Total de visualizações de página

sábado, 26 de setembro de 2026

 


A Lembrança de Cristo

Volume 1 — Sermão Nº 2

Um sermão proferido na noite de sábado, 7 de janeiro de 1855, pelo Rev. C. H. Spurgeon, na Capela de New Park Street, Southwark.

“Fazei isto em memória de mim.”

1 Coríntios 11:24

Parece, pois, que os cristãos podem se esquecer de Cristo. O texto implica a possibilidade de esquecimento dAquele de quem a gratidão e a afeição deveriam compelir-nos a lembrar. Não haveria necessidade desta exortação amorosa se não houvesse a suposição aterrorizante de que nossas memórias poderiam se mostrar traiçoeiras, e nossa lembrança, superficial em seu caráter, ou inconstante em sua natureza.

E esta não é uma mera suposição; é, infelizmente, por demais confirmada em nossa experiência, não como uma possibilidade, mas como um fato lamentável. Parece, à primeira vista, um crime demasiado grave para ser atribuído a homens convertidos. Aparenta ser quase impossível que aqueles que foram remidos pelo sangue do Cordeiro moribundo jamais se esqueçam de seu Resgatador — que aqueles que foram amados com um amor eterno pelo Filho eterno de Deus jamais se esqueçam desse Filho.

Mas, embora seja chocante para o ouvido, é, infelizmente, por demais evidente aos olhos para nos permitir negar o fato. Esquecer Aquele que jamais se esqueceu de nós! Esquecer Aquele que derramou Seu sangue por nossos pecados! Esquecer Aquele que nos amou até a morte! Pode ser possível? Sim, não apenas é possível, mas a consciência confessa que é uma falha por demais triste de todos nós, a de que conseguimos nos lembrar de qualquer coisa, exceto de Cristo.

O objeto que deveríamos tornar o monarca de nossos corações é exatamente aquilo que estamos mais inclinados a esquecer. Onde se pensaria que a memória permaneceria e o esquecimento seria um intruso desconhecido, esse é o exato local profanado pelos pés do esquecimento e o lugar para o qual a memória raramente olha.

Apelo à consciência de cada cristão aqui presente. Podeis negar a verdade do que proferio? Não achais a vós mesmos negligentes para com Jesus? Alguma criatura rouba o vosso coração e ficais desatentos dAquele sobre quem a vossa afeição deveria estar fixa. Algum negócio terreno consome a vossa atenção quando deveríeis ter o vosso olhar firmemente fixado na cruz.

É a rodagem incessante do mundo, mundo, mundo. O estrépito constante da terra, terra, terra, que arrebata a alma de Cristo. Oh! meus amigos, não é por demais tristemente verdadeiro que conseguimos nos recordar de qualquer coisa, menos de Cristo, e não esquecemos nada com tanta facilidade quanto Aquele de quem deveríamos nos lembrar? Enquanto a memória preserva uma erva daninha venenosa, ela permite que a Rosa de Sarom murche.

A causa disso é por demais evidente — reside em um ou dois fatos. Esquecemos a Cristo porque, por mais que sejamos pessoas regeneradas, a corrupção e a morte ainda permanecem mesmo nos regenerados. Esquecemos a Ele porque carregamos conosco o velho Adão do pecado e da morte. Se fôssemos criaturas puramente recém-nascidas, jamais esqueceríamos o nome daquele a quem amamos. Se fôssemos seres inteiramente regenerados, sentar-nos-íamos e meditaríamos sobre tudo o que o nosso Salvador fez e sofreu, tudo o que Ele é, tudo o que Ele gloriosamente prometeu cumprir, e nossas afeições errantes jamais se desviariam — mas, centralizadas, pregadas, fixadas eternamente a um só objeto, contemplaríamos continuamente a morte e os sofrimentos do nosso Senhor.

Mas, ai de nós! Temos um verme no coração, um antro de pestilência, um necrotério interior, concupiscências, imaginações vis e fortes paixões más que, como fontes de água venenosa, expelem continuamente correntes de impureza. Tenho um coração que, Deus o sabe, eu gostaria de arrancar do meu corpo e lançar a uma distância infinita — uma alma que é uma gaiola de aves imundas, uma cova de criaturas abjetas, onde dragões rondam e corujas se congregam, onde todo animal mau de mau agouro habita, um coração demasiadamente vil para ter paralelo — “enganoso sobre todas as coisas e desesperadamente corrupto”.

Esta é a razão pela qual sou esquecido de Cristo. Nem esta é a única causa; suspeito que resida em algum outro lugar também. Esquecemos a Cristo porque há tantas outras coisas ao nosso redor para atrair a nossa atenção.

“Mas”, dizeis vós, “elas não deveriam fazer isso, porque, embora estejam ao nosso redor, não são nada em comparação com Jesus Cristo; embora estejam em terrível proximidade com os nossos corações, o que são elas em comparação com Cristo?”

Mas sabeis, queridos amigos, que a proximidade de um objeto exerce um efeito muito grande sobre o seu poder? O sol é muitas, muitas vezes maior do que a lua, mas a lua tem uma influência maior sobre as marés do oceano do que o sol, simplesmente porque está mais próxima e possui um poder de atração maior. Assim, descubro que um pequeno verme rastejante da terra tem mais efeito sobre a minha alma do que o glorioso Cristo no céu — um punhado de terra dourada, um sopro de fama, um grito de aplauso, um negócio próspero, minha casa, meu lar, afetar-me-ão mais do que todas as glórias do mundo superior, sim, do que a própria visão beatífica, simplesmente porque a terra está perto e o céu está longe.

Dia feliz aquele em que serei levado para o alto em asas de anjos para habitar para sempre perto do meu Senhor, para me aquecer ao sol do Seu sorriso e me perder no brilho inefável da Sua amável face. Vemos, pois, a causa do esquecimento — corremos o risco de corar por causa dele. Fiquemos tristes por negligenciarmos tanto o nosso Senhor e, agora, atentemos à Sua palavra: “Fazei isto em memória de mim”, esperando que os seus sons solenes possam afastar o demônio da base ingratidão.

Falaremos, primeiramente, acerca do abençoado objeto da memória. Em segundo lugar, sobre as vantagens a serem obtidas por meio da lembrança desta pessoa. Terceiro, o auxílio gracioso à nossa memória — “Fazei isto em memória de mim”, e, em quarto lugar, o mandamento suave: “Fazei isto em memória de mim”. Que o Espírito Santo abra os meus lábios e os vossos corações, para que recebamos bênçãos.

I. O Glorioso e Precioso Objeto da Memória

Os cristãos têm muitos tesouros para trancar no gabinete da memória. Eles devem se lembrar de sua eleição — “Escolhidos de Deus antes que o tempo começasse”. Devem estar atentos à sua origem, ao fato de terem sido tirados do charco de lodo, lavrados do poço horrível. Devem recordar o seu chamado vocacional eficaz, pois foram chamados por Deus e resgatados pelo poder do Espírito Santo. Devem se lembrar de seus livramentos especiais — tudo o que foi feito por eles e todas as misericórdias concedidas a eles.

Mas há um a quem devem embalsamar em suas almas com as especiarias mais custosas — um que, acima de todas as outras dádivas de Deus, merece ser tido em perpétua memória. Um, eu disse, pois não me refiro a um ato, não me refiro a um feito, mas trata-se de uma pessoa cujo retrato eu emolduraria em ouro e penduraria na sala de honra da alma.

Gostaria que fôsseis estudantes fervorosos de todos os feitos do Messias conquistador. Gostaria que estivésseis familiarizados com a vida do nosso Amado. Mas, ó, não vos esqueçais da Sua pessoa, pois o texto diz: “Fazei isto em memória de MIM”. É a gloriosa pessoa de Cristo que deve ser o objeto da nossa lembrança. É a Sua imagem que deve ser consagrada em cada templo do Espírito Santo.

Mas alguns dirão: “Como podemos nos lembrar da pessoa de Cristo se nunca a vimos? Não podemos saber qual era a forma peculiar de Seu semblante...”. Bem, amados, suponho ser verdade que não podeis vos lembrar da aparência visível, pois não tínheis nascido naquela época, mas não sabeis que até o apóstolo disse que, embora tivesse conhecido a Cristo segundo a carne, contudo, dali em diante, segundo a carne, não O conheceria mais?

E assim, embora não O conhais segundo a carne, podeis conhecê-Lo segundo o espírito. Desta maneira, podeis vos lembrar de Jesus tanto agora quanto Pedro, ou Paulo, ou João, ou Tiago, ou qualquer daqueles favorecidos que um dia trilharam as Suas pegadas, caminharam lado a lado com Ele ou deitaram a cabeça em Seu peito. A memória aniquila a distância, salta por cima do tempo e pode contemplar o Senhor, ainda que Ele esteja exaltado na glória.

Ah! Passemos cinco minutos nos lembrando de Jesus. Lembremo-nos d'Ele em Seu batismo... Lembremo-nos d'Ele no deserto... Lembrai-v'O em todas as Suas tentações diárias e provações de cada hora. Mas conheces o meu tema escolhido — o lugar onde posso sempre me lembrar melhor de Cristo. É um jardim sombreado cheio de oliveiras. Ó, esse lugar! Se o Espírito nos tomasse e nos assentasse bem perto dos montes de Jerusalém... veem-se ali gotas de sangue na relva do Getsêmani.

E conduzirei vossos olhos ao pretório de Pilatos, para vê-Lo suportar as zombarias, as bofetadas, a coroa de espinhos e os açoites. Agora, encerrai a cena de angústia com uma visão do Calvário. Pensai nas mãos perfuradas, no lado ensanguentado, na escuridão total e no grito de morte: “Está consumado!”.

II. As Vantagens de uma Amorosa Lembrança de Cristo

O amor nunca diz: “Cui bono?” O amor nunca pensa no benefício que vai receber; ele ama por natureza. Contudo, observar as vantagens de nos lembrarmos de Cristo traz imensos proveitos:

  1. Esperança sob o fardo do pecado: Quando o pecador atribulado e convicto de sua culpa se vê sem saída na lei, lembrar-se de Cristo revela aquele que pagou a dívida por completo, gerando o cântico de alegria e a salvação.

  2. Paciência sob a perseguição: Diante das injúrias, zombarias e aflições do mundo, olhar para o exemplo dAquele que suportou a cruz e orou por Seus perseguidores nos revigora a paciência e nos faz transformar a desgraça em honra por amor ao Seu nome.

  3. Força na tentação e no leito de morte: Quando as tempestades da vida rugem ou quando a hora derradeira da partida chega — quando os olhos se fecham e os lábios secam —, a lembrança de Cristo permite ao crente atravessar a transição da morte proclamando a vitória.

III. Um Doce Auxílio à Memória

O Salvador, com suprema sabedoria, instituiu a sagrada Eucaristia. Pão partido e vinho derramado — emblemas vivos do corpo e do sangue de Jesus — fazem um apelo direto aos nossos sentidos de forma simples e livre de fardos humanos. O pão é saboreado; o vinho é tomado. A simplicidade desses elementos evita a confusão e serve de canal para que a contemplação da alma se eleve ao sacrifício do Calvário.

Contudo, exige-se santificação e exame de consciência, pois aproximar-se da mesa do Senhor de maneira descuidada ou indigna atrai grande culpa espiritual.

IV. Um Doce Mandamento

A quem se aplica este mandamento? “Fazei isto VÓS.” Aplica-se àqueles que põem a sua confiança n'Ele. Se Cristo vos diz esta noite: “Fazei isto em memória de mim”, como podereis permanecer na negligência, envergonhados ou recuando por pretexto humano?

Faço um convite gratuito a todo amante de Jesus para vir a esta mesa. Não vos priveis deste privilégio, pois o próprio Cristo advertiu que aquele que d'Ele se envergonhar nesta geração, d'Ele se envergonhará quando vier na sua glória com os santos anjos.