Total de visualizações de página

terça-feira, 15 de abril de 2014

A Livre Graça

Sermão Nº 233, A Livre Graça – Charles Haddon Spurgeon

Pregado na Manhã de Sabado, em 9 de Janeiro de 1859
Por Charles Haddon Spurgeon

“Não é por amor de vós que eu faço isto, diz o Senhor DEUS; notório vos seja; envergonhai-vos, e confundi-vos por causa dos vossos caminhos, ó casa de Israel.” (Ezequiel 36: 32)

Há dois pecados do homem que são formados nos ossos e que vêm continuamente à carne. Um deles é autodependência e o outro é a autoexaltação. É muito difícil, mesmo para o melhor dos homens, conter-se desde o primeiro erro. O mais santo dos cristãos e aqueles que entendem melhor o Evangelho de Cristo encontram em si uma inclinação constante de olhar para o poder da criatura – em vez de olhar para o poder de Deus e o poder de Deus, somente. Uma e outra vez a Sagrada Escritura tem nos lembrado do que nós nunca devemos esquecer – que a salvação é obra de Deus do começo ao fim – e não do homem, nem por homem algum. Mas assim é, este erro antigo – que devemos salvar a nós mesmos, ou que estamos a fazer alguma coisa em matéria de salvação – sempre se levanta e nos encontramos continuamente tentados por ele a nos afastarmos da simplicidade de nossa fé no poder do Senhor, nosso Deus. Por que, mesmo Abraão, ele mesmo, não estava livre do grande erro de confiar em sua própria força! Deus havia prometido a ele que iria dar-lhe um filho – Isaque, o filho da promessa. Abraão creu, mas por fim, cansado de esperar, ele adotou o recurso carnal de tomar para si mesmo Hagar para esposa e ele imaginava que Ismael iria certamente ser o cumprimento da promessa de Deus. Mas, em vez de Ismael ajudar a cumprir a promessa, ele trouxe tristeza ao coração de Abraão porque Deus não queria que Ismael habitasse com Isaque. “Lançai fora”, diz a Escritura, “a escrava e seu filho, porque o filho da escrava não será herdeiro com o filho da mulher livre”.
Agora, na questão da salvação, estamos aptos a pensar que Deus se demora muito tempo no cumprimento de Sua promessa e nos propomos a nós mesmos trabalhar para fazer alguma coisa e o que fazemos? Afundamo-nos mais profundamente na lama e acumulamos para nós mesmos um armazém de problemas e dissabores futuros! Não lemos que pesou o coração de Abraão por enviar Ismael embora? Ah, e muitos cristãos tem sido ofendidos por essas obras da Natureza, que eles realizaram com o projeto de ajudar o Deus da Graça! Oh, Amados, nós com muita frequência nos encontramos tentados a executar a tola tarefa de auxiliar a Onipotência e ensinar o Onisciente! Em vez de olhar para graça para nos santificar, encontramo-nos a adotar regras e princípios filosóficos que achamos que efetuarão a obra Divina. Mas nós a estragamos! Nós trazemos dor aos nossos próprios espíritos. Mas se, em vez disto, nós em toda a obra olharmos para o Deus da nossa salvação por ajuda, e força, e graça, e socorro, então o nosso trabalho irá proceder à nossa própria alegria e consolo e para a Glória de Deus! Esse erro, então, eu digo, está em nossos ossos e sempre vai morar conosco e, portanto, é que as palavras do texto são colocadas como um antídoto contra esse erro. É claramente afirmado em nosso texto que a salvação é de Deus. “Não é por amor de vós que eu faço isto”; Ele não diz nada sobre o que temos feito ou podemos fazer. Todos os precedentes e todos os versículos seguintes, falam do que Deus faz “Vou levá-lo de entre as nações”; “Então aspergirei água pura sobre vós”; “Vou dar-lhe um novo coração”; “Porei meu Espírito dentro de vocês”; É tudo de Deus – Portanto, mais uma vez recordamos à nossa memória esta Doutrina e desistamos de toda a dependência de nossa própria força e poder! O outro erro a que o homem está muito propenso é o de confiar em seu próprio mérito. Embora não haja justiça em qualquer homem, mas em cada homem há uma tendência a confiar em algum mérito imaginário. Estranho que isto deva ser assim, mas os caráteres mais reprováveis ainda têm alguma virtude, como eles imaginam, de que dependem!
Você vai encontrar o bêbado mais abandonado orgulhando-se de que ele não é um blasfemador. Você vai encontrar o bêbado blasfemador orgulhando-se de que pelo menos ele é honesto. Você vai encontrar homens sem nenhuma outra virtude no mundo exaltando o que eles imaginam ser uma virtude – o fato de que eles professam não ter nenhuma! Eles pensam ser extremamente excelentes, porque eles têm a honestidade, ou antes impudência suficiente para confessar que eles são totalmente vis! De alguma forma a mente humana se apega ao mérito humano. Ela sempre o reterá e quando você tira tudo em que você acha que ela poderia confiar, em menos de um momento ela forma algum outro motivo para a confiança fora de si mesma! A natureza humana no que diz respeito ao seu próprio mérito é como a aranha – que leva o seu suporte em suas próprias entranhas e parece como se fosse manter girando por toda a eternidade. Você pode puxar para baixo uma teia, mas ela logo faz outra. Você pode pegar o fio de um lugar e você vai encontrá-lo agarrado ao seu dedo e quando você procurar escová-lo para baixo com uma mão, você o encontrará agarrado à outra! É difícil se livrar dele. Ela está sempre pronta para tecer sua teia e vincular-se a algum terreno de falsa confiança.
É contra todo o mérito humano, que eu vou falar nesta manhã e eu sinto que vou ofender muita gente aqui. Estou prestes a pregar uma doutrina que é fel e vinagre para carne e sangue – que vai fazer moralistas justos rangerem seus dentes e fazer os outros irem embora e declarem que sou um Antinomiano e talvez dificilmente apto para viver! No entanto, essa consequência é uma que eu não devo lamentar muito se ligado a ela houver em outros corações uma rendição a esta gloriosa verdade de Deus e rendendo-se ao poder e Graça de Deus que nunca irá nos salvar, a não ser que estivermos preparados para deixá-lO ter toda a glória!
Em primeiro lugar, me esforçarei para expor como um todo a doutrina contida neste texto. No próximo lugar eu devo me esforçar para mostrar a sua força e veracidade. Em seguida, no terceiro lugar, buscarei do Espírito Santo de Deus para aplicar as lições úteis e práticas que devem ser tiradas a partir dele.
I. Vou tentar expor este texto. “Não é por amor de vós que eu faço isto, diz o Senhor Deus”. O motivo para a salvação da raça humana se encontra no seio de Deus e não no caráter ou condição do homem. Duas raças se revoltaram contra Deus – uma angelical, a outra humana. Quando uma parte desta raça angelical se revoltou contra o Altíssimo, a justiça rapidamente alcançou-os. Eles foram arrastados de suas cadeiras no céu estrelado e, doravante, eles estão reservados na escuridão até o grande dia da ira de Deus! Nenhuma misericórdia foi apresentada a eles, nenhum sacrifício jamais foi oferecido por eles. Eles estavam sem esperança e misericórdia, para sempre remetidos para o abismo de tormento eterno! A raça humana, muito inferior em ordem de inteligência, pecou tanto atrozmente quanto – de qualquer forma, se os pecados da humanidade que temos ouvido fossem colocados juntos e corretamente pesados, mal posso entender como até mesmo os pecados dos demônios poderiam ser muito mais negros do que os pecados da humanidade! No entanto, o Deus que em Sua Infinita Justiça passou sobre anjos e permitiu-lhes eternamente expiar seus crimes no fogo do Inferno, teve o prazer de olhar para baixo sobre o homem. Ali estava a eleição em grande escala! A eleição da natureza humana e a reprovação da natureza angélica caída! Qual foi a razão para isso? A razão estava na mente de Deus – uma razão inescrutável que não sabemos e mesmo que se soubéssemos, provavelmente não conseguiríamos entender. Tivesse eu e você sido postos a determinar a escolha de qual teria sido poupado, eu acho que é provável que teríamos escolhido que anjos caídos deveria ter sido salvos. Eles não são mais brilhantes? Será que eles não [possuem] a maior força mental? Se eles tivessem sido redimidos, será que não glorificariam a Deus mais, como nós julgamos, do que a salvação de vermes como nós?
Esses seres brilhantes – Lúcifer, filho da alva e essas estrelas que andava em seu curso – se tivessem sido lavados em Seu sangue redentor; se tivessem sido salvos pela Soberana Misericórdia, que canção teriam eles levantado ao Altíssimo e eterno Deus! Mas Deus, que faz o que Ele quer com o que é seu próprio e não dá conta dos seus assuntos; Ele que lida com as Suas criaturas como o oleiro lida com seu barro – não tomou sobre Si a natureza dos anjos, mas tomou sobre Si a descendência de Abraão e escolheu homens para serem os vasos de Sua misericórdia! Este fato se sabe, mas o que é a sua razão? Certamente não [está] no homem! “Não é por amor de vós que eu faço isto, diz o Senhor DEUS; notório vos seja; envergonhai-vos, e confundi-vos por causa dos vossos caminhos, ó casa de Israel”.
Aqui, muito poucos homens objetam. Observamos que, se estamos a falar da eleição dos homens e a não eleição de anjos caídos, não há uma objeção por um momento! Todo homem aprova o Calvinismo até que ele sinta que ele é o perdedor por ele. Mas quando ele começa a tocar seus próprios ossos e sua carne, então ele chuta contra isto. Venha, então, temos de ir mais longe! A única razão pela qual um homem é salvo e não outro não reside, em qualquer sentido, no homem salvo, mas no peito de Deus! A razão pela qual neste dia o Evangelho é pregado a você e não às nações distantes não é, por que, como uma raça, nós sejamos superiores aos pagãos! Não é porque mereçamos mais das mãos de Deus! Sua escolha da Grã-Bretanha, na eleição de privilégio, não é causada pela excelência da nação britânica, mas inteiramente por causa de Sua própria misericórdia e Seu próprio amor! Não há razão em nós pela qual nós devemos ter o Evangelho pregado a nós mais do que qualquer outra nação. Hoje alguns de nós receberam o Evangelho e foram transformados por ele – e tornaram-se os herdeiros da luz e da imortalidade – enquanto outros ainda são deixados para ser os herdeiros da ira! Mas não há nenhuma razão em nós porque nós deveríamos ter sido tomados e outros deixados –
“Não havia nada em nós para merecer estima
Ou dar deleite ao Criador.
Foi assim mesmo, Pai! Nós deveremos eternamente cantar,
Porque pareceu bem aos Teus olhos.”
E agora, vamos rever esta Doutrina extensamente. Somos ensinados nas Escrituras Sagradas que muito antes deste mundo ter sido criado, que Deus de antemão conheceu e previu todas as criaturas que Ele intentou formar. E, em seguida, foi ali preordenado que a raça humana cairia em pecado e mereceriam Sua ira; determinado em sua própria mente Soberana que uma imensa parcela da raça humana deveria ser Seus filhos e deveria ser levada para o céu. Quanto ao resto, deixou-os a seus próprios desertos – para semear vento e colher tempestade, para espalhar o crime e herdar punição. Agora, no grande decreto da eleição, a única razão pela qual Deus escolheu os vasos de misericórdia deve ter sido porque Ele o fez. Não havia nada em qualquer um deles que levou Deus a escolhê-los! Nós todos éramos iguais – todos perdidos, todos arruinados pela Queda – todos sem a menor reivindicação de Sua misericórdia. Todos, de fato, merecendo Sua maior vingança! Sua escolha de qualquer um e Sua escolha de todo o Seu povo é sem causa, na medida em que nada neles foi sua causa.  Era o efeito de Sua Soberana Vontade e de nada do que fizeram, poderiam fazer, ou até mesmo fariam! Porque assim diz o texto – “Não por amor de vós que eu faço isto, ó casa de Israel!” Quanto ao fruto da nossa eleição, em devido tempo, Cristo veio a este mundo e comprou com o Seu sangue todos aqueles a quem o Pai escolheu. Agora vamos para a Cruz de Cristo! Traga esta doutrina com você e lembre-se que a única razão pela qual Cristo deu a Sua vida para ser um resgate por suas ovelhas foi porque Ele amava Seu povo – não havia absolutamente nada no Seu povo que o faria morrer por eles! Eu estava pensando como eu vim aqui esta manhã, se alguém deve imaginar que o amor de Deus por nós foi causado por alguma coisa em nós, seria como se um homem olhasse para um poço para encontrar os mananciais do mar, ou cavar um formigueiro para encontrar um Alpe! O amor de Deus é tão imenso, tão ilimitado e tão infinito que não se posso conceber por um momento que ele poderia ter sido causado por qualquer coisa em nós!
O pouco de bom que há em nós – o nada bom que há em nós – e não há quem, não poderia ter causado o amor ilimitado, sem fundo, sem margens, sem cume que Deus manifesta ao Seu povo! Fiquem ao pé da cruz, vocês sedendos-de-mérito, vocês que se deleitam em suas próprias obras – respondam a esta pergunta – Vocês pensam que o Senhor da Vida e Glória poderia ter sido trazido do Céu; foi feito como um homem e foi levado a morrer por qualquer mérito seu? Poderão estas veias sagradas serem aberta com qualquer faca menos aguda do que o Seu próprio Amor Infinito? Vocês concebem que seus pobres méritos, tal como eles são, podem ser tão eficazes quanto para pregar o Redentor no madeiro e fazê-lO dobrar seus ombros por baixo da enorme carga de culpa do mundo? Você não pode imaginar isto! A consequência é tão grande em comparação com o que você acha ser o caso, que a sua lógica falha de imediato.  Você pode conceber que um inseto coral eleva uma rocha por sua multiplicidade e por seus muitos anos de trabalho, mas você não pode conceber que todos os méritos acumulados da humanidade, se houvesse tais coisas, poderia ter trazido o Eterno do Trono de Sua Majestade e incliná-Lo à morte de cruz – isso é uma coisa tão claramente impossível a qualquer mente pensante como a impossibilidade pode ser! Não – da cruz vem o grito – “Não é por amor de vós que eu faço isto, ó casa de Israel”.
Após a morte de Cristo vem, no lugar seguinte, a obra do Espírito Santo. Aqueles a quem o Pai escolheu e a quem o Filho redimiu, em devido tempo, o Espírito Santo chama “das trevas para a maravilhosa luz”. Agora, o chamado do Espírito Santo é, sem qualquer respeito a qualquer mérito em nós. Se este dia o Espírito Santo deve chamar desta congregação cem homens e levá-los para fora de seu estado de pecado para um estado de retidão, você pode trazer esses cem homens e deixá-los marchar em revista – e se você pudesse ler seus corações, você seria obrigado a dizer – Eu não vejo nenhuma razão pela qual o Espírito de Deus deveria ter operado nestes! Não vejo nada de tudo o que poderia ter merecido tanta graça como esta – nada que pudesse ter causado as operações e moções do Espírito a trabalhar nestes homens “. Pois, olhe aqui – por natureza, é dito que os homens estão mortos no pecado.
Se o Espírito Santo vivifica, não pode ser por causa de qualquer poder nos homens mortos, ou qualquer mérito deles, pois eles estão mortos, corruptos e podres na sepultura de seu pecado! Se, então, o Espírito Santo diz: “Sai para fora e vive”, não é por causa de qualquer coisa nos ossos secos – deve ser por algum motivo, em Sua própria mente, mas não em nós. Portanto, saibam disso, irmãos e irmãs, para que todos estejamos em terreno nivalado! Nós não temos, nenhum de nós, qualquer coisa que pode nos recomendar a Deus. E se o Espírito escolhe operar em nossos corações para a salvação, Ele deve ser movido para fazê-lo por Seu próprio amor supremo, pois Ele não pode ser movido a fazê-lo por qualquer boa vontade, bom desejo, ou boa ação que habita em nós por natureza!
Para avançar um pouco mais – esta verdade de Deus, que é válida até o momento, será válida até o fim. O povo de Deus, depois de terem sido chamados pela graça, são preservados em Cristo Jesus – eles são “guardados pelo poder de Deus mediante a fé para a salvação”. Eles não têm permissão para pecar afastando-se da sua herança eterna, mas como surgem tentações que têm certa força com que encontrá-los – e como o pecado os escurece e eles são lavados novamente e novamente purificados. Mas obsevem, a razão pela qual Deus preserva Seu povo é a mesma que os fez o seu povo – Sua própria livre Graça Soberana! Se, meus irmãos e irmãs, vocês forem livrados na hora da tentação, façam uma pausa e lembrem-se que não foram entregues pelo seu próprio bem – aqui não era nada em você que mereceu a libertação! Se você tem sido alimentado e suprido em sua hora de necessidade, não é porque você tem sido um fiel servo de Deus, nem porque você tem sido um cristão fervoroso.
É simples e somente por causa da misericórdia de Deus! Ele não é movido por qualquer coisa que Ele faz por você por qualquer coisa que você faz para Ele – Seu motivo para o abençoar encontra-se total e completamente nas profundezas do seu próprio peito! Bendito seja Deus, o Seu povo deve ser conservado -
“Nem a morte, nem o inferno jamais removerão
Seus favoritos de seu peito!
No querido seio do Seu amor
Eles devem eternamente descansar.”
Mas por quê? Porque eles são santos? Porque eles são santificados? Porque eles servem a Deus com boas obras? Não, mas porque Ele, em Sua Graça Soberana, os amou, não ama e os amará até o fim!
E para concluir minha exposição deste texto. Isto deve manter-se válido no próprio Céu! O dia está chegando quando cada, filho lavado pelo sangue, comprado pelo sangue de Deus deverá andar nas ruas de ouro vestidos de branco. Nossas mãos em breve terão palmas. Nossos ouvidos devem ser deleitados com melodias celestes e os olhos cheios de visões arrebatadoras da Glória de Deus. Mas note, a única razão pela qual Deus deve nos levar para o céu será o seu próprio amor e não porque merecemos isso – temos de lutar a luta, mas não obtemos a vitória porque nós a combatemos! Devemos trabalhar, mas o salário no fim dos dias deve ser um salário pela graça e não uma dívida! Devemos honrar a Deus aqui, esperando a recompensa do galardão, mas que nenhuma recompensa será dada em um terreno legal porque merecemos, mas nos foi dada inteiramente porque Deus nos ama – e não por qualquer motivo que estava em nós! Quando você e eu e cada um de nós entrarmos no Céu, o nosso canto deve ser, “Não a nós, não a nós, mas ao teu nome seja toda a glória”. E isso deverá ser verdade! Isto não deve ser um mero exagero de gratidão. Deve ser verdade! Seremos obrigados a cantá-lo, porque não poderíamos cantar qualquer outra coisa. Devemos sentir que não fizemos nada e que não éramos nada, mas que Deus fez tudo – que não tínhamos nada em nós para ser o motivo para leva-lO a fazer isto -, mas que seu motivo estava em Si Próprio! Por isso a Ele será cada partícula de honra para todo o sempre.
Agora, isso, presumo, é o significado do texto. Desagradável é para a grande maioria, mesmo dos cristãos professos nesta era. Esta é uma doutrina que requer uma grande quantidade de sal, ou então poucas pessoas vão recebê-la. É muito desagradável para elas. No entanto, lá está: “Seja Deus verdadeiro e todo homem mentiroso”. Sua Verdade nós temos que pregar e isso devemos proclamar. A salvação é “não de homens, nem por homem algum. Não da vontade da carne, nem do sangue”, nem de nascimento, mas da Soberana Vontade de Deus e de Deus somente!
II. E agora, em segundo lugar, eu irei ilustrar e reforçar este texto. Considere por um momento, o caráter do homem. Ela vai humilhar-nos e ele tenderá a confirmar esta verdade de Deus em nossas mentes. Deixe-me dar uma ilustração. Vou considerar o homem como um criminoso. Ele certamente é tal aos olhos de Deus e não vou difamá-lo. Suponha agora que algum grande criminoso é finalmente ultrapassado no seu pecado e preso em Newgate. Ele cometeu alta traição, assassinato, rebelião e cada maldade possível. Ele quebrou todas as leis do reino – cada uma delas! O clamor público está em toda parte – “Este homem deve morrer! As leis não podem ser mantidas a menos que ele seja feito um exemplo de seu rigor. Aquele que não tem a espada em vão desta vez deve deixar a espada provar o sangue. O homem deve morrer. Ele merece isso!” Você olha através de seu caráter – você não pode ver um solitário traço redentor.
Ele é um velho ofensor. Ele tem tanto tempo perseverado na sua iniquidade, que você é obrigado a dizer: “O caso é sem esperança para este homem. Seus crimes têm tal agravamento nós não podemos fazer um pedido de desculpas por ele, embora ainda devemos tentar! Nenhuma astúcia jesuítica, em si, poderia conceber qualquer pretensão de desculpa, ou qualquer esperança de um fundamento para este desgraçado abandonado. Deixe-o morrer! “Agora, se Sua Majestade a Rainha, tendo em suas mãos o poder Soberano de vida ou morte escolhe que este homem não irá morrer, mas que ele será poupado, você não vê tão claro como a luz do dia que a única razão que pode levá-la a poupar este homem deve ser o seu próprio amor, sua própria compaixão? Como eu já supunha que não há nada no caráter do homem que pode ser um pedido de misericórdia, mas que, pelo contrário, todo o seu caráter clama por vingança contra o seu pecado – quer queiramos ou não – esta é apenas a verdade de Deus concernente a nós! Este é apenas o nosso caráter e posição diante de Deus!
Ah, meu ouvinte, você pode girar sobre os calcanhares revoltado e ofendido! Mas há alguns aqui que acham que isto seja solenemente verdadeiro em suas próprias experiências e, portanto, eles vão beber na Doutrina, pois é a única maneira pela qual eles podem ser salvos. Meu ouvinte, talvez a sua consciência está lhe dizendo esta manhã que você pecou tão horrendamente que não há uma entrada para um raio solitário de esperança em sua pessoa. Você adicionou aos seus pecados este outro – de que você se rebelou contra o Altíssimo desenfreada e perversamente! Caso você não tenha cometido todos os pecados do calendário do crime, foi porque a Providência deteve sua mão, o seu coração tem sido negro o suficiente para tudo isto. Você sente a vileza de sua imaginação e seus desejos têm alcançado a consumação da culpa humana e você não poderia ir mais longe. Seus pecados prevaleceram contra você e passaram sobre sua cabeça. Agora, homem, a única base sobre a qual Deus pode salvá-lo é o Seu amor! Ele não pode salvá-lo, porque você merece, pois você não merece isso – não há desculpa que possa ser dada para o seu pecado! Não, você é, inescusável e a você sente isso. Oh, bendiga o Seu querido nome, que Ele concebeu desta maneira pela qual Ele pode salvá-lo sobre a base de Seu próprio amor Soberano e ilimitada Graça sem nada em você! Eu quero que você volte novamente para Newgate e a este criminoso. Supomos agora que este criminoso é visitado por Sua Majestade em pessoa. Ela vai até ele e diz-lhe: “Rebelde, traidor, assassino, eu tenho no meu coração compaixão por você. Você não merece isso, mas eu vim hoje para lhe dizer que se você se arrepender você terá misericórdia pelas minhas mãos”. Suponha que esse homem, se levante, deveria amaldiçoá-la – amaldiçoar este anjo de misericórdia para com o seu rosto; cuspir sobre ela e proferir blasfêmias, e maldições, e imprecações sobre sua cabeça? Ela se retira. Ela se vai.
Mas tão grande é sua compaixão que no dia seguinte ela envia um mensageiro – e dias, semanas e meses e anos ela envia continuamente mensageiros e estes vão para ele e dizem – “Se você se arrepender de suas transgressões, você terá misericórdia. Não é porque você merece, mas porque Sua Majestade é compassiva e sua alma graciosa deseja a sua salvação. Você vai se arrepender?” Suponha que este homem amaldiçoasse o mensageiro; tapasse os ouvidos contra a mensagem, cuspindo nele e dissesse que ele não se importa com consigo mesmo? Ou suponha um caso melhor – suponha que ele gira em seu lugar e diz: “Eu não me importo se estou enforcado ou não. Vou levar a minha oportunidade, juntamente com outras pessoas. Eu não tomar conhecimento de vocês”? E suponha que mais do que isso, levantando de seu assento, ele se entrega de novo em todos os crimes pelos quais ele já foi condenado e mergulha de cabeça de novo nos mesmos pecados que trouxeram seu pescoço para a corda da forca? Agora, se Sua Majestade poupasse um homem como esse, em que termos ela poderia fazê-lo? Você diz: “Pois ela não pode, a não ser que ela o faça isso por amor! Ela não pode por causa de qualquer mérito nele! Tal como animal este deve morrer!”
E agora o que você e eu somos por natureza, senão como este? E meu ouvinte não convertido, o que é isso, senão um retrato seu? O próprio Deus já não visitou sua consciência? Será que Ele não disse a você, “Pecador! Venha agora, vamos raciocinar juntos. Ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata se tornarão como a lã”. E o que você fez? Tapou seu ouvido contra a voz da consciência – amaldiçoou e praguejou contra Deus, blasfemou contra o Seu santo nome, desprezou Sua Palavra e ralhou contra seus ministros. E hoje, mais uma vez, com lágrimas nos olhos, um servo de Deus veio para você e sua mensagem é “Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo. Como eu vivo, diz o Senhor, não tenho prazer na morte do que morre, mas antes quero que ele se converta a mim e viver”. E o que você vai fazer? Por que, se deixados a si mesmos, vocês vão rir da mensagem – e desprezá-la! E vocês vão desprezar a Deus, novamente, como haviam feito anteriormente!  Você não vê, então, que, se Deus devesse salvá-lo, isto não pode ser por amor de vós? Deve ser de Seu próprio amor infinito. Não pode ser a partir de qualquer outro motivo, desde que você tenha rejeitado a Cristo, desprezado o Seu Evangelho, pisado o sangue de Jesus e recusam-se a serem salvos! Se Ele vos salva, deve ser por Livre Graça e Livre Graça sozinha.
Mas agora imagine um pouco mais sobre este criminoso em Newgate. Não contente com o haver adicionado pecado a pecado e tendo rejeitado a misericórdia para si, este desgraçado industriosamente emprega-se em dar a volta a todas as celas onde os outros estão confinados e endureceu seus corações, também, contra a misericórdia da rainha! Ele mal pode ver uma pessoa, que ele começa a manchar-lhe com a blasfêmia de seu próprio coração. Ele profere coisas prejudiciais contra a majestade que poupa a e se esforça para fazer os outros tão vis como a si mesmo! Agora, o que diz a Justiça? Se este homem não deve morrer por sua própria conta, então ele deve morrer para o bem dos outros! E se ele é poupado, não é tão simples como cabeça do grupo que ele não pode ser poupado por causa de qualquer motivo nele? Deve ser por causa da compaixão inconquistável da Soberana! E agora olhe aqui – não é esse o caso de alguns aqui presentes? Vocês não somente pecam, vocês mesmos, mas vocês levam outros ao pecado! Eu sei que esta foi uma das minhas pragas e tormentos, quando Deus me trouxe para Si mesmo, que eu tinha levado outros à tentação. Não existem homens aqui que ensinaram outros a jurar? Não estão aqui pais que ajudaram a destruir as almas de seus próprios filhos? Não existem alguns de vocês que são como a mortal árvore Upas? Você estica seus ramos e de cada folha cai veneno sobre aqueles que vêm sob a sua gama mortal! Não existem alguns aqui que têm seduzido os virtuosos; que enganaram aqueles que estavam aparentemente piedosos e que são, talvez, tão endurecidos que eles ainda gloriam-se nisto? Não contente com estar condenando a si mesmos, vocês estão buscando levar outros ao Poço também! Achando que não vos é suficiente estar em inimizade com Deus, vocês querem imitar Satanás, arrastando os outros com você! Ó meu ouvinte, não é este o seu caso? Seu coração não o confessa? E as lágrimas não descem em suas bochechas? Lembre-se, então, isso deve ser verdade – se Deus lhe salvar, isto será porque Ele o fará!
Eu só vou usar uma outra ilustração e então eu acho que deverá o texto ter sido feito suficientemente claro. Não há tanta diferença entre o preto e um tom mais escuro de preto como há entre o branco puro e o preto. Todos podem ver isso. Então, não há tanta diferença entre o homem e o Diabo como há entre Deus e o homem. Deus é a perfeição. Estamos preto com o pecado. O Diabo é apenas um tom mais escuro de preto. E grande como pode ser a diferença entre o nosso pecado, e o pecado de Satanás, mas não é tão grande como a diferença entre a perfeição de Deus e a imperfeição do homem. Agora, imagine por um minuto que em algum lugar na África deve haver uma tribo de demônios vivendo – e que você e eu tivéssemos em nosso poder salvar esses demônios de alguma ira ameaçadora que deve alcançá-los. Se você ou eu devêssemos ir lá e morrer para salvar aqueles demônios, o que poderia ser a nossa motivação? Pelo que sabemos do caráter de um demônio, o único motivo que poderia levar-nos fazer isso deve ser o amor. Não poderia ser qualquer outro. Deve ser simplesmente porque tivemos tais corações grandes que poderíamos até mesmo abraçar demônios dentro deles. Bem, agora, não há tanta diferença entre o homem e o Diabo como entre Deus e o homem. Se, então, o único motivo que poderia levar os homens a poupar um demônio, deve ser o amor do homem, não se segue com força irresistível que o único motivo que poderia levar Deus a salvar os homens deve ser o próprio amor de Deus. De qualquer forma, se isso não é convincente, o fato é indiscutível – “Não por amor de vós que eu faço isto, ó casa de Israel” Deus nos vê abandonados, maldosos, iníquos e merecendo a sua ira. Se Ele nos salva, é por Seu infinito, insondável Amor que O leva a fazê-lo – [porém,] absolutamente nada em nós!

III. E agora, tendo assim pregado esta Doutrina e reforçado-a que, eu venho a uma APLICAÇÃO PRÁTICA muito solene. E aqui que Deus, o Espírito Santo, me ajude de laborar com os seus corações!
Em primeiro lugar, uma vez que esta Doutrina é verdade, como um humilde cristão deve ser! Se você é salvo, você não tinha nada a ver com isso – Deus o fez. Se você é salvo, você não merecia. É a misericórdia imerecida que você recebeu! Tenho, por vezes, sido muito feliz quando eu vi a gratidão de pessoas abandonadas para qualquer um que os tenha ajudado. Lembro-me de visitar uma casa de refúgio. Havia uma menina pobre lá que tinha caído em pecado há muito tempo e quando ela se viu gentilmente tratada e reconhecida pela sociedade e viu um ministro cristão desejoso de buscar o bem de sua alma, ele quebrou seu coração. Por que um homem de Deus se importa com ela? Ela era tão vil. Como pode ser que o cristão deve falar com ela? Ah, mas quanto mais deve esse sentimento elevar-se em nossos corações? Meu Deus! Me rebelei contra Ti e ainda Tu me amaste, indigno-me! Como pode ser? Eu não posso levantar-me de orgulho – Devo curvar diante de ti em palavras de gratidão! Lembrem-se, meus queridos irmãos e irmãs, que não só é a misericórdia que você e eu recebemos imerecidamente, mas foi sem ser solicitado ! É verdade que você orou, mas não até que a Livre Graça fizesse você orar. Você teria estado até hoje endurecido de coração, sem Deus e sem Cristo, não tivesse a Livre Graça de salvado. Você pode se orgulhar? Orgulhoso da misericórdia que, se posso usar o termo, foi forçado sobre você? – Orgulhoso da Graça que foi dado contra a sua vontade, até que a sua vontade foi mudada pela Graça Soberana? E pense novamente! Toda a misericórdia que você tem, uma vez recusou. Cristo ceou com você. Não seja Orgulhoso de seu companheiro! Lembre-se, houve um dia em que ele bateu na porta e você recusou – quando Ele veio até a porta e disse: “Minha cabeça está cheia de orvalho e meus cabelos das gotas da noite. Abra para mim, Minha Amada”. E você o barrou em sua face e não O deixou entrar! Não seja orgulhoso, então, do que você tem, quando você lembrar que você uma vez O rejeitou! Será que Deus abraça você em Seus braços de amor? Lembre-se, uma vez que você levantou sua mão de rebelião contra Ele! Está o seu nome escrito no Seu livro? Ah, houve um tempo em que, se tivesse estado em seu poder, você teria apagado as linhas sagradas que continham a sua própria salvação! Podemos, ousadamente, levantar nossas cabeças perversas com orgulho quando todas estas coisas deve fazer-nos pendurar a cabeça para baixo na mais profunda humildade? Essa é uma lição – vamos aprender outra.
Esta doutrina é verdadeira e, portanto, deve ser um assunto da maior gratidão. Ao meditar sobre este texto ontem, o efeito que teve em cima de mim foi um dos condutores à alegria. Oh, eu pensei, sobre qual outra condição eu poderia ter sido salvo? E eu olhei para trás, para meu estado passado. Vi-me piedosamente treinado e educado, mas me revoltei contra tudo isso. Vi lágrimas de uma mãe derramadas por mim em vão e admoestação do pai perdida em cima de mim e eu ainda encontrei-me salvo por Graça e eu só podia dizer: “Senhor, Ei te bendigo que é pela Graça, pois se tivesse sido por mérito Eu nunca teria sido salvo! Se Tu tivesses esperado até que houvesse algo de bom em mim, Tu terias esperado até que eu afundasse na perdição sem esperança do Inferno, pois nunca iria ter algo de bom no homem, a menos que Tu tivesses primeiro o colocado lá”. E então eu pensei imediatamente: “Ah, como eu poderia ir e pregar para o pobre pecador!” Ah, me deixe tentar, se eu não posso. Ó pecador, você diz que não se atreve a vir a Cristo, porque você não tem nada para lhe recomendar. Ele não precisa de nada para recomendar você! Ele não vai te salvar se você tem alguma coisa para lhe recomendar, pois Ele diz: “Não por sua causa que eu faço isto”. Vá para Cristo com brincos nas orelhas e joias em cima de você. Lave o rosto e exiba-se com ouro e prata e vá diante dele e diga: “Senhor, salva-me! Lavei-me e vesti-me – salva-me!” “Tire-o daqui! Não por amor de vós que eu vou fazer isso”. Vá a ele novamente e diga: “Senhor, eu coloquei uma corda em volta do pescoço e saco sobre os meus lombos – olha como eu estou arrependido! Olha o que eu sinto a minha necessidade! Agora salve-me! “Não”, ele diz: “Eu não iria salvá-lo por causa de suas vestes exibidas e agora não vou lhe poupar por causa de seus trapos! Eu vou te salvar não por algo sobre você. Se eu salvá-lo, isto vai ser por algo em meu coração, e não por qualquer coisa que você sente. Saia daqui!”
Mas, se hoje você for a Cristo e disser: “Senhor Jesus, não há nenhuma razão no mundo porque eu deveria ser salvo – há uma no Céu. Senhor, eu não posso instigar a qualquer alegação; eu mereço ser perdido, eu não tenho nenhuma desculpa para dar por todos os meus pecados, nenhum pedido de desculpas a oferecer. Senhor, eu mereço o inferno e não há nada em mim por que eu deveria ser salvo, pois se Tu me salvares eu deveria ser feito um cristão pobre, depois de tudo. Temo que minhas futuras obras não serão em homenagem a Ti – Eu gostaria que elas pudessem ser, mas Vossa Graça deve fazê-las boas, então eles ainda serão ruins! Mas, Senhor, embora eu não tenha nada para trazer e nada a dizer por mim mesmo, eu digo isso – Ouvi dizer que Tu vieste ao mundo para salvar os pecadores – Ó Senhor, salva-me! –
‘Eu sou o principal dos pecadores.’
Confesso que não sinto isso como eu deveria, eu não luto como devo. Eu não tenho nenhum arrependimento para me recomendar. Não, Senhor, eu não tenho fé para me recomendar, também, porque eu não acredito na sua promessa como devo. Mas oh, eu me agarro a este texto. Senhor, Tu disseste que não vais fazer isso por minha causa. Eu agradeço por ter dito isso! Tu não poderias fazer isso por mim, pois não tenho nenhuma razão pela qual Tu devesses. Senhor, eu reivindico sua promessa graciosa! “Tem misericórdia de mim, pecador”. Ah, vocês pessoas boas, esta Doutrina não combina com alguns de vocês! É muito humilhante, não é? Vocês que têm frequentado suas igrejas regularmente e estiveram em reuniões tão piedosamente, vocês que nunca quebraram o Sabath, ou nunca fizeram um juramento, ou algo errado – isso não combina com vocês! Você diz que fará muito bem pregar a prostitutas, e bêbados, e praguejadores, mas não irá servir para pessoas tão boas como nós somos.
Ah, bem, este é o vosso texto – “Eu não vim chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento”. Vocês são “sãos” – vocês são – vocês “Não precisam de médico, mas os que estão doentes”. Siga o seu caminho! Cristo não veio para salvar tais como vocês são! Vocês pensam que podem salvar a si mesmos. Façam isso e pereçam ao fazê-lo! Mas eu sinto que o mesmo Evangelho que atenda uma prostituta me [atende] e a Graça Livre que salvou Saulo de Tarso deve me salvar, caso contrário eu nunca fui salvo”. Venham, vamos todos juntos! Todos nós somos culpados – alguns mais, outros menos – mas todos irremediavelmente culpados. Vamos juntos para o escabelo de Sua misericórdia e embora não ousamos olhar para cima, vamos ficar lá no pó e suspirar de novo, “Senhor tenha misericórdia de nós por quem Jesus morreu -
“Assim como eu sou, sem um fundamento,
Mas o Teu sangue foi derramado por mim!
E que Tu me ordenas a vir a Ti,
Ó Cordeiro de Deus, eu venho, eu venho!”
Pecadores, venham agora! Vinde, pois, rogo-vos. Rogo-vos, venham agora! Ó Espírito do Deus vivo, atraía-os agora! Que estas débeis e fracas palavras sejam o meio de atrair almas para Cristo! Você vai rejeitar o meu Mestre de novo? Você vai sair dessa casa endurecido mais uma vez? Você pode nunca mais ter sentimentos como estes que estão despertados em sua alma. Venham, agora, receber a Sua misericórdia! Agora dobre seus pescoços dispostas ao seu jugo! E então eu sei que você deve ir longe para provar seu amor fiel e, finalmente, cantar no céu a canção dos redimidos – “Àquele que nos amou e nos lavou de nossos pecados em Seu próprio sangue, a Ele seja a glória para sempre. Amém”. -
“Ó Grande Jesus eterno,
Alto e poderoso Príncipe da Paz!
Como as tuas maravilhas brilham resplandecentes,
Nas maravilhas de Sua Graça -
Teu rico Evangelho despreza condições,
Sopra salvação gratuita como o ar;
Apenas sopra misericórdia triunfante,
Culpa desconcertante e todo o desespero!
Ó a grandeza do Evangelho,
Como soa o sangue purificador;
Mostra o coração de um Salvador,
Mostra o terno coração de Deus!
Trata apenas de amor eterno,
Aumenta a graça todo-abundante,
Nada sabe, senão vida e perdão,
Redenção completa, paz sem fim!”

 Fonte: SpurgeonGems.Org -Título Original: “Free Grace” (Almeida Corrigida Fiel) Tradução: William Teixeira -Revisão por Camila Rebeca Almeida -  Ame o Senhor Jesus Cristo! – por Thomas Brooks - Fonte: Puritansermons.com Tradução: OEstandarteDeCristo.com