Total de visualizações de página

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

A ingratidão humana em relação a Deus

Aqui, porém, se faz patente a execrável ingratidão dos homens que, enquanto encerram dentro de si nobre oficina com incontáveis obras de Deus, e ao mesmo tempo uma loja abarrotada de produtos de inestimável abundância, quando deveriam irromper em seus louvores, com orgulho muito maior contra ele se inflam e intumescem. Eles têm consciência dos modos tão extraordinários que Deus opera neles; igualmente, quão ampla variedade de dons possuem de sua liberalidade, e como lhes foi ensinado seu próprio uso. São obrigados a reconhecer que essas coisas são sinais da Divindade, queiram ou não queiram. Contudo os abafam em seu íntimo. Na verdade não é preciso que saíam para fora de si mesmos, desde que, não arrogando para si próprios o que lhes foi dado dos céus, não escondam debaixo da terra o que à sua mente reluz para que vejam a Deus claramente.

Antes, ainda hoje a terra sustenta muitos espíritos monstruosos que, para apagar o nome de Deus, não hesitam em desviar do propósito toda a semente da Deidade disseminada na natureza humana. Pergunto, pois, quão detestável é esta sandice, que o homem achando a Deus cem vezes em seu próprio corpo e alma, sob este
mesmo pretexto de excelência, negue que ele existe? Não dirão que se distinguem dos seres brutos por obra do acaso. Todavia, sobreposto o véu da natureza, a qual lhes é o artífice de todas as coisas, alijam a Deus. Percebem tão refinado lavor em cada um de seus membros, desde a boca e os olhos até a ponta dos pés.

Contudo, também aqui no lugar de Deus colocam a natureza. Mas, em especial, tão lestos movimentos da alma, tão preclaras faculdades, tão raros dotes, pressupõem uma Deidade que não permite facilmente ser obscurecida, salvo se os epicureus, como
os ciclopes, dessa altura movessem mais insolentemente guerra contra Deus.
Por isso, para governar um vermezinho de cinco pés de estatura serão indispensáveis todos os tesouros da celeste sabedoria? E desta prerrogativa carecerá a totalidade do universo? Em primeiro plano, reconhecer algo orgânico na alma que lhe corresponda a cada uma das partes, afinal em nada contribui para toldar a glória de
Deus, pois, ao contrário, a ilumina!
Que responda Epicuro, dizendo que o concurso de átomos, a cozinhar o que se come e bebe, o digere, parte em resíduos, parte em sangue, e de tal modo opera, que cada membro tenha tão admirável proficiência para realizar sua função, como se tantas almas quantos membros regessem de comum acordo o corpo a um só corpo?

João Calvino