Total de visualizações de página

quarta-feira, 14 de outubro de 2026

OS DOIS EFEITOS DO EVANGELHO



Sermão nº 26 — C. H. Spurgeon

Pregado na manhã de domingo, 27 de maio de 1855, pelo Rev. C. H. Spurgeon, no Exeter Hall, Strand, Londres.

Texto bíblico: 2 Coríntios 2:15-16

“Porque para Deus somos o bom perfume de Cristo, tanto nos que são salvos como nos que se perdem. Para estes, cheiro de morte para morte; para aqueles, cheiro de vida para vida. E para estas coisas, quem é idôneo?”

Introdução

Estas são as palavras de Paulo, falando em nome de si mesmo e de seus irmãos, os apóstolos. Elas também são verdadeiras a respeito de todos aqueles que, pelo Espírito Santo, são escolhidos, capacitados e enviados à vinha do Senhor para pregar o Evangelho de Deus.

Muitas vezes admirei o versículo 14 deste capítulo, especialmente quando me lembro de quem pronunciou estas palavras:

“Graças, porém, a Deus, que, em Cristo, sempre nos conduz em triunfo e, por meio de nós, manifesta em todo lugar a fragrância do seu conhecimento.”

Imagine Paulo, já idoso, um homem que havia recebido cinco vezes “quarenta açoites menos um”, que fora arrastado para fora de uma cidade como se estivesse morto e que atravessara verdadeiros mares de perseguição. Pensem nele dizendo, ao final de sua carreira ministerial: “Graças, porém, a Deus, que, em Cristo, sempre nos conduz em triunfo”!

Triunfar depois de um naufrágio! Triunfar depois de ser açoitado! Triunfar preso ao tronco! Triunfar debaixo de pedras! Triunfar em meio às vaias do mundo! Triunfar quando era expulso das cidades e sacudia o pó dos pés! Triunfar em todos os momentos, em Cristo Jesus!

Se alguns ministros dos nossos dias falassem assim, talvez não déssemos muita importância às suas palavras, pois muitos desfrutam dos aplausos do mundo. Podem ir tranquilamente aos seus lugares de trabalho, cercados de paz e comodidade. Têm congregações admiradoras e nenhum inimigo declarado. Tudo lhes parece seguro e agradável. Para eles, dizer “Graças a Deus, que sempre nos conduz em triunfo” não representaria grande coisa.

Mas quando um homem como Paulo, tão pisoteado, provado e afligido, declara essas palavras, então podemos dizer: eis um verdadeiro herói! Eis um homem que possui fé genuína em Deus e na origem divina de sua missão.

Meus irmãos, quão doce era o consolo que Paulo aplicava ao próprio coração em meio a todas as suas tribulações! “Apesar de tudo”, ele poderia dizer, “Deus manifesta por nosso intermédio a fragrância do seu conhecimento em todo lugar”.

Com esse pensamento, um ministro pode repousar a cabeça no travesseiro: Deus manifesta por meio de nós a fragrância do seu conhecimento. Com essa certeza, pode fechar os olhos ao concluir sua carreira e abri-los no céu, sabendo que Deus tornou conhecido, por seu intermédio, o conhecimento de Cristo.

Chegamos, então, ao texto desta mensagem. Dividirei nossa reflexão em três partes:

  1. Embora o Evangelho seja um perfume agradável em todo lugar, ele produz efeitos diferentes em pessoas diferentes: para uns, é cheiro de morte para morte; para outros, cheiro de vida para vida.

  2. Os ministros do Evangelho não são responsáveis pelo sucesso de sua pregação, pois Paulo declara que somos para Deus o bom perfume de Cristo tanto entre os que são salvos como entre os que se perdem.

  3. O trabalho do ministro do Evangelho não é leve. Sua responsabilidade é grandiosa e solene. Por isso, o próprio apóstolo pergunta: “E para estas coisas, quem é idôneo?”

I. O EVANGELHO PRODUZ EFEITOS DIFERENTES

Pode parecer estranho, mas é uma verdade surpreendente: dificilmente existe algo bom neste mundo do qual algum mal não possa resultar.

Deixem o sol brilhar intensamente: ele amolecerá a cera, mas endurecerá o barro. Deixem-no derramar sua luz abundante sobre as regiões tropicais: a vegetação crescerá exuberantemente, os frutos mais ricos e preciosos amadurecerão e as flores mais belas desabrocharão. Entretanto, quem não sabe que nesses mesmos lugares também surgem os piores répteis e as serpentes mais venenosas?

Assim acontece com o Evangelho.

Embora seja o próprio Sol da Justiça para o mundo, embora seja o melhor presente de Deus e embora nada possa ser comparado à imensa quantidade de benefícios que concede à humanidade, ainda assim precisamos reconhecer que, em certas ocasiões, ele se torna “cheiro de morte para morte”.

Não devemos, porém, culpar o Evangelho por isso. A culpa não está na verdade de Deus, mas naqueles que não a recebem. Para todo aquele que ouve a mensagem com o coração aberto para acolhê-la, o Evangelho é “cheiro de vida para vida”. Ele se torna “cheiro de morte para morte” para quem odeia a verdade, despreza-a, zomba dela e procura impedir seu avanço.

É sobre essa realidade que precisamos falar primeiro.

1. Para alguns, o Evangelho é cheiro de morte para morte

Isso depende, em grande medida, do que se apresenta como Evangelho, pois existem coisas chamadas de evangelho que se tornam cheiro de morte para todos os que as ouvem.

John Berridge afirmou que pregou sobre moralidade até que não restasse mais nenhum homem moral em sua aldeia. De fato, poucas coisas prejudicam tanto a verdadeira moralidade quanto a pregação legalista.

A pregação que apresenta as boas obras e os apelos à santidade como meios para alcançar a salvação costuma ser muito admirada em teoria. Quando, porém, é colocada em prática, revela-se não apenas ineficaz, mas algo ainda pior: torna-se “cheiro de morte para morte”.

Foi isso que aconteceu. Creio que até mesmo o grande Chalmers confessou que, durante muitos anos, antes de conhecer verdadeiramente o Senhor, não pregava outra coisa senão moralidade e preceitos.

Entretanto, ele nunca viu um bêbado abandonar a embriaguez simplesmente porque lhe mostrava os males da bebida. Tampouco conseguiu fazer um homem parar de blasfemar apenas explicando-lhe a gravidade de seu pecado.

O sucesso veio somente quando começou a pregar o amor de Jesus e a apresentar o grande coração misericordioso do Salvador. Foi quando anunciou o Evangelho tal como ele se encontra em Cristo, em sua clareza, plenitude e poder, proclamando a verdade de que “pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus”.

Então, quando passou a pregar a salvação pela fé, multidões de bêbados abandonaram seus copos; homens que blasfemavam refrearam os lábios; ladrões tornaram-se honestos; e pessoas injustas e ímpias se curvaram diante do cetro de Jesus.

Precisamos reconhecer, como já disse, que, em geral, o Evangelho produz os melhores efeitos naqueles que o ouvem, seja refreando-os do pecado, seja conduzindo-os a Cristo. Contudo, existe um fato grave e solene sobre o qual mal sei como falar nesta manhã: para algumas pessoas, a pregação do Evangelho de Cristo é “cheiro de morte para morte” e produz o mal em vez do bem.

a) O Evangelho pode endurecer algumas pessoas em seus pecados

É terrivelmente verdadeiro que, entre todos os pecadores, alguns dos piores podem ser encontrados dentro dos próprios santuários. Há pessoas capazes de mergulhar profundamente no pecado, mantendo a consciência tranquila e o coração endurecido, mesmo enquanto frequentam a casa de Deus.

Sei que um ministério fiel frequentemente as confronta, e que as severas advertências de um pregador como Boanerges podem fazê-las tremer. Sei que a Palavra de Deus, por vezes, faz seu sangue gelar. Entretanto, também sei — porque já vi tais pessoas — que muitos transformam a graça de Deus em libertinagem, fazem da própria verdade divina um instrumento nas mãos do diabo e abusam da graça do Senhor para justificar seus pecados.

Encontrei pessoas assim entre aqueles que ouvem as doutrinas da graça em toda a sua plenitude. Elas dizem:

“Sou eleito; portanto, posso blasfemar. Fui escolhido por Deus antes da fundação do mundo; logo, posso viver como bem entender”.

Conheci um homem que subiu à mesa de uma taberna e, segurando um copo na mão, declarou:

“Companheiros! Posso dizer algo que nenhum de vocês pode dizer. Sou um daqueles que foram redimidos pelo precioso sangue de Jesus!”

Em seguida, bebeu sua caneca de cerveja, voltou a dançar e cantou músicas obscenas e blasfemas.

Esse homem é um exemplo de alguém para quem o Evangelho se tornou “cheiro de morte para morte”. Ele ouve a verdade, mas a perverte. Toma aquilo que Deus lhe oferece para o seu bem e usa isso para sua própria destruição.

A faca que lhe foi dada para abrir os segredos do Evangelho é cravada em seu próprio coração. Aquilo que existe de mais puro na verdade e de mais elevado na moralidade é transformado em cúmplice de seus vícios e em andaime para a construção de sua perversidade e de seus pecados.

Há alguém aqui semelhante a esse homem? Você gosta de ouvir aquilo que chama de Evangelho, mas continua vivendo de maneira impura? Consegue sentar-se e declarar que é filho de Deus, enquanto se comporta como um servo fiel do diabo?

Saiba que, nesse caso, você está mentindo e agindo como hipócrita, pois a verdade não está em você. A Escritura declara: “Todo aquele que é nascido de Deus não vive na prática do pecado”.

Os eleitos de Deus não serão abandonados a uma vida de pecado contínuo. Não transformarão a graça de Deus em libertinagem; antes, procurarão, tanto quanto lhes for possível, permanecer perto de Jesus.

Tenha certeza disto: “Pelos seus frutos os conhecereis”. “Não pode a árvore boa produzir frutos maus, nem a árvore má produzir frutos bons”.

Entretanto, essas pessoas continuam transformando o Evangelho em algo nocivo. Pecam deliberadamente porque encontraram naquilo que consideram ser uma desculpa para seus vícios.

Não consigo imaginar coisa alguma mais propensa a desviar as pessoas do caminho certo do que um Evangelho pervertido. Uma verdade distorcida pode ser ainda mais perigosa do que uma doutrina que todos reconhecem como falsa.

Assim como o fogo, um dos elementos mais úteis, também pode provocar incêndios devastadores, o Evangelho — a melhor dádiva que possuímos — pode ser utilizado da maneira mais vil.

Esse é um dos sentidos em que ele se torna “cheiro de morte para morte”.

b) O Evangelho tornará mais grave a condenação daqueles que o rejeitam

Há outra realidade que precisamos considerar: o Evangelho de Jesus Cristo aumentará a condenação de algumas pessoas no grande Dia do Juízo.

Até me assusto ao pronunciar essas palavras, pois parece um pensamento terrível demais para ser expresso: o Evangelho de Cristo poderá tornar o inferno mais terrível para algumas pessoas do que seria se elas nunca o tivessem ouvido.

Sem o Evangelho, todos teriam afundado na condenação. A graça de Deus, porém, resgata “uma multidão que ninguém pode enumerar”. Ela garante a salvação de incontáveis pessoas que serão salvas pelo Senhor com salvação eterna.

Ao mesmo tempo, contudo, a rejeição dessa mensagem torna a condenação ainda mais terrível. Permitam-me explicar por quê.

Primeiro, porque as pessoas pecam contra uma luz maior. E a luz que recebemos é uma medida importante de nossa culpa.

Aquilo que alguém sem conhecimento da verdade pode fazer sem compreender plenamente sua gravidade torna-se um pecado muito mais sério para mim, porque fui ensinado de maneira diferente.

Aquilo que algumas pessoas em Londres talvez façam sem sofrer maiores repreensões humanas, embora seja pecado diante de Deus, pode representar para mim uma transgressão gravíssima, porque desde a juventude fui instruído nos caminhos da piedade.

O Evangelho chega às pessoas como uma luz vinda do céu. Quão perdido deve estar aquele que se desvia enquanto caminha em plena luz!

Se uma pessoa cega cai em uma vala, podemos sentir compaixão por ela. Mas, se alguém enxerga perfeitamente e, mesmo assim, se lança de um precipício, destruindo a própria vida, ainda podemos falar da mesma maneira sobre sua ignorância?

Como merecem o mais profundo inferno aqueles que desprezam as alegrias celestiais! Que correntes de vingança sentirão aqueles que zombam do amor soberano de Deus!

Digo a todos vocês: a luz que receberam aumentará sua condenação se não encontrarem em Jesus Cristo o seu Salvador. Ter recebido a luz e recusado andar nela constitui a essência dessa condenação.

A gravidade de sua culpa estará nisto: “A luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más”.

Em segundo lugar, a condenação será ainda mais grave se vocês se opuserem ao Evangelho.

Se Deus elaborou um plano de misericórdia e o ser humano se levanta contra esse plano, quão grande deve ser sua culpa!

Quem poderá medir a culpa de homens como Pilatos, Herodes e aqueles que clamaram: “Crucifica-o! Crucifica-o!”? Quem seria capaz de descrever, ainda que vagamente, o destino daqueles que exigiram a morte do Salvador?

E quem poderá dizer qual lugar do inferno seria suficientemente terrível para aquele que difama o ministro de Deus, fala contra o seu povo, odeia a sua verdade e, se pudesse, expulsaria completamente os justos da terra?

Que Deus tenha misericórdia dos incrédulos! Que Deus tenha misericórdia dos blasfemadores! Que o Senhor salve suas almas, pois eu não desejaria, de maneira alguma, estar no lugar de tais pessoas.

Vocês imaginam, senhores, que Deus não levará em conta aquilo que os homens disseram?

Um homem amaldiçoou Cristo e chamou-o de impostor. Outro declarou, sabendo que mentia, que o Evangelho era falso. Um terceiro proclamou seus princípios libertinos e, depois, apontou para a Palavra de Deus, dizendo: “Há coisas piores escritas ali!”. Um quarto insultou os ministros de Deus e expôs suas imperfeições ao ridículo.

Vocês imaginam que Deus se esquecerá de tudo isso no último dia?

Quando seus inimigos comparecerem diante dele, será que Deus lhes dará as mãos e dirá: “Outro dia você chamou meu servo de cão e cuspiu nele; por isso, darei o céu a você”?

Não! Se esse pecado não tiver sido cancelado pelo sangue de Cristo, não ouvirão antes a sentença: “Apartai-vos de mim, malditos, para o inferno de que vocês zombaram. Deixem o céu que desprezaram e aprendam que, embora tenham afirmado que Deus não existe, este braço direito lhes ensinará eternamente que ele existe. Quem não reconhece isso por meio das minhas obras de bondade aprenderá por meio dos meus atos de juízo. Portanto, afastem-se de mim!”

A oposição à verdade de Deus tornará a condenação mais severa. Não é, então, uma realidade solene que, para muitos, o Evangelho seja verdadeiramente “cheiro de morte para morte”?

c) O Evangelho pode tornar a vida presente mais angustiante para quem rejeita sua mensagem

Creio, ainda, que o Evangelho torna algumas pessoas mais miseráveis neste mundo do que seriam se não o tivessem ouvido.

O bêbado poderia beber e festejar com maior despreocupação se nunca tivesse ouvido que os embriagados terão sua parte no lago que arde com fogo e enxofre.

Como o homem que profana o Dia do Senhor poderia desperdiçar seus domingos com maior alegria se a Bíblia não lhe ordenasse: “Lembra-te do dia de sábado, para o santificar”!

E como o libertino poderia prosseguir alegremente em sua carreira desregrada se nunca tivesse ouvido: “O salário do pecado é a morte”, nem soubesse que, depois da morte, haverá juízo?

A verdade, porém, coloca amargura em seu cálice. As advertências de Deus congelam o curso de sua alma.

O Evangelho é como um esqueleto presente em um banquete egípcio. Durante o dia, o homem pode rir dele; mas, à noite, tremerá como uma folha ao vento. Quando as sombras da noite o envolverem, estremecerá até mesmo diante de um sussurro.

A lembrança de uma existência futura rouba-lhe a alegria. A imortalidade, em vez de ser uma bênção, torna-se, só de pensar nela, uma fonte de sofrimento.

Os doces convites da misericórdia soam para ele como estrondos de trovão, porque sabe que os despreza.

Sim, conheci pessoas que sofreram tamanha angústia sob a influência do Evangelho, por se recusarem a abandonar seus pecados, que chegaram a pensar em tirar a própria vida. Que pensamento terrível! O Evangelho tornou-se para elas “cheiro de morte para morte”.

Para quantos aqui presentes ele está produzindo esse efeito? Quantos estão ouvindo a Palavra de Deus e, por rejeitá-la, caminham para a condenação? Quantos sairão daqui com o coração ainda mais endurecido pelo som da verdade?

Todos os que não creem estão em perigo, pois, para aqueles que a recebem, a mensagem é “cheiro de vida para vida”; mas, para os incrédulos, torna-se uma maldição e “cheiro de morte para morte”.

2. Bendito seja Deus: o Evangelho também é cheiro de vida para vida

Graças a Deus, o Evangelho possui um segundo efeito. Além de ser “cheiro de morte para morte”, ele é “cheiro de vida para vida”.

Meus irmãos, alguns de nós poderíamos testemunhar nesta manhã como o Evangelho se tornou para nós um verdadeiro perfume de vida.

Podemos olhar para trás e recordar o tempo em que estávamos “mortos em delitos e pecados”. Em vão trovejavam os juízos do Sinai; em vão os atalaias tentavam nos despertar. Continuávamos dormindo o sono mortal de nossas transgressões, e nem mesmo um anjo teria conseguido nos despertar.

Mas olhamos com alegria para o momento em que entramos pela primeira vez nas portas de um santuário e ouvimos, de maneira salvadora, a voz da misericórdia.

Para alguns de vocês, isso aconteceu há poucas semanas. Sei quem vocês são e onde estão. Há poucas semanas ou meses, vocês também estavam longe de Deus; agora, porém, foram conduzidos a amá-lo.

Meu irmão cristão, você consegue recordar aquele momento exato em que o Evangelho se tornou “cheiro de vida” para sua alma? O momento em que você abandonou seus pecados, renunciou aos desejos pecaminosos, voltou-se para a Palavra de Deus e a recebeu com inteira disposição de coração?

Ah, aquela hora! Entre todas as horas, a mais doce! Nada pode ser comparado a ela.

Conheci uma pessoa que havia sido completamente surda durante quarenta ou cinquenta anos. Certa manhã, sentada à porta de sua casa, ela pensou ter ouvido uma música melodiosa enquanto um veículo passava pela estrada.

Não era música; era apenas o ruído do veículo. Seu ouvido havia se aberto repentinamente, e aquele som áspero lhe pareceu música celestial, porque era o primeiro som que conseguia ouvir depois de tantos anos.

Assim também aconteceu conosco. Quando nossos ouvidos foram abertos pela primeira vez para ouvir as palavras de amor e a declaração de nosso perdão, nunca havíamos escutado a Palavra de Deus de maneira tão maravilhosa.

Ela nunca nos parecera tão doce. Talvez, ainda hoje, olhemos para trás e digamos:

“Que horas de paz desfrutei então!
Quão doce é ainda a sua lembrança!”

Foi quando o Evangelho se tornou, pela primeira vez, “cheiro de vida” para nossa alma.

Amados, se ele alguma vez se tornou cheiro de vida para vocês, continuará sendo cheiro de vida, porque a Escritura não diz que é cheiro de vida para morte, mas “cheiro de vida para vida”.

Agora preciso voltar a tratar de uma questão em que discordo profundamente dos meus antagonistas arminianos. Não posso evitar.

Eles afirmam que, em certas ocasiões, o Evangelho é cheiro de vida para morte. Ensinam que uma pessoa pode receber vida espiritual e, ainda assim, morrer eternamente. Em outras palavras, alguém pode ser perdoado e, posteriormente, ser castigado. Pode ser justificado de todos os seus pecados e, depois, ter novamente suas transgressões colocadas sobre os próprios ombros. Uma pessoa pode nascer de Deus e, ainda assim, perecer. Pode ser amada por Deus hoje e odiada por ele amanhã.

Ah, não consigo suportar a ideia de tais doutrinas! Que acreditem nelas aqueles que assim desejarem. Quanto a mim, creio tão profundamente no amor imutável de Jesus que, se um único crente estivesse no inferno, Cristo não permaneceria por muito tempo no céu sem clamar: “Ao resgate! Ao resgate!”

Se Jesus Cristo estivesse na glória com uma joia faltando em sua coroa, e Satanás possuísse essa joia no inferno, o inimigo diria:

“Ahá! Príncipe da luz e da glória, tenho uma de suas joias!”

Ele a levantaria e acrescentaria:

“Você morreu por este homem, mas não teve poder suficiente para salvá-lo. Você o amou um dia; onde está agora o seu amor? Não vale coisa alguma, pois depois você passou a odiá-lo!”

E como Satanás zombaria daquele herdeiro do céu! Segurando-o diante de Cristo, diria:

“Este homem foi redimido. Jesus Cristo o comprou com seu sangue!”

Então, lançando-o nas ondas do inferno, acrescentaria:

“Aí está você, homem comprado! Veja como posso roubar uma das joias do Filho de Deus!”

E ainda diria, com maligna satisfação:

“Este homem foi perdoado. Vejam a justiça de Deus! Ele será castigado depois de ter sido perdoado. Cristo sofreu pelos pecados desse homem e, mesmo assim, eu o tenho em meu poder, porque Deus exigiu que a mesma pena fosse paga duas vezes!”

Será que isso algum dia poderá ser dito? Ah, não! O Evangelho é “cheiro de vida para vida”, e não cheiro de vida para morte.

Vão com esse evangelho que considero tão equivocado e preguem-no onde quiserem. Meu Mestre, porém, declarou: “Eu lhes dou a vida eterna”.

Vocês oferecem às suas ovelhas uma vida temporária, que elas podem perder. Jesus, entretanto, diz:

“Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão”.

Geralmente me emociono profundamente quando chego a esse assunto, porque considero poucas doutrinas tão essenciais quanto a perseverança dos santos.

Se um único filho de Deus pudesse perecer, ou se eu soubesse que isso fosse possível, concluiria imediatamente que eu também poderia perecer — e imagino que cada um de vocês chegaria à mesma conclusão. Onde estaria, então, a alegria e a felicidade do Evangelho?

Repito: o evangelho arminiano, na minha avaliação, é como uma casca sem miolo, uma palha sem fruto. Aqueles que o amam podem ficar com ele. Não precisamos brigar com ninguém por isso. Que preguem o que desejarem e digam aos pobres pecadores que, mesmo crendo em Jesus, ainda poderão ser condenados; que Jesus Cristo os perdoará, mas o Pai poderá enviá-los ao inferno.

Vão e preguem esse evangelho! Quem desejará ouvi-lo? E, se alguém o ouvir, será que vale a pena escutá-lo?

Minha resposta é não. Se, depois da conversão, permaneço exatamente na mesma condição em que estava antes dela, então não houve proveito algum em minha conversão.

Aqueles a quem Deus ama, ele ama até o fim.

“Uma vez em Cristo, em Cristo para sempre;
Nada poderá nos separar de seu amor.”

O Evangelho é “cheiro de vida para vida”. E não apenas vida para vida neste mundo, mas vida que conduz à vida eterna.

Todo aquele que possui essa vida receberá também a vida futura, pois “o Senhor dará graça e glória; nenhum bem sonegará aos que andam retamente”.

Preciso deixar este ponto, mas, se meu Mestre tomar estas palavras e fizer de sua Palavra “cheiro de vida para vida” nesta manhã, ficarei profundamente feliz com o que disse.

II. O MINISTRO NÃO É RESPONSÁVEL PELO SUCESSO DE SUA PREGAÇÃO

O ministro é responsável pelo que prega. Deve prestar contas de sua vida e de suas atitudes, mas não é responsável pelas escolhas de outras pessoas.

Se eu pregar fielmente a Palavra de Deus, ainda que nenhuma alma seja salva por meio de meu ministério, o Rei poderá dizer: “Muito bem, servo bom e fiel!”

Se eu simplesmente transmitir a mensagem que recebi, mesmo que ninguém queira ouvi-la, ele poderá dizer: “Você combateu o bom combate; receba sua coroa”.

Ouçam novamente as palavras do texto:

“Somos para Deus o bom perfume de Cristo, tanto nos que se perdem como nos que são salvos”.

Isso ficará mais claro se eu lhes mostrar como a Bíblia descreve o ministro do Evangelho.

Às vezes, ele é chamado de embaixador. Mas por que um embaixador é responsável?

Ele vai a outro país como representante autorizado de seu soberano. Leva propostas de paz às negociações e emprega todos os seus talentos a serviço daquele que o enviou. Procura demonstrar que a guerra prejudica a prosperidade das nações envolvidas e faz tudo o que pode para estabelecer a paz. Entretanto, os outros reis recusam arrogantemente suas propostas.

Quando retorna ao seu país, seu senhor lhe pergunta: “Por que você não conseguiu estabelecer a paz?”

O embaixador responde: “Meu senhor, apresentei as condições, mas eles não aceitaram”.

Então o soberano diz: “Você cumpriu seu dever. Não o condenarei porque a guerra continua”.

O ministro do Evangelho também é chamado de pescador.

Ora, um pescador não é responsável pela quantidade de peixes que captura, mas pela maneira como realiza sua pesca.

Isso certamente é um alívio para alguns ministros, pois há aqueles que não conseguiram pescar peixe algum, nem sequer atrair peixes para perto de suas redes.

Passaram a vida pescando com linhas de seda elegantíssimas e anzóis de ouro e prata. Usam sempre expressões refinadas e frases cuidadosamente polidas, mas os peixes não mordem a isca. Enquanto isso, nós, de um estilo mais simples e direto, lançamos o anzol e alcançamos centenas de pessoas.

Entretanto, se lançarmos a rede do Evangelho no lugar correto, mesmo que não capturemos nenhum peixe, o Mestre não nos culpará.

Ele dirá:

“Pescador, você trabalhou? Lançou a rede ao mar durante a tempestade?”

“Sim, meu Senhor.”

“E quantos peixes capturou?”

“Apenas um ou dois.”

“Eu poderia ter enviado um cardume inteiro, se assim desejasse. A culpa não é sua. Na minha soberania, concedo onde quero e retenho quando escolho. Quanto a você, trabalhou fielmente; portanto, aqui está sua recompensa.”

Às vezes, o ministro também é chamado de semeador.

Nenhum agricultor espera que o semeador seja responsável pela colheita. Sua responsabilidade é semear e utilizar a semente correta.

Se espalha a semente em boa terra, fica satisfeito. Mas, se ela cai à beira do caminho e as aves a devoram, quem poderá culpar o semeador? Ele poderia ter impedido isso? Não. Cumpriu seu dever: espalhou a semente e deixou-a onde caiu. Quem é culpado? Certamente não o semeador.

Assim, amados, se um ministro chegar ao céu carregando apenas um feixe de espigas sobre o ombro, seu Mestre poderá perguntar:

“Ó ceifeiro, que antes era semeador, onde você colheu esse feixe?”

“Meu Senhor, semeei sobre a rocha, mas nada cresceu. Apenas uma semente, numa manhã de domingo, foi desviada pelo vento e caiu em um coração preparado. Este é o meu único feixe.”

“Hosana!”, ressoarão os coros angelicais. “Um único feixe colhido na rocha traz mais honra a Deus do que mil feixes produzidos em boa terra!”

Então, aquele homem poderá ocupar um lugar tão próximo do trono quanto outro que chega de uma terra fértil, curvado sob o peso de muitos feixes.

Creio que, se houver diferentes graus de glória no céu, eles não serão proporcionais ao nosso sucesso, mas à sinceridade e à dedicação de nossos esforços.

Se tivermos boas intenções e nos empenharmos de todo o coração para fazer o que é correto como ministros, receberemos a coroa mesmo que não vejamos resultados.

Mas quão mais feliz será aquele a quem se disser no céu: “Ele brilhará para sempre, porque foi sábio e conduziu muitas almas à justiça”!

Uma das minhas maiores alegrias é imaginar que, se eu entrar no céu, algum dia verei seus portões se abrirem e um querubim entrar voando. Ele olhará para mim com um sorriso e seguirá em direção ao trono de Deus.

Depois de prestar sua homenagem e adoração, talvez venha até mim e, embora eu não o conheça, segure minha mão e diga:

“Irmão, ouvi a Palavra por meio dos seus lábios. Foi sua voz que primeiro me advertiu acerca do meu pecado. Aqui estou, e você foi o instrumento que Deus utilizou para minha salvação!”

E, enquanto os portões se abrem, outras almas continuarão entrando, uma após outra: almas resgatadas, almas compradas por Cristo.

Para cada uma delas, uma estrela; para cada uma, uma joia a mais no diadema da glória; para cada uma, uma honra adicional e uma nova nota no cântico de louvor.

Bem-aventurado aquele que morre no Senhor, pois suas obras o acompanham. Assim declara o Espírito.

O que acontecerá com alguns bons cristãos que estão agora no Exeter Hall se as coroas celestiais forem avaliadas pelo número de almas salvas por seu intermédio?

Alguns de vocês poderão receber uma coroa sem uma única estrela.

Há pouco tempo, li um texto sobre a coroa sem estrelas no céu: um homem no céu, usando uma coroa na qual não há sequer uma estrela! Nenhuma alma foi conduzida à salvação por meio dele!

Ele estará no céu tão feliz quanto lhe for possível, porque foi salvo pela misericórdia soberana de Deus. Mas, ah, que tristeza seria estar no céu sem uma única estrela na coroa!

Mãe, o que você diria se chegasse ao céu sem que nenhum de seus filhos fosse uma estrela a adornar sua coroa?

Ministro, o que diria se fosse um pregador eloquente e, ainda assim, não tivesse uma única estrela?

Escritor, seria suficiente ter escrito obras tão grandiosas quanto as de Milton se você chegasse ao céu sem uma estrela sequer?

Receio que prestemos pouca atenção a isso.

As pessoas se dedicam a escrever enormes volumes e obras extensas para que seus livros permaneçam para sempre nas bibliotecas e seus nomes sejam perpetuados pela fama. Mas quantos estão realmente empenhados em conquistar estrelas eternas no céu?

Continue trabalhando, filho de Deus! Continue trabalhando! Se deseja servir ao Senhor, o pão que você lança sobre as águas será encontrado depois de muitos dias.

Se você conduzir até a colheita aquilo que semeou, mesmo que pareça pouco, terá uma colheita gloriosa quando o Senhor vier reunir os seus eleitos.

O ministro não é responsável pelo sucesso de sua pregação, mas é responsável pela fidelidade com que cumpre sua missão.

III. PREGAR O EVANGELHO É UMA OBRA GRANDIOSA E SOLENE

Por fim, precisamos compreender que pregar o Evangelho é uma obra grandiosa e solene.

O ministério tem sido frequentemente reduzido a uma profissão comum. Em nossos dias, alguns homens são escolhidos e transformados em ministros quando poderiam ter sido bons capitães de navio ou excelentes vendedores atrás de um balcão, mas nunca foram destinados ao púlpito.

São selecionados por outros homens, recebem uma grande quantidade de conhecimentos literários, são educados até determinado nível, preparados para ocupar uma posição e, finalmente, apresentados ao público como ministros.

Desejo que Deus abençoe cada um deles. Como costumava dizer o bom Joseph Irons: “Que Deus esteja com muitos deles, nem que seja apenas para fazê-los permanecer calados”.

Ministros fabricados pelos homens não têm utilidade para a obra de Deus, e quanto antes nos livrarmos desse tipo de ministério, melhor.

O método deles é o seguinte: preparam cuidadosamente seus manuscritos e, no domingo, leem-nos com uma voz suave e agradável, de modo que as pessoas saem satisfeitas.

Mas esse não é o método de Deus para a pregação.

Se fosse assim, eu poderia pregar para sempre sem dificuldade. Posso comprar sermões manuscritos por um xelim, desde que já tenham sido pregados cinquenta vezes. Se, porém, forem utilizados pela primeira vez, o preço será de uma guiné ou até mais.

Mas não é assim que a obra deve ser realizada.

Pregar a Palavra de Deus não é uma brincadeira infantil, nem um simples negócio ou profissão que qualquer pessoa possa assumir.

Primeiramente, o homem precisa sentir que recebeu um chamado solene para essa obra. Em seguida, deve saber que realmente possui o Espírito de Deus e que, quando fala, há sobre ele uma influência que o capacita a anunciar a mensagem da maneira como Deus deseja.

Se não for assim, deverá abandonar imediatamente o púlpito. Não tem o direito de permanecer ali, mesmo que a renda da igreja lhe pertença por direito.

Ele não foi chamado para pregar a verdade de Deus. A esse homem o Senhor pergunta:

“Que tens tu que recitar os meus estatutos?”

Talvez alguém pergunte: “O que há de tão difícil em pregar o Evangelho de Deus?”

Ora, deve haver alguma dificuldade, pois Paulo perguntou: “E para estas coisas, quem é idôneo?”

Em primeiro lugar, direi que é difícil porque o pregador precisa lutar para não permitir que seus próprios preconceitos distorçam a mensagem.

Às vezes, você deseja dizer algo severo, mas seu coração o adverte: “Mestre, se você disser isso, estará condenando a si mesmo”.

Então surge a tentação de permanecer em silêncio.

Outra provação é o medo de desagradar aos ricos da congregação. Você pensa: “Se eu disser determinada coisa, fulano ficará ofendido. Essa pessoa não concorda com essa doutrina. É melhor deixar isso de fora”.

Ou talvez você conquiste os aplausos da multidão e comece a sentir que não pode dizer nada que a desagrade. Afinal, aqueles que hoje gritam “Hosana!” poderão amanhã gritar: “Crucifica-o! Crucifica-o!”

Todas essas coisas influenciam o coração de um ministro. Ele é um homem como vocês e também sente essas pressões.

Depois vêm a lâmina afiada das críticas e as flechas daqueles que o odeiam e odeiam também o seu Senhor. Às vezes, ele não consegue deixar de sentir a dor dessas agressões.

Pode vestir sua armadura e declarar: “Não me importo com a maldade de vocês”. Contudo, houve momentos em que até mesmo José foi profundamente ferido pelas flechas dos arqueiros.

Então surge outro perigo: o desejo de sair em sua própria defesa.

É um grande tolo aquele que procura justificar-se diante de todos os seus acusadores. O homem que deixa seus detratores falando sozinhos, que, como a águia, não se importa com o chilrear dos pardais e que, como o leão, não se desvia do caminho para despedaçar um chacal rosnador — esse é o homem que será honrado.

O perigo está em desejarmos provar que estamos certos e limpar nossa própria reputação.

Ah, quem é suficientemente sábio para evitar todas essas rochas perigosas?

“Quem é idôneo, meus irmãos, para estas coisas?” Quem é capaz de se levantar domingo após domingo e dia após dia, durante a semana, para proclamar “as insondáveis riquezas de Cristo”?

Depois de dizer tudo isso, posso concluir com uma aplicação prática: se o Evangelho é “cheiro de vida para vida” e se o trabalho do ministro é uma obra tão solene, quão apropriado é que todos os que amam a verdade intercedam por aqueles que a pregam, para que sejam verdadeiramente “idôneos para estas coisas”.

Como já lhes disse muitas vezes, perder meu livro de orações seria uma das piores coisas que poderiam me acontecer. Não ter ninguém que orasse por mim me colocaria em uma condição terrível.

Talvez, como disse um bom poeta, o dia em que o mundo perecer será aquele em que ele deixar de ser purificado pela oração.

E talvez o dia em que um ministro se desviar da verdade seja justamente aquele em que seu povo deixar de orar por ele, quando não houver mais uma única voz suplicando a Deus que lhe conceda graça.

Tenho certeza de que isso poderia acontecer comigo.

Deem-me as numerosas multidões de pessoas que tive a alegria de ver reunidas em meu lugar de pregação antes de vir para este salão! Deem-me aqueles irmãos e irmãs que se reuniam às segundas-feiras à noite, em tão grande número, para clamar a Deus por uma bênção, e venceremos até mesmo o inferno, apesar de toda oposição.

Todos os nossos perigos se tornam suportáveis enquanto tivermos oração.

Aumentem minha congregação, deem-me pessoas cultas e nobres, concedam-me influência e conhecimento; ainda assim, fracassarei em meu trabalho se não tiver uma igreja que ore.

Meu povo, será que algum dia deixarei de contar com suas orações? Vocês abandonarão suas súplicas?

Nosso trabalho neste grande salão está quase concluído, e ficaremos felizes ao retornar ao nosso amado santuário. Mas será que vocês deixarão de orar quando voltarmos?

Receio que, nesta manhã, vocês não tenham orado tanto quanto deveriam. Receio que não tenha havido entre nós toda a devoção fervorosa que poderia ter sido oferecida a Deus.

Quanto a mim, não senti o maravilhoso poder que algumas vezes experimento. Não os culparei por isso, mas nunca permitam que se diga: “Aquelas pessoas, que antes eram tão fervorosas, tornaram-se frias!”

Não permitamos que o espírito de Laodiceia entre em Southwark. Se ele precisa estar em algum lugar, que fique aqui no West End. Não o levemos conosco!

Unamo-nos para “batalhar diligentemente pela fé que uma vez por todas foi entregue aos santos”.

Sabendo em que posição difícil se encontra aquele que carrega o estandarte, suplico-lhes: reúnam-se ao redor dele e permaneçam firmes ao seu lado.

Pois será terrível para o exército se o porta-estandarte cair, como certamente poderá acontecer:

“Será um mal para o exército se o porta-estandarte cair,
E bem sei que ele poderá sucumbir;
Jamais vi promessa que garantisse
Que tal batalha mortal não o faria ruir.”

Levantem-se, meus amigos! Segurem vocês mesmos o estandarte e mantenham-no erguido até o dia em que, de pé sobre o último castelo conquistado nos domínios do inferno, levantaremos juntos o grande brado:

“Aleluia! Aleluia! Aleluia! O Senhor Deus Todo-Poderoso reina!”

Até que esse dia chegue, continuem lutando!


Conclusão: O Evangelho exige fidelidade, perseverança e oração

A mensagem de Spurgeon nos conduz a três grandes verdades.

Primeira: o Evangelho produz efeitos diferentes conforme a maneira como é recebido. Para aqueles que o acolhem pela fé, é mensagem de vida e salvação. Para os que o rejeitam ou distorcem, torna-se motivo de maior responsabilidade diante de Deus.

Segunda: o ministro não pode controlar os resultados de sua pregação. Sua responsabilidade é anunciar fielmente a Palavra, sem distorcê-la para agradar aos homens. O crescimento pertence a Deus, que soberanamente concede os frutos.

Terceira: pregar o Evangelho é uma tarefa santa e solene. Por isso, aqueles que anunciam a verdade precisam de coragem, fidelidade, dependência do Espírito Santo e, sobretudo, das orações do povo de Deus.

Que esta mensagem nos leve a examinar o nosso coração. Não basta ouvir o Evangelho: precisamos recebê-lo com fé verdadeira, permitindo que sua mensagem transforme nossa vida.

E, se amamos a verdade de Cristo, devemos também orar por aqueles que a anunciam, para que permaneçam firmes, proclamem todo o conselho de Deus e não se deixem dominar pelo medo dos homens.

Que o Senhor nos conceda graça para receber sua Palavra como cheiro de vida e perseverar nela até o fim.

Soli Deo gloria — Somente a Deus seja a glória!

Fonte: The New Park Street Pulpit, Volume 1, Sermão nº 26, de C. H. Spurgeon. Pregado em 27 de maio de 1855, no Exeter Hall, Strand, Londres.