Sermão Nº 10
Proferido na Manhã de Sábado, 28 de Janeiro de 1855
pelo Rev. C. H. Spurgeon
Na Capela de New Park Street, Southwark
“E para o nosso Deus nos the fizeste reis e sacerdotes; e reinaremos sobre a terra.”
— Apocalipse 5:10
A música tem seus encantos. Tenho certeza de que a música sacra os tem, pois senti algo de seus encantos enquanto entoávamos aquele hino glorioso agora mesmo. Há uma potência na harmonia. Há um poder mágico na melodia, que seja derrete a alma em compaixão, seja a eleva a uma alegria inexprimível. Não sei como isso acontece com algumas mentes — elas possivelmente podem resistir à influência do canto —, mas eu não consigo.
Quando os santos de Deus, em coro pleno, entoam o canto solene, e quando ouço sílabas doces caírem de seus lábios, mantendo a métrica e o compasso, sinto-me elevado e, esquecendo por um momento tudo o que é terrestre, voo em direção ao céu. Se tal é a doçura da música dos santos aqui embaixo, onde há tanta discórdia e pecado para macular a harmonia, quão doce deve ser cantar lá em cima, com os querubins e serafins!
Ó, que cânticos devem ser esses que o Eterno sempre ouve sobre o Seu trono! Que sonetos seráficos devem ser vibrados pelos lábios de puros imortais, não manchados pelo pecado, não misturados com um gemido, onde eles sempre entoam hinos de alegria e felicidade, jamais entremeados por um único suspiro, gemido ou cuidado mundano. Felizes cantores! Quando me juntarei ao vosso coro?
Há um dos vossos hinos que diz:
“Escutai! Como cantam diante do trono!”
E às vezes tenho pensado que podia “escutar como cantam diante do trono”. Imaginei que podia ouvir o irromper pleno da onda do coro, quando ecoava do céu como trovões possantes e o som de muitas águas, e quase ouvi aquelas notas de tom pleno, quando os harpistas tocavam com suas harpas diante do trono de Deus. Ai de mim, não passava de imaginação.
Não podemos ouvi-lo agora. Estes ouvidos não estão preparados para tal música; estas almas não poderiam ser contidas no corpo se ouvíssemos uma única nota perdida das harpas dos anjos. Precisamos esperar até chegarmos lá em cima. Então, purificados, como a prata sete vezes, da imundície da terra, lavados no sangue precioso de nosso Salvador, santificados pela influência purificadora do Espírito Santo:
“Apareceremos imaculados e completos
Diante do trono de nosso Pai,
Com alegrias divinamente grandes.
Então cantaremos mais alto do que a multidão,
Enquanto as mansões retumbantes do céu ecoam
Com gritos de graça soberana.”
Nosso amigo João, o apóstolo altamente favorecido do Apocalipse, deu-nos apenas uma nota da canção do céu. Entoaremos essa nota e a repetiremos vezes sem conta. Vou tocar este diapasão do céu e deixar que ouçam uma das notas fundamentais: “E nos fizeste reis e sacerdotes para o nosso Deus; e reinaremos sobre a terra.”
I. As Obras do Redentor
Aqueles que estão em pé diante do trono cantam sobre o Cordeiro — o Leão da tribo de Judá, que tomou o livro e rompeu os seus selos: “Tu nos fizeste reis e sacerdotes para o nosso Deus.” No céu, eles não cantam:
“Glória, honra, louvor e poder
Sejam a nós mesmos para todo o sempre;
Fomos nossos próprios Redentores — Aleluia!”
Eles nunca cantam louvores a si mesmos. Não glorificam a sua própria força. Não falam de seu próprio livre-arbítrio e de seu próprio poder, mas atribuem a sua salvação, do princípio ao fim, a Deus. Pergunte-lhes como foram salvos, e eles respondem: “O Cordeiro nos fez o que somos”. Pergunte de onde vieram as suas glórias, e eles dirão: “Foram-nos legadas pelo Cordeiro moribundo”.
Pergunte de onde obtiveram o ouro de suas harpas, e dirão: “Foi cavado nas minas de agonia e amargura por Jesus”. Pergunte quem encordoou as suas harpas, e dirão que Jesus tomou cada nervo de Seu corpo para construí-las. Pergunte onde lavaram as suas vestes e as tornaram brancas, e dirão: “Naquela ‘fonte cheia de sangue, extraída das veias de Emanuel’.”
Algumas pessoas na terra não sabem onde colocar a coroa, mas as do céu sabem. Elas colocam o diadema na cabeça certa e cantam para sempre: “E Ele nos fez o que somos.”
Ora, pois, amados, esta nota não nos cairia bem aqui? Pois “o que tens que não tenhas recebido?” Quem nos fez diferir? Eu sei, nesta manhã, que sou um homem justificado. Tenho a plena convicção de que:
“Os terrores da lei e de Deus
Nada têm a ver comigo;
A obediência e o sangue do meu Salvador
Ocultam todas as minhas transgressões da vista.”
Não há um só pecado contra mim no livro de Deus. Todos foram apagados para sempre pelo sangue de Cristo e cancelados pela Sua própria mão direita. Não tenho nada a temer; não posso ser condenado. “Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus?” Não a Deus, porque Ele os justificou; não a Cristo, porque Ele morreu. Mas, se sou justificado, quem o fez? Eu digo: “E me fez o que sou.” A justificação, do princípio ao fim, é de Deus. A salvação pertence unicamente ao Senhor.
Muitos de vós sois pessoas santificadas, mas não sois perfeitamente santificados. Não estais inteiramente redimidos da escória da terra. Ainda tendes outra lei em vossos membros, guerreando contra a lei da vossa mente, e sempre tereis essa lei enquanto habitardes na carne. Nunca sereis perfeitos em vossa santificação até subirdes lá para o alto, diante do trono solene de Deus, onde até esta imperfeição de vossa alma será tirada e vossa depravação carnal, erradicada.
Contudo, amados, um princípio interior foi implantado. Estais crescendo na graça — estais fazendo progresso em santidade. Ora, mas quem vos fez progredir? Quem vos redimiu daquela paixão? Quem vos resgatou daquele vício? Quem vos ordenou dizer adeus àquela prática em que vos indulgenciavaís? Não podeis dizer de Jesus: “E nos fez!” É Cristo quem fez tudo, e ao Seu nome sejam dados a honra, a glória, o louvor e o domínio.
1. A Base da Aliança Eterna
Ele nos fez reis e sacerdotes, virtualmente, quando assinou a aliança da graça. Muito, muito atrás, na eternidade, a Magna Carta dos santos foi escrita pela mão de Deus, e era necessária uma assinatura para torná-la válida. Havia a estipulação nessa aliança de que o Mediador se encarnaria, viveria uma vida de sofrimento e, por fim, suportaria uma morte ignominiosa.
Era necessária apenas uma assinatura — a assinatura do Filho de Deus — para tornar essa aliança válida, eterna e “ordenada em tudo e segura”. Creio vê-Lo agora, enquanto minha imaginação retrata o exaltedíssimo Filho de Deus segurando a pena. Vede como Seus dedos escrevem o nome, e ali permanece em letras eternas: “O FILHO!” Ó ratificação sagrada do tratado. Está carimbada e selada com o grande selo de nosso Pai nos céus. Ó aliança gloriosa, então feita eternamente segura! No momento da assinatura deste documento maravilhoso, os espíritos diante do trono — quero dizer, os anjos — poderiam ter entoado o cântico e dito a todo o corpo dos eleitos: “E vos fizestes reis e sacerdotes para o nosso Deus.”
2. A Consummação no Calvário
Ele não parou por aí. Não foi apenas concordar com os termos do tratado, mas, no devido tempo, Ele o cumpriu por completo — sim, até ao seu mínimo jota e til. Jesus disse: “Tomarei o cálice da salvação”, e Ele o tomou — o cálice de nossa libertação. Amargas eram as suas gotas, fel jazia em suas profundezas; havia gemidos, suspiros e lágrimas dentro daquela mistura vermelha. Mas Ele tomou tudo, bebeu-o até a última gota e tragou todo o terrível cálice. Tudo se foi.
A cruz de Jesus é o fundamento da glória dos santos. O Calvário é o berço do céu. O céu nasceu na manjoura de Belém. Se não fossem os sofrimentos e as agonias do Gólgota, não teríamos tido nenhuma bênção. Ó santo! Em cada misericórdia, veja o sangue do Salvador.
3. A Ascensão Triunfante
Nosso Salvador Jesus Cristo concluiu a grande obra de nos fazer o que somos por Sua ascensão ao céu. Se Ele não tivesse subido às alturas e levado cativo o cativeiro, Sua morte teria sido insuficiente. A ressurreição de nosso Salvador, em Sua majestade, quando rompeu os grilhões da morte, foi para nós a garantia de que Deus havia aceitado o Seu sacrifício.
II. As Honras dos Santos
“E nos fez reis e sacerdotes para o nosso Deus.”
Os mais honrados de todos os monarcas sempre foram considerados aqueles que tinham o direito não apenas à supremacia real, mas também à sacerdotal — aqueles reis que podiam usar, ao mesmo tempo, a coroa da lealdade e a mitra do sacerdócio, que podiam tanto usar o incensário quanto empunhar o cetro.
1. O Ofício Real dos Santos
Os santos são REIS. Eles não hão de ser apenas reis no céu, mas já são reis na terra. Todo santo do Deus vivo possui positivamente, aos olhos de Deus, uma realeza atual.
Ascendência Real: O cristão descende do Rei dos reis. Sua linhagem é mais antiga do que qualquer registro dos homens poderosos reunidos.
Suntuosa Comitiva: Embora possam parecer caminhar sozinhos ou em trajes simples, os filhos de Deus possuem uma guarda de anjos que os acompanha constantemente.
Insígnias e Regália: Eles possuem palácios preparados (uma habitação eterna nos céus) e coroas reservadas por Deus.
2. O Ofício Sacerdotal dos Santos
Os santos também são SACERDOTES.
Eleição Divina: Foram escolhidos e ordenados desde os fundamentos do mundo para prestar culto espiritual.
Honras Divinas: Desfrutam de livre acesso ao trono da graça, podendo entrar espiritualmente dentro do véu em comunhão íntima com o Senhor.
Serviço Divino: Oferecem sacrifícios espirituais de louvor, oração e generosidade, consagrando suas vidas e bens para a glória do Seu santo nome.
Gostaria de explorar a continuação deste sermão ou discutir outro trecho específico da obra?
