Total de visualizações de página

domingo, 23 de junho de 2013

Precisamos da Teologia para Pregar? Parte II



Vamos dar continuidade a segunda parte do ensinamento.

I Coríntios.: 01: 26,29
26 Ora, vede, irmãos, a vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo
 a carne, nem muitos os poderosos. nem muitos os nobres que são chamados.
27 Pelo contrário, Deus escolheu as coisas loucas do mundo para confundir 
os sábios; e Deus escolheu as coisas fracas do mundo para confundir as fortes;
28 e Deus escolheu as coisas ignóbeis do mundo, e as desprezadas, e as que
 não são, para reduzir a nada as que são;
29 para que nenhum mortal se glorie na presença de Deus.

Como vocês podem ver a Palavra de Deus deixa bem claro, que pra ensinar
 as coisas do Reino de Deus, não precisa de nenhuma faculdade, não precisa
 ser doutor, ou bacharel em teologia, mas Deus escolhe os simples, os 
desprezados os fracos etc. para que ninguém se glorie na presença de Deus,
 por achar ser sábio ou entendido.

I Coríntios.: 03:18
18 Ninguém se engane a si mesmo; se alguém dentre vós se tem por sábio 
neste mundo, faça-se louco para se tornar sábio.
19 Porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus; pois está 
escrito: Ele apanha os sábios na sua própria astúcia;
20 e outra vez: O Senhor conhece as cogitações dos sábios, que são vãs.
21 Portanto ninguém se glorie nos homens; porque tudo é vosso;
22 seja Paulo, ou Apolo, ou Cefas; seja o mundo, ou a vida, ou a morte; 
sejam as coisas presentes, ou as vindouras, tudo é vosso,
23 e vós de Cristo, e Cristo de Deus.

A Palavra de Deus mostra no versículo 20 “ ... O Senhor conhece os 
pensamentos dos sábios que são vãos.”
Deus reprova a sabedoria humana para que ninguém se glorie nos homens. 
Exemplo: Se alguém pregar com conhecimentos humanos e terrenos e 
levar um elogio, ele vai dizer, “eu prego assim graças ao professor de 
Teologia X que me ensinou, ou graças a faculdade de Teologia X que fiz. 
Agora quando um pregador prega pela sabedoria Divina, vinda pelo 
Espírito Santo de Deus, ele vai dizer eu prego pela misericórdia, a 
través do Espírito de Deus.

II Coríntios.: 01:10,12
12 Porque a nossa glória é esta: o testemunho da nossa consciência, 
de que em santidade e sinceridade de Deus, não em sabedoria carnal,
 mas na graça de Deus, temos vivido no mundo, e mormente em 
relação a vós.

Há alguns que dizem outros afirmam que o Apostolo Paulo estudava
 e era Teólogo vamos ver o que a Palavra de Deus nos diz sobre isso.
Gálatas.: 01:10
10 Pois busco eu agora o favor dos homens, ou o favor de Deus? ou
 procuro agradar aos homens? se estivesse ainda agradando aos 
homens, não seria servo de Cristo.
11 Mas faço-vos saber, irmãos, que o evangelho que por mim foi 
anunciado não é segundo os homens;
12 porque não o recebi de homem algum, nem me foi ensinado; mas 
o recebi por revelação de Jesus Cristo.

I Coríntios.: 02:01
1 E eu, irmãos, quando fui ter convosco, anunciando-vos o testemunho
 de Deus, não fui com sublimidade de palavras ou de sabedoria.
2 Porque nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo, e este 
crucificado.
3 E eu estive convosco em fraqueza, e em temor, e em grande tremor.
4 A minha linguagem e a minha pregação não consistiram em palavras
 persuasivas de sabedoria, mas em demonstração do Espírito de poder;
5 para que a vossa fé não se apoiasse na sabedoria dos homens, mas 
no poder de Deus.

Continua ..........
ADEC
Associação de Divulgação do Evangelho de Cristo