Sermão nº 18 — C. H. Spurgeon
Pregado na manhã de domingo, 8 de abril de 1855, no Exeter Hall, Strand.
Texto bíblico: “Vinde e vede o lugar onde o Senhor jazia.” — Mateus 28:6
Todas as circunstâncias relacionadas à vida de Cristo são profundamente interessantes para a mente cristã. Onde quer que contemplemos nosso Salvador, Ele é sempre digno de nossa atenção.
“ Sua cruz, Sua manjedoura e Sua coroa
Estão repletas de glórias ainda desconhecidas.”
Toda a Sua cansativa peregrinação, desde a manjedoura de Belém até a cruz do Calvário, é, aos meus olhos, pavimentada de glória. Cada lugar sobre o qual Ele pisou é imediatamente consagrado à nossa alma, simplesmente porque ali esteve o pé do Salvador do mundo e do nosso próprio Redentor.
Quando Ele chega ao Calvário, nosso interesse se intensifica. Então, nossos melhores pensamentos se concentram nEle, contemplando as agonias da crucificação. Nem mesmo nosso profundo afeto nos permite abandoná-Lo quando, terminada a luta, Ele entrega o espírito.
Seu corpo, ao ser retirado da cruz, continua sendo precioso aos nossos olhos. Permanecemos afetuosamente ao redor daquele corpo imóvel. Pela fé, contemplamos José de Arimateia e o tímido Nicodemos, auxiliados pelas santas mulheres, retirando os pregos e descendo o corpo mutilado. Vemo-los envolvendo-O em linho branco e limpo, apressando-se em envolvê-Lo com faixas e especiarias aromáticas, colocando-O então no túmulo e partindo para o descanso do sábado.
Nesta ocasião, iremos ao lugar para onde Maria foi na manhã do primeiro dia da semana, quando, despertando antes do amanhecer, levantou-se para chegar cedo ao sepulcro de Jesus. Tentaremos, se possível, com o auxílio do Espírito de Deus, fazer como ela: não iremos fisicamente, mas em espírito. Estaremos diante daquele túmulo.
Vamos examiná-lo e esperamos ouvir de seu interior alguma voz que proclame a verdade, trazendo-nos consolo e instrução. Assim, ao partirmos, poderemos dizer a respeito do túmulo de Jesus: “Este lugar não era outro senão a porta do céu” — um lugar sagrado, profundamente solene e santificado pelo corpo morto de nosso precioso Salvador.
I. UM CONVITE É FEITO
Começarei minhas palavras nesta manhã convidando todos os cristãos a virem comigo ao túmulo de Jesus.
“Vinde e vede o lugar onde o Senhor jazia.”
Procuraremos tornar esse lugar atraente para vocês. Tomaremos delicadamente sua mão para conduzi-los até lá. E que nosso Mestre se agrade em fazer arder o nosso coração enquanto conversamos pelo caminho!
Afastem-se, vocês que são profanos — vocês cuja vida consiste em risadas, frivolidade e divertimentos! Afastem-se também, vocês que têm a mente presa às coisas materiais e carnais, que não apreciam o que é espiritual nem encontram prazer nas coisas celestiais. Não pedimos a companhia de vocês.
Falamos aos amados de Deus, aos herdeiros do céu, aos santificados, aos redimidos e aos puros de coração. A eles dizemos:
“Vinde e vede o lugar onde o Senhor jazia.”
Certamente, vocês não precisam de argumentos para serem conduzidos ao santo sepulcro. Ainda assim, empregaremos todo o nosso esforço para atrair seus espíritos até esse lugar.
Venham, pois este é o santuário da grandeza; é o lugar de repouso daquele Homem que veio restaurar nossa raça, o Conquistador da morte e do inferno. Os homens viajam centenas de quilômetros para contemplar o lugar onde um poeta respirou pela primeira vez o ar da Terra. Viajam até os antigos túmulos de grandes heróis ou às sepulturas de homens cuja fama atravessou os séculos.
Mas onde o cristão poderá encontrar o túmulo de alguém tão ilustre quanto Jesus?
Perguntem-me quem foi o maior Homem que já viveu, e lhes responderei: o Homem Cristo Jesus, que foi “ungido com óleo de alegria, mais do que a seus companheiros”.
Se procuram um lugar honrado como o repouso de um gênio, voltem-se para cá. Se desejam reverenciar o túmulo da santidade, venham até aqui. Se desejam contemplar o lugar sagrado onde, por algum tempo, repousaram os mais preciosos ossos que já foram formados, venham comigo, cristãos, àquele jardim tranquilo, junto aos muros de Jerusalém.
Venham comigo também porque este é o túmulo de seu melhor Amigo.
Os judeus disseram a respeito de Maria: “Ela vai ao sepulcro para chorar ali”. Alguns de vocês perderam seus amigos. Plantaram flores sobre seus túmulos e, ao entardecer, vão sentar-se sobre a grama verde, regando-a com suas lágrimas, pois ali repousa sua mãe, ali está seu pai ou sua esposa.
Ah! Venham, em meio à tristeza silenciosa, comigo a este jardim escuro onde nosso Salvador foi sepultado. Venham ao túmulo de seu melhor Amigo, de seu irmão — sim, daquele que “é mais chegado do que um irmão”.
Venha ao túmulo de seu parente mais querido, ó cristão, pois Jesus é o seu Esposo: “Porque o teu Criador é o teu marido; o Senhor dos Exércitos é o seu nome”.
O amor não o atrai? Os doces lábios do amor não o convidam? O lugar onde alguém tão amado repousou, ainda que por um breve momento, não está santificado?
Certamente, vocês não precisam de eloquência. E, se precisassem, eu não a teria. Posso apenas repetir, em palavras simples, mas sinceras:
“Vinde e vede o lugar onde o Senhor jazia.”
Nesta manhã de Páscoa, façam uma visita ao Seu túmulo, pois ele é o túmulo de seu melhor Amigo.
Sim, há ainda outra razão para insistir nessa piedosa peregrinação. Venham, porque os anjos os convidam. Foram eles que disseram:
“Vinde e vede o lugar onde o Senhor jazia.”
Uma versão siríaca diz: “Vinde e vede o lugar onde nosso Senhor jazia”. Sim, os anjos colocaram-se ao lado daquelas pobres mulheres e usaram um pronome que expressava algo em comum: nosso.
Jesus é o Senhor dos anjos, assim como dos homens.
Vocês, frágeis mulheres, chamaram-No de Senhor, lavaram Seus pés, supriram Suas necessidades e se apegaram às Suas palavras para recolher as doces sentenças que saíam de Seus lábios. Sentaram-se encantadas sob Sua poderosa eloquência. Vocês O chamam de Mestre e Senhor, e fazem bem.
Mas o serafim também declara: “Ele é meu Senhor”. Curvando a cabeça, diz suavemente:
“Vinde e vede o lugar onde nosso Senhor jazia.”
Portanto, cristão, não tenha medo de entrar naquele túmulo. Não tema aproximar-se quando o anjo aponta com o dedo e diz: “Venha, iremos juntos, anjos e homens, contemplar a câmara real”.
Vocês sabem que os anjos entraram no túmulo de Jesus, pois um se assentou à cabeceira e o outro aos pés, em santa contemplação. Imagino aqueles querubins resplandecentes sentados ali, conversando entre si.
Um deles teria dito: “Foi aqui que repousaram Seus pés”, e o outro responderia: “E ali estavam Suas mãos, e ali, Sua cabeça”.
Em linguagem celestial, conversavam sobre as profundas verdades de Deus. Depois, inclinaram-se e beijaram o chão rochoso, que se tornara sagrado até mesmo para os próprios anjos — não porque tivessem sido redimidos ali, mas porque ali seu Mestre e Soberano, cujas elevadas ordens obedeciam, tornou-se por algum tempo escravo da morte e prisioneiro da destruição.
Venha, cristão, pois os anjos são os guardiões que abrem a porta. Venha, porque um querubim é o mensageiro enviado para conduzi-lo ao lugar onde a própria morte foi vencida.
Não recue diante da entrada. Não permita que a escuridão o assuste. A abóbada não está úmida pelos vapores da morte, e o ar não contém nada contagioso.
Venha, pois este é um lugar puro e saudável. Não tenha medo de entrar naquele túmulo.
Admito que as catacumbas não são lugares aos quais nós, que estamos cheios de alegria, gostaríamos de ir. Há algo sombrio e desagradável em uma sepultura. Existem odores nocivos provenientes da corrupção, e muitas vezes a pestilência surge onde um corpo morto permaneceu.
Mas não tema, cristão, pois Cristo não foi deixado no inferno — no Hades —, nem Seu corpo conheceu a corrupção.
Venha, pois ali não há mau cheiro; pelo contrário, há perfume. Entre e, mesmo que já tenha respirado as brisas do Ceilão ou os ventos dos bosques da Arábia, descobrirá que todos eles são superados pela doce e santa fragrância deixada pelo bendito corpo de Jesus, aquele vaso de alabastro que outrora conteve a divindade e, por isso, tornou-se doce e precioso.
Não pense que encontrará algo desagradável aos seus sentidos. Jesus jamais conheceu a corrupção. Nenhum verme devorou Sua carne. Nenhuma podridão atingiu Seus ossos. Ele não viu a corrupção.
Durante três dias, repousou, mas não por tempo suficiente para que Seu corpo se deteriorasse. Logo ressuscitou, perfeito como quando entrou no sepulcro e sem qualquer dano, como quando Seus membros foram acomodados para o descanso.
Venha, então, cristão. Reúna seus pensamentos e concentre todas as suas forças. Aqui está um convite precioso, e quero insistir nele mais uma vez.
Meu irmão, deixe-me conduzi-lo pela mão da meditação. Permita que eu o tome pelo braço da imaginação e lhe diga novamente:
“Vinde e vede o lugar onde o Senhor jazia.”
Há ainda outra razão pela qual desejo que você visite esse sepulcro real: é um lugar tranquilo.
Há muito tempo anseio por descanso. Tenho ouvido por tanto tempo os rumores deste mundo em meus ouvidos que já implorei por:
“Um abrigo em algum vasto deserto,
Uma extensão sem limites de sombra”,
onde pudesse esconder-me para sempre.
Estou cansado desta vida exaustiva e difícil. Meu corpo está fatigado, e minha alma anseia desesperadamente por repousar um pouco. Como gostaria de deitar-me à margem de um riacho pedregoso, sem outra companhia além das belas flores e dos salgueiros que balançam suavemente!
Como gostaria de descansar em silêncio, onde o ar trouxesse alívio à mente atormentada, onde não houvesse outro murmúrio além do zumbido da abelha no verão, nenhum sussurro além da brisa suave e nenhum canto além do gorjeio da cotovia!
Desejo encontrar tranquilidade, ainda que por um momento.
Tornei-me um homem ocupado com as coisas do mundo. Minha mente está exausta, e minha alma está cansada.
Ah! Você deseja tranquilidade, cristão? Comerciante, deseja descansar de seus trabalhos? Gostaria de experimentar a calma, ao menos uma vez? Então venha para cá.
Este lugar fica em um jardim agradável, longe do movimento de Jerusalém. O barulho e a agitação dos negócios não chegarão até você aqui.
“Vinde e vede o lugar onde o Senhor jazia.”
É um lugar de repouso agradável, um retiro para sua alma, onde você pode sacudir de suas vestes a poeira da Terra e meditar um pouco em paz.
II. ATENÇÃO SOLICITADA
Já insisti no convite. Agora, entraremos no túmulo. Vamos examiná-lo com profunda atenção, observando cada circunstância relacionada a ele.
Primeiramente, observe que se trata de um túmulo dispendioso. Não é uma sepultura comum. Não é uma escavação feita com uma pá para esconder os últimos restos mortais de algum indigente, cujos ossos miseráveis e exaustos já não suportavam o peso da vida.
É um túmulo principesco, escavado na encosta de uma colina. Imagine-se aqui, ó crente, e pergunte por que Jesus teve um sepulcro tão precioso.
Ele não possuía roupas elegantes. Vestia uma túnica sem costura, tecida de alto a baixo, sem qualquer bordado. Não tinha um palácio luxuoso, pois não possuía sequer um lugar onde reclinar a cabeça. Suas sandálias não eram adornadas com ouro nem cravejadas de pedras preciosas.
Ele era pobre. Por que, então, repousa em um túmulo nobre?
Respondemos: porque Cristo não foi honrado enquanto não terminou Seus sofrimentos.
Seu corpo suportou humilhação, vergonha, escárnio, cusparadas, golpes e insultos até que Sua grande obra fosse concluída. Ele foi pisoteado e tratado com desprezo. Era “desprezado e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores e que sabe o que é padecer”.
Mas, no momento em que terminou Sua missão, Deus declarou:
“Esse corpo não será mais desonrado. Se deve dormir, que repouse em um túmulo digno. Se deve descansar, que seja sepultado por homens nobres. Que José, o conselheiro, e Nicodemos, membro do Sinédrio, estejam presentes em Seu funeral. Que Seu corpo seja preparado com especiarias preciosas e receba a devida honra. Já sofreu humilhação, vergonha, insultos e golpes suficientes. Agora, que seja tratado com respeito.”
Cristão, você compreende o significado disso?
Depois de concluir Sua obra, Jesus repousou em um túmulo precioso, pois agora o Pai O amava e O honrava, uma vez que Sua missão estava consumada.
Entretanto, embora fosse um túmulo valioso, era emprestado.
Posso imaginar uma inscrição sobre sua entrada: “Sagrado à memória da família de José de Arimateia”. Contudo, foi ali que Jesus repousou. Sim, Ele foi sepultado no túmulo de outra pessoa.
Aquele que não possuía casa própria e se hospedava nas casas de outros, que não tinha mesa particular, mas dependia da hospitalidade de Seus discípulos, que tomava barcos emprestados para pregar e não possuía coisa alguma neste vasto mundo, precisou receber um túmulo por caridade.
Ah! Não deveriam os pobres encontrar nisso motivo de coragem?
Eles temem ser sepultados às custas de seus vizinhos. Mas, se sua pobreza é inevitável, por que deveriam envergonhar-se, visto que o próprio Jesus Cristo foi sepultado em um túmulo alheio?
Ah, como eu gostaria de ter possuído o túmulo de José para permitir que Jesus fosse sepultado nele!
O bom José pensava que o havia preparado para si mesmo, imaginando que ali repousariam seus próprios ossos. Mandara escavar aquele lugar como sepultura de família. Mas eis que o Filho de Davi o transforma em um dos túmulos dos reis!
José, porém, não perdeu nada ao emprestá-lo ao Senhor. Pelo contrário, recebeu-o de volta com juros preciosos. Emprestou-o por apenas três dias, e então Cristo o desocupou.
Jesus não o danificou; antes, perfumou-o e santificou-o, tornando-o muito mais sagrado. Assim, no futuro, seria uma honra ser sepultado naquele lugar.
Era um túmulo emprestado. Por quê?
Entendo que isso não aconteceu para desonrar Cristo, mas para demonstrar que, assim como os pecados que Ele carregou eram pecados alheios, também Seu sepultamento ocorreu em um túmulo alheio.
Cristo não possuía transgressões próprias. Tomou sobre Si os nossos pecados. Nunca praticou mal algum, mas carregou todos os meus pecados e os seus, se você é um verdadeiro crente.
A respeito de todo o Seu povo, é verdade que Ele levou nossas enfermidades e carregou nossas dores em Seu próprio corpo sobre o madeiro. Portanto, assim como os pecados eram de outros, Ele repousou em um túmulo que pertencia a outro. Assim como os pecados Lhe foram imputados, aquele sepulcro era Seu apenas por imputação. Não era originalmente o Seu túmulo; era o sepulcro de José.
Não nos cansemos desta piedosa investigação. Com atenção concentrada, observemos tudo o que está relacionado a esse lugar santo.
Notamos que o túmulo foi escavado na rocha. Por que isso aconteceu?
A Rocha dos Séculos foi sepultada em uma rocha — uma Rocha dentro de outra rocha. Mas por quê?
Muitos sugerem que isso foi determinado para deixar claro que não havia nenhuma passagem escondida pela qual os discípulos ou outras pessoas pudessem entrar e roubar o corpo.
É bem possível que essa tenha sido a razão. Mas, ó minha alma, não consegues encontrar também uma razão espiritual?
O sepulcro de Cristo foi escavado na rocha. Não foi aberto em um solo que pudesse ser desgastado pela água, desfeito ou reduzido a pó. Creio que, espiritualmente, esse sepulcro permanece intacto até hoje.
O mesmo sepulcro que recebeu os pecados de Paulo receberá também as minhas iniquidades. Se algum dia eu perder minha culpa, ela terá de rolar de meus ombros para dentro desse sepulcro.
Ele foi escavado na rocha para nos ensinar que, se um pecador foi salvo há mil anos, eu também posso ser libertado. Trata-se de um sepulcro rochoso no qual o pecado foi enterrado; um sepulcro de mármore onde meus crimes foram depositados para sempre, sepultados sem jamais ressuscitar.
Observe também que aquele túmulo nunca havia recebido o corpo de outra pessoa.
Christopher Ness afirma: “Quando Cristo nasceu, foi colocado no ventre de uma virgem; quando morreu, foi colocado em um túmulo virgem. Ele repousou onde nenhum homem jamais havia repousado”.
A razão disso era impedir que alguém dissesse que outra pessoa havia ressuscitado. Como nenhum outro corpo estivera ali, seria impossível confundir as pessoas.
Também não se poderia afirmar que algum profeta antigo havia sido sepultado naquele lugar e que Cristo ressuscitara por ter tocado seus ossos.
Vocês se lembram de quando Eliseu foi sepultado. Enquanto alguns homens enterravam outro homem, eis que o cadáver tocou os ossos do profeta e reviveu. Cristo, porém, não tocou os ossos de profeta algum, pois ninguém jamais havia repousado naquele lugar.
Era uma câmara nova, onde o Soberano da Terra descansou durante três dias e três noites.
Aprendemos, portanto, algumas coisas ao examinar o túmulo com atenção. Mas, antes de partir, inclinemo-nos mais uma vez para observar outro detalhe.
Vemos o sepulcro, mas vocês percebem os lençóis funerários, cuidadosamente enrolados e deixados em seus lugares, enquanto o lenço que cobria a cabeça foi dobrado e colocado à parte?
Por que os lençóis estavam enrolados?
Os judeus afirmaram que ladrões haviam levado o corpo. Mas, se fosse assim, certamente teriam roubado também as roupas. Não teriam parado para dobrá-las e colocá-las cuidadosamente no lugar. Estariam com tanta pressa que não pensariam em fazer isso.
Por que, então, tudo estava daquela maneira?
Para nos mostrar que Cristo não saiu apressadamente do túmulo. Ele repousou até o último instante e, então, despertou. Não saiu com pressa.
Assim também o Seu povo não sairá às pressas nem fugirá; no momento determinado, virá ao encontro do Senhor.
Na hora exata, no instante decretado, Jesus Cristo despertou tranquilamente, retirou Suas vestes funerárias, deixou-as para trás e saiu em Sua pura e inocente nudez, talvez para nos ensinar que, assim como as roupas são consequência do pecado, quando Cristo expiou o pecado, deixou para trás todas as vestes. As roupas são sinais da culpa; se não fôssemos culpados, jamais teríamos precisado delas.
Observe também que o lenço foi colocado à parte.
Os lençóis funerários foram deixados para que todo cristão falecido pudesse vesti-los. O leito da morte está bem preparado com as vestes de Jesus. Mas o lenço foi colocado separadamente porque o cristão, ao morrer, não precisará dele. Esse lenço é usado pelos que choram — e somente por eles.
Todos nós usaremos vestes funerárias, mas não precisaremos do lenço.
Quando nossos amigos morrem, o lenço é deixado de lado para que nós o utilizemos. Mas será que nossos irmãos e irmãs que subiram ao céu também o utilizam? Não! O Senhor Deus enxugou dos olhos deles todas as lágrimas.
Permanecemos diante dos corpos de nossos queridos que partiram, umedecendo seus rostos com nossas lágrimas e deixando que verdadeiras torrentes de tristeza caiam sobre eles. Mas será que eles choram?
Oh, não! Se pudessem falar conosco das regiões celestiais, diriam:
“Não chore por mim, pois fui glorificado. Não se entristeça por mim. Deixei para trás um mundo mau e entrei em um lugar muito melhor.”
Eles não têm lenço; não choram.
É estranho que aqueles que enfrentam a morte não chorem, enquanto os que os veem morrer são os que derramam lágrimas.
Dizem os árabes que, quando uma criança nasce, ela chora enquanto os outros sorriem; quando morre, ela sorri enquanto os outros choram.
Assim acontece com o cristão. Ó coisa bendita! O lenço foi colocado à parte porque os cristãos jamais precisarão utilizá-lo quando morrerem.
III. EMOÇÕES DESPERTADAS
Examinamos o túmulo com profunda atenção e espero que isso tenha sido proveitoso para nós. Mas não é tudo.
Amo uma religião que consiste, em grande medida, de emoções. Se eu tivesse poder para tocar as cordas de seus corações como um mestre músico, faria delas surgir uma gloriosa melodia, composta de notas solenes, pois este é um lugar profundamente solene ao qual os conduzi.
Primeiramente, pediria que permanecessem diante do lugar onde o Senhor jazia, tomados por profunda tristeza.
Venha, meu amado irmão! Seu Jesus repousou ali certa vez.
Ele foi um homem assassinado, minha alma, e você foi o assassino.
“Ah, meus pecados, meus cruéis pecados,
Foram Seus maiores algozes;
Cada um dos meus crimes tornou-se um prego,
E a incredulidade, a lança.”
“Ah! Meu Salvador sangrou?
Meu Soberano morreu?”
Eu O matei! Esta mão direita cravou o punhal em Seu coração. Minhas obras mataram Cristo. Ai de mim! Matei o meu Amado, aquele que me amou com amor eterno.
Ó olhos, por que se recusam a chorar ao contemplar o corpo de Jesus mutilado e dilacerado?
Cristãos, deem vazão à sua tristeza, pois vocês têm boas razões para isso.
Creio no que Hart afirma: houve um período em sua experiência em que ele conseguia compadecer-se tanto de Cristo que sentia mais tristeza pela morte dEle do que alegria. Parecia-lhe algo tão doloroso que Cristo tivesse de morrer. E, muitas vezes, também me parece que foi um preço excessivamente alto aquele que Jesus Cristo pagou com Seu próprio sangue para comprar criaturas tão frágeis e insignificantes como nós.
Penso que O amo tanto que, se O tivesse visto prestes a sofrer, teria agido como Pedro e dito: “De modo nenhum, Senhor! Isso nunca Te acontecerá”.
Mas então Ele teria me respondido: “Para trás de mim, Satanás!” Pois Ele não aprova um amor que tentaria impedi-Lo de morrer.
“Não beberei eu o cálice que o Pai me deu?”
Creio, porém, que, se O tivesse visto caminhando em direção à cruz, teria tentado fazê-Lo voltar, dizendo:
“Ó Jesus, Tu não morrerás! Não posso aceitar isso. Tu comprarás a minha vida por um preço tão elevado?”
Parece-me caro demais que Aquele que é o Príncipe da Vida e da Glória permita que Seus membros preciosos sejam torturados em agonia. Que as mãos que distribuíram tantas bênçãos sejam perfuradas por pregos malditos! Que as têmporas que sempre estiveram revestidas de amor recebam espinhos cruéis!
Tudo isso parece excessivo.
Oh, cristão, chore e deixe que sua tristeza se manifeste! Não é o preço quase grande demais, quando o seu Amado Se entrega por você?
Imagino que, se alguém fosse salvo da morte por outra pessoa, sentiria profunda tristeza se seu libertador perdesse a própria vida durante o resgate.
Tive um amigo que, estando à margem de uma extensão de água congelada, viu um menino dentro dela e correu sobre o gelo para salvá-lo. Depois de agarrar o garoto, segurou-o nos braços e gritou:
“Aqui está ele! Aqui está ele! Eu o salvei!”
Mas, justamente quando conseguiram alcançar o menino, meu amigo afundou na água. Seu corpo não foi encontrado senão algum tempo depois, quando já estava sem vida.
Ah, é assim com Jesus!
Minha alma estava se afogando. Dos altos portais do céu, Ele me viu afundando nas profundezas do inferno. Então, mergulhou para me resgatar.
“Afundou sob o peso de Suas dores
Para elevar-me a uma coroa;
Não há dádiva que Sua mão conceda
Que não tenha custado um gemido ao Seu coração.”
Ah, certamente podemos lamentar nossos pecados, pois foram eles que levaram Jesus à morte.
Agora, cristão, mude por um momento o tom de sua voz.
Contemple o lugar onde o Senhor jazia com alegria e júbilo!
Ele não está mais ali. Chore ao contemplar o túmulo de Cristo, mas alegre-se porque ele está vazio.
Seu pecado O matou, mas Sua divindade O ressuscitou. Sua culpa O levou à morte, mas Sua justiça O trouxe de volta à vida.
Oh! Ele rompeu as correntes da morte. Desatou as vestes funerárias do sepulcro e saiu como mais do que vencedor, esmagando a morte sob Seus pés.
Alegre-se, ó cristão, pois Ele não está ali: ressuscitou!
“Vinde e vede o lugar onde o Senhor jazia.”
Mais um pensamento, e então falarei um pouco sobre as doutrinas que podemos aprender desse túmulo.
Contemple “o lugar onde o Senhor jazia” com reverente solenidade, pois você e eu também teremos de repousar ali.
“Escutai! Do túmulo vem um som doloroso;
Prestai atenção ao seu clamor!
Ó vivos, vinde contemplar o chão
Onde em breve também repousareis.
Príncipes, esta terra será vosso leito,
Apesar de todo o vosso poder;
O nobre, o sábio, o venerável,
Terão de se deitar como nós.”
É um fato no qual raramente pensamos: dentro de pouco tempo, todos estaremos mortos.
Sei que sou feito de pó, e não de ferro. Meus ossos não são de bronze, nem meus tendões, de aço. Em pouco tempo, meu corpo se desintegrará e retornará aos elementos dos quais veio.
Mas vocês alguma vez tentaram imaginar o momento da própria morte?
Meus amigos, alguns de vocês raramente se dão conta da própria idade e de quão perto estão da morte.
Uma maneira de nos lembrarmos da nossa idade é pensar em quanto tempo ainda nos resta. Imaginem alguém chegando aos oitenta anos e considerem quantos anos faltam para que vocês cheguem lá.
Precisamos nos lembrar de nossa fragilidade.
Às vezes, tento imaginar o momento de minha partida. Não sei se morrerei de maneira violenta ou não, mas gostaria, se Deus assim quisesse, de morrer repentinamente, pois a morte súbita seria uma glória imediata.
Gostaria de ter uma partida tão abençoada quanto a do doutor Beaumont: morrer em meu púlpito, encerrando meu ministério e entregando meu corpo ao mesmo tempo em que cessasse de trabalhar e viver. Mas essa escolha não me pertence.
E se eu ficar deitado durante semanas, sofrendo dores, tristezas e agonias?
Quando chegar aquele momento — tão solene que meus lábios mal conseguem falar dele —, quando o espírito deixar o corpo de barro, mesmo que o médico consiga adiá-lo por semanas ou anos, como costumamos dizer, embora não seja exatamente assim, quando esse momento chegar, ó lábios, permaneçam em silêncio e não profanem a solenidade daquela hora.
Quando a morte chega, como o homem forte se curva! Como o poderoso cai!
Podem dizer que não morrerão, mas não há esperança de escapar. Terão de ceder; a flecha já atingiu o alvo.
Conheci um homem perverso e miserável, e lembro-me de vê-lo andando de um lado para o outro em seu quarto, dizendo:
“Ó Deus, não vou morrer! Não vou morrer!”
Quando lhe pedi que se deitasse, pois estava morrendo, ele respondeu que não poderia morrer enquanto ainda conseguisse andar e que continuaria caminhando até morrer.
Ah! Ele expirou em terríveis tormentos, gritando incessantemente:
“Ó Deus, não vou morrer!”
Oh, aquele momento! Aquele último momento!
Vejam como o suor frio cobre a testa, como a língua fica seca e os lábios, ressecados. O homem fecha os olhos e adormece; depois, volta a abri-los.
Se for cristão, imagino que dirá:
“Escutai! Sussurram os anjos:
Irmã alma, vem embora!
O que me envolve por completo?
Rouba meus sentidos, fecha meus olhos,
Afoga meu espírito, rouba meu fôlego?
Dize-me, ó alma, será isto a morte?”
Não sabemos exatamente quando ele está morrendo. Um suspiro suave, e o espírito parte.
Mal conseguimos dizer “Ele se foi”, e o espírito resgatado já ocupa sua morada junto ao trono.
Venha, então, ao túmulo de Cristo, pois em breve a sepultura silenciosa será também sua habitação. Venha ao sepulcro de Cristo, pois você também repousará ali.
E vocês também, pecadores! Por um momento, peço que venham igualmente, porque terão de morrer, assim como todos nós.
Seus pecados não poderão livrá-los das garras da morte. Pecador, quero que contemple também o sepulcro de Cristo, pois, quando você morrer, poderá ser de grande proveito ter pensado nele.
Vocês já ouviram falar da rainha Elizabeth, que teria exclamado que daria um império por uma única hora de vida? Ou já leram o grito desesperado de um cavalheiro a bordo do navio Arctic, quando este estava afundando? Ele gritou para o barco:
“Voltem! Darei trinta mil libras se vierem me buscar!”
Ah, pobre homem! De que lhe adiantariam trinta mil mundos se pudesse, por meio deles, prolongar a vida?
“Pele por pele! Sim, tudo quanto o homem tem dará pela sua vida.”
Alguns de vocês que riem nesta manhã e vieram a este salão para passar uma hora agradável estarão morrendo um dia. Então, orarão e implorarão pela vida, clamando por mais um domingo.
Oh, como os domingos que desperdiçaram passarão diante de vocês como fantasmas! Como agitarão diante de seus olhos os cabelos de serpente! Como serão levados à tristeza e ao choro por terem desperdiçado horas preciosas que, uma vez perdidas, jamais poderão ser recuperadas!
Que Deus os livre das angústias do remorso.
IV. INSTRUÇÃO TRANSMITIDA
E agora, irmãos cristãos, venham contemplar o lugar onde o Senhor jazia para aprender algumas doutrinas.
O que vocês viram ao visitar “o lugar onde o Senhor jazia”?
“Ele não está aqui, porque já ressuscitou!”
A primeira coisa que percebemos ao permanecer junto ao Seu túmulo vazio é Sua divindade.
Os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro na ressurreição, mas Aquele que ressuscitou primeiro — seu Líder — ressuscitou de maneira diferente. Eles ressuscitarão pelo poder que lhes será concedido. Ele ressuscitou pelo Seu próprio poder.
Não poderia permanecer adormecido no túmulo, pois era Deus. A morte não tinha domínio sobre Ele.
Não existe prova melhor da divindade de Cristo do que Sua extraordinária ressurreição, quando Ele saiu do sepulcro pela glória do Pai.
Ó cristão, seu Jesus é Deus! Seus ombros poderosos, que o sustentam, são verdadeiramente divinos. E aqui está a melhor prova disso: Ele ressuscitou dos mortos.
Uma segunda doutrina aqui ensinada poderá encher seu coração de alegria, se o Espírito Santo a aplicar poderosamente.
Contemple este túmulo vazio, ó verdadeiro crente! Ele é o sinal de sua absolvição e de sua completa libertação da condenação.
Se Jesus não tivesse pago a dívida, jamais teria ressuscitado do sepulcro. Ele ainda estaria ali até este momento se não tivesse cancelado toda a dívida, satisfazendo a justiça divina.
Ó amados, não é esse um pensamento extraordinário?
“Está consumado! Está consumado!
Ouvi o Salvador ressuscitado proclamar!”
O anjo celestial veio e removeu a pedra, mas não o teria feito se Cristo não tivesse concluído toda a obra. Ele O teria mantido ali, dizendo:
“Não, não! Agora és o pecador. Carregas sobre os ombros os pecados de todos os Teus eleitos, e não Te deixarei sair livre até que tenhas pago até o último centavo.”
Ao contemplar Sua libertação, vejo também a minha própria absolvição.
“O sangue de Jesus é minha plena quitação.”
Como homem justificado, não tenho nenhum pecado registrado contra mim no livro de Deus.
Se eu abrisse o livro eterno de Deus, veria cada uma de minhas dívidas quitada e cancelada.
“Aqui há perdão para transgressões passadas,
Não importa quão negras tenham sido;
E, ó minha alma, contempla maravilhada:
Há perdão também para os pecados futuros.
Enquanto por Teu sangue sou absolvido
Da terrível maldição e condenação do pecado.”
Aprendemos ainda uma última doutrina, com a qual concluiremos: a doutrina da ressurreição.
Jesus ressuscitou. E, assim como o Senhor e nosso Salvador ressuscitou, todos os Seus seguidores também ressuscitarão.
Preciso morrer. Este corpo se tornará alimento para os vermes; será devorado por esses pequenos canibais e, talvez, seus restos sejam espalhados de uma extremidade da Terra à outra.
As partículas que constituem meu corpo entrarão nas plantas; das plantas passarão aos animais e, assim, poderão ser transportadas para regiões distantes.
Mas, ao som da trombeta do arcanjo, cada átomo separado do meu corpo encontrará novamente os demais, como os ossos espalhados no vale da visão de Ezequiel. Embora separados uns dos outros, no momento em que Deus falar, cada osso se juntará ao seu osso, e a carne voltará a cobri-los.
Os quatro ventos do céu soprarão, e o fôlego retornará.
Portanto, que eu morra, que os animais me devorem, que o fogo transforme este corpo em gases e vapores: todas as suas partículas serão restauradas.
Este mesmo corpo, exatamente este, sairá do túmulo glorificado e transformado à semelhança do corpo de Cristo, mas continuará sendo o mesmo corpo, pois Deus assim declarou.
O próprio corpo de Cristo ressuscitou; assim também ressuscitará o meu.
Ó minha alma, ainda tens medo de morrer?
Você perderá por algum tempo o corpo que lhe serve de companheiro, mas voltará a unir-se a ele no céu. Alma e corpo estarão novamente unidos diante do trono de Deus.
O que é o túmulo? É o banho no qual o cristão coloca as vestes de seu corpo para que sejam lavadas e purificadas.
O que é a morte? É a sala de espera na qual nos vestimos para a imortalidade. É o lugar onde o corpo, como Ester, se banha em especiarias, a fim de estar preparado para o abraço de seu Senhor.
A morte é a porta da vida.
Portanto, não temerei morrer, mas direi:
“Não temas atravessar as águas;
Entrega-Lhe todo o teu cuidado —
A Ele, cujo amor e poder na morte
Acalmaram as ondas e silenciaram seu rugido.
Seguras são as águas que se abrem,
Suaves como uma tarde de verão;
Nenhum daqueles que estão sob Seu cuidado
Jamais ali naufragou!”
Venham, pois, contemplar com santa meditação o lugar onde o Senhor jazia.
Meus amados irmãos, dediquem esta tarde à meditação sobre esse lugar. Visitem frequentemente o túmulo de Cristo, tanto para chorar quanto para se alegrar.
Vocês que são tímidos, não tenham medo de se aproximar. Não é inútil lembrar que foi a timidez que sepultou Cristo.
A fé não teria providenciado Seu funeral. A fé O teria mantido acima da terra e não teria permitido que fosse sepultado, pois teria considerado inútil enterrar Cristo se Ele fosse ressuscitar.
Foi o temor que O sepultou.
Nicodemos, o discípulo que O procurava à noite, e José de Arimateia, secretamente, por medo dos judeus, foram e O sepultaram.
Portanto, vocês que são tímidos também podem ir até lá.
Vocês que mal conseguem caminhar, pobres temerosos; vocês, senhora Desânimo e muito medrosos, vão frequentemente àquele lugar. Ele é o refúgio favorito de vocês. Ali construam uma tenda e permaneçam.
E, quando estiverem aflitos e tristes, digam muitas vezes ao próprio coração:
“Vinde e vede o lugar onde o Senhor jazia.”
Extraído da coleção The Metropolitan Tabernacle Pulpit, de C. H. Spurgeon. O sermão original foi preservado integralmente na edição inglesa, com pequenas atualizações editoriais. Recursos bíblicos adicionais estão disponíveis em www.spurgeongems.org.
