A não ser
que, porventura, se queira dar crédito aos egípcios, os quais crêem que sua
antigüidade se estende até seis mil anos antes de ser o mundo criado! No
entanto, uma vez que sua bazófia tem sido sempre motivo de chacota até mesmo a
todos os escritores profanos, não há por que me dê ao trabalho de
refutá-la. Além disso,
Josefo cita,
contra Ápion, de escritores antiqüíssimos, testemunhos dignos de ser lembrados,
dos quais se pode concluir que desde os séculos mais extremos a doutrina da lei
foi renomada no consenso de todos os povos, ainda que ela não tenha sido
nem lida e nem realmente conhecida.
Ora, para
que não só não se suscitasse suspeita entre os maldosos, mas ainda nem os
ímpios tivessem pretexto de cavilar, com ótimos remédios Deus recorreu a um e
outro desses perigos. Enquanto Moisés menciona [Gn 49.5-9] que, por
celeste inspiração, Jacó, quase trezentos anos antes, pronunciara acerca de
seus descendentes, como engrandece ele sua tribo? Na verdade a
estigmatiza com perene infâmia na pessoa de Levi, dizendo: “Simão e Levi são
vasos de iniqüidade: que minha alma não entre em seu conselho, nem minha
língua em seu lugar secreto” [Gn 49.5, 6].
Por certo
que teria podido passar em silêncio essa ignomínia, não só para que pou passe a
seu pai, mas ainda para que não conspurcasse a si próprio e toda sua família com
parte da mesma ignomínia.
Como poderá
ser suspeito quem, pregando que o primeiro genitor da família de que era
oriundo fora de todo abominável ao oráculo do Espírito Santo, nem consulta a
seus próprios interesses particulares, nem recusa sofrer ressentimento entre os
de sua parentela, a quem, sem dúvida alguma, isto era molesto?
Quando,
também, recorda o ímpio murmurar de Arão, seu irmão íntimo, e de Miriã, sua
irmã [Nm 12.1], porventura diremos que ele fala segundo o sentimento de sua
carne, ou em obediência ao imperativo do Espírito Santo?
Além disso,
quando sua autoridade era suprema, por que a seus filhos não deixa ao menos o
direito do sumo sacerdócio, ao contrário, os relega ao último lugar?
Dentre
muitos, escolho apenas uns poucos exemplos. Entretanto, na própria lei, aqui
e ali, muitas provas ocorrerão que vindiquem plena certeza de que Moisés se adianta,
incontestavelmente, como um anjo de Deus vindo do céu.
As Institutas de João Calvino