by William under Erroll Hulse
Em
nossos dias, o termo Puritano é utilizado, em um sentido geral, para descrever
aqueles que redescobriram as doutrinas bíblicas e as práticas dos Puritanos e
procuram exemplificá-las na realidade do mundo contemporâneo. Embora não tenha
seguido a prática Puritana de expor sistematicamente os livros da Bíblia, C. H.
Spurgeon é reputado um Puritano nascido fora de tempo.
Os
valores dos puritanos se tornam realidade no pastorado. O Puritanismo é uma
realidade que se expressa na pregação e no cuidado pastoral realizados
semanalmente. Muitos podem testemunhar a maravilhosa ajuda proporcionada pela
redescoberta dos valores exemplificados pelos Puritanos. O encorajamento obtido
é incalculável.
É
quase impossível negar que os Puritanos (usando a palavra no sentido amplo e
inclusivo) se mostraram mais fortes naquilo que os evangélicos de nossos dias
são mais fracos. E os escritos dos Puritanos podem fornecer mais ajuda do que
qualquer outro grupo de ensinadores cristãos, do passado e do presente, desde
os dias dos apóstolos. Esta é uma afirmação categórica, mas existe base sólida
para ela. Considere as características do cristianismo Puritano.
Eles
eram homens de extraordinária capacidade intelectual, cujos hábitos mentais,
fomentados pela elevada erudição, estavam unidos a zelo intenso para com Deus e
a minuciosa familiaridade com o coração humano. Todas as obras dos Puritanos
revelam esta fusão singular de dons e graça. A apreciação deles para com a
soberana majestade de Deus era profunda, assim como o era a sua reverência em
lidar com a Palavra de Deus. Eles entendiam os caminhos de Deus para com os
homens, a glória de Cristo como Mediador e a obra do Espírito Santo no crente e
na Igreja, de maneira tão rica e tão completa como ninguém mais os compreendeu
desde a época deles. O conhecimento dos Puritanos não era apenas uma ortodoxia
teórica. Eles procuravam “transformar em prática” (expressão deles mesmos) tudo
o que Deus lhes ensinava. Sujeitavam sua consciência às Escrituras,
disciplinando-se para encontrar uma justificação teológica, distinta de uma
justificação apenas pragmática, para tudo o que faziam. Eles viam a família, a
Igreja, o Estado, as artes e as ciências,o comércio e a indústria e o
envolvimento das pessoas nestas diferentes circunstâncias como as diversas
áreas nas quais o Senhor e Criador de todas as coisas poderia ser glorificado e
servido.
Então,
conhecendo a Deus, os Puritanos também conheciam o homem. Eles o viam como um
ser essencialmente nobre, criado à imagem de Deus, para governar o mundo, mas
que agora está embrutecido e corrompido pelo pecado. À luz da lei, da santidade
e do senhorio de Deus, os Puritanos viam o pecado em seu caráter tríplice: a)
transgressão e culpa; b) rebelião e usurpação; c) impureza, corrupção e
incapacidade para o bem. Vendo essas coisas e conhecendo (conforme eles
conheciam) os caminhos e os meios pelos quais o Espírito Santo traz os
pecadores à fé e à nova vida em Cristo e leva os santos a se tornarem mais e
mais semelhantes à imagem de seu Salvador, por decrescerem em direção à
humildade e crescerem na dependência da graça, os Puritanos se tornaram
pastores excelentes em seu tempo. Por isso, eles podem, mesmo depois de mortos,
ainda falar conosco, para nos oferecer orientação e direção.
Nós,
evangélicos, precisamos de ajuda. Enquanto os Puritanos exigiam ordem,
disciplina, profundidade e inteireza, nosso temperamento é caracterizado por
casualidade e impaciência inquietante. Temos um intenso desejo por novidades,
coisas sensacionais e entretenimento. Temos perdido nosso prazer por estudo
consistente, humilde auto-análise, meditação disciplinada e trabalho árduo e
comum, em nossa vocação e nossas orações. Enquanto o Puritanismo tinha a Deus e
a sua glória como o elemento que os unia, nossa maneira de pensar gira em torno
de nós mesmos, como se fôssemos o centro do universo. A superficialidade de
nosso biblicismo se torna aparente sempre que separamos as coisas que Deus
uniu. Por conseguinte, nos preocupamos com o indivíduo, em vez de nos
preocuparmos com a igreja; e nos preocupamos em falar, em vez de nos
preocuparmos com a adoração. Ao evangelizarmos, pregamos o evangelho sem a Lei
e a fé sem o arrependimento, enfatizando o dom da salvação e encobrindo o custo
do discipulado. Não é de admirar que muitos dos que professam a conversão
retornem à incredulidade.
Então,
ao ensinarmos a respeito da vida cristã, nosso costume é apresentá-la como um
caminho de sentimentos comoventes, em vez de a apresentarmos como um andar de
fé operante, e um caminho de intervenções sobrenaturais, em vez de um caminho
de santidade racional. E, ao lidarmos com a experiência cristã, nos demoramos
muito em falar constantemente sobre alegria, felicidade, satisfação e descanso
da alma, sem qualquer menção equilibrada sobre o descontentamento espiritual de
Romanos 7, a
batalha da fé, de Salmos 73, ou sobre as responsabilidades e disciplinas
providenciais que constituem o quinhão de um filho de Deus. A alegria
espontânea do extrovertido chega a ser equiparada com o viver cristão saudável,
e os extrovertidos joviais de nossas igrejas se tornam complacentes na
carnalidade, enquanto as almas piedosas de temperamento menos extrovertido são
deixadas de lado como anormais, porque não podem demonstrar alegria e
entusiasmo de conformidade com a maneira prescrita. Eles consultam seu pastor a
respeito desse assunto, mas ele não lhes pode oferecer melhor remédio do que
dizer-lhes que procurem um psicanalista! Na verdade, precisamos de ajuda, e os
Puritanos nos podem dar esta ajuda.
Reconhecemos
que não é o Puritanismo que encherá a terra. A verdade bíblica está destinada a
encher a terra, como as águas cobrem o mar. Visto que o Puritanismo, no sentido
popular e amplo, está muito próximo da verdade bíblica, não podemos falar de
maneira tão pessimista a respeito de sua ruína. Spurgeon se referiu, em seus
dias, àqueles que intentavam pintar mal as janelas da verdade e zombavam do
Puritanismo. Mas virá o dia, afirmou Spurgeon, em que eles se envergonharão, ao
contemplarem a luz do céu irrompendo uma vez mais. E isso tem acontecido!
Fonte: MinisterioFiel.com.br