vestido em santidade e
dizer não para uniformes de trabalho que não convém com o que é santo, o cálice de não se
submeter a corrupção do mundo, o cálice da amarga rejeição.
Todos aqueles que recebem Jesus, crucificaram sua carne e por isso, precisam beber do cálice
amargo da rejeição, o cálice de ser considerado estranho para todos deste mundo.
Ninguém transfere o pagamento dos pecados para Jesus sem crucificar a própria carne. Somente
recebemos a salvação através da crucificação da carne. Quando se trata de carregar o pecado, Jesus
quase “quebrou”, quase desistiu... nós não seremos resgatados sem passar pela Cruz.
O CAMINHO QUE CONDUZ PARA O REINO DOS CÉUS PASSA PELA CRUZ!
Portanto, sabemos já que Jesus veio para corrigir aquilo que aconteceu no Jardim do Éden: O
Senhor criou Adão e Eva e decretou a Sua vontade para a humanidade, mas levantou-se uma
situação aonde a desobediência consumiu todo o plano original e entrou a penalidade por esta
desobediência:
Gênesis 3:3 – “mas Deus disse: ‘Não comam do fruto da árvore que está no meio do jardim, nem
toquem nele; do contrário vocês morrerão’ ".
E Jesus veio para restaurar o plano original! A vontade de Deus no Jardim era que a humanidade
fosse obediente a Deus, e sabemos que quando alguém é obediente a Deus (À ESTE PLANO), esta
obediência é para assegurar que se viva uma vida justa diante de Deus: este sempre foi o desejo do
Senhor para Adão e Eva – se eles fossem obedientes, essa vida justa não teria a morte como parte
disso. Ou seja, eles teriam VIDA ETERNA! É por isso que, a árvore da vida estava no Jardim do Éden.
Gênesis 3:21-24 – “O Senhor Deus fez roupas de pele e com elas vestiu Adão e sua mulher. Então disse
o Senhor Deus: "Agora o homem se tornou como um de nós, conhecendo o bem e o mal. Não se deve,
pois, permitir que ele também tome do fruto da árvore da vida e o coma, e viva para sempre".
Por isso o Senhor Deus o mandou embora do jardim do Éden para cultivar o solo do qual fora tirado.
Depois de expulsar o homem, colocou a leste do jardim do Éden querubins e uma espada
flamejante que se movia, guardando o caminho para a árvore da vida.”
AQUI HÁ UM GRANDE MISTÉRIO: Depois da queda do homem, Deus toma o maior cuidado para
que ele não tenha mais acesso à árvore da Vida, pois há algo na árvore da vida que confere
ETERNIDADE para a humanidade, sendo esta pecadora ou não. O Senhor os expulsa do Jardim e
coloca querubins para guardar o CAMINHO PARA A ÁRVORE DA VIDA. Se a humanidade tivesse
sido obediente, não tocasse na árvore do conhecimento do bem e do mal e se alimentasse apernas
das outras árvores que produziam frutos deliciosos no Jardim, o Senhor a conduziria para o
próximo caminho para a árvore da vida. Ou seja, HÁ UM CAMINHO PARA A ETERNIDADE – há um
caminho para a árvore da vida.
Se você olhar para o plano original da igreja: a enfermidade não existia, a morte não existia... se o
homem fosse totalmente obediente ao Senhor, Ele permitira que o homem andasse no caminho
para a árvore da vida – este caminho é o que define a eternidade e aonde Deus Pai está!
Deus colocou querubins da Glória para guardar aquele caminho e os querubins da Glória só estão
aonde o Pai está, aonde a Arca da Aliança está... e eles bloquearam este caminho quando o homem
caiu.
Jesus, portanto, veio trazer a correção para o que houve no Jardim do Éden, através do que fez no
Jardim do Getsêmani nos capacitando a sermos obedientes por completos, sendo ele mesmo o
exemplo de PERFEITA OBEDIÊNCIA a Deus Pai.
Lucas 22:42 – “Pai, se queres, afasta de mim este cálice; contudo, não seja feita a minha vontade,
mas a tua".
Jesus faz a vontade de Deus e vai para a Cruz, e desta forma, restaura a vontade de Deus para a igreja.
NÃO BRINQUE COM O PECADO, POIS O PECADO TEM UM PESO E JESUS QUASE DESISTIU PO CAUSA
DESTE PESO! Aquele que carrega o universo queria desistir:
Hebreus 1:3 – “O Filho é o resplendor da glória de Deus e a expressão exata do seu ser, sustentando
todas as coisas por sua palavra poderosa. Depois de ter realizado a purificação dos pecados, ele se
assentou à direita da Majestade nas alturas,”
Estes pecados que “achamos” ser pequenos, insignificantes, como uma “mentirinha” possuem um
peso inacreditável. E agora que Jesus os carregou (os pesadíssimos pecados) para si, NÃO BRINQUE
COM O PECADO - ele é tão pesado que vai te afundar no inferno.
Entregue seus pecados para Jesus, pois ele concordou em carrega-los. Jesus veio em forma humana,
como nós para nos salvar. Se ele viesse como um Rei, ele faria isso pelos reis, se ele viesse de uma
forma diferente, seria para uma causa diferente... mas ele veio vestido de humanidade para a
humanidade!
Enoque provou para Adão que ele estava errado, provou que a obediência e justiça de Deus funciona,
provou que quando você obedece a Deus, completamente, você não vê a morte! Deus o levou
diretamente para o céu porque Enoque andou com Deus assim como Adão andou, mas a diferença é
que ENOQUE OBEDECEU A DEUS TOTALMENTE e para ele foi creditado como justiça!
Jesus obedeceu até a morte para restaurar a obediência da igreja para com Deus. Quando ele diz que
o espírito está pronto mas a carne é fraca, ele vai adiante para vencer a carne! E pela 1a vez a
verdadeira missão do Messias apareceu: Ele agora se tornou o Mediador entre o homem mortal e o
Deus imortal. Jesus derrotou a fraqueza humana (a carne) e conectou com a perfeita vontade de Deus
e, é por isso, que hoje podemos receber Jesus e ir para Deus. Ele reconciliou a forma humana de
Cristo com a forma espiritual de Deus. Ele derrotou a carne e uniu ao Espírito.
Portanto, entendemos agora que o caminho fechado pelos querubins com espadas flamejantes para
aceso a árvore da vida, ESTE CAMINHO agora foi aberto por Jesus para que o homem caído se
reconectasse com Deus e, agora de volta ao plano original pudesse ver a eternidade.
Em Mateus 26:41 vimos que Jesus fala para vigiarem e orarem para não caírem em tentação, pois a
tentação leva ao pecado e Jesus conhece o peso dos pecados. Jesus conectou sua carne fraca ao
espírito que estava pronto e completou sua missão? ESTÁ CONSUMADO!
João 19:28-30 – “Mais tarde, sabendo então que tudo estava concluído, para que a Escritura se
cumprisse, Jesus disse: "Tenho sede". Estava ali uma vasilha cheia de vinagre. Então embeberam uma
esponja nela, colocaram a esponja na ponta de um caniço de hissopo e a ergueram até os lábios de
Jesus. Tendo-o provado, Jesus disse: "Está consumado!" Com isso, curvou a cabeça e entregou o
espírito.”
Jesus fez a expiação pelo pecado do homem e submeteu a si mesmo à perfeita vontade de Deus.
Se para Jesus foi tão difícil, como pode a igreja achar que para ela seria fácil? Jesus trabalhou, chorou,
fez a vontade de Deus e a igreja de hoje não entendeu o recado de que não importa as dificuldades, as
perdas... simplesmente é preciso ACEITAR A VONTADE DE DEUS! De forma alguma, Jesus pensou que
uma injustiça estava acontecendo sobre ele, pois ele conhece Deus e sabe que TUDO ACONTECE COM
A PERMISSÃO DELE e que TUDO COOPERA PARA O BEM DAQUELES QUE O AMA, e Jesus ama a Deus
acima de tudo.
AGORA VOCÊ SABE O PESO DO PECADO, ENTÃO NÃO IMPORTA O QUE TE ACONTEÇA: OBEDEÇA A
VONTADE DE DEUS!
Se entregar ao pecado é se vender de forma barata, sendo que Cristo nos comprou de forma tão cara,
tão penosa, tão difícil. Não troque a vontade de Deus por nada. Jesus nos ensinou que não é fácil e que a carne é fraca e cai em pecado (desobedece) facilmente. Por isso, o Jardim do Getsêmani é o Jardim
da rejeição, pois enquanto você evita o pecado, o mundo te rejeita. E o Jardim do Éden é o jardim do
prazer: o jardim da separação de Deus.
A VONTADE DE DEUS É A ÚNICA COISA QUE REALMENTE TEMOS NESTA TERRA, E ESTA VONTADE
É A ETERNIDADE!
Mateus 6:9-13 – “Vocês, orem assim: ‘Pai nosso, que estás nos céus! Santificado seja o teu nome. Venha
o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu. Dá-nos hoje o nosso pão de cada
dia. Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores. E não nos deixes cair em
tentação, mas livra-nos do mal, porque teu é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amém’.
Jesus estava ensinando a igreja como orar e ensina que a igreja PRECISA ACEITAR A VONTADE DE
DEUS, e a vontade de Deus é crucificar a carne. Quando a igreja estiver no centro dessa vontade, ela
vai descobrir que:
1. A vontade de Deus é sempre perfeita!
2. A vontade de Deus é sempre justa!
3. A vontade de Deus é sempre santa!
4. A vontade de Deus é sempre de amor para com você!
5. A vontade de Deus é sempre para a nossa santificação! (1 Tessalonicenses 4:3-4 – “A vontade de
Deus é que vocês sejam santificados: abstenham-se da imoralidade sexual. Cada um saiba controlar o
próprio corpo de maneira santa e honrosa,)
6. A vontade de Deus não vai te deixar perecer!
7. A vontade de Deus é sempre antagônica a vontade do homem!
8. A vontade de Deus exige uma séria obediência a Deus: ser santo, justo, seguir os mandamentos que
Ele nos deu na Aliança da Graça.
9. A vontade de Deus dá sabedoria para a igreja, que é o temor de Deus!
10. A vontade de Deus é a lei eterna de Deus!
11. A vontade de Deus é revelada somente para quem contempla a glória do Senhor
12. A vontade de Deus é que todas as pessoas se arrependam!
13. A vontade de Deus sempre leva a obediência!
14. A vontade de Deus traz o temor para a igreja!
15. A vontade de Deus é a Sua graça governando sua vida através da misericórdia!
16. A vontade de Deus é que todo aquele que crê em Cristo Jesus agora pode ser santificado, ser santo e
perseverar!
17. A igreja que crucificou a carne anda na PERFEITA VONTADE DE DEUS, pois se aquele que nasceu de
novo cair, este acabará desonrando o sacrifício de Jesus.
Jesus foi contado com os transgressores, ele que não tinha transgressão!
Isaías 53:12 – “Por isso eu lhe darei uma porção entre os grandes, e ele dividirá os despojos com os
fortes, porquanto ele derramou sua vida até à morte, e foi contado entre os transgressores. Pois
ele carregou o pecado de muitos, e intercedeu pelos transgressores.”
Isaías 53:11 – “Depois do sofrimento de sua alma, ele verá a luz e ficará satisfeito; pelo seu
conhecimento meu servo justo justificará a muitos, e levará a iniqüidade deles.”
O cálice
Mateus 20:20-23 – “Então, aproximou-se de Jesus a mãe dos filhos de Zebedeu com seus filhos e,
prostrando-se, fez-lhe um pedido. "O que você quer? ", perguntou ele. Ela respondeu: "Declara que no teu Reino estes meus dois filhos se assentarão um à tua direita e o outro à tua esquerda". Disse-lhes
Jesus: "Vocês não sabem o que estão pedindo. Podem vocês beber o cálice que eu vou beber? "
"Podemos", responderam eles. Jesus lhes disse: "Certamente vocês beberão do meu cálice; mas o
assentar-se à minha direita ou à minha esquerda não cabe a mim conceder. Esses lugares pertencem
àqueles para quem foram preparados por meu Pai".
Há um cálice! Jesus nos avisa que há um cálice que a igreja terá que beber, mas o assentar-se ao seu
lado, isso pertence ao Pai.
João 18:10-11 – “Simão Pedro, que trazia uma espada, tirou-a e feriu o servo do sumo sacerdote,
decepando-lhe a orelha direita. ( O nome daquele servo era Malco.) Jesus, porém, ordenou a Pedro:
"Guarde a espada! Acaso não haverei de beber o cálice que o Pai me deu? "
Quando Jesus fala do cálice ele é levado para a Cruz.
A introdução da natureza deste cálice: A IRA DE DEUS
Isaías 51:16-17 – “Pus minhas palavras em sua boca e o cobri com a sombra da minha mão, eu que pus
os céus no lugar, que lancei os alicerces da terra, e que digo a Sião: ‘Você é o meu povo’.” Desperte,
desperte! Levante-se, ó Jerusalém, você que bebeu da mão do Senhor o cálice da ira dele, você que
engoliu até a última gota, a taça que faz os homens cambalearem.”
Isaías 29:9 – “Pasmem e fiquem atônitos! Ceguem-se a si mesmos e continuem cegos! Estão bêbados,
não porém de vinho, cambaleiam, mas não pela bebida fermentada.”
João 6:38-40 – “Pois desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas para fazer a vontade daquele
que me enviou. E esta é a vontade daquele que me enviou: que eu não perca nenhum dos que ele me deu,
mas os ressuscite no último dia. Porque a vontade de meu Pai é que todo o que olhar para o Filho e
nele crer tenha a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. Pois a minha carne é verdadeira
comida e o meu sangue é verdadeira bebida. Todo o que come a minha carne e bebe o meu
sangue permanece em mim e eu nele.”
Há um cálice no Jardim, e enquanto o Senhor segura este cálice, ele fala sobre bebê-lo. Jesus diz para
a igreja que este cálice precisa ser bebido por todos que escolhem a salvação da Cruz, que escolhem a
crucificação da carne. Pois, a doutrina da Cruz é a crucificaçãoo da carne para que você possa andar
na perfeita vontade espiritual de Deus.
Deus colocou um cálice diante da igreja e Jesus quando o bebeu falou sobre ele: o cálice da amargura,
o cálice da rejeição. Pois, ao escolher a Cruz não tem como o mundo te amar, pelo contrário, o mundo
vai te atormentar simplesmente porque você escolheu a santidade!
Jesus andou em santidade e, somente isso, testifica contra os fariseus. HÁ SOLIDÃO NAQUELE
CÁLICE! Este cálice é uma exigência para aqueles que escolhem o caminho da Cruz.
VOCÊ VÊ A IGREJA DE HOJE BEBENDO DESTE CÁLICE?
O que a igreja de hoje bebe é o anestésico do cálice, querendo tirar toda a dor da Cruz, esconder o
que verdadeiramente é ir para a Cruz - esta é a missão da igreja de hoje: eles misturam a forma da
salvação com o mundo.
Marcos 15:21-24 – “Certo homem de Cirene, chamado Simão, pai de Alexandre e de Rufo, passava por
ali, chegando do campo. Eles o forçaram a carregar a cruz. Levaram Jesus ao lugar chamado Gólgota,
que quer dizer Lugar da Caveira. Então lhe deram vinho misturado com mirra, mas ele não o bebeu. E o crucificaram. Dividindo as roupas dele, tiraram sortes para saber com o que cada um iria
ficar.”
Há um cálice de amargura que você precisa beber! Jesus recusou o cálice do mundo que eles
tentaram servir antes da crucificação. Este cálice do mundo era um forte narcótico, anestésico para a
dor... jesus RECUSOU! Ele escolheu sofrer conscientemente.
Mateus 27:50 – “Depois de ter bradado novamente em alta voz, Jesus entregou o espírito.”
Jesus queria passar por toda dor da Cruz ensinando a igreja a NÃO FUGIR DA DOR E DEIXAR O
MUNDO TE REJEITAR! Pois só desta forma, chegaremos na eternidade!
Porque a igreja quer mostrar que a Cruz é agradável?
O que há na Cruz de agradável? NÃO ACEITE O CÁLICE DA AMARGURA MISTURADA COM VINHO!!!
Em Mateus 20:20-23 quando a esposa de Zebedeu pediu favor á Jesus, ele essencialmente diz que a
Grandeza diante do Senhor vem através de:
1. Sacrifício;
2. Servir somente á Deus;
3. Sofrimento neste serviço.
Isaías 66:1-3 – “Assim diz o Senhor: "O céu é o meu trono, e a terra, o estrado dos meus pés. Que espécie
de casa vocês me edificarão? É este o meu lugar de descanso? Não foram as minhas mãos que fizeram
todas essas coisas, e por isso vieram a existir? ", pergunta o Senhor. "A este eu estimo: ao humilde e
contrito de espírito, que treme diante da minha palavra. Mas aquele que sacrifica um boi é como
quem mata um homem; aquele que sacrifica um cordeiro, é como quem quebra o pescoço de um
cachorro; aquele que faz oferta de cereal é como quem apresenta sangue de porco, e aquele que queima
incenso memorial, é como quem adora um ídolo. Eles escolheram os seus caminhos, e suas almas têm
prazer em suas práticas detestáveis.”
Dentro do pedido da esposa de Zebedeu, Jesus AFIRMA: CERTAMENTE VOCÊS BEBERÃO DESTE
CÁLICE! DO MEU CÁLICE!
Jeremias 25:15-17 – “Assim me disse o Senhor, o Deus de Israel: "Pegue de minha mão este cálice
com o vinho da minha ira e faça com que bebam dele todas as nações a quem eu o envio. Quando
o beberem, ficarão cambaleando, enlouquecidos por causa da espada que enviarei entre
elas". Então peguei o cálice da mão do Senhor, e fiz com que dele bebessem todas as nações às
quais o Senhor me enviou:”
O cálice da ira de Deus!
O que é este cálice? O cálice que Jesus teve tanto pavor a ponto de pedir para que passasse este
cálice?
Mateus 26:39 – “Indo um pouco mais adiante, prostrou-se com o rosto em terra e orou: "Meu Pai, se
for possível, afasta de mim este cálice; contudo, não seja como eu quero, mas sim como tu queres".
A revelação do cálice que ninguém podia beber e sobreviver: o cálice da ira de Deus que Jesus bebeu.
Isaías 51:17 – “Desperte, desperte! Levante-se, ó Jerusalém, você que bebeu da mão do Senhor o
cálice da ira dele, você que engoliu até a última gota, a taça que faz os homens cambalearem.”
Apocalipse 14:9-14 – “Um terceiro anjo os seguiu, dizendo em alta voz: "Se alguém adorar a besta e
a sua imagem e receber a sua marca na testa ou na mão, também beberá do vinho do furor de
Deus que foi derramado sem mistura no cálice da sua ira. Será ainda atormentado com enxofre
ardente na presença dos santos anjos e do Cordeiro, e a fumaça do tormento de tais pessoas sobe para
todo o sempre. Para todos os que adoram a besta e a sua imagem, e para quem recebe a marca do seu
nome, não há descanso, dia e noite". Aqui está a perseverança dos santos que obedecem aos
mandamentos de Deus e permanecem fiéis a Jesus. Então ouvi uma voz do céu dizendo: "Escreva: Felizes
os mortos que morrem no Senhor de agora em diante". Diz o Espírito: "Sim, eles descansarão das suas
fadigas, pois as suas obras os seguirão". Olhei, e diante de mim estava uma nuvem branca e, assentado
sobre a nuvem, alguém "semelhante a um filho de homem". Ele estava com uma coroa de ouro na
cabeça e uma foice afiada na mão.”
Deus Pai estava em Cristo, Filho! Reconciliando o mundo Consigo. Como então fazê-Lo, Ele que é
SANTO e PURO em um Ser pecaminoso? Como fazê-Lo pecaminoso para receber o Juízo do pecado?
Deus teve que se tornar em pecado! QUE GRANDE TESOURO DA SALVAÇÃO NÓS TEMOS!
O cálice do qual Jesus estava bebendo, era o cálice da maldição de Deus contra o pecado, o Juízo de
Deus! NINGUÉM CONSEGUE SUPORTAR ESSE JUÍZO, pois se você está atormentado pelo Diabo você
corre para Deus, mas do Juízo de Deus ninguém pode fugir!
NESTE CÁLICE O CÉU É FECHADO! NESTE CÁLICE DEUS ESCONDE A SUA FACE!
Ao beber deste cálice, pela 1a vez, Deus Pai e Deus Filho seriam separados – neste cálice contém a
separação do homem de Deus! O que realmente nos choca tanto sobre este cálice, é que Ele teve que
cumprir a Lei da Santidade de Deus neste caminho! Por isso, Jesus temia este cálice, o cálice onde a
ira de Deus estava toda concentrada e esta ira cairia sobre ele. Mas Jesus sabia que ao bebê-lo pagaria
o preço do resgate do pecado, e por isso, ele ora para que a vontade do Pai prevaleça sobre ele.
Definido o cálice, chegamos ao ponto que Jesus diz que seus discípulos terão que beber do cálice, mas
Jesus falava do mesmo cálice?
Para entendermos melhor, vamos observar o local: O JARDIM DO GETSÊMANI! O MONTE DAS
OLIVEIRAS! Poque foi neste local que Jesus revelou sobre o cálice? Jesus sempre se retirava e ia para
este local ter uma séria comunhão com o Pai. Este é o local onde Jesus era restaurado, instruído... o
local para falar com Deus Pai! Neste local, Jesus era encorajado... este era o local que Jesus havia
consagrado para ter comunhão com Deus, o local onde Jesus tinha intimidade com Deus, o local onde
Jesus descansava... poderíamos até dizer que este lugar era sua cama. E foi para este lugar, que Jesus
(já sabendo o que estava para acontecer) foi : o lugar onde ele sempre encontrou conforto.
Todos sabiam que Jesus se retirava para este lugar, ele não escondia isso. E desta vez, também não se
escondeu! Ele sabia que chegou a hora de dar a sua vida, e ele queria ser achado!
João 10:17-18 – “Por isso é que meu Pai me ama, porque eu dou a minha vida para retomá-
la. Ninguém a tira de mim, mas eu a dou por minha espontânea vontade. Tenho autoridade para
dá-la e para retomá-la. Esta ordem recebi de meu Pai".
Mateus 26:50 – “Jesus perguntou: "Amigo, que é que o traz? " Então os homens se aproximaram,
agarraram Jesus e o prenderam.”
Jesus, o Príncipe da Paz, pela 1a vez agora tinha sua paz removida. Da paz para a angústia! O rei da
Paz para o Getsêmani, agora indo para o penoso trabalho.
Mateus 26:26-29 – “Enquanto comiam, Jesus tomou o pão, deu graças, partiu-o, e o deu aos seus
discípulos, dizendo: "Tomem e comam; isto é o meu corpo". Em seguida tomou o cálice, deu graças e
o ofereceu aos discípulos, dizendo: "Bebam dele todos vocês. Isto é o meu sangue da aliança, que
é derramado em favor de muitos, para perdão de pecados. Eu lhes digo que, de agora em diante,
não beberei deste fruto da videira até aquele dia em que beberei o vinho novo com vocês no
Reino de meu Pai".
Jesus já havia começado o seu partilhar, pois sabia tudo sobre este cálice. Dentro deste cálice estava
seu próprio sangue, o sangue do Messias.
O homem de dores, sabia que teria que cumprir toda a profecia:
Isaías 53:3-10 – “Foi desprezado e rejeitado pelos homens, um homem de tristeza e familiarizado
com o sofrimento. Como alguém de quem os homens escondem o rosto, foi desprezado, e nós não o
tínhamos em estima. Certamente ele tomou sobre si as nossas enfermidades e sobre si levou as nossas
doenças, contudo nós o consideramos castigado por Deus, por ele atingido e afligido. Mas ele foi
transpassado por causa das nossas transgressões, foi esmagado por causa de nossas iniqüidades; o
castigo que nos trouxe paz estava sobre ele, e pelas suas feridas fomos curados. Todos nós, tal qual
ovelhas, nos desviamos, cada um de nós se voltou para o seu próprio caminho; e o Senhor fez cair sobre
ele a iniqüidade de todos nós. Ele foi oprimido e afligido, contudo não abriu a sua boca; como um
cordeiro foi levado para o matadouro, e como uma ovelha que diante de seus tosquiadores fica calada,
ele não abriu a sua boca. Com julgamento opressivo ele foi levado. E quem pode falar dos seus
descendentes? Pois ele foi eliminado da terra dos viventes; por causa da transgressão do meu povo
ele foi golpeado. Foi-lhe dado um túmulo com os ímpios, e com os ricos em sua morte, embora não
tivesse cometido qualquer violência nem houvesse qualquer mentira em sua boca. Contudo foi da
vontade do Senhor esmagá-lo e fazê-lo sofrer, e, embora o Senhor faça da vida dele uma oferta
pela culpa, ele verá sua prole e prolongará seus dias, e a vontade do Senhor prosperará em sua
mão.”
Jesus sabia dos ingredientes deste cálice: o sofrimento da Cruz, a ira de Deus, a solidão, o Juízo de
Deus contra o pecado, e por isso orou para que se houvesse outra forma de resgatar a humanidade
que este cálice passasse dele. Mas acima de tudo, Jesus quis fazer a vontade de Deus. Não havia outra
forma de sermos resgatados.
João 1:29 – “No dia seguinte João viu Jesus aproximando-se e disse: "Vejam! É o Cordeiro de Deus,
que tira o pecado do mundo!”
Hebreus 10:14 – “porque, por meio de um único sacrifício, ele aperfeiçoou para sempre os que
estão sendo santificados.”
Atos 4:12 – “Não há salvação em nenhum outro, pois, debaixo do céu não há nenhum outro nome
dado aos homens pelo qual devamos ser salvos".
Jesus sabia que não havia outra forma, mas temeu tanto este cálice a ponto de falar que não o
suportaria. Quão apavorante era o cálice que Jesus bebeu!
Apocalipse 5:1-4 - Então vi na mão direita daquele que está assentado no trono um livro em forma de
rolo escrito de ambos os lados e selado com sete selos. Vi um anjo poderoso, proclamando em alta voz:
"Quem é digno de romper os selos e de abrir o livro? " Mas não havia ninguém, nem no céu nem
na terra nem debaixo da terra, que podia abrir o livro, ou sequer olhar para ele. Eu chorava
muito, porque não se encontrou ninguém que fosse digno de abrir o livro e de olhar para ele.”
O livro continha o plano original da Aliança da Graça, a Aliança da Redenção do pecado.
Apocalipse 5:9-14 – e eles cantavam um cântico novo: "Tu és digno de receber o livro e de abrir os
seus selos, pois foste morto, e com teu sangue compraste para Deus homens de toda tribo,
língua, povo e nação. Tu os constituíste reino e sacerdotes para o nosso Deus, e eles reinarão
sobre a terra". Então olhei e ouvi a voz de muitos anjos, milhares de milhares e milhões de milhões.
Eles rodeavam o trono, bem como os seres viventes e os anciãos, e cantavam em alta voz: "Digno é o
Cordeiro que foi morto de receber poder, riqueza, sabedoria, força, honra, glória e louvor! " Depois ouvi
todas as criaturas existentes no céu, na terra, debaixo da terra e no mar, e tudo o que neles há, que
diziam: "Àquele que está assentado no trono e ao Cordeiro sejam o louvor, a honra, a glória e o poder,
para todo o sempre! " Os quatro seres viventes disseram: "Amém", e os anciãos prostraram-se e o
adoraram.
Jesus foi a única forma. Ele bebeu deste cálice para nos resgatar e isso foi tão difícil para ele... E agora
vemos a igreja de hoje: brincando de modernidade e não respeitando em nada o GRANDE
SACRIFÍCIO de Jesus!
NUNCA BRINQUEM COM ESTA SALVAÇÃO!
Lucas 2:22-35 – “Completando-se o tempo da purificação deles, de acordo com a Lei de Moisés, José e
Maria o levaram a Jerusalém para apresentá-lo ao Senhor ( como está escrito na Lei do Senhor: "Todo
primogênito do sexo masculino será consagrado ao Senhor" ) e para oferecer um sacrifício, de acordo
com o que diz a Lei do Senhor: "duas rolinhas ou dois pombinhos". Havia em Jerusalém um homem
chamado Simeão, que era justo e piedoso, e que esperava a consolação de Israel; e o Espírito Santo
estava sobre ele. Fora-lhe revelado pelo Espírito Santo que ele não morreria antes de ver o Cristo
do Senhor. Movido pelo Espírito, ele foi ao templo. Quando os pais trouxeram o menino Jesus para lhe
fazer conforme requeria o costume da lei, Simeão o tomou nos braços e louvou a Deus, dizendo: "Ó
Soberano, como prometeste, agora podes despedir em paz o teu servo. Pois os meus olhos já
viram a tua salvação, que preparaste à vista de todos os povos: luz para revelação aos gentios e
para a glória de Israel, teu povo". O pai e a mãe do menino estavam admirados com o que fora dito a
respeito dele. E Simeão os abençoou e disse a Maria, mãe de Jesus: "Este menino está destinado a
causar a queda e o soerguimento de muitos em Israel, e a ser um sinal de contradição, de modo
que o pensamento de muitos corações será revelado. Quanto a você, uma espada atravessará a sua
alma".
O Espírito Santo revelara a Simeão que este não morreria antes de ver Cristo, o Senhor! Já estava
determinado... tudo já estava preparado! Halleluyah!
Então qual é a diferença do cálice que Jesus bebeu e o cálice que Jesus diz que a igreja beberá
certamente?
Jesus sabia que ao partilhar daquele cálice significaria que ele teria que descer até o inferno, ou seja,
ele teria que entrar no inferno! Ele ficou extremamente angustiado, sentindo dores e muito
sofrimento.
Lucas 22:44 – “Estando angustiado, ele orou ainda mais intensamente; e o seu suor era como
gotas de sangue que caíam no chão.”
Mas antes mesmo disso tudo, Jesus sabia que: O PLANO ERA ELE! Não havia outra forma de salvar a
humanidade. Deus sabia que o homem iria cair e Jesus era o escolhido para restaurar todas as coisas.
E mesmo sabendo disso, ANTES MESMO DA CRIAÇÃO DO MUNDO, Jesus “tremeu”. A sua paz havia acabado e iniciou o penoso trabalho e em grande aflição: Ele suou sangue a chantagem dos maus
tratos.
Efésios 1:4 – “Porque Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e
irrepreensíveis em sua presença.”
O CÁLICE DE JESUS FOI A CRUCIFICAÇÃO DO MESSIAS.
Apocalipse 13:8 – “Todos os habitantes da terra adorarão a besta, a saber, todos aqueles que não
tiveram seus nomes escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a criação do mundo.”
Ele já sabia que teria que passar por isso. A vida dele foi usada para estabelecer o fundamento da
criação, do universo, do mundo. Mesmo assim, Jesus temeu o cálice pois era demasiadamente pesado.
Mateus 17:22-23 – “Reunindo-se eles na Galiléia, Jesus lhes disse: "O Filho do homem será entregue
nas mãos dos homens. Eles o matarão, e no terceiro dia ele ressuscitará". E os discípulos ficaram
cheios de tristeza.”
Já estava escrito:
Lucas 16:17 – “É mais fácil o céu e a terra desaparecerem do que cair da Lei o menor traço.”
Lucas 21:33 – “O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras jamais passarão.”
João 12:27-28 – “"Agora meu coração está perturbado, e o que direi? Pai, salva-me desta hora?
Não; eu vim exatamente para isto, para esta hora. Pai, glorifica o teu nome! " Então veio uma voz do
céu: "Eu já o glorifiquei e o glorificarei novamente".
Jesus jamais oraria ao Pai para que o livrasse deste cálice, pois sabia que foi justamente para isso que
ele veio. Mas ainda assim, clamou ao Pai para que se fosse possível este cálice passasse dele.
Marcos 10:32-34 – “Eles estavam subindo para Jerusalém, e Jesus ia à frente. Os discípulos estavam
admirados, enquanto os que o seguiam estavam com medo. Novamente ele chamou à parte os Doze e
lhes disse o que haveria de lhe acontecer: "Estamos subindo para Jerusalém e o Filho do homem será
entregue aos chefes dos sacerdotes e aos mestres da lei. Eles o condenarão à morte e o
entregarão aos gentios, que zombarão dele, cuspirão nele, o açoitarão e o matarão. Três dias
depois ele ressuscitará".
Jesus sabia que as cláusulas da Aliança da Graça eram inalteráveis.
Marcos 13:31 – “O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras jamais passarão".
Jesus sabia, temia beber aquele cálice, sofreu ao bebê-lo e hoje vemos os cristãos brincando com esta
salvação que nos foi concedida com tanto sofrimento.
Porém, há um cálice também para a igreja que o Senhor está instruindo que ela precisa beber! E este
cálice é diferente daquele que ele apresentou no Jardim, quando ele bebeu do cálice da ira de Deus.
Nenhum ser humano é capaz de beber daquele cálice! Se fôssemos capazes, nós mesmos beberíamos
e cada um seria o salvador de si. Mas o cálice que o Senhor nos pede para beber é o cálice de que pela
fé agora MANIFESTEMOS A MORTE DE CRISTO, para que ela se torne real na nossa vida (crucificados
para o mundo).
2 Coríntios 4:10-12 – “ Trazemos sempre em nosso corpo o morrer de Jesus, para que a vida de
Jesus também seja revelada em nosso corpo. Pois nós, que estamos vivos, somos sempre entregues à morte por amor a Jesus, para que a sua vida também se manifeste em nosso corpo mortal. De modo que
em nós atua a morte; mas em vocês, a vida.”
Pela fé, vivamos a morte pela qual jesus passou: o cálice do sofrimento, o cálice da solidão... Mas
agora, no nosso nível e não no nível do messias.
Filipenses 3:10-11 – “Para conhecê-lo, e à virtude da sua ressurreição, e à comunicação de suas
aflições, sendo feito conforme à sua morte; Para ver se de alguma maneira posso chegar à
ressurreição dentre os mortos.”
1 Pedro 4:13-14 – “Mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo, para
que também na revelação da sua glória vos regozijeis e alegreis. Se pelo nome de Cristo sois
vituperados, bem-aventurados sois, porque sobre vós repousa o Espírito da glória e de Deus;
quanto a eles, é ele, sim, blasfemado, mas quanto a vós, é glorificado.”
Mateus 11:29-30 – “ Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de
coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é
leve.”
“VOCÊS CERTAMENTE BEBERÃO DO MEU CÁLICE” – Mas este cálice que temos que beber é um
símbolo do cálice que Jesus bebeu na Cruz, quando ele crucificou a sua carne. E ao beber deste cálice,
ele diz à igreja:
- “Para que vocês também sofram”;
- “Sejam rejeitados pelo mundo”;
- “Passem pela solidão”;
- “Passem pelas intimidações”;
- “ou por qualquer outra coisa que o mundo faça para vocês”.
Entretanto, desta vez será diferente. Porquê?
Porque estamos bebendo deste cálice durante o TEMPO DO AMOR DE DEUS. O foco de Deus está
sobre nós.
Quando Jesus bebeu do cálice, o amor de Deus foi cortado Dele. Estamos bebendo o cálice da
rejeiçãoo, da solidão, do sofrimento, mas nos foi pedido para bebê-lo quando:
1. O AMOR DE DEUS ESTÁ SENDO DERRAMADO SOBRE NÓS;
2. A GRAÇA DE DEUS ESTÁ DERRAMADA SOBRE NÓS; (Já com Jesus, a ira de Deus estava sobre ele: o
ódio de Deus pelo pecado estava sobre ele)
3. O ESPÍRITO DE DEUS ESTÁ SOBRE NÓS; (Jesus quando bebeu do cálice da ira de Deus – por nós –
estava sozinho. O céu se fechou e ele chorou: “Pai, porque fechaste a porta para mim? Porque me
abandonaste hoje?”)
4. A FACE DE DEUS RESPLANDECE SOBRE NÓS; (Deus escondeu Sua face do Messias)
5. A PRESENÇA DE DEUS PROTEGE OS CRISTÃOS ENQUANTO BEBEM DESTE CÁLICE; (O espírito Santo
está aqui: ajudando, guardando, instruindo, protegendo... – somente no inferno o Senhor foi buscar
Jesus! Mas para nós, o Senhor nos diz para deixarmos nossa vida na terra e beber do cálice da
salvação da Cruz, enquanto o Espírito Santo está bem aqui para te dar proteção até ao ponto em que
ele diz: “Deus não te dará mais do que você pode suportar!”)
6. A CERTEZA DA BENDITA ETERNIDADE ESTÁ SOBRE NÓS AQUI;
7. CRISTO, O REI, JÁ FOI CRUCIFICADO. ( Quando nós crucificamos a nossa carne na Cruz, nós,
simplesmente, crucificamos debaixo da autoridade de Cristo Jesus. Crucificamos a nós mesmos sob a
proteção do Senhor.)
O Senhor diz para nós que há 2 vontades: A vontade da carne (a natural) e a vontade do espírito (a
vontade de Deus). A vontade da carne será sempre relutante ao sofrimento, sempre relutará para
morrer. Mas a vontade de Deus apresentou uma proteção: agora vocês podem sentir dor, podem
sofrer, agora podem morrer para a carne e estarmos reunidos a Cristo em glória!
2 Timóteo 2:11-12 – “Palavra fiel é esta: que, se morrermos com ele, também com ele
viveremos; Se sofrermos, também com ele reinaremos; se o negarmos, também ele nos negará;”
A mão dos filhos de Zebedeu fez um pedido e Jesus respondeu QUE CERTAMENTE ELES BEBERIAM
DAQUELE CÁLICE:
- Tiago teve que ser assassinado – Atos 12:2 – “E matou à espada Tiago, irmão de João.”
- Estevão teve que ser apedrejado – Atos 7:59-60 – “Enquanto apedrejavam Estêvão, este orava:
“Senhor Jesus, recebe o meu espírito”. Então caiu de joelhos e bradou: “Senhor, não os consideres
culpados deste pecado”. E, tendo dito isso, adormeceu.” Atos 8:8 – “E Saulo estava ali, consentindo na
morte de Estêvão.”
Eles se ofereceram. Paulo diz que “MORRER É ESTAR COM CRISTO”.
Os discípulos beberam do cálice no mesmo tempo que o Senhor também nos pede para fazê-lo: no
tempo do Seu amor!
O Senhor fez dos discípulos, mártires. E os abençoa, os eleva e os exalta por este ato. Eles não
estavam carregando o pecado do mundo!
ESTE CÁLICE É MAIS SUAVE: CRUCIFIQUEM A CARNE PARA QUE A IGREJA DO ESPÍRITO POSSA
NASCER, A IGREJA QUE NÃO FARÁ CASO DA REJEIÇÃO DESTE MUNDO.
ESCOLHEMOS, ENTÃO FICAR COM A CRUZ!
“CERTAMENTE BEBEREIS DO MEU CÁLICE... E ENTÃO SERESIS BATIZADOS PELO MEU SANGUE.
----
COMO TENHO CERTEZA DE QUE A MINHA CARNE ESTÁ CRUCIFICADA?
A essência da carne crucificada é que: você se torna peregrino e estrangeiro nesta terra, você não
vive mais para si mesmo, mas vive somente para Deus. Você, agora, morreu para sua vontade, seus
desejos, sonhos nesta terra, e agora DEUS É O CENTRO DE SUA VIDA E TUDO GIRA EM TORNO DELE.
Desta forma, você passa a centralizar o arrependimento contínuo e começa a crescer em santidade e
justiça porque são atributos de Deus. E estes atributos agora torna-se o centro, o alvo e o desejo
consumidor de todo o seu ser.
Você passa a não se conformar com o pecado e o mundo, buscando cada vez mais a santidade e a
justiça, sendo transformado dia após dia pelo agir do Espírito Santo, anseando pelo o Grande Dia e
preparando o caminho para a Gloriosa Vinda do Messias.
Visite o Canal : APOCALIPSE E O ARREBATAMENTO
verdade: Ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nascer da água e do Espírito.
O que nasce da carne é carne, mas o que nasce do Espírito é espírito. Não se surpreenda pelo fato de eu ter dito: É necessário que vocês nasçam de novo. O vento sopra onde quer. Você o escuta, mas não pode dizer de onde vem nem para onde vai. Assim acontece com todos os nascidos do Espírito”.
Aqui Jesus explicou que o homem carnal deveria morrer e assim nascer o homem espiritual: o nascer de novo.
Éramos escravos, mas nascemos de novo! O velho homem (a carne) morreu e agora os seus desejos não mais são seus, os seus costumes mudaram, você não é dominado por impulsos... você é uma nova pessoa! Uma pessoa que nunca existiu, uma pessoa que, hoje, nasceu!
João 1:12-13 – “ Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus, os quais não nasceram por descendência natural, nem pela vontade da carne nem pela vontade de algum homem, mas nasceram de Deus.”
Viver sendo governado pela carne, nos leva a ter uma vida de pecado, uma vida fora de Deus. A nossa carne não resiste ao pecado, pelo contrário, ela deseja permanecer no pecado, a carne ama o mundo, se envolve com as coisas do mundo, está enraizada neste mundo. Mas o Senhor nos trouxe a salvação e nos libertou do império das trevas, e no processo desta libertação há a necessidade crucial de crucificar a carne para que sejamos libertos para as coisas desta terra, libertos dos afetos pecaminosos, e assim, justificados do pecado começar a andar em uma vida santa, justa e irrepreensível diante de Deus.
1 João 2:15-17 – “Não ameis o mundo nem as coisas do mundo. Se alguém ama o mundo, não está nele o amor do Pai. Porque tudo o que há no mundo - a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida - não procede do Pai, mas do mundo. O mundo passa com as suas concupiscências, mas quem cumpre a vontade de Deus permanece eternamente.”
Romanos 6:6-7 – “Pois sabemos que o nosso velho homem foi crucificado com ele, para que o corpo do pecado seja destruído, e não mais sejamos escravos do pecado; pois quem morreu, foi justificado do pecado.”
O VELHO HOMEM SE SUBMETIA A NATUREZA PECAMINOSA: A CARNE! AGORA, CRUCIFICADO, O NOVO HOMEM É LIBERTO DO PECADO!
A apostasia da igreja deve-se ao fato da carne não estar crucificada, a carne governa a igreja deste tempo.
Apocalipse 3:21 – “Ao vencedor darei o direito de sentar-se comigo em meu trono, assim como eu também venci e sentei-me com meu Pai em seu trono.”
O ato de crucificar a carne é a definição de um vencedor, crucificar a carne é a vitória da vida cristã.
QUAL É O NOSSO ALVO?
• Crucificar a carne
• Nos tornarmos semelhantes a Cristo
• Receber a escrito do nosso nome no Livro da Vida
• Participarmos das Bodas do Cordeiro
• Viver na eternidade com o Senhor Jesus
O Reino do céu tem um padrão e uma medida para medir este padrão. Somente aqueles que vencerem vão entrar na eternidade, no céu com Deus!!!
Quão importante é crucificar a carne! Crucificar a carne é vencer a carne, lembram do conflito que falamos no início?
Apocalipse 12:11 – “Eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do testemunho que deram; diante da morte, não amaram a própria vida.”
O ato de vencer o inimigo é o ato de passar pela Cruz pelo poder do sangue do Cordeiro, até o ponto que eles não temem mais a morte física. Crucificar a carne se torna a cidadania do Reino de Deus e seus cidadãos amam esta cidadania.
1 João 5:4-5 – “O que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé. Quem é que vence o mundo? Somente aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus.”
A carne é o mundo, pois é na carne que o inimigo atua, manipula trazendo os desejos da carne e quando nascemos de novo, vencemos nossa carne! Todos que nascem de novo, crêem em Jesus. Não há como nascer de novo sem crer, pois quando nascemos de novo, nascemos em Cristo.
A CARNE ESTÁ EM CONSTANTE CONFLITO COM SUA NOVA NATUREZA, A CARNE LUTA CONTRA VOCÊS!
E O QUE É O PROCESSO DE CRUCIFICAR A CARNE?
O melhor mestre que ensinou a igreja sobre crucificação da carne é Cristo Jesus, o mensageiro da Cruz. E o Espírito Santo nos ajuda na crucificação da nossa carne, nos apontando para a Cruz no Jardim do Getsêmani:
Mateus 26:36-46 – “Então Jesus foi com seus discípulos para um lugar chamado Getsêmani e disse- lhes: "Sentem-se aqui enquanto vou ali orar”.
Levando consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e a angustiar-se. Disse-lhes então: "A minha alma está profundamente triste, numa tristeza mortal. Fiquem aqui e vigiem comigo". Indo um pouco
mais adiante, prostrou-se com o rosto em terra e orou: "Meu Pai, se for possível, afasta de mim este cálice; contudo, não seja como eu quero, mas sim como tu queres".
Então, voltou aos seus discípulos e os encontrou dormindo. "Vocês não puderam vigiar comigo nem por uma hora? ", perguntou ele a Pedro. "Vigiem e orem para que não caiam em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca". E retirou-se outra vez para orar:
"Meu Pai, se não for possível afastar de mim este cálice sem que eu o beba, faça-se a tua vontade". Quando voltou, de novo os encontrou dormindo, porque seus olhos estavam pesados. Então os deixou novamente e orou pela terceira vez, dizendo as mesmas palavras.
Depois voltou aos discípulos e lhes disse: "Vocês ainda dormem e descansam? Chegou a hora! Eis que o Filho do homem está sendo entregue nas mãos de pecadores. Levantem-se e vamos! Aí vem aquele que me trai! "
Quando Jesus chegou ao Getsêmani começou a passar por uma tremenda tristeza, a tal ponto, tão angustiado que sua alma estava profundamente triste até o ponto da morte.
Quando chegou o momento de Jesus revelar sobre a Aliança, sobre a crucificação da carne para a igreja, ele não levou todos. Ele levou apenas Pedro e os dois filhos de Zebedeu. Porquê?
Mateus 17:1-4 – “Seis dias depois, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, irmão de Tiago, e os levou, em particular, a um alto monte. Ali ele foi transfigurado diante deles. Sua face brilhou como o sol, e suas roupas se tornaram brancas como a luz. Naquele mesmo momento apareceram diante
deles Moisés e Elias, conversando com Jesus. Então Pedro disse a Jesus:
"Senhor, é bom estarmos aqui. Se quiseres, farei três tendas: uma para ti, uma para Moisés e outra para Elias".
Jesus levou aqueles que já haviam contemplado a Glória do futuro, a Glória do Messias, pois somente eles poderiam entender. Quando chegou a hora, perto de ser crucificado, o momento supremo da missão do Messias, ele estava tão esmagado, oprimido, sobrecarregado até o ponto que o Messias
queria desistir. Ele disse: EU NÃO POSSO SUPORTAR ISSO!
A salvação cristã que o Senhor deu para a igreja está sendo definida em Mateus 26:36-46. Ele diz que foi tão pesado para o Messias, havia uma ira de Deus tão enorme, a ira de Deus contra o pecado, e esta ira caiu sobre Jesus. A espada da justiça de Deus, agora foi despertada. Não foi fácil. O terror do
juízo de Deus agora estava sobre Jesus, é por isso que ele caiu com o rosto em terra e clamou. Mas ele diz que não importa quão impossível para ele seria suportar isso, pois se fosse por ele, ele desistiria,
MAS SE FOSSE A VONTADE DO PAI QUE TUDO OCORRESSE CONFORME DEUS PLANEJOU. Então por
obediência e amor pela igreja, ele o fez e disse: ESTÁ CONSUMADO!
O que Jesus diz aqui sobre a crucificação da carne é que se não fosse tão difícil para o Messias
crucificar a carne e conquistar a salvação da eternidade para a igreja, e foi somente pela vontade do
Pai que assim ele o fez, porque então para a igreja é tão difícil submeter-se a vontade de Deus? E
crucificar a carne?
Pois o que acontece hoje é que eles fazem somente o que querem e como querem. Neste Jardim do
Getsêmani, Jesus estava ensinando a igreja, instruindo a igreja que será crucial e crítico que você
crucifique a carne, que não será fácil, mas esta é a vontade de Deus Pai e você precisa se render a esta
vontade..
“Entretanto não a minha vontade, mas a Tua vontade.”
Isto é a crucificação da carne: Submeter-se a vontade de Deus – ser obediente à Deus!
É TUDO SOBRE OBEDIÊNCIA!
Gênesis 2:15-17 – “O Senhor Deus colocou o homem no jardim do Éden para cuidar dele e cultivá-lo. E
o Senhor Deus ordenou ao homem: "Coma livremente de qualquer árvore do jardim, mas não coma da
árvore do conhecimento do bem e do mal, porque no dia em que dela comer, certamente você
morrerá".
NO JARDIM DO ÉDEN, A HUMANIDADE DESOBEDECEU A DEUS:
Gênesis 3:6 – “Quando a mulher viu que a árvore parecia agradável ao paladar, era atraente aos olhos
e, além disso, desejável para dela se obter discernimento, tomou do seu fruto, comeu-o e o deu a seu
marido, que comeu também.”
E agora vemos em Mateus 26 a maldição dos pecados estava sendo derramada em Jesus pelo Pai, a
maldição DE TODOS OS PECADOS DESDE O JARDIM DO ÉDEN ATÉ OS DIAS DE HOJE!!! E agora,
aquela desobediência pode ser restaurada, Jesus foi o Mediador da Aliança no Jardim do Getsêmani.
A VONTADE DE DEUS FOI REVELADA: OBEDIÊNCIA!
Jesus enfatiza o conflito da carne com o Espírito, pois a carne não quer obedecer! E ele diz: Eu
tenho que crucificar a carne para que a vontade do Pai seja feita!
João 19:28-30 – “Mais tarde, sabendo então que tudo estava concluído, para que a Escritura se
cumprisse, Jesus disse: "Tenho sede". Estava ali uma vasilha cheia de vinagre. Então embeberam uma
esponja nela, colocaram a esponja na ponta de um caniço de hissopo e a ergueram até os lábios de
Jesus. Tendo-o provado, Jesus disse: "Está consumado! " Com isso, curvou a cabeça e entregou o
espírito.”
Porque Jesus disse “está consumado”? Porque a crucificaçãoo da carne está consumada e agora a
igreja também pode crucificar a carne e chegar na eternidade.
Jesus nos mostra a fraqueza da carne, ela não quer ser crucificada, mas quando ele o faz, finalmente a
vontade de Deus é revelada para a igreja. Jesus conecta o homem fraco com a vontade de Deus, ele
reconcilia o homem natural para crucificar a carne e agora poder entrar nos céus!
Hebreus 5:7-9 – “Durante os seus dias de vida na terra, Jesus ofereceu orações e súplicas, em alta voz e
com lágrimas, àquele que o podia salvar da morte, sendo ouvido por causa da sua reverente
submissão. Embora sendo Filho, ele aprendeu a obedecer por meio daquilo que sofreu; e, uma vez
aperfeiçoado, tornou-se a fonte de eterna salvação para todos os que lhe obedecem,”
• Jesus era submisso a Deus
• Jesus foi purificado e santificado pelo que sofreu
• E este aperfeiçoamento o tornou Autor da Salvação
Jesus no Jardim do Getsêmani pôde apagar a desobediência do Jardim do Éden que trouxe a morte!
Para a igreja é necessário crucificar a carne = total obediência a vontade de Deus.
Se você for contemplar a Aliança de Deus, Aliança da Salvação, Aliança da Eternidade, você tem que
entrar na vontade de Deus através do caminho da auto-negação, como Jesus fez. Não importa quão
difícil seja.
Você vê a igreja obediente a Deus nos dias de hoje?
Todo o pecado que você vê é característico do Jardim do Éden! Eles sabem a instrução, mas seguem
conforme as concupsciências de suas carnes.
Somente aqueles que contemplam a glória de Jesus conseguem crucificar a carne. E isto, lhes é por
sinal: a igreja de hoje, verdadeiramente, contempla a glória de Jesus?
Quando Jesus fala: “se for possível, passe de mim esse cálice!” O CÁLICE AMARGO! O Senhor estava
dizendo que para aqueles que contemplam a salvação cristã da graça, há um cálice amargo! Existe
um cálice amargo de Deus, do qual você tem que compartilhar: o cálice da rejeição da sua família
por você ser santo, o cálice da rejeição dos seus amigos, o cálice de andar vestido em santidade e
dizer não para uniformes de trabalho que não convém com o que é santo, o cálice de não se
submeter a corrupção do mundo, o cálice da amarga rejeição.
Todos aqueles que recebem Jesus, crucificaram sua carne e por isso, precisam beber do cálice
amargo da rejeição, o cálice de ser considerado estranho para todos deste mundo.
Ninguém transfere o pagamento dos pecados para Jesus sem crucificar a própria carne. Somente
recebemos a salvação através da crucificação da carne. Quando se trata de carregar o pecado, Jesus
quase “quebrou”, quase desistiu... nós não seremos resgatados sem passar pela Cruz.
O CAMINHO QUE CONDUZ PARA O REINO DOS CÉUS PASSA PELA CRUZ!
Portanto, sabemos já que Jesus veio para corrigir aquilo que aconteceu no Jardim do Éden: O
Senhor criou Adão e Eva e decretou a Sua vontade para a humanidade, mas levantou-se uma
situação aonde a desobediência consumiu todo o plano original e entrou a penalidade por esta
desobediência:
Gênesis 3:3 – “mas Deus disse: ‘Não comam do fruto da árvore que está no meio do jardim, nem
toquem nele; do contrário vocês morrerão’ ".
E Jesus veio para restaurar o plano original! A vontade de Deus no Jardim era que a humanidade
fosse obediente a Deus, e sabemos que quando alguém é obediente a Deus (À ESTE PLANO), esta
obediência é para assegurar que se viva uma vida justa diante de Deus: este sempre foi o desejo do
Senhor para Adão e Eva – se eles fossem obedientes, essa vida justa não teria a morte como parte
disso. Ou seja, eles teriam VIDA ETERNA! É por isso que, a árvore da vida estava no Jardim do Éden.
Gênesis 3:21-24 – “O Senhor Deus fez roupas de pele e com elas vestiu Adão e sua mulher. Então disse
o Senhor Deus: "Agora o homem se tornou como um de nós, conhecendo o bem e o mal. Não se deve,
pois, permitir que ele também tome do fruto da árvore da vida e o coma, e viva para sempre".
Por isso o Senhor Deus o mandou embora do jardim do Éden para cultivar o solo do qual fora tirado.
Depois de expulsar o homem, colocou a leste do jardim do Éden querubins e uma espada
flamejante que se movia, guardando o caminho para a árvore da vida.”
AQUI HÁ UM GRANDE MISTÉRIO: Depois da queda do homem, Deus toma o maior cuidado para
que ele não tenha mais acesso à árvore da Vida, pois há algo na árvore da vida que confere
ETERNIDADE para a humanidade, sendo esta pecadora ou não. O Senhor os expulsa do Jardim e
coloca querubins para guardar o CAMINHO PARA A ÁRVORE DA VIDA. Se a humanidade tivesse
sido obediente, não tocasse na árvore do conhecimento do bem e do mal e se alimentasse apernas
das outras árvores que produziam frutos deliciosos no Jardim, o Senhor a conduziria para o
próximo caminho para a árvore da vida. Ou seja, HÁ UM CAMINHO PARA A ETERNIDADE – há um
caminho para a árvore da vida.
Se você olhar para o plano original da igreja: a enfermidade não existia, a morte não existia... se o
homem fosse totalmente obediente ao Senhor, Ele permitira que o homem andasse no caminho
para a árvore da vida – este caminho é o que define a eternidade e aonde Deus Pai está!
Deus colocou querubins da Glória para guardar aquele caminho e os querubins da Glória só estão
aonde o Pai está, aonde a Arca da Aliança está... e eles bloquearam este caminho quando o homem
caiu.
Jesus, portanto, veio trazer a correção para o que houve no Jardim do Éden, através do que fez no
Jardim do Getsêmani nos capacitando a sermos obedientes por completos, sendo ele mesmo o
exemplo de PERFEITA OBEDIÊNCIA a Deus Pai.
Lucas 22:42 – “Pai, se queres, afasta de mim este cálice; contudo, não seja feita a minha vontade,
mas a tua".
Jesus faz a vontade de Deus e vai para a Cruz, e desta forma, restaura a vontade de Deus para a igreja.
NÃO BRINQUE COM O PECADO, POIS O PECADO TEM UM PESO E JESUS QUASE DESISTIU PO CAUSA
DESTE PESO! Aquele que carrega o universo queria desistir:
Hebreus 1:3 – “O Filho é o resplendor da glória de Deus e a expressão exata do seu ser, sustentando
todas as coisas por sua palavra poderosa. Depois de ter realizado a purificação dos pecados, ele se
assentou à direita da Majestade nas alturas,”
Estes pecados que “achamos” ser pequenos, insignificantes, como uma “mentirinha” possuem um
peso inacreditável. E agora que Jesus os carregou (os pesadíssimos pecados) para si, NÃO BRINQUE
COM O PECADO - ele é tão pesado que vai te afundar no inferno.
Entregue seus pecados para Jesus, pois ele concordou em carrega-los. Jesus veio em forma humana,
como nós para nos salvar. Se ele viesse como um Rei, ele faria isso pelos reis, se ele viesse de uma
forma diferente, seria para uma causa diferente... mas ele veio vestido de humanidade para a
humanidade!
Enoque provou para Adão que ele estava errado, provou que a obediência e justiça de Deus funciona,
provou que quando você obedece a Deus, completamente, você não vê a morte! Deus o levou
diretamente para o céu porque Enoque andou com Deus assim como Adão andou, mas a diferença é
que ENOQUE OBEDECEU A DEUS TOTALMENTE e para ele foi creditado como justiça!
Jesus obedeceu até a morte para restaurar a obediência da igreja para com Deus. Quando ele diz que
o espírito está pronto mas a carne é fraca, ele vai adiante para vencer a carne! E pela 1a vez a
verdadeira missão do Messias apareceu: Ele agora se tornou o Mediador entre o homem mortal e o
Deus imortal. Jesus derrotou a fraqueza humana (a carne) e conectou com a perfeita vontade de Deus
e, é por isso, que hoje podemos receber Jesus e ir para Deus. Ele reconciliou a forma humana de
Cristo com a forma espiritual de Deus. Ele derrotou a carne e uniu ao Espírito.
Portanto, entendemos agora que o caminho fechado pelos querubins com espadas flamejantes para
aceso a árvore da vida, ESTE CAMINHO agora foi aberto por Jesus para que o homem caído se
reconectasse com Deus e, agora de volta ao plano original pudesse ver a eternidade.
Em Mateus 26:41 vimos que Jesus fala para vigiarem e orarem para não caírem em tentação, pois a
tentação leva ao pecado e Jesus conhece o peso dos pecados. Jesus conectou sua carne fraca ao
espírito que estava pronto e completou sua missão? ESTÁ CONSUMADO!
João 19:28-30 – “Mais tarde, sabendo então que tudo estava concluído, para que a Escritura se
cumprisse, Jesus disse: "Tenho sede". Estava ali uma vasilha cheia de vinagre. Então embeberam uma
esponja nela, colocaram a esponja na ponta de um caniço de hissopo e a ergueram até os lábios de
Jesus. Tendo-o provado, Jesus disse: "Está consumado!" Com isso, curvou a cabeça e entregou o
espírito.”
Jesus fez a expiação pelo pecado do homem e submeteu a si mesmo à perfeita vontade de Deus.
Se para Jesus foi tão difícil, como pode a igreja achar que para ela seria fácil? Jesus trabalhou, chorou,
fez a vontade de Deus e a igreja de hoje não entendeu o recado de que não importa as dificuldades, as
perdas... simplesmente é preciso ACEITAR A VONTADE DE DEUS! De forma alguma, Jesus pensou que
uma injustiça estava acontecendo sobre ele, pois ele conhece Deus e sabe que TUDO ACONTECE COM
A PERMISSÃO DELE e que TUDO COOPERA PARA O BEM DAQUELES QUE O AMA, e Jesus ama a Deus
acima de tudo.
AGORA VOCÊ SABE O PESO DO PECADO, ENTÃO NÃO IMPORTA O QUE TE ACONTEÇA: OBEDEÇA A
VONTADE DE DEUS!
Se entregar ao pecado é se vender de forma barata, sendo que Cristo nos comprou de forma tão cara,
tão penosa, tão difícil. Não troque a vontade de Deus por nada. Jesus nos ensinou que não é fácil e que a carne é fraca e cai em pecado (desobedece) facilmente. Por isso, o Jardim do Getsêmani é o Jardim
da rejeição, pois enquanto você evita o pecado, o mundo te rejeita. E o Jardim do Éden é o jardim do
prazer: o jardim da separação de Deus.
A VONTADE DE DEUS É A ÚNICA COISA QUE REALMENTE TEMOS NESTA TERRA, E ESTA VONTADE
É A ETERNIDADE!
Mateus 6:9-13 – “Vocês, orem assim: ‘Pai nosso, que estás nos céus! Santificado seja o teu nome. Venha
o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu. Dá-nos hoje o nosso pão de cada
dia. Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores. E não nos deixes cair em
tentação, mas livra-nos do mal, porque teu é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amém’.
Jesus estava ensinando a igreja como orar e ensina que a igreja PRECISA ACEITAR A VONTADE DE
DEUS, e a vontade de Deus é crucificar a carne. Quando a igreja estiver no centro dessa vontade, ela
vai descobrir que:
1. A vontade de Deus é sempre perfeita!
2. A vontade de Deus é sempre justa!
3. A vontade de Deus é sempre santa!
4. A vontade de Deus é sempre de amor para com você!
5. A vontade de Deus é sempre para a nossa santificação! (1 Tessalonicenses 4:3-4 – “A vontade de
Deus é que vocês sejam santificados: abstenham-se da imoralidade sexual. Cada um saiba controlar o
próprio corpo de maneira santa e honrosa,)
6. A vontade de Deus não vai te deixar perecer!
7. A vontade de Deus é sempre antagônica a vontade do homem!
8. A vontade de Deus exige uma séria obediência a Deus: ser santo, justo, seguir os mandamentos que
Ele nos deu na Aliança da Graça.
9. A vontade de Deus dá sabedoria para a igreja, que é o temor de Deus!
10. A vontade de Deus é a lei eterna de Deus!
11. A vontade de Deus é revelada somente para quem contempla a glória do Senhor
12. A vontade de Deus é que todas as pessoas se arrependam!
13. A vontade de Deus sempre leva a obediência!
14. A vontade de Deus traz o temor para a igreja!
15. A vontade de Deus é a Sua graça governando sua vida através da misericórdia!
16. A vontade de Deus é que todo aquele que crê em Cristo Jesus agora pode ser santificado, ser santo e
perseverar!
17. A igreja que crucificou a carne anda na PERFEITA VONTADE DE DEUS, pois se aquele que nasceu de
novo cair, este acabará desonrando o sacrifício de Jesus.
Jesus foi contado com os transgressores, ele que não tinha transgressão!
Isaías 53:12 – “Por isso eu lhe darei uma porção entre os grandes, e ele dividirá os despojos com os
fortes, porquanto ele derramou sua vida até à morte, e foi contado entre os transgressores. Pois
ele carregou o pecado de muitos, e intercedeu pelos transgressores.”
Isaías 53:11 – “Depois do sofrimento de sua alma, ele verá a luz e ficará satisfeito; pelo seu
conhecimento meu servo justo justificará a muitos, e levará a iniqüidade deles.”
O cálice
Mateus 20:20-23 – “Então, aproximou-se de Jesus a mãe dos filhos de Zebedeu com seus filhos e,
prostrando-se, fez-lhe um pedido. "O que você quer? ", perguntou ele. Ela respondeu: "Declara que no teu Reino estes meus dois filhos se assentarão um à tua direita e o outro à tua esquerda". Disse-lhes
Jesus: "Vocês não sabem o que estão pedindo. Podem vocês beber o cálice que eu vou beber? "
"Podemos", responderam eles. Jesus lhes disse: "Certamente vocês beberão do meu cálice; mas o
assentar-se à minha direita ou à minha esquerda não cabe a mim conceder. Esses lugares pertencem
àqueles para quem foram preparados por meu Pai".
Há um cálice! Jesus nos avisa que há um cálice que a igreja terá que beber, mas o assentar-se ao seu
lado, isso pertence ao Pai.
João 18:10-11 – “Simão Pedro, que trazia uma espada, tirou-a e feriu o servo do sumo sacerdote,
decepando-lhe a orelha direita. ( O nome daquele servo era Malco.) Jesus, porém, ordenou a Pedro:
"Guarde a espada! Acaso não haverei de beber o cálice que o Pai me deu? "
Quando Jesus fala do cálice ele é levado para a Cruz.
A introdução da natureza deste cálice: A IRA DE DEUS
Isaías 51:16-17 – “Pus minhas palavras em sua boca e o cobri com a sombra da minha mão, eu que pus
os céus no lugar, que lancei os alicerces da terra, e que digo a Sião: ‘Você é o meu povo’.” Desperte,
desperte! Levante-se, ó Jerusalém, você que bebeu da mão do Senhor o cálice da ira dele, você que
engoliu até a última gota, a taça que faz os homens cambalearem.”
Isaías 29:9 – “Pasmem e fiquem atônitos! Ceguem-se a si mesmos e continuem cegos! Estão bêbados,
não porém de vinho, cambaleiam, mas não pela bebida fermentada.”
João 6:38-40 – “Pois desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas para fazer a vontade daquele
que me enviou. E esta é a vontade daquele que me enviou: que eu não perca nenhum dos que ele me deu,
mas os ressuscite no último dia. Porque a vontade de meu Pai é que todo o que olhar para o Filho e
nele crer tenha a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. Pois a minha carne é verdadeira
comida e o meu sangue é verdadeira bebida. Todo o que come a minha carne e bebe o meu
sangue permanece em mim e eu nele.”
Há um cálice no Jardim, e enquanto o Senhor segura este cálice, ele fala sobre bebê-lo. Jesus diz para
a igreja que este cálice precisa ser bebido por todos que escolhem a salvação da Cruz, que escolhem a
crucificação da carne. Pois, a doutrina da Cruz é a crucificaçãoo da carne para que você possa andar
na perfeita vontade espiritual de Deus.
Deus colocou um cálice diante da igreja e Jesus quando o bebeu falou sobre ele: o cálice da amargura,
o cálice da rejeição. Pois, ao escolher a Cruz não tem como o mundo te amar, pelo contrário, o mundo
vai te atormentar simplesmente porque você escolheu a santidade!
Jesus andou em santidade e, somente isso, testifica contra os fariseus. HÁ SOLIDÃO NAQUELE
CÁLICE! Este cálice é uma exigência para aqueles que escolhem o caminho da Cruz.
VOCÊ VÊ A IGREJA DE HOJE BEBENDO DESTE CÁLICE?
O que a igreja de hoje bebe é o anestésico do cálice, querendo tirar toda a dor da Cruz, esconder o
que verdadeiramente é ir para a Cruz - esta é a missão da igreja de hoje: eles misturam a forma da
salvação com o mundo.
Marcos 15:21-24 – “Certo homem de Cirene, chamado Simão, pai de Alexandre e de Rufo, passava por
ali, chegando do campo. Eles o forçaram a carregar a cruz. Levaram Jesus ao lugar chamado Gólgota,
que quer dizer Lugar da Caveira. Então lhe deram vinho misturado com mirra, mas ele não o bebeu. E o crucificaram. Dividindo as roupas dele, tiraram sortes para saber com o que cada um iria
ficar.”
Há um cálice de amargura que você precisa beber! Jesus recusou o cálice do mundo que eles
tentaram servir antes da crucificação. Este cálice do mundo era um forte narcótico, anestésico para a
dor... jesus RECUSOU! Ele escolheu sofrer conscientemente.
Mateus 27:50 – “Depois de ter bradado novamente em alta voz, Jesus entregou o espírito.”
Jesus queria passar por toda dor da Cruz ensinando a igreja a NÃO FUGIR DA DOR E DEIXAR O
MUNDO TE REJEITAR! Pois só desta forma, chegaremos na eternidade!
Porque a igreja quer mostrar que a Cruz é agradável?
O que há na Cruz de agradável? NÃO ACEITE O CÁLICE DA AMARGURA MISTURADA COM VINHO!!!
Em Mateus 20:20-23 quando a esposa de Zebedeu pediu favor á Jesus, ele essencialmente diz que a
Grandeza diante do Senhor vem através de:
1. Sacrifício;
2. Servir somente á Deus;
3. Sofrimento neste serviço.
Isaías 66:1-3 – “Assim diz o Senhor: "O céu é o meu trono, e a terra, o estrado dos meus pés. Que espécie
de casa vocês me edificarão? É este o meu lugar de descanso? Não foram as minhas mãos que fizeram
todas essas coisas, e por isso vieram a existir? ", pergunta o Senhor. "A este eu estimo: ao humilde e
contrito de espírito, que treme diante da minha palavra. Mas aquele que sacrifica um boi é como
quem mata um homem; aquele que sacrifica um cordeiro, é como quem quebra o pescoço de um
cachorro; aquele que faz oferta de cereal é como quem apresenta sangue de porco, e aquele que queima
incenso memorial, é como quem adora um ídolo. Eles escolheram os seus caminhos, e suas almas têm
prazer em suas práticas detestáveis.”
Dentro do pedido da esposa de Zebedeu, Jesus AFIRMA: CERTAMENTE VOCÊS BEBERÃO DESTE
CÁLICE! DO MEU CÁLICE!
Jeremias 25:15-17 – “Assim me disse o Senhor, o Deus de Israel: "Pegue de minha mão este cálice
com o vinho da minha ira e faça com que bebam dele todas as nações a quem eu o envio. Quando
o beberem, ficarão cambaleando, enlouquecidos por causa da espada que enviarei entre
elas". Então peguei o cálice da mão do Senhor, e fiz com que dele bebessem todas as nações às
quais o Senhor me enviou:”
O cálice da ira de Deus!
O que é este cálice? O cálice que Jesus teve tanto pavor a ponto de pedir para que passasse este
cálice?
Mateus 26:39 – “Indo um pouco mais adiante, prostrou-se com o rosto em terra e orou: "Meu Pai, se
for possível, afasta de mim este cálice; contudo, não seja como eu quero, mas sim como tu queres".
A revelação do cálice que ninguém podia beber e sobreviver: o cálice da ira de Deus que Jesus bebeu.
Isaías 51:17 – “Desperte, desperte! Levante-se, ó Jerusalém, você que bebeu da mão do Senhor o
cálice da ira dele, você que engoliu até a última gota, a taça que faz os homens cambalearem.”
Apocalipse 14:9-14 – “Um terceiro anjo os seguiu, dizendo em alta voz: "Se alguém adorar a besta e
a sua imagem e receber a sua marca na testa ou na mão, também beberá do vinho do furor de
Deus que foi derramado sem mistura no cálice da sua ira. Será ainda atormentado com enxofre
ardente na presença dos santos anjos e do Cordeiro, e a fumaça do tormento de tais pessoas sobe para
todo o sempre. Para todos os que adoram a besta e a sua imagem, e para quem recebe a marca do seu
nome, não há descanso, dia e noite". Aqui está a perseverança dos santos que obedecem aos
mandamentos de Deus e permanecem fiéis a Jesus. Então ouvi uma voz do céu dizendo: "Escreva: Felizes
os mortos que morrem no Senhor de agora em diante". Diz o Espírito: "Sim, eles descansarão das suas
fadigas, pois as suas obras os seguirão". Olhei, e diante de mim estava uma nuvem branca e, assentado
sobre a nuvem, alguém "semelhante a um filho de homem". Ele estava com uma coroa de ouro na
cabeça e uma foice afiada na mão.”
Deus Pai estava em Cristo, Filho! Reconciliando o mundo Consigo. Como então fazê-Lo, Ele que é
SANTO e PURO em um Ser pecaminoso? Como fazê-Lo pecaminoso para receber o Juízo do pecado?
Deus teve que se tornar em pecado! QUE GRANDE TESOURO DA SALVAÇÃO NÓS TEMOS!
O cálice do qual Jesus estava bebendo, era o cálice da maldição de Deus contra o pecado, o Juízo de
Deus! NINGUÉM CONSEGUE SUPORTAR ESSE JUÍZO, pois se você está atormentado pelo Diabo você
corre para Deus, mas do Juízo de Deus ninguém pode fugir!
NESTE CÁLICE O CÉU É FECHADO! NESTE CÁLICE DEUS ESCONDE A SUA FACE!
Ao beber deste cálice, pela 1a vez, Deus Pai e Deus Filho seriam separados – neste cálice contém a
separação do homem de Deus! O que realmente nos choca tanto sobre este cálice, é que Ele teve que
cumprir a Lei da Santidade de Deus neste caminho! Por isso, Jesus temia este cálice, o cálice onde a
ira de Deus estava toda concentrada e esta ira cairia sobre ele. Mas Jesus sabia que ao bebê-lo pagaria
o preço do resgate do pecado, e por isso, ele ora para que a vontade do Pai prevaleça sobre ele.
Definido o cálice, chegamos ao ponto que Jesus diz que seus discípulos terão que beber do cálice, mas
Jesus falava do mesmo cálice?
Para entendermos melhor, vamos observar o local: O JARDIM DO GETSÊMANI! O MONTE DAS
OLIVEIRAS! Poque foi neste local que Jesus revelou sobre o cálice? Jesus sempre se retirava e ia para
este local ter uma séria comunhão com o Pai. Este é o local onde Jesus era restaurado, instruído... o
local para falar com Deus Pai! Neste local, Jesus era encorajado... este era o local que Jesus havia
consagrado para ter comunhão com Deus, o local onde Jesus tinha intimidade com Deus, o local onde
Jesus descansava... poderíamos até dizer que este lugar era sua cama. E foi para este lugar, que Jesus
(já sabendo o que estava para acontecer) foi : o lugar onde ele sempre encontrou conforto.
Todos sabiam que Jesus se retirava para este lugar, ele não escondia isso. E desta vez, também não se
escondeu! Ele sabia que chegou a hora de dar a sua vida, e ele queria ser achado!
João 10:17-18 – “Por isso é que meu Pai me ama, porque eu dou a minha vida para retomá-
la. Ninguém a tira de mim, mas eu a dou por minha espontânea vontade. Tenho autoridade para
dá-la e para retomá-la. Esta ordem recebi de meu Pai".
Mateus 26:50 – “Jesus perguntou: "Amigo, que é que o traz? " Então os homens se aproximaram,
agarraram Jesus e o prenderam.”
Jesus, o Príncipe da Paz, pela 1a vez agora tinha sua paz removida. Da paz para a angústia! O rei da
Paz para o Getsêmani, agora indo para o penoso trabalho.
Mateus 26:26-29 – “Enquanto comiam, Jesus tomou o pão, deu graças, partiu-o, e o deu aos seus
discípulos, dizendo: "Tomem e comam; isto é o meu corpo". Em seguida tomou o cálice, deu graças e
o ofereceu aos discípulos, dizendo: "Bebam dele todos vocês. Isto é o meu sangue da aliança, que
é derramado em favor de muitos, para perdão de pecados. Eu lhes digo que, de agora em diante,
não beberei deste fruto da videira até aquele dia em que beberei o vinho novo com vocês no
Reino de meu Pai".
Jesus já havia começado o seu partilhar, pois sabia tudo sobre este cálice. Dentro deste cálice estava
seu próprio sangue, o sangue do Messias.
O homem de dores, sabia que teria que cumprir toda a profecia:
Isaías 53:3-10 – “Foi desprezado e rejeitado pelos homens, um homem de tristeza e familiarizado
com o sofrimento. Como alguém de quem os homens escondem o rosto, foi desprezado, e nós não o
tínhamos em estima. Certamente ele tomou sobre si as nossas enfermidades e sobre si levou as nossas
doenças, contudo nós o consideramos castigado por Deus, por ele atingido e afligido. Mas ele foi
transpassado por causa das nossas transgressões, foi esmagado por causa de nossas iniqüidades; o
castigo que nos trouxe paz estava sobre ele, e pelas suas feridas fomos curados. Todos nós, tal qual
ovelhas, nos desviamos, cada um de nós se voltou para o seu próprio caminho; e o Senhor fez cair sobre
ele a iniqüidade de todos nós. Ele foi oprimido e afligido, contudo não abriu a sua boca; como um
cordeiro foi levado para o matadouro, e como uma ovelha que diante de seus tosquiadores fica calada,
ele não abriu a sua boca. Com julgamento opressivo ele foi levado. E quem pode falar dos seus
descendentes? Pois ele foi eliminado da terra dos viventes; por causa da transgressão do meu povo
ele foi golpeado. Foi-lhe dado um túmulo com os ímpios, e com os ricos em sua morte, embora não
tivesse cometido qualquer violência nem houvesse qualquer mentira em sua boca. Contudo foi da
vontade do Senhor esmagá-lo e fazê-lo sofrer, e, embora o Senhor faça da vida dele uma oferta
pela culpa, ele verá sua prole e prolongará seus dias, e a vontade do Senhor prosperará em sua
mão.”
Jesus sabia dos ingredientes deste cálice: o sofrimento da Cruz, a ira de Deus, a solidão, o Juízo de
Deus contra o pecado, e por isso orou para que se houvesse outra forma de resgatar a humanidade
que este cálice passasse dele. Mas acima de tudo, Jesus quis fazer a vontade de Deus. Não havia outra
forma de sermos resgatados.
João 1:29 – “No dia seguinte João viu Jesus aproximando-se e disse: "Vejam! É o Cordeiro de Deus,
que tira o pecado do mundo!”
Hebreus 10:14 – “porque, por meio de um único sacrifício, ele aperfeiçoou para sempre os que
estão sendo santificados.”
Atos 4:12 – “Não há salvação em nenhum outro, pois, debaixo do céu não há nenhum outro nome
dado aos homens pelo qual devamos ser salvos".
Jesus sabia que não havia outra forma, mas temeu tanto este cálice a ponto de falar que não o
suportaria. Quão apavorante era o cálice que Jesus bebeu!
Apocalipse 5:1-4 - Então vi na mão direita daquele que está assentado no trono um livro em forma de
rolo escrito de ambos os lados e selado com sete selos. Vi um anjo poderoso, proclamando em alta voz:
"Quem é digno de romper os selos e de abrir o livro? " Mas não havia ninguém, nem no céu nem
na terra nem debaixo da terra, que podia abrir o livro, ou sequer olhar para ele. Eu chorava
muito, porque não se encontrou ninguém que fosse digno de abrir o livro e de olhar para ele.”
O livro continha o plano original da Aliança da Graça, a Aliança da Redenção do pecado.
Apocalipse 5:9-14 – e eles cantavam um cântico novo: "Tu és digno de receber o livro e de abrir os
seus selos, pois foste morto, e com teu sangue compraste para Deus homens de toda tribo,
língua, povo e nação. Tu os constituíste reino e sacerdotes para o nosso Deus, e eles reinarão
sobre a terra". Então olhei e ouvi a voz de muitos anjos, milhares de milhares e milhões de milhões.
Eles rodeavam o trono, bem como os seres viventes e os anciãos, e cantavam em alta voz: "Digno é o
Cordeiro que foi morto de receber poder, riqueza, sabedoria, força, honra, glória e louvor! " Depois ouvi
todas as criaturas existentes no céu, na terra, debaixo da terra e no mar, e tudo o que neles há, que
diziam: "Àquele que está assentado no trono e ao Cordeiro sejam o louvor, a honra, a glória e o poder,
para todo o sempre! " Os quatro seres viventes disseram: "Amém", e os anciãos prostraram-se e o
adoraram.
Jesus foi a única forma. Ele bebeu deste cálice para nos resgatar e isso foi tão difícil para ele... E agora
vemos a igreja de hoje: brincando de modernidade e não respeitando em nada o GRANDE
SACRIFÍCIO de Jesus!
NUNCA BRINQUEM COM ESTA SALVAÇÃO!
Lucas 2:22-35 – “Completando-se o tempo da purificação deles, de acordo com a Lei de Moisés, José e
Maria o levaram a Jerusalém para apresentá-lo ao Senhor ( como está escrito na Lei do Senhor: "Todo
primogênito do sexo masculino será consagrado ao Senhor" ) e para oferecer um sacrifício, de acordo
com o que diz a Lei do Senhor: "duas rolinhas ou dois pombinhos". Havia em Jerusalém um homem
chamado Simeão, que era justo e piedoso, e que esperava a consolação de Israel; e o Espírito Santo
estava sobre ele. Fora-lhe revelado pelo Espírito Santo que ele não morreria antes de ver o Cristo
do Senhor. Movido pelo Espírito, ele foi ao templo. Quando os pais trouxeram o menino Jesus para lhe
fazer conforme requeria o costume da lei, Simeão o tomou nos braços e louvou a Deus, dizendo: "Ó
Soberano, como prometeste, agora podes despedir em paz o teu servo. Pois os meus olhos já
viram a tua salvação, que preparaste à vista de todos os povos: luz para revelação aos gentios e
para a glória de Israel, teu povo". O pai e a mãe do menino estavam admirados com o que fora dito a
respeito dele. E Simeão os abençoou e disse a Maria, mãe de Jesus: "Este menino está destinado a
causar a queda e o soerguimento de muitos em Israel, e a ser um sinal de contradição, de modo
que o pensamento de muitos corações será revelado. Quanto a você, uma espada atravessará a sua
alma".
O Espírito Santo revelara a Simeão que este não morreria antes de ver Cristo, o Senhor! Já estava
determinado... tudo já estava preparado! Halleluyah!
Então qual é a diferença do cálice que Jesus bebeu e o cálice que Jesus diz que a igreja beberá
certamente?
Jesus sabia que ao partilhar daquele cálice significaria que ele teria que descer até o inferno, ou seja,
ele teria que entrar no inferno! Ele ficou extremamente angustiado, sentindo dores e muito
sofrimento.
Lucas 22:44 – “Estando angustiado, ele orou ainda mais intensamente; e o seu suor era como
gotas de sangue que caíam no chão.”
Mas antes mesmo disso tudo, Jesus sabia que: O PLANO ERA ELE! Não havia outra forma de salvar a
humanidade. Deus sabia que o homem iria cair e Jesus era o escolhido para restaurar todas as coisas.
E mesmo sabendo disso, ANTES MESMO DA CRIAÇÃO DO MUNDO, Jesus “tremeu”. A sua paz havia acabado e iniciou o penoso trabalho e em grande aflição: Ele suou sangue a chantagem dos maus
tratos.
Efésios 1:4 – “Porque Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e
irrepreensíveis em sua presença.”
O CÁLICE DE JESUS FOI A CRUCIFICAÇÃO DO MESSIAS.
Apocalipse 13:8 – “Todos os habitantes da terra adorarão a besta, a saber, todos aqueles que não
tiveram seus nomes escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a criação do mundo.”
Ele já sabia que teria que passar por isso. A vida dele foi usada para estabelecer o fundamento da
criação, do universo, do mundo. Mesmo assim, Jesus temeu o cálice pois era demasiadamente pesado.
Mateus 17:22-23 – “Reunindo-se eles na Galiléia, Jesus lhes disse: "O Filho do homem será entregue
nas mãos dos homens. Eles o matarão, e no terceiro dia ele ressuscitará". E os discípulos ficaram
cheios de tristeza.”
Já estava escrito:
Lucas 16:17 – “É mais fácil o céu e a terra desaparecerem do que cair da Lei o menor traço.”
Lucas 21:33 – “O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras jamais passarão.”
João 12:27-28 – “"Agora meu coração está perturbado, e o que direi? Pai, salva-me desta hora?
Não; eu vim exatamente para isto, para esta hora. Pai, glorifica o teu nome! " Então veio uma voz do
céu: "Eu já o glorifiquei e o glorificarei novamente".
Jesus jamais oraria ao Pai para que o livrasse deste cálice, pois sabia que foi justamente para isso que
ele veio. Mas ainda assim, clamou ao Pai para que se fosse possível este cálice passasse dele.
Marcos 10:32-34 – “Eles estavam subindo para Jerusalém, e Jesus ia à frente. Os discípulos estavam
admirados, enquanto os que o seguiam estavam com medo. Novamente ele chamou à parte os Doze e
lhes disse o que haveria de lhe acontecer: "Estamos subindo para Jerusalém e o Filho do homem será
entregue aos chefes dos sacerdotes e aos mestres da lei. Eles o condenarão à morte e o
entregarão aos gentios, que zombarão dele, cuspirão nele, o açoitarão e o matarão. Três dias
depois ele ressuscitará".
Jesus sabia que as cláusulas da Aliança da Graça eram inalteráveis.
Marcos 13:31 – “O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras jamais passarão".
Jesus sabia, temia beber aquele cálice, sofreu ao bebê-lo e hoje vemos os cristãos brincando com esta
salvação que nos foi concedida com tanto sofrimento.
Porém, há um cálice também para a igreja que o Senhor está instruindo que ela precisa beber! E este
cálice é diferente daquele que ele apresentou no Jardim, quando ele bebeu do cálice da ira de Deus.
Nenhum ser humano é capaz de beber daquele cálice! Se fôssemos capazes, nós mesmos beberíamos
e cada um seria o salvador de si. Mas o cálice que o Senhor nos pede para beber é o cálice de que pela
fé agora MANIFESTEMOS A MORTE DE CRISTO, para que ela se torne real na nossa vida (crucificados
para o mundo).
2 Coríntios 4:10-12 – “ Trazemos sempre em nosso corpo o morrer de Jesus, para que a vida de
Jesus também seja revelada em nosso corpo. Pois nós, que estamos vivos, somos sempre entregues à morte por amor a Jesus, para que a sua vida também se manifeste em nosso corpo mortal. De modo que
em nós atua a morte; mas em vocês, a vida.”
Pela fé, vivamos a morte pela qual jesus passou: o cálice do sofrimento, o cálice da solidão... Mas
agora, no nosso nível e não no nível do messias.
Filipenses 3:10-11 – “Para conhecê-lo, e à virtude da sua ressurreição, e à comunicação de suas
aflições, sendo feito conforme à sua morte; Para ver se de alguma maneira posso chegar à
ressurreição dentre os mortos.”
1 Pedro 4:13-14 – “Mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo, para
que também na revelação da sua glória vos regozijeis e alegreis. Se pelo nome de Cristo sois
vituperados, bem-aventurados sois, porque sobre vós repousa o Espírito da glória e de Deus;
quanto a eles, é ele, sim, blasfemado, mas quanto a vós, é glorificado.”
Mateus 11:29-30 – “ Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de
coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é
leve.”
“VOCÊS CERTAMENTE BEBERÃO DO MEU CÁLICE” – Mas este cálice que temos que beber é um
símbolo do cálice que Jesus bebeu na Cruz, quando ele crucificou a sua carne. E ao beber deste cálice,
ele diz à igreja:
- “Para que vocês também sofram”;
- “Sejam rejeitados pelo mundo”;
- “Passem pela solidão”;
- “Passem pelas intimidações”;
- “ou por qualquer outra coisa que o mundo faça para vocês”.
Entretanto, desta vez será diferente. Porquê?
Porque estamos bebendo deste cálice durante o TEMPO DO AMOR DE DEUS. O foco de Deus está
sobre nós.
Quando Jesus bebeu do cálice, o amor de Deus foi cortado Dele. Estamos bebendo o cálice da
rejeiçãoo, da solidão, do sofrimento, mas nos foi pedido para bebê-lo quando:
1. O AMOR DE DEUS ESTÁ SENDO DERRAMADO SOBRE NÓS;
2. A GRAÇA DE DEUS ESTÁ DERRAMADA SOBRE NÓS; (Já com Jesus, a ira de Deus estava sobre ele: o
ódio de Deus pelo pecado estava sobre ele)
3. O ESPÍRITO DE DEUS ESTÁ SOBRE NÓS; (Jesus quando bebeu do cálice da ira de Deus – por nós –
estava sozinho. O céu se fechou e ele chorou: “Pai, porque fechaste a porta para mim? Porque me
abandonaste hoje?”)
4. A FACE DE DEUS RESPLANDECE SOBRE NÓS; (Deus escondeu Sua face do Messias)
5. A PRESENÇA DE DEUS PROTEGE OS CRISTÃOS ENQUANTO BEBEM DESTE CÁLICE; (O espírito Santo
está aqui: ajudando, guardando, instruindo, protegendo... – somente no inferno o Senhor foi buscar
Jesus! Mas para nós, o Senhor nos diz para deixarmos nossa vida na terra e beber do cálice da
salvação da Cruz, enquanto o Espírito Santo está bem aqui para te dar proteção até ao ponto em que
ele diz: “Deus não te dará mais do que você pode suportar!”)
6. A CERTEZA DA BENDITA ETERNIDADE ESTÁ SOBRE NÓS AQUI;
7. CRISTO, O REI, JÁ FOI CRUCIFICADO. ( Quando nós crucificamos a nossa carne na Cruz, nós,
simplesmente, crucificamos debaixo da autoridade de Cristo Jesus. Crucificamos a nós mesmos sob a
proteção do Senhor.)
O Senhor diz para nós que há 2 vontades: A vontade da carne (a natural) e a vontade do espírito (a
vontade de Deus). A vontade da carne será sempre relutante ao sofrimento, sempre relutará para
morrer. Mas a vontade de Deus apresentou uma proteção: agora vocês podem sentir dor, podem
sofrer, agora podem morrer para a carne e estarmos reunidos a Cristo em glória!
2 Timóteo 2:11-12 – “Palavra fiel é esta: que, se morrermos com ele, também com ele
viveremos; Se sofrermos, também com ele reinaremos; se o negarmos, também ele nos negará;”
A mão dos filhos de Zebedeu fez um pedido e Jesus respondeu QUE CERTAMENTE ELES BEBERIAM
DAQUELE CÁLICE:
- Tiago teve que ser assassinado – Atos 12:2 – “E matou à espada Tiago, irmão de João.”
- Estevão teve que ser apedrejado – Atos 7:59-60 – “Enquanto apedrejavam Estêvão, este orava:
“Senhor Jesus, recebe o meu espírito”. Então caiu de joelhos e bradou: “Senhor, não os consideres
culpados deste pecado”. E, tendo dito isso, adormeceu.” Atos 8:8 – “E Saulo estava ali, consentindo na
morte de Estêvão.”
Eles se ofereceram. Paulo diz que “MORRER É ESTAR COM CRISTO”.
Os discípulos beberam do cálice no mesmo tempo que o Senhor também nos pede para fazê-lo: no
tempo do Seu amor!
O Senhor fez dos discípulos, mártires. E os abençoa, os eleva e os exalta por este ato. Eles não
estavam carregando o pecado do mundo!
ESTE CÁLICE É MAIS SUAVE: CRUCIFIQUEM A CARNE PARA QUE A IGREJA DO ESPÍRITO POSSA
NASCER, A IGREJA QUE NÃO FARÁ CASO DA REJEIÇÃO DESTE MUNDO.
ESCOLHEMOS, ENTÃO FICAR COM A CRUZ!
“CERTAMENTE BEBEREIS DO MEU CÁLICE... E ENTÃO SERESIS BATIZADOS PELO MEU SANGUE.
----
COMO TENHO CERTEZA DE QUE A MINHA CARNE ESTÁ CRUCIFICADA?
A essência da carne crucificada é que: você se torna peregrino e estrangeiro nesta terra, você não
vive mais para si mesmo, mas vive somente para Deus. Você, agora, morreu para sua vontade, seus
desejos, sonhos nesta terra, e agora DEUS É O CENTRO DE SUA VIDA E TUDO GIRA EM TORNO DELE.
Desta forma, você passa a centralizar o arrependimento contínuo e começa a crescer em santidade e
justiça porque são atributos de Deus. E estes atributos agora torna-se o centro, o alvo e o desejo
consumidor de todo o seu ser.
Você passa a não se conformar com o pecado e o mundo, buscando cada vez mais a santidade e a
justiça, sendo transformado dia após dia pelo agir do Espírito Santo, anseando pelo o Grande Dia e
preparando o caminho para a Gloriosa Vinda do Messias.
Visite o Canal : APOCALIPSE E O ARREBATAMENTO