O aguilhão da morte, a força do pecado e a vitória da fé
Sermão nº 23 — C. H. Spurgeon
Pregado na noite de domingo, 13 de maio de 1855, no Exeter Hall, Strand, Londres.
Texto bíblico: 1 Coríntios 15:56-57
“Ora, o aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei. Mas graças a Deus, que nos dá a vitória por meio de nosso Senhor Jesus Cristo.”
Introdução: A realidade da morte e a esperança da vitória
Embora a Bíblia seja um dos livros mais poéticos que existem, e sua linguagem alcance uma sublimidade indescritível, devemos observar como ela permanece constantemente fiel à realidade. Não há exagero dos fatos, nem disfarce da verdade. Por mais sombrio que seja o assunto, a Palavra de Deus o ilumina com esplendor, sem negar a escuridão que o acompanha.
Se você ler este capítulo da epístola de Paulo, tão justamente celebrado como uma obra-prima da linguagem, encontrará o apóstolo falando sobre aquilo que acontecerá depois da morte com tamanha exaltação e glória que poderá sentir: “Se morrer é assim, seria bom partir imediatamente!”
Quem nunca se alegrou, teve o coração elevado ou foi tomado por um santo ardor ao ler estas palavras?
“Num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. Porque é necessário que este corpo corruptível se revista da incorruptibilidade, e que este corpo mortal se revista da imortalidade. E, quando este corpo corruptível se revestir da incorruptibilidade, e este corpo mortal se revestir da imortalidade, então se cumprirá a palavra que está escrita: Tragada foi a morte pela vitória. Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão?”
(1 Coríntios 15:52-55)
Entretanto, mesmo com toda essa linguagem majestosa e esse extraordinário voo da eloquência, Paulo não nega que a morte seja algo sombrio. As próprias figuras que utiliza deixam isso claro. Ele não zomba da morte, nem diz: “Ah, morrer não é nada!”
Pelo contrário, descreve a morte como um monstro. Fala de seu aguilhão e nos mostra onde está a força desse aguilhão. E, mesmo em sua exclamação triunfante, não atribui a vitória à capacidade humana, mas declara:
“Graças a Deus, que nos dá a vitória por meio de nosso Senhor Jesus Cristo!”
Quando escolho um texto como este, sinto que não sou capaz de pregar à altura de sua grandeza. O pensamento me domina, e minhas palavras vacilam. Não há expressão suficientemente grandiosa para transmitir o significado profundo desse texto maravilhoso.
Se eu possuísse toda a eloquência de todos os homens reunida em uma só pessoa, e pudesse falar como jamais alguém falou — com exceção daquele único Homem divino de Nazaré —, ainda assim não conseguiria abarcar um assunto tão vasto.
Portanto, não pretendo fazê-lo. Oferecerei apenas os pensamentos que minha mente é capaz de produzir.
Nesta noite, falaremos sobre três assuntos:
O aguilhão da morte.
A força do pecado.
A vitória da fé.
I. O aguilhão da morte
O apóstolo retrata a morte como um dragão terrível, um monstro que vem ao encontro de todos os homens e com o qual cada pessoa terá de lutar individualmente.
Ele não nos oferece qualquer esperança de que possamos escapar dela. Não fala de uma ponte sobre o rio da Morte, nem apresenta a menor possibilidade de passarmos desta existência para outra sem morrer.
O monstro está exatamente em nosso caminho, e teremos de enfrentá-lo pessoalmente, cada um por si, separadamente e sozinho. Todo homem terá de morrer. Todos precisamos atravessar a corrente escura. Cada um de nós terá de passar pelo portão de ferro.
Não existe passagem deste mundo para outro sem a morte.
Depois de nos mostrar que não podemos escapar dela, o apóstolo fortalece nossos ânimos para o combate, mas não promete que conseguiremos matar o monstro. Ele não diz que podemos cravar nossa espada em seu coração, derrubando-o e destruindo a própria morte.
Ao apontar para o dragão, é como se dissesse:
“Homem, você não pode matá-lo. Não há esperança de que coloque o pé sobre seu pescoço e esmague sua cabeça. Mas existe algo que você pode fazer: ele possui um aguilhão que pode ser arrancado. Você não pode esmagar a morte sob seus pés, mas pode remover seu aguilhão mortal. Então, não precisará temer o monstro, pois ele deixará de ser um monstro e se tornará um anjo de asas velozes, conduzindo você às alturas do céu.”
Onde está, então, o aguilhão desse dragão? Onde devo golpeá-lo? O que é esse aguilhão?
O apóstolo nos responde:
“O aguilhão da morte é o pecado.”
Se eu puder arrancar esse aguilhão, então, embora a morte continue sendo sombria e solene, não precisarei temê-la. Segurando o aguilhão do monstro, poderei exclamar:
“Ó morte, onde está o teu aguilhão? Ó sepultura, onde está a tua vitória?”
Detenhamo-nos, portanto, nesta verdade: o aguilhão da morte é o pecado.
1. O pecado introduziu a morte no mundo
Os homens poderiam aceitar a morte com maior tranquilidade se não soubessem que ela é uma punição.
Suponho que, se jamais tivéssemos pecado, existiria algum meio de passarmos deste mundo para outro. Afinal, não podemos imaginar que uma população tão numerosa — todos os milhões e milhões de pessoas que viveram desde Adão até hoje — pudesse habitar para sempre um globo tão pequeno como este. Simplesmente não haveria espaço suficiente.
Talvez Deus tivesse providenciado algum meio de nos retirar deste mundo quando chegasse o momento apropriado, conduzindo-nos em segurança ao céu.
Ele poderia ter fornecido cavalos e carros de fogo para cada um de seus “Elias”. Ou, assim como foi dito a respeito de Enoque, poderia ter sido declarado acerca de cada um de nós: “Já não era, porque Deus o tomou para si”.
Partir deste mundo, se é que podemos chamar isso de morte, deixando este corpo para estar com Deus, não teria sido uma desonra. Pelo contrário, seria a mais elevada honra, correspondendo à aspiração mais sublime da alma: viver por um breve período neste mundo e, depois, subir para estar com seu Deus.
Nas orações do homem mais piedoso e devoto, uma das súplicas mais sublimes seria:
“Ó Deus, apressa o dia da minha partida, para que eu esteja contigo!”
Quando seres sem pecado pensassem em sua partida, não tremeriam. O portão seria de marfim e pérolas, e não de ferro, como agora. A travessia seria como néctar, muito diferente da atual “amargura da morte”.
Mas, infelizmente, quão diferente é a nossa realidade!
A morte é agora a punição do pecado.
“Porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás.” E “em Adão, todos morrem”.
Por causa do pecado de Adão, cada um de nós ficou sujeito à sentença de morte. E, por ser uma punição, a morte possui seu aguilhão.
Para o melhor dos homens, para o cristão mais santo, para a mente mais santificada e para a alma que desfruta da comunhão mais íntima com Deus, a morte ainda se apresenta com seu aguilhão, porque o pecado foi sua mãe.
Ó terrível descendência do pecado! Só temo você por causa de sua origem!
Se a morte viesse até mim como uma honra, eu poderia atravessar o Jordão agora mesmo. E, quando suas ondas geladas me envolvessem, eu sorriria em meio à correnteza.
Mesmo quando as águas do Jordão se avolumassem, meu cântico também cresceria, e a música de minha voz se uniria ao murmúrio das ondas:
“Aleluia! É uma bênção atravessar para a terra dos glorificados!”
Essa é uma das razões pelas quais o aguilhão da morte é o pecado.
2. O pecado não perdoado torna a morte terrível
Devemos considerar a questão sob outro aspecto.
“O aguilhão da morte é o pecado” significa também que aquilo que tornará a morte mais terrível para o homem será o pecado, caso ele não tenha sido perdoado.
Ainda que essa não seja a interpretação exata das palavras do apóstolo, trata-se de uma grande verdade que podemos encontrar neste texto.
Se o pecado pesasse sobre mim sem ter sido perdoado, se minhas transgressões permanecessem sem absolvição, isso seria, para mim, o verdadeiro aguilhão da morte. E alegro-me em saber que essa não é a minha condição.
Imaginemos um homem que está morrendo e olha para trás, contemplando sua vida passada. Ele descobrirá que o aguilhão da morte será o seu próprio pecado.
Pensemos, por exemplo, na morte de um conquistador. Desde a juventude, ele foi um homem sanguinário. Criado nos acampamentos militares, desde cedo seus lábios aprenderam o chamado da trombeta, e suas mãos, ainda na infância, já golpeavam o tambor.
Possuía um espírito guerreiro. Deleitava-se na fama e nos aplausos dos homens. Amava a poeira das batalhas e as vestes manchadas de sangue. Viveu aquilo que os homens chamam de glória.
Invadiu cidades, conquistou países, devastou continentes e submeteu povos inteiros. Seus estandartes estão expostos nos salões, e as marcas de sua glória aparecem em seu brasão. Ele é um dos guerreiros mais orgulhosos da Terra.
Mas agora chegou a hora de morrer.
Quando se deitar para dar seu último suspiro, o que tornará sua morte tão aterradora?
Será o seu pecado.
Imagino ver o monarca agonizante. Ele jaz em seu leito, cercado por nobres e conselheiros. Mas há outra presença ali. Ao seu lado está um espírito vindo das profundezas. É a alma de uma mulher falecida.
Ela olha para ele e diz:
“Monstro! Meu marido foi morto em batalha por causa de sua ambição. Fui transformada em viúva, e eu e meu pobre órfão passamos fome!”
Então ela se afasta.
O marido dela aparece, expondo suas feridas ensanguentadas, e exclama:
“Certa vez, chamei você de monarca. Mas, por sua desprezível cobiça, você provocou uma guerra injusta. Veja estas feridas! Eu as recebi durante o cerco. Por sua causa, subi primeiro a escada que levava ao topo da muralha. Meu pé alcançou o alto do muro, e agitei minha espada em triunfo. Mas, no inferno, ergui os olhos em tormento. Miserável! Sua ambição me conduziu até lá!”
Lançando sobre o monarca um olhar horrível, ele também desaparece.
Então surge outro, e mais outro, e ainda outro. Como se despertassem de suas sepulturas, eles caminham ao redor do leito e passam a atormentá-lo. A procissão sombria continua avançando diante do tirano moribundo.
Ele fecha os olhos, mas sente sobre a testa uma mão fria e ossuda. Seu corpo estremece, pois o aguilhão da morte está cravado em seu coração.
“Ó morte!”, ele diz. “Deixar esta vasta propriedade, este poderoso reino, esta pompa e este poder já seria alguma coisa. Mas encontrar face a face aqueles homens, aquelas mulheres e aquelas crianças órfãs, e ouvi-los dizer: ‘Você se tornou como um de nós?’ Isso é muito pior!”
E os reis que ele destronou e os monarcas que derrubou fazem soar suas correntes aos seus ouvidos, dizendo:
“Você foi nosso destruidor! Mas como caiu do céu, ó Lúcifer, filho da alva! Como foi lançado abaixo, em um instante, de toda a sua glória e orgulho!”
Eis o que seria o aguilhão da morte para aquele homem: o seu pecado.
Não seria simplesmente o fato de ter de morrer, mas o fato de ter pecado, de ter sido sanguinário e de ter as mãos manchadas por incontáveis assassinatos. Isso, sim, o atormentaria profundamente.
Pois “o aguilhão da morte é o pecado”.
Consideremos agora outro exemplo: um ministro religioso.
Ele passou a vida diante do mundo proclamando aquilo que chamava de Evangelho. Tornou-se um pregador famoso. Multidões ficavam fascinadas com suas palavras. Uma nação se maravilhava com sua eloquência, e milhares tremiam ao ouvir sua voz.
Mas sua pregação terminou. O tempo em que podia subir ao púlpito passou.
Agora, outro lugar o aguarda, outra congregação o espera, e ele terá de ouvir um Pregador muito melhor do que ele próprio.
Ali está ele, deitado em seu leito. Foi infiel à missão que recebeu. Em vez de pregar a verdade e dirigir-se ao coração das pessoas, pregou filosofia para encantá-las.
Enquanto agoniza, aproxima-se dele uma alma vinda do abismo. O homem olha para o ministro e diz:
“Certa vez, fui até você, tremendo por causa dos meus pecados. Perguntei-lhe qual era o caminho para o céu, e você me respondeu: ‘Pratique estas e aquelas boas obras’. Eu as pratiquei, mas estou condenado. Você me disse uma mentira! Não declarou claramente a Palavra de Deus!”
A aparição desaparece, apenas para ser substituída por outra.
Era um homem irreligioso. Ao ver o ministro em seu leito de morte, diz:
“Ah! Então você também está aqui? Certa vez, entrei em seu lugar de oração, mas você pregou um sermão que eu não consegui compreender. Eu queria ouvir de seus lábios alguma verdade que incendiasse minha alma e me levasse ao arrependimento. Mas não entendi o que você disse, e agora aqui estou!”
O espírito bate o pé, e o ministro treme como uma folha ao vento, pois sabe que tudo aquilo é verdade.
Então toda a congregação se levanta diante dele enquanto jaz em seu leito. Ele contempla aquela multidão tão diversa. Vê os cabelos brancos dos idosos e os olhos brilhantes dos jovens.
Deitado sobre o travesseiro, recorda os pecados de sua vida e ouve a acusação:
“Vá embora! Você foi infiel à missão que recebeu. Não abandonou seu amor pela pompa e pela dignidade. Não falou como alguém que talvez jamais tivesse outra oportunidade de falar: um homem moribundo a homens moribundos.”
Para aquele ministro, talvez fosse doloroso abandonar seu cargo. Talvez também fosse difícil morrer. Mas o pior de tudo seria o aguilhão da morte: ouvir sua congregação clamando enquanto o seguia para o inferno, ver as pessoas que ele havia desviado da verdade caminhando atrás dele como uma multidão confusa.
Em vez de ser um verdadeiro mensageiro de Deus, ele havia sido um falso profeta. Anunciara paz onde não havia paz, iludindo as pessoas com mentiras e encantando-as com belas palavras, quando deveria ter proclamado a Palavra de Deus com clareza e firmeza.
Verdadeiramente, o aguilhão da morte para esse homem seria seu pecado terrível e imenso: ter enganado outras pessoas espiritualmente.
Depois de apresentar esses dois retratos completos, eu poderia oferecer a cada um de vocês um retrato em miniatura de sua própria vida.
Poderia retratar você, ó embriagado, quando seus copos estiverem vazios e a bebida já não tiver sabor agradável; quando aquilo que hoje lhe parece delicioso se tornar mais amargo que o fel, e, dentro de poucas horas, os vermes começarem a consumir seu corpo.
Eu poderia mostrar você contemplando a vida desperdiçada que deixou para trás.
E você, que profere blasfêmias, imagino vê-lo ouvindo, para seu próprio horror, o eco de suas palavras pecaminosas retornando pela memória.
E você, homem de luxúria e perversidade, que corrompeu e seduziu outras pessoas, também o vejo ali. Quão horrível e terrível será para você o aguilhão da morte!
Não será simplesmente o gemido provocado pela dor, nem a agonia que tortura o corpo, nem o coração e a carne que desfaleçam.
O aguilhão, o verdadeiro aguilhão, será o seu pecado.
Quantos aqui sabem soletrar esta palavra: remorso?
Oro para que vocês jamais conheçam plenamente seu significado terrível.
Remorso! Remorso! Vocês conhecem a origem dessa palavra? Ela está associada à ideia de morder.
Agora dançamos com nossos pecados. Nossa vida parece alegre. Tomamos essas faltas pelas mãos e, brincando sob o sol do meio-dia, dançamos e vivemos satisfeitos.
Mas chegará o dia em que esses mesmos pecados nos morderão.
Os jovens leões que acariciamos e com os quais brincamos nos atacarão. A jovem víbora, a serpente cujas cores brilhantes tanto nos encantaram, acabará mordendo e ferindo nossa alma quando o remorso tomar conta dela.
Eu poderia contar algumas histórias sobre o poder terrível do remorso, mas não o farei.
O remorso é a primeira pontada do inferno, a antecâmara do abismo. Sentir remorso é experimentar as faíscas que sobem das chamas da Geena sem fundo. É sentir o tormento eterno começando dentro da própria alma.
O aguilhão da morte será o pecado não perdoado e do qual não houve arrependimento.
3. O pecado que não para de crescer
Se o pecado, quando olhamos para o passado, é o aguilhão da morte, o que dizer do pecado quando olhamos para o futuro?
Meus amigos, não refletimos suficientemente sobre aquilo que o pecado ainda poderá se tornar.
Observamos seu desenvolvimento: primeiro a semente, depois a planta, em seguida a espiga e, finalmente, o grão maduro. O pecado começa no desejo, na imaginação, na cobiça, no olhar, no gosto e, por fim, na ação.
Mas qual será seu próximo estágio de desenvolvimento?
Já vimos o pecado crescer. Vimos como começou sendo algo aparentemente pequeno, até se expandir como uma montanha. Ele se parecia com uma pequena nuvem, do tamanho da mão de um homem, mas continuou crescendo até cobrir os céus de escuridão e derramar gotas de chuva amarga.
Mas o que o pecado se tornará no estágio seguinte?
Chegamos até aqui, mas o pecado é algo que não para por conta própria. Vimos seu crescimento, mas até onde crescerá?
Quando morremos, ele ainda não alcançou seu desenvolvimento final. Seu curso foi iniciado, mas ele continuará a se manifestar incessantemente.
No momento da morte, a voz da justiça declara:
“Feche-se a fonte de sangue; cesse o curso do perdão. Quem é santo, continue a ser santo; e quem é imundo, continue a ser imundo.”
Depois disso, o homem prossegue tornando-se cada vez mais corrompido. Sua cobiça se desenvolve, seus vícios aumentam e suas paixões malignas ardem com uma fúria dez vezes maior.
Na companhia de outros semelhantes a ele, sem as restrições da graça e sem a influência da Palavra pregada, o homem se torna cada vez pior.
Quem poderá dizer até onde seu pecado chegará?
Algumas vezes, comparei a hora da morte àquela famosa pintura, que creio que vocês tenham visto na National Gallery, na qual Perseu ergue a cabeça da Medusa. Segundo a lenda, todos os que olhavam para aquela cabeça eram transformados em pedra.
Na pintura, há um guerreiro segurando um dardo. Ele está rígido, transformado em pedra, com o próprio dardo ainda preso ao punho.
Outro homem segura um punhal sob a roupa, prestes a atacar. Agora é a estátua imóvel e fria de um assassino.
Um terceiro avança furtivamente, como alguém preparando uma emboscada. Ali permanece, transformado em pedra sólida.
Todos olharam para aquela cabeça e ficaram congelados.
Assim é a morte.
Aquilo que sou quando a morte se apresenta diante de mim, isso serei para sempre.
Se, quando meu espírito partir, Deus me encontrar louvando seu nome, continuarei a louvá-lo no céu. Mas, se me encontrar proferindo blasfêmias, levarei essas blasfêmias comigo para o inferno.
Onde a morte me deixar, ali o juízo me encontrará. Assim como eu morrer, assim viverei eternamente.
“Não há perdão concedido
Na fria sepultura para a qual nos apressamos.”
Para sempre, para sempre, para sempre!
Nestes dias, existem pessoas que ensinam doutrinas estranhas, falando de um castigo temporário e afirmando que Deus manteria as almas sofrendo durante certo número de anos, até finalmente permitir que deixassem de existir.
Onde, pergunto-me, tais pessoas aprenderam essa doutrina?
Leio na Palavra de Deus que o anjo colocará um pé sobre a terra e o outro sobre o mar, jurando por aquele que vive pelos séculos dos séculos, que o tempo já não existirá.
Se uma alma pudesse deixar de existir depois de mil anos, isso ainda aconteceria dentro do tempo. Se um milhão de anos passasse e, somente então, a alma fosse extinta, ainda haveria tempo.
Pois, quando falamos de anos, falamos de tempo.
Mas, quando aquele anjo declarar: “Já não haverá tempo”, tudo será eterno.
O espírito continuará em seu curso interminável, seja para a bem-aventurança, seja para o sofrimento, sem jamais ser interrompido. A própria ideia de interrupção pressuporia a existência do tempo; mas tudo será eterno, pois o tempo terá deixado de existir.
Portanto, é necessário que você considere onde está e quem você é.
Ó homem, detenha-se e trema sobre essa estreita faixa de terra situada entre dois mares ilimitados! Somente Deus, nos céus, sabe quão breve poderá ser o tempo até que você seja lançado na eternidade.
Que Deus conceda que, quando chegar nossa última hora, estejamos preparados!
Como um ladrão silencioso, invisível e inesperado, a morte se aproxima pelas sombras da noite.
Talvez, enquanto permaneço aqui, falando de maneira imperfeita sobre essas realidades sombrias e ocultas, em breve uma mão se estenda e silencie a boca que agora pronuncia palavras vacilantes.
Ó tu que habitas nos céus, poder supremo, Rei eterno, não permitas que essa hora me encontre desperdiçando a vida. Que ela me encontre ocupado em elevada meditação, louvando meu grande Criador!
Assim, no último instante de minha vida, partirei para além do azul dos céus, banhando as asas do meu espírito em seu elemento natural e habitando contigo para sempre:
“Longe de um mundo de dor e pecado,
Com Deus, eternamente recolhido.”
II. A força do pecado é a lei
Procurei mostrar como podemos enfrentar esse monstro: arrancando e destruindo seu aguilhão. Preparo-me para a batalha. É verdade que pequei e, por isso, introduzi um aguilhão na morte. Mas procurarei removê-lo.
Tento fazê-lo, porém o monstro ri diante de mim e declara:
“A força do pecado é a lei! Antes que você possa destruir o pecado, precisará satisfazer de alguma maneira as exigências da lei. O pecado não pode ser removido por suas lágrimas ou por suas obras, pois a lei é a sua força. Enquanto você não satisfizer as exigências da justiça, pagando até o último centavo da dívida, meu aguilhão não poderá ser removido. Afinal, a própria força do pecado é a lei!”
Preciso, portanto, explicar essa doutrina: a força do pecado é a lei.
Muitas pessoas pensam que o pecado não possui força alguma.
“Ah!”, dizem elas, “podemos ter pecado muito, mas nos arrependeremos e seremos melhores pelo resto da vida. Sem dúvida, Deus é misericordioso e nos perdoará.”
Muitos teólogos falam do pecado como se fosse algo insignificante, uma falta de pouca importância.
Pergunte-lhes o que uma pessoa precisa fazer para ser salva. Não falarão da necessidade de um arrependimento profundo, nem da obra interior da graça divina, nem de lançar-se inteiramente sobre o sangue de Cristo.
Também não falam claramente de uma expiação completa. Possuem, na verdade, uma ideia vaga da expiação, como se Cristo tivesse morrido apenas formalmente para satisfazer a justiça divina.
Mas não consideram que Cristo tenha removido completamente nossos pecados, sofrendo em nosso lugar a penalidade que merecíamos. Não creio que considerem isso, pois raramente os ouço afirmar a satisfação plena da justiça e a substituição realizada por nosso Senhor Jesus Cristo.
Sem essa obra de Cristo, como poderíamos remover a força do pecado?
1. A lei é espiritual e revela a profundidade do pecado
A força do pecado está na lei, primeiramente, porque a lei é espiritual, tornando impossível que vivamos sem pecar por nossas próprias forças.
Se a lei fosse apenas carnal e se referisse exclusivamente ao corpo, tratando somente das ações externas e visíveis, eu ainda questionaria se conseguiríamos viver sem pecado.
Mas, quando examino os Dez Mandamentos e leio: “Não cobiçarás”, compreendo que essa proibição alcança até mesmo os desejos do coração.
A Palavra declara: “Não adulterarás”. Entretanto, também ensina que aquele que olha para uma mulher com intenção impura já cometeu adultério em seu coração.
Portanto, não se trata apenas do ato exterior, mas também do pensamento. Não é somente a ação que constitui pecado; a própria imaginação pode ser pecaminosa.
Ó pecador, como você poderá livrar-se do pecado?
Seus próprios pensamentos e os movimentos interiores de sua mente podem constituir transgressões. Há culpa e profunda perversidade até mesmo nas intenções que você alimenta.
Você não percebe, então, a força do pecado? A lei não lhe confere um poder terrível ao revelar a extensão de sua culpa?
Ela não torna evidente que todas as suas forças são insuficientes para apagar a enorme mancha de suas transgressões?
2. A lei exige obediência perfeita
A lei também confere força ao pecado porque não reduz em nada a severidade de suas exigências.
Ela declara a todo aquele que a transgride:
“Não o perdoarei!”
Vocês ouvem muitas pessoas falar sobre a misericórdia de Deus. Mas, se não creem no Evangelho e procuram permanecer debaixo da lei, onde encontrarão nela uma promessa de misericórdia?
Leiam os mandamentos. Encontrarão uma maldição pronunciada contra a transgressão, mas nenhuma provisão para o perdão.
A própria lei não oferece essa solução. Ela declara, sem qualquer atenuação:
“A alma que pecar, essa morrerá.”
Se algum de vocês deseja ser salvo pelas obras, lembre-se: um único pecado é suficiente para comprometer toda a sua justiça própria. Uma única mancha da impureza desta Terra destruirá a beleza da justiça perfeita que Deus exige de você.
Se deseja ser salvo pelas obras, meus irmãos, terá de ser tão santo quanto os anjos e tão puro e imaculado quanto Jesus.
A lei exige perfeição e nada menos do que isso.
Deus, em sua justiça inflexível, condenará aquele que não puder apresentar uma obediência perfeita. Se, ao comparecer diante de seu trono, eu não puder apresentar uma justiça perfeita como minha, Deus dirá:
“Você não cumpriu as exigências da minha lei. Afaste-se de mim, maldito! Você pecou e deve morrer!”
“Mas”, alguém perguntará, “será que podemos possuir uma justiça perfeita?”
Sim! Falarei disso no terceiro ponto.
Graças a Cristo, que nos concede a vitória por meio de seu sangue e de sua justiça! Ele nos adorna como uma noiva com suas joias, assim como um marido enfeita sua esposa.
3. A lei exige punição para cada transgressão
Mais uma vez, a lei fortalece o pecado porque exige uma punição para cada transgressão.
A lei jamais perdoa sequer a menor parcela da dívida. Ela declara:
“Pecado — punição!”
Essas duas coisas estão ligadas por correntes inquebráveis. Estão unidas de tal maneira que não podem ser separadas.
A lei não fala de pecado e misericórdia. A misericórdia é apresentada no Evangelho.
A lei declara:
“Pecou — morra! Transgrediu — seja castigado! Pecado — inferno!”
Assim, a lei estabelece essa relação entre transgressão e punição.
Imagine que eu tenha pecado e me apresente diante da severa justiça divina. Ela segura a balança e, sem olhar para mim, começo a dizer:
“Ó Justiça, lembre-se de que fui justo em algumas ocasiões. Lembre-se de que, em determinado momento, obedeci à lei!”
“Sim”, responde a Justiça, “você receberá tudo aquilo a que tem direito. Não o castigarei por aquilo que não fez. Mas você se lembra deste pecado, ó pecador?”
Então ela coloca um peso na balança.
O pecador estremece e pergunta:
“Mas você não poderia esquecer-se disso? Não poderia deixar essa falta de lado?”
“Não”, responde a Justiça, colocando outro peso na balança. “Pecador, você se lembra desta outra transgressão?”
“Ah! Pelo amor da misericórdia, não poderia...?”
“Não exercerei misericórdia aqui”, responde a Justiça. “A misericórdia possui seu próprio palácio, mas eu não tenho nada a ver com o perdão. A misericórdia pertence a Cristo. Se você deseja ser salvo pela justiça, receberá a justa medida daquilo que ela exige. Não permitirei que a misericórdia intervenha para me ajudar, pois ela não é minha representante. Permaneço aqui sozinha, sem ela.”
Novamente, a Justiça coloca na balança outra iniquidade, outro crime, outra enorme transgressão. E, a cada vez, o homem suplica que aquela falta seja desconsiderada.
Mas a Justiça responde:
“Não! Preciso exigir a penalidade. Jurei que o faria, e o farei. Você pode encontrar um substituto para si mesmo? Se puder, esse será o único caminho pelo qual a misericórdia poderá ser exercida. Exigirei a penalidade desse substituto, mas cobrarei dele até o último detalhe. Não reduzirei absolutamente nada. Sou a justiça de Deus, severa e inflexível. Não mudarei nem diminuirei a penalidade.”
Ela continua segurando a balança. A súplica é inútil.
“Nunca mudarei!”, declara ela. “Tragam-me o sangue! Tragam-me o preço integral! Paguem tudo até o último centavo, ou vocês morrerão, pecadores!”
Meus amigos, considerando a natureza espiritual da lei, a perfeição que ela exige e sua severidade inflexível, vocês estão preparados para remover, por si mesmos, o aguilhão da morte?
Podem esperar vencer o pecado por suas próprias forças? Confiam que algumas boas obras serão suficientes para cancelar sua culpa?
Se pensam assim, vão em frente, insensatos! Sigam seu caminho, loucos! Procurem alcançar a salvação por conta própria, com temor e tremor, sem depender do Deus que opera em vocês.
Vão, teçam sua corda de areia! Construam uma pirâmide de ar! Preparem uma casa feita de bolhas e imaginem que ela permanecerá para sempre!
Saibam, porém, que tudo isso será um sonho seguido de um despertar terrível. Quando acordarem, desprezarão tanto a própria imagem quanto a justiça que imaginavam possuir.
“A força do pecado é a lei.”
III. A vitória da fé
Chegamos agora ao último ponto: a vitória da fé.
O cristão é o único guerreiro capaz de ferir mortalmente o dragão da morte. Entretanto, nem mesmo ele pode fazê-lo por suas próprias forças. Quando a vitória é alcançada, sua declaração é:
“Graças a Deus, que nos dá a vitória por meio de nosso Senhor Jesus Cristo!”
Permitam-me mostrar, em poucas palavras, como o cristão pode olhar para a morte com satisfação, confiando nos méritos de Jesus Cristo.
Primeiramente, Cristo removeu a força do pecado ao nos libertar da condenação da lei. Não estamos debaixo da escravidão, mas debaixo da graça.
A graça, e não a lei, é o princípio que dirige nossa vida.
Não me interpretem mal. Não quero dizer que o cristão esteja livre da vontade de Deus ou da obrigação de obedecer-lhe. Quero dizer que o princípio que governa sua vida não é o da lei, que diz: “Faça isso ou será castigado; faça aquilo e será recompensado”.
O princípio que governa a vida cristã é a graça:
“Deus fez tanto por mim! O que devo fazer por ele?”
Nesse sentido, não estamos debaixo da lei, mas debaixo da graça.
Cristo também nos libertou da condenação da lei porque satisfez plenamente suas exigências.
A lei exige uma justiça perfeita. Cristo lhe responde:
“Lei, você recebeu aquilo que exigia. Procure alguma falta em mim! Sou o substituto do pecador. Não guardei os seus mandamentos? Em que violei os seus estatutos?”
Então, Cristo chama o pecador redimido para junto de si e declara à Justiça:
“Encontre alguma culpa neste homem! Coloquei sobre ele o meu manto. Lavei-o com meu sangue e purifiquei-o de seu pecado. Todo o seu passado foi removido. Quanto ao futuro, assegurei sua santificação. E, quanto à penalidade, eu mesmo a suportei.
Com um único e extraordinário ato de amor, esgotei a condenação que aquele homem deveria sofrer. Suportei aquilo que ele merecia. Experimentei as agonias que deveriam ter sido dele.
Justiça, não estou satisfeito com você? Eu não declarei na cruz, e você não confirmou, estas palavras: ‘Está consumado! Está consumado!’
Não realizei uma expiação tão completa que já não exista necessidade de aquele homem morrer para pagar por sua culpa? Não providenciei a justiça perfeita para este pobre espírito, que antes estava condenado, mas agora foi justificado?”
A Justiça responde:
“Sim, estou plenamente satisfeita. Se fosse possível, estou ainda mais satisfeita do que estaria se o próprio pecador tivesse apresentado uma justiça imaculada de sua autoria.”
E o que diz o cristão diante disso?
Ele se aproxima corajosamente dos domínios da morte e, ao atravessar seus portões, proclama:
“Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus?”
Ao ouvir essas palavras, o dragão deixa cair seu aguilhão, e o cristão desce à sepultura.
Ele passa pelo lugar onde os demônios jazem presos em correntes de ferro. Vê suas cadeias e olha para a prisão onde habitam.
Ao passar diante da porta daquele cárcere, proclama novamente:
“Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus?”
Os demônios rosnam, mordem suas correntes de ferro e sibilam secretamente, mas não podem apresentar acusação alguma contra ele.
Agora, contemplem o cristão subindo às alturas!
Ele se aproxima do céu de Deus e chega aos seus portões. A fé continua proclamando triunfantemente:
“Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus?”
Uma voz responde do interior:
“Cristo não o fará, pois morreu por ele. Deus também não o fará, pois o justificou.”
Recebida por Jesus, a fé entra no céu e, mais uma vez, exclama, agora em meio aos redimidos e aos que foram purificados:
“Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus?”
A lei foi satisfeita. O pecado foi removido.
Agora, certamente, não precisamos temer o aguilhão do dragão. Podemos declarar, como Paulo fez ao elevar suas palavras à majestade da poesia — palavras tão belas que o próprio poeta Pope as tomou emprestadas, invertendo apenas a ordem das frases:
“Ó sepultura, onde está a tua vitória? Ó morte, onde está o teu aguilhão?”
Se fosse necessário nesta noite, eu poderia falar sobre a ressurreição e mostrar quanto ela contribui para remover o aguilhão da morte. Mas me limitarei a esta verdade simples:
“O aguilhão da morte é o pecado”; “a força do pecado é a lei”; e Cristo nos concede a vitória ao remover o aguilhão da morte e destruir a força do pecado por meio de sua obediência perfeita.
Você está preparado para morrer?
Meus ouvintes, quantos de vocês têm a esperança de que Jesus Cristo morreu em seu favor?
Estarei sendo direto demais ao fazer esta pergunta solene a cada um de vocês? Estou diante da presença de Deus nesta noite e desejo cumprir fielmente minha responsabilidade.
Apelo a vocês com toda a sinceridade de que meu coração é capaz:
Vocês estão preparados para morrer?
Seus pecados foram perdoados? A justiça divina foi satisfeita em seu favor?
Vocês podem contemplar o sangue de Cristo, que flui para redimir a alma, com a plena certeza de que ele estabeleceu a paz entre vocês e Deus?
Podem colocar uma das mãos sobre o coração e a outra sobre a Bíblia e declarar:
“A Palavra de Deus e eu estamos de acordo. O testemunho do Espírito em meu coração e o testemunho das Escrituras são um só. Renunciei aos meus pecados e abandonei minhas práticas malignas. Rejeitei minha própria justiça. Não confio em nada além das obras de Jesus. Dependo inteiramente dele.”
“Nada trago em minhas mãos;
Simplesmente à tua cruz me apego.”
Se essa é a sua condição, então, se você morresse agora mesmo, a morte repentina seria glória imediata!
Mas, meus ouvintes, devo ser fiel a vocês ou trair minha própria consciência? O que devo fazer?
Não existem muitos aqui que, cada vez que ouvem o sino anunciar a partida de alguém, deveriam perguntar a si mesmos: “Estou preparado?”
E não teriam de responder: “Não”?
Não pretendo assumir o papel de profeta nesta noite, mas temo que menos da metade de vocês esteja preparada para morrer. Será isso verdade?
Que o próprio pregador também faça essa pergunta a si mesmo:
“Estou preparado para encontrar meu Criador face a face?”
Permaneçam em seus lugares e examinem a própria alma diante dessa pergunta solene. Que cada um pergunte a si mesmo:
“Estou preparado caso seja chamado a morrer?”
Imagino ouvir alguém responder confiantemente:
“Sei que o meu Redentor vive!”
Mas a Palavra também nos adverte:
“Aquele, pois, que pensa estar em pé veja que não caia.”
(1 Coríntios 10:12)
Ouço outra pessoa responder com voz trêmula:
“Culpado, fraco e desamparado,
Aos braços de Cristo vou me entregar;
Ele é minha força e justiça,
Meu Jesus, meu tudo, meu lar.”
Sim, que palavras preciosas! Eu preferiria ter escrito esse único verso a ter escrito Paraíso Perdido, de Milton. Ele retrata de maneira incomparável a verdadeira condição da alma que crê.
Mas também ouço outra pessoa dizer:
“Não responderei a uma pergunta dessas. Não quero estragar meu dia. Talvez o tempo esteja sombrio lá fora, mas não desejo ficar melancólico!”
Jovem, siga seu caminho! Alegre seu coração durante os dias da juventude. Mas saiba que, apesar de tudo isso, o Senhor o conduzirá a julgamento.
O que você fará, espírito descuidado, quando seus amigos o abandonarem e você estiver sozinho diante de Deus?
Você não gosta de ficar sozinho agora, não é, jovem? Uma folha que cai pode assustá-lo. Ficar uma hora sozinho pode provocar em você uma sensação insuportável de melancolia.
Mas você ficará sozinho. E será uma solidão terrível: estar diante de Deus como seu inimigo!
Como você se comportará quando as águas do Jordão se avolumarem?
O que fará quando Deus o tomar pela mão ao entardecer e lhe pedir contas?
Quando perguntar:
“O que você fez nos primeiros anos de sua vida? Como empregou seu tempo? Onde estão os anos de sua juventude e maturidade?”
Quando ele lhe perguntar sobre os sábados desperdiçados e quiser saber como você empregou os últimos anos de sua existência, o que responderá?
Você ficará em silêncio, sem ter resposta alguma.
Rogo-lhe, portanto, por amor à sua própria alma: tome cuidado!
Comece agora mesmo a considerar seriamente as questões da vida eterna.
Não diga: “Por que tanta urgência? Por que falar com tanta seriedade?”
Se eu o encontrasse deitado em sua cama enquanto sua casa estivesse pegando fogo, talvez as chamas ainda estivessem no andar inferior e você pudesse dormir tranquilamente por mais cinco minutos. Mesmo assim, eu faria todo o possível para tirá-lo da cama e gritaria:
“Acorde! Acorde! O fogo está logo abaixo de você!”
O mesmo acontece com alguns de vocês, que dormem à beira do inferno, repousando sobre o abismo da perdição. Não posso despertá-los?
Não posso deixar de lado, por um momento, certas formalidades religiosas e falar com vocês como alguém fala a um amigo a quem ama?
Ah! Se eu não os amasse, não precisaria estar aqui.
É porque desejo ganhar suas almas para Cristo e, se possível, trazer honra ao meu Mestre que derramo assim meu coração diante de vocês.
Tão certo como vive o Senhor, pecador, você está sobre uma única tábua suspensa sobre a boca do inferno, e essa tábua está apodrecida.
Você pende sobre o abismo por uma única corda, cujos fios estão se rompendo.
Você se parece com aquele homem da antiguidade que Dionísio colocou à cabeceira da mesa. Diante dele havia um banquete delicioso, mas ele não conseguia comer, pois, bem acima de sua cabeça, havia uma espada suspensa por um único fio de cabelo.
Assim é você, pecador!
Que seu copo esteja cheio, que seus prazeres sejam intensos e que sua alma se eleve. Mas você está vendo aquela espada?
Da próxima vez que estiver sentado em um teatro, olhe para cima e veja aquela espada.
Da próxima vez que estiver em uma taberna, lembre-se daquela espada.
Quando, em seus negócios, desprezar as exigências do Evangelho de Deus, lembre-se daquela espada.
Você não consegue vê-la, mas ela está ali.
Talvez, neste exato momento, você pudesse ouvir Deus dizendo ao anjo Gabriel:
“Gabriel, aquele homem está sentado no salão. Está ouvindo, mas é como se não ouvisse. Desembainhe sua espada! Deixe que a lâmina brilhante corte aquele fio de cabelo. Que a arma caia sobre ele e separe sua alma de seu corpo!”
Pare! Gabriel, pare!
Poupe aquele homem por mais algum tempo. Conceda-lhe ainda uma hora para que possa arrepender-se.
Ó Deus, não permita que ele morra agora!
É verdade que ele esteve aqui por dez ou doze noites, ouvindo a mensagem sem derramar uma lágrima. Mas espere! Talvez ainda venha a arrepender-se.
Jesus sustenta meu apelo e clama:
“Poupe-o ainda por mais um ano, até que eu cave ao redor dele e coloque adubo. Embora agora esteja ocupando inutilmente o terreno, talvez ainda produza fruto, para que não seja cortado e lançado ao fogo.”
Agradeço-te, ó Deus, porque não o cortarás nesta noite.
Mas amanhã poderá ser seu último dia.
Talvez você nunca mais veja o sol nascer, embora tenha contemplado o pôr do sol.
Portanto, esteja atento!
Ouça a mensagem do Evangelho de Deus e parta sob sua bênção:
“Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.”
“Quem crer e for batizado será salvo.”
(Marcos 16:16)
“Ele pode salvar completamente os que por meio dele se aproximam de Deus.”
(Hebreus 7:25)
“O que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora.”
(João 6:37)
Que todo aquele que ouve diga: “Vem!”
E quem tem sede venha e receba gratuitamente da água da vida!
Conclusão: A vitória pertence a Jesus Cristo
A morte é uma realidade inevitável. O pecado é sua terrível causa, e a lei revela a gravidade de nossa culpa. Nenhuma obra humana, nenhuma lágrima e nenhum esforço pessoal podem produzir a justiça perfeita que Deus exige.
Mas existe esperança!
Jesus Cristo satisfez as exigências da justiça divina, levou sobre si a penalidade do pecado e concede sua perfeita justiça àqueles que nele confiam.
Por isso, o cristão não precisa enfrentar a morte como alguém que aguarda uma condenação. Pode olhar para a eternidade firmado na obra consumada de seu Salvador.
A vitória não vem de nossa força, de nossos méritos ou de nossa justiça própria.
Ela vem de Cristo!
Que cada leitor examine seu coração, abandone toda confiança em si mesmo e se apegue, pela fé, ao Senhor Jesus Cristo.
Pois a promessa permanece:
“Graças a Deus, que nos dá a vitória por meio de nosso Senhor Jesus Cristo!”
Amém.
Fonte: The New Park Street Pulpit, Volume 1, Sermão nº 23, de C. H. Spurgeon.
Passagem bíblica central: 1 Coríntios 15:56-57.
Tema central: A morte, o pecado, a justiça divina e a vitória concedida aos que confiam na obra redentora de Jesus Cristo.
