Sermão nº 28 — C. H. Spurgeon
Série: The New Park Street Pulpit — Volume 1
Pregador: Rev. C. H. Spurgeon
Data: Domingo, 3 de junho de 1855, pela manhã
Local: Capela New Park, Southwark, Londres
Texto bíblico:
“E farei deles e dos lugares ao redor do meu monte uma bênção; e farei descer a chuva a seu tempo; chuvas de bênçãos serão.”
Ezequiel 34:26
INTRODUÇÃO
O capítulo 34 de Ezequiel, que li no início deste culto, é profético. Entendo que ele não se refere à condição dos judeus durante o cativeiro e à felicidade que experimentariam posteriormente, quando retornassem à sua terra, mas a uma situação na qual cairiam depois de terem sido restaurados ao seu país sob a liderança de Neemias e Esdras, situação na qual, segundo minha interpretação, ainda permanecem até os dias de hoje.
O profeta nos diz que, naquela época, os pastores, em vez de alimentarem o rebanho, alimentavam a si mesmos. Pisavam a relva, em vez de permitir que as ovelhas a comessem, e sujavam as águas com os pés. Essa é uma descrição exata, segundo Spurgeon, da condição da Judeia depois do cativeiro, pois então surgiram os escribas e fariseus, que tomaram a chave do conhecimento, mas não entravam nem permitiam que outros entrassem; colocavam pesados fardos sobre os ombros dos homens, mas não os tocavam nem sequer com um dedo. Faziam a religião consistir inteiramente em sacrifícios e cerimônias, impondo ao povo um peso tão grande que este clamava: “Que canseira!”
Esse mesmo mal, afirmava Spurgeon, havia continuado entre os pobres judeus até seus dias. Se alguém lesse o Talmude e a Guemará, observando os fardos que essas tradições lhes impunham, diria: “Verdadeiramente, eles têm pastores negligentes”. Não dão alimento às ovelhas. Perturbam-nas com superstições imaginárias e opiniões insensatas. Em vez de lhes anunciarem que o Messias já veio, enganam-nas com a ideia de que ainda virá um Messias que restaurará a Judeia e a conduzirá novamente à sua glória.
O Senhor pronuncia uma maldição contra esses fariseus e rabinos, contra aqueles que “empurram com o lado e com o ombro”, esses maus pastores que não permitem que as ovelhas descansem nem as alimentam em bons pastos.
Depois de descrever essa situação, porém, o profeta anuncia tempos melhores para o povo judeu. Aproxima-se o dia em que os pastores negligentes desaparecerão, em que o poder dos rabinos cessará e as tradições da Mishná e do Talmude serão deixadas de lado. Está chegando a hora em que as tribos subirão à sua própria terra, e a Judeia, por tanto tempo um deserto desolado, florescerá novamente como uma rosa.
Mesmo que o próprio templo não seja restaurado, algum edifício cristão será erguido no monte Sião, onde serão ouvidos cânticos de solene louvor, assim como antigamente os salmos de Davi eram cantados no Tabernáculo.
Não demorará muito até que eles venham — venham de terras distantes, de onde quer que estejam descansando ou peregrinando. Aquela que foi considerada a escória de todas as coisas, cujo nome se tornou provérbio e motivo de desprezo, será transformada na glória de todas as terras. Sião abatida levantará a cabeça, sacudindo de si o pó, as trevas e a morte. Então o Senhor alimentará o seu povo e fará dele e dos lugares ao redor do seu monte uma bênção.
Creio que não damos importância suficiente à restauração dos judeus. Não pensamos o bastante a respeito disso. Contudo, se há algo prometido na Bíblia, certamente é isso. Imagino que seja impossível ler a Bíblia sem perceber claramente que haverá uma restauração real dos filhos de Israel.
“Para lá subirão; virão com choro a Sião e com súplicas a Jerusalém.”
Que esse dia feliz chegue logo! Pois, quando os judeus forem restaurados, a plenitude dos gentios será reunida. Assim que retornarem, Jesus virá ao monte Sião para reinar gloriosamente com os seus anciãos, e então raiarão os dias felizes do Milênio. Conheceremos, então, cada homem como irmão e amigo. Cristo governará com domínio universal.
Esse, portanto, é o sentido do texto: Deus faria de Jerusalém e dos lugares ao redor do seu monte uma bênção. Entretanto, nesta manhã, não usarei o texto exatamente dessa maneira. Aplicá-lo-ei em um sentido mais restrito — ou talvez mais amplo —, relacionando-o à Igreja de Jesus Cristo e, particularmente, à igreja à qual você e eu estamos ligados.
“E farei deles e dos lugares ao redor do meu monte uma bênção; e farei descer a chuva a seu tempo; chuvas de bênçãos serão.”
Há aqui duas verdades. Primeiro, a Igreja de Cristo deve ser uma bênção. Segundo, a Igreja de Cristo deve ser abençoada. Encontramos essas duas verdades nas diferentes partes do texto.
I. A IGREJA DE CRISTO DEVE SER UMA BÊNÇÃO
“E farei deles e dos lugares ao redor do meu monte uma bênção.”
O propósito de Deus ao escolher um povo antes da fundação do mundo não era apenas salvar esse povo, mas também, por meio dele, conceder benefícios essenciais a toda a raça humana.
Quando escolheu Abraão, Deus não o elegeu simplesmente para que fosse seu amigo e recebesse privilégios especiais. Escolheu-o para que fosse, por assim dizer, o guardião da verdade. Abraão deveria ser a arca na qual a verdade seria preservada. Deveria ser o depositário da aliança em favor de todo o mundo.
Quando Deus escolhe pessoas por sua graça soberana e as torna pertencentes a Cristo, não o faz somente por causa delas mesmas, para que sejam salvas, mas também por causa do mundo.
Pois vocês não sabem que são “a luz do mundo”? São “uma cidade edificada sobre um monte, que não pode ser escondida”. São “o sal da terra”.
Quando Deus faz de vocês sal, não é apenas para que tenham sal em si mesmos, mas para que, como o sal, preservem toda a massa. Se ele os torna fermento, é para que, como o pouco fermento, levedem toda a massa.
A salvação não é algo egoísta. Deus não a concede para que a guardemos somente para nós, mas para que, por meio dela, nos tornemos instrumentos de bênção para os outros.
O grande Dia revelará que não houve sequer um homem vivendo sobre a face da terra que não tenha recebido, de alguma maneira, alguma bênção por meio do dom do evangelho concedido por Deus.
A própria preservação da vida dos ímpios e a concessão de um tempo de tolerância foram adquiridas pela morte de Jesus. Por meio de seus sofrimentos e de sua morte, são concedidas as bênçãos temporais das quais tanto nós quanto eles desfrutamos.
O evangelho foi enviado para abençoar, primeiramente, aqueles que o recebem e, depois, expandir-se, de modo que eles próprios se tornem uma bênção para toda a humanidade.
Ao falar da igreja como uma bênção, observaremos três aspectos:
A origem divina dessa bênção: “Eu farei deles uma bênção”.
A responsabilidade pessoal na religião: “Eu farei deles uma bênção”.
A expansão da bênção do evangelho: “E os lugares ao redor do meu monte”.
1. A origem divina da bênção
Em primeiro lugar, quanto à bênção que Deus fará de sua igreja, vemos aqui a ação divina. É o próprio Deus, o eterno JEOVÁ, quem fala:
“Eu farei deles uma bênção”.
Nenhum de nós pode abençoar outras pessoas se Deus primeiro não nos abençoar. Precisamos da obra divina em nós.
“Eu farei deles uma bênção, ajudando-os e constrangendo-os.”
Deus faz de seu povo uma bênção ao ajudá-lo. O que podemos fazer sem a ajuda de Deus?
Eu me levanto e prego a milhares de pessoas, ou talvez a centenas. O que realizei, se alguém maior do que o homem não esteve comigo no púlpito?
Trabalho nas escolas dominicais. O que posso fazer se o Mestre não estiver ali, ensinando as crianças comigo?
Precisamos do auxílio de Deus em todas as posições. Uma vez que ele nos concede essa ajuda, ninguém pode dizer quão pouco esforço será necessário para nos tornarmos uma bênção.
Ah! Às vezes, algumas poucas palavras podem ser mais abençoadoras do que um sermão inteiro. Você toma uma criança tagarela sobre os joelhos e lhe diz algumas palavras que ela recordará e utilizará muitos anos depois.
Conheci um velho de cabelos grisalhos que costumava fazer isso. Certa vez, levou um menino até determinada árvore e lhe disse:
“Agora, João, ajoelhe-se junto a esta árvore, e eu me ajoelharei com você.”
Ele se ajoelhou, orou e pediu a Deus que convertesse o menino e salvasse sua alma.
“Agora”, disse ele, “talvez você volte a esta árvore algum dia. Se ainda não tiver sido convertido, lembrará que, debaixo desta árvore, pedi a Deus que salvasse sua alma.”
O jovem foi embora e se esqueceu da oração daquele velho. Entretanto, aconteceu, pela providência de Deus, que ele voltou a caminhar por aquele campo e viu novamente uma árvore. Parecia-lhe que o nome do velho estava gravado em sua casca.
Ele se lembrou do que o homem havia pedido a Deus e de que aquela oração ainda não havia sido respondida. Mas não ousou passar pela árvore sem se ajoelhar e orar também. Ali foi o lugar de seu nascimento espiritual.
A mais simples observação de um cristão se tornará uma bênção, se Deus o ajudar.
“A sua folha também não murchará.”
A mais simples palavra que ele pronunciar será guardada, e tudo o que fizer prosperará.
Mas há também aqui a ideia de constrangimento:
“Eu farei deles uma bênção”.
Eu lhes darei a condição de serem uma bênção. Eu os constrangerei a ser uma bênção.
Posso dizer que nunca fiz algo que tenha sido uma bênção para meus semelhantes sem sentir que fui compelido a fazê-lo.
Pensei em ir a uma escola dominical para ensinar. Certo dia, alguém me procurou, pediu-me, suplicou-me e implorou que assumisse sua classe. Não pude recusar. E ali fiquei, preso de pés e mãos pelo superintendente, sendo levado a continuar.
Depois, pediram-me que falasse às crianças. Pensei que não seria capaz, mas não havia mais ninguém para fazê-lo. Assim, levantei-me e gaguejei algumas palavras.
Lembro-me também da primeira vez em que tentei pregar ao povo. Tenho certeza de que não desejava fazê-lo. Contudo, não havia mais ninguém naquele lugar, e a congregação teria de ir embora sem ouvir sequer uma palavra de advertência ou instrução. Como eu poderia permitir isso? Senti-me obrigado a falar.
Assim aconteceu com tudo aquilo em que coloquei as mãos. Sempre senti uma espécie de impulso ao qual não conseguia resistir. Além disso, percebia que a providência divina me colocava em uma posição na qual não desejava fugir do dever e, mesmo que desejasse, não poderia fazê-lo.
O mesmo acontece com o povo de Deus. Ao olhar para a própria vida, aqueles que se tornaram uma bênção descobrirão que Deus parece tê-los lançado dentro da vinha.
Certo homem foi rico. Que bem ele fazia ao mundo? Limitava-se a descansar em sua carruagem. Fazia pouco bem e era de pouca utilidade para seus semelhantes.
Então Deus diz:
“Eu farei dele uma bênção”.
E retira suas riquezas, levando-o a circunstâncias humildes. Ele passa a conviver com os pobres, e sua educação superior e sua inteligência tornam-se uma bênção para eles. Assim, Deus faz dele uma bênção.
Outro homem era naturalmente muito tímido. Não orava nas reuniões de oração e mal conseguia imaginar-se entrando para a igreja. Logo, porém, encontra-se em uma situação na qual não pode mais se esquivar.
“Eu farei dele uma bênção.”
E, tão certo quanto você é um servo de Deus, ele fará de você uma bênção. Deus não deseja que seu ouro permaneça em um bloco bruto. Ele o martelará, moldando-o até que se torne uma bênção.
Creio sinceramente que há pessoas nesta congregação a quem Deus concedeu capacidade para proclamar seu nome. Talvez elas mesmas ainda não saibam disso, mas Deus o tornará evidente no devido tempo.
Desejo que cada pessoa examine a própria vida e veja se Deus a está conduzindo a realizar determinada tarefa. Quando sentir esse impulso, não deverá, de maneira alguma, sufocá-lo.
Tenho certa simpatia pela doutrina dos quacres a respeito dos impulsos do Espírito, e temo impedir algum deles. Se um pensamento me vem à mente, dizendo: “Vá à casa daquela pessoa”, gosto de obedecer, pois não sei se esse pensamento pode ter vindo do Espírito.
Entendo que este versículo significa algo semelhante:
“Eu farei deles uma bênção. Eu os levarei a praticar o bem. Se não puder fazer com que exalem um perfume agradável de outra maneira, eu os esmagarei no pilão da aflição. Se tiverem sementes que não puderem ser espalhadas de outra forma, enviarei um vento forte para levar por toda parte essas sementes delicadas.”
“Eu farei deles uma bênção.”
Se você nunca foi feito uma bênção para ninguém, pode ter certeza de que ainda não manifesta a condição de filho de Deus, pois JEOVÁ declara:
“Eu farei deles uma bênção”.
2. A responsabilidade pessoal na bênção
Observe, em seguida, o caráter pessoal dessa bênção:
“Eu farei deles uma bênção”.
Isso significa: “Farei de cada membro da igreja uma bênção”.
Muitas pessoas frequentam o lugar de oração onde a igreja se reúne. Você lhes pergunta:
“O que vocês estão fazendo naquela igreja que frequentam?”
Elas respondem:
“Estamos fazendo isto e aquilo.”
Então você pergunta:
“Como se escreve a palavra ‘nós’?”
“É uma palavra simples”, respondem.
“Sim, mas vocês colocam a palavra ‘eu’ dentro desse ‘nós’?”
“Não.”
Há muitas pessoas que sabem pronunciar a palavra “nós” sem incluir nela o “eu”. Dizem: “Nós fizemos isto e aquilo”, mas nunca perguntam: “Quanto eu fiz? Tive alguma participação nisso?”
Sim, esta capela foi ampliada. Quanto contribuí para isso? Dois centavos!
Naturalmente, a obra foi realizada. Mas foram aqueles que contribuíram financeiramente que a tornaram possível.
“Nós pregamos o evangelho.”
Realmente? Nós nos sentamos em nossos bancos, ouvimos um pouco e nem sequer oramos pedindo uma bênção.
“Nós temos uma escola dominical muito grande.”
Você já ensinou nela?
“Nós temos uma excelente sociedade de trabalho.”
Você já participou de suas atividades?
Essa não é a maneira correta de entender a palavra “nós”.
A declaração é:
“Eu farei deles uma bênção”.
Quando Jerusalém foi reconstruída, cada homem começou pelo trecho mais próximo de sua própria casa. É assim que você deve começar a construir e a realizar alguma coisa.
Não devemos mentir a esse respeito. Se não participamos da construção, se não seguramos nem a colher de pedreiro nem a lança, não devemos nos vangloriar de nossa igreja como se tivéssemos contribuído para a obra.
Pois o texto declara:
“Eu farei deles uma bênção”.
Cada um deles.
“Mas, senhor, o que posso fazer? Sou apenas um pai de família. Estou tão ocupado com meus negócios que mal consigo ver meus filhos.”
Mas, em seu trabalho, você tem empregados?
“Não, eu mesmo sou empregado.”
Você tem colegas de trabalho?
“Não, trabalho sozinho.”
Então você trabalha sozinho e vive sozinho, como um monge em sua cela? Não acredito nisso.
Você tem colegas de trabalho. Não poderia dizer uma palavra que tocasse a consciência deles?
“Não gosto de introduzir a religião no ambiente de trabalho.”
Concordo que devemos respeitar o lugar e a ocasião. Quando estou trabalhando, que o trabalho seja feito. Quando estamos tratando das coisas da religião, que tratemos delas com seriedade.
Mas você nunca encontra uma oportunidade?
Você mal pode entrar em um ônibus ou em um vagão de trem sem encontrar alguma ocasião para dizer algo a respeito de Jesus Cristo. Tenho constatado isso, e não acredito ser diferente das outras pessoas.
Não pode fazer nada?
Não pode colocar um folheto no bolso e deixá-lo em algum lugar por onde passar? Não pode dirigir uma palavra a uma criança?
De onde vem esse homem que não consegue fazer absolutamente nada?
Há uma aranha na parede, mas ela consegue alcançar os palácios dos reis e tecer sua teia, contribuindo para livrar o mundo de moscas nocivas.
Há uma urtiga no canto do cemitério, mas o médico me diz que ela possui suas propriedades úteis.
Há uma pequena estrela no céu, mas ela está registrada nas cartas celestes, e o marinheiro a observa.
Há um pequeno organismo debaixo da água, mas ele contribui para a formação de uma rocha.
Deus criou todas essas coisas com algum propósito. E será que criou um homem sem lhe dar absolutamente nada para fazer?
Não acredito nisso.
Deus nunca cria coisas inúteis. Sua obra não contém elementos supérfluos.
Não importa quem você seja: há algo que você deve fazer.
Oh! Que Deus lhe mostre qual é essa tarefa e, depois, o conduza a realizá-la por meio da maravilhosa ação de sua providência e de sua graça!
3. A expansão da bênção do evangelho
Em terceiro lugar, precisamos observar o desenvolvimento da bênção do evangelho.
“Eu farei deles uma bênção.”
Mas o texto não termina aí:
“E os lugares ao redor do meu monte.”
A religião é algo que se expande.
Quando começa no coração, é como um minúsculo grão de mostarda. Gradualmente, porém, cresce e se transforma em uma grande árvore, de modo que as aves do céu vêm abrigar-se em seus ramos.
Ninguém pode viver a vida religiosa pensando apenas em si mesmo.
“Nenhum de nós vive para si, e nenhum morre para si.”
Você já ouviu muitas vezes que, quando uma pedra é lançada em um riacho, forma-se primeiro um pequeno círculo na água. Depois surge outro círculo ao redor do primeiro, seguido por outro e mais outro, até que a influência daquela pedra se torna perceptível por toda a superfície da água.
Assim acontece quando Deus faz de seu povo uma bênção.
“Farei de um ministro uma bênção para uma ou duas pessoas. Depois, farei dele uma bênção para cem. Em seguida, farei dele uma bênção para milhares, e então farei desses milhares uma bênção também.
Farei de cada pessoa, individualmente, uma bênção. E, depois de realizar isso, farei de todos os lugares ao redor do meu monte uma bênção.”
Espero que nós, como membros da igreja de Park Street, jamais fiquemos satisfeitos enquanto não formos uma bênção não apenas para nós mesmos, mas também para todos os lugares ao redor do nosso monte.
Quais são esses lugares ao redor do nosso monte?
Creio que são, em primeiro lugar, nossas atividades e organizações; em segundo lugar, nossa vizinhança; e, em terceiro lugar, as igrejas que se encontram nas proximidades.
Nossas atividades e organizações
Em primeiro lugar, temos nossas atividades e organizações.
Há nossa escola dominical. Quão próxima ela está do nosso monte!
Falo bastante sobre isso porque desejo chamar a atenção de todos para essa necessidade. Pretendo pregar nesta manhã um sermão prático, que leve alguns de vocês a se apresentarem para ensinar na escola dominical. Precisamos de homens preparados para isso, que venham “socorrer o SENHOR contra os valentes”.
Menciono, portanto, a escola dominical como um lugar muito próximo do monte. Ela deveria estar exatamente ao pé dele. Sim, deveria estar tão próxima que muitas pessoas pudessem passar dali para a igreja.
Temos também nossa Sociedade de Visitação e Instrução Cristã, organizada para visitar os moradores desta região.
Espero que ela tenha sido uma bênção. Deus enviou entre nós um homem que trabalha com zelo e dedicação, visitando os enfermos. Como responsável pela supervisão do trabalho desse querido irmão, nosso missionário, recebo regularmente relatórios de suas atividades.
Esses relatórios me têm proporcionado grande satisfação, e posso testemunhar que ele está realizando um trabalho muito eficiente em nossa vizinhança.
Desejo que essa sociedade receba todo o apoio e toda a dedicação de vocês. Considero esse irmão um Josué, com quem vocês devem sair, às centenas, ao encontro dos moradores da região.
Vocês não sabem quantos lugares escuros existem por aqui?
Caminhem um pouco pela rua à direita. Vejam as lojas abertas aos domingos. Algumas, graças a Deus, que antes permaneciam abertas nesse dia, agora vêm adorar conosco. Teremos outras ainda, pois “do SENHOR é a terra e a sua plenitude”. Por que não haveríamos de conquistá-la para ele?
Meus irmãos, quando visitarem os enfermos ou distribuírem folhetos de porta em porta, façam desta sua oração: que essa sociedade, sendo um dos lugares ao redor do nosso monte, seja transformada em uma bênção!
Não quero me esquecer de nenhuma das atividades ligadas a esta igreja. Há várias outras que também são lugares ao redor do nosso monte, e o Senhor acaba de colocar em meu coração o desejo de organizar novas sociedades que se tornarão uma bênção para esta igreja. Em breve vocês ouvirão falar delas.
Temos vários irmãos nesta congregação a quem Deus concedeu capacidade para falar em público. Eles estão prestes a organizar uma sociedade destinada à proclamação da Palavra de Deus.
Se Deus tem abençoado tanto sua igreja e nos tornado tão conhecidos entre o povo, por que deveríamos parar?
Fomos conduzidos a um elevado grau de fervor e amor. Agora é o momento de fazer alguma coisa.
Quando o ferro está quente, por que não golpeá-lo e moldá-lo?
Creio que temos os recursos humanos necessários não apenas para estabelecer aqui uma igreja que seja motivo de honra entre as igrejas batistas de Londres, mas também para fundar igrejas em toda a metrópole.
Temos outros projetos em andamento que, quando amadurecidos por uma reflexão sensata e sustentados pela prudência, ainda tornarão esta metrópole mais honrada pela proclamação do evangelho puro e pela pregação da Palavra de Deus sem adulteração.
Que Deus transforme todas as nossas atividades e organizações — todos os lugares ao redor do nosso monte — em uma bênção!
Nossa vizinhança
Em segundo lugar, temos nossa vizinhança.
Às vezes, fico profundamente abatido quando penso que somos de tão pouca utilidade para os moradores desta região, embora este lugar seja um oásis verde no meio de um grande deserto espiritual.
Logo atrás de nós, poderíamos encontrar centenas de católicos romanos e homens de caráter extremamente perverso. É triste pensar que não conseguimos transformar este lugar em uma bênção para eles.
Esta igreja tem sido uma grande bênção para vocês, meus ouvintes, mas vocês não vêm deste bairro. Alguns, suponho, vêm de todos os lugares e de lugar nenhum.
As pessoas dizem:
“Há algo acontecendo naquela capela! Vejam a multidão! Mas não conseguimos entrar!”
Peço-lhes apenas uma coisa: nunca venham aqui para satisfazer a curiosidade.
Vocês que são membros de outras congregações considerem que talvez seja seu dever permanecer em suas próprias igrejas.
Há muitas ovelhas desgarradas por aqui. Prefiro recebê-las em vez de vocês.
Permaneçam em seus próprios lugares. Não desejo tirar ovelhas de outros pastores.
Não venham por caridade. Somos gratos por suas boas intenções, mas, se vocês são membros de outras igrejas, preferimos ter o espaço que ocupam a contar com sua presença.
Queremos que os pecadores venham — pecadores de todas as espécies.
Mas não queremos aquele tipo de pessoa cujos ouvidos estão sempre ansiosos por ouvir um novo pregador, que vive dizendo: “Quero algo diferente! Quero algo diferente!”
Oh! Suplico-lhes, por amor de Deus, que sejam úteis em algum lugar. Se vocês ficam correndo de uma igreja para outra, nunca poderão esperar produzir frutos duradouros.
Vocês conhecem o ditado a respeito das pedras que rolam? Já ouviram falar disso. Elas “não criam musgo”.
Portanto, não sejam pedras que rolam de um lado para outro. Permaneçam em seu lugar.
Que Deus nos ajude a nos tornarmos uma bênção para nossa vizinhança!
Anseio por ver algo sendo feito em favor das pessoas que vivem ao nosso redor. Precisamos abrir nossos braços para elas. Precisamos sair ao ar livre e ir ao encontro delas. Precisamos, e certamente iremos, pregar-lhes o evangelho de Deus.
Que os moradores desta região ouçam a palavra do evangelho, e que se possa dizer:
“Aquele lugar é a catedral de Southwark!”
Na verdade, já é assim. De lá sai uma bênção. Deus está derramando suas bênçãos sobre este lugar.
As igrejas vizinhas
O que mais queremos dizer com os lugares ao redor do nosso monte?
Referimo-nos também às igrejas vizinhas.
Não posso deixar de me alegrar com a prosperidade de muitas igrejas ao nosso redor. Entretanto, como disse nosso querido irmão, o senhor Sherman, na manhã da última quinta-feira, “não é injusto afirmar que há pouquíssimas igrejas em estado de prosperidade e que, considerando as igrejas em geral, sua condição é deplorável”.
“Somente aqui e ali”, disse ele, “Deus está derramando seu Espírito. A maioria das igrejas, porém, permanece como barcaças junto à ponte de Blackfriars quando a maré baixa: atoladas na lama. Nem todos os cavalos do rei, nem todos os homens do rei conseguem retirá-las dali até que a maré volte e as coloque novamente à tona.”
Quem pode dizer, então, quanto bem esta igreja poderá realizar?
Se há uma luz neste castiçal, que outros venham acender suas velas nela.
Se há uma chama aqui, que ela se espalhe até que todas as igrejas vizinhas sejam iluminadas por sua glória.
Então, verdadeiramente, seremos motivo de alegria para a terra, pois nunca há um avivamento em um lugar sem que ele influencie outros lugares.
Quem poderá dizer até onde isso chegará?
“Espalha-te, poderoso evangelho;
Vence e conquista, sem jamais cessar.”
E o evangelho jamais cessará quando Deus fizer dos lugares ao redor do seu monte uma bênção.
II. O POVO DE DEUS NÃO DEVE APENAS SER UMA BÊNÇÃO: TAMBÉM DEVE SER ABENÇOADO
Leia a segunda parte do versículo:
“E farei descer a chuva a seu tempo; chuvas de bênçãos serão.”
É bastante significativo, como sinal das chuvas de bênçãos que esperamos receber aqui, que Deus tenha enviado chuva no primeiro dia em que abrimos este lugar.
Se eu acreditasse em presságios, oraria para que, assim como choveu no primeiro dia, chovesse em todos os dias seguintes. Quando a chuva parasse, a capela poderia ser fechada, pois desejamos mantê-la aberta somente enquanto as chuvas da graça continuarem descendo.
1. A graça é uma misericórdia soberana
Em primeiro lugar, temos aqui a misericórdia soberana.
Ouçam estas palavras:
“Eu lhes darei a chuva a seu tempo”.
Não é isso uma manifestação da soberana misericórdia divina? Quem pode dizer: “Eu lhes darei chuvas”, senão Deus?
Poderia fazê-lo o falso profeta que caminha entre os khoikhoi, um povo que, na linguagem de Spurgeon, vivia em trevas espirituais? Ele afirma ser um fazedor de chuva e poder conceder-lhes chuvas. Mas será que pode realmente fazê-lo?
Existe algum monarca poderoso ou o homem mais instruído da terra que possa dizer: “Eu lhes darei as chuvas no tempo certo”?
Não.
Há somente uma mão que contém todas as nuvens. Há somente uma mão na qual estão guardados todos os canais do grande oceano que se encontra acima do firmamento. Há somente uma voz capaz de falar às nuvens e ordenar que produzam chuva.
“De que ventre procede o gelo? E quem gera a geada do céu?”
“Quem envia a chuva sobre a terra? Quem espalha os aguaceiros sobre a erva verde? Não sou eu, o SENHOR?”
Quem mais poderia fazer isso?
A chuva não está sob o poder de Deus? E quem poderia enviá-la, senão ele?
Sabemos que os católicos, segundo a crítica apresentada por Spurgeon neste sermão, pretendem receber a graça sem obtê-la diretamente de Deus. Ele afirma que acreditam que Deus deposita toda a sua graça no papa e que, depois, ela desce por canais menores, chamados cardeais e bispos, até chegar aos sacerdotes. Bastaria então pagar uma moeda e abrir a torneira para receber tanta graça quanto se desejasse.
Mas não é assim que funciona a graça de Deus.
Ele declara:
“Eu lhes darei chuvas”.
A graça é um dom de Deus e não pode ser produzida pelo homem.
2. A graça é necessária
Observe, em seguida, que a graça é necessária:
“Eu lhes darei chuvas”.
O que aconteceria com o solo sem as chuvas?
Você pode quebrar os torrões, semear as sementes, mas o que poderá fazer sem a chuva?
Pode preparar seu celeiro e afiar suas foices, mas suas ferramentas enferrujarão antes que você obtenha trigo, se não houver chuvas.
Elas são necessárias.
Assim também é necessária a bênção divina.
“Em vão Apolo semeia a semente,
E Paulo pode plantar em vão.”
Em vão vocês vêm aqui, em vão trabalham, em vão oferecem seu dinheiro —
“Até que Deus conceda a chuva abundante
E envie a salvação do alto.”
3. A graça é abundante
Em seguida, temos a graça abundante.
“Eu lhes enviarei chuvas.”
O texto não diz: “Eu lhes enviarei algumas gotas”, mas: “Eu lhes enviarei chuvas”.
Como diz o ditado: raramente chove sem que acabe caindo um verdadeiro aguaceiro.
Assim acontece com a graça. Quando Deus concede uma bênção, geralmente o faz em tal medida que não há espaço suficiente para recebê-la.
Onde colocaremos todas as bênçãos de Deus que já recebemos?
Na quinta-feira, disse ao povo que Deus havia prometido que, se trouxéssemos os dízimos à casa do tesouro, ele nos enviaria uma bênção tão grande que não teríamos espaço para contê-la.
Experimentamos essa promessa, e ela se cumpriu, como sempre se cumprirá enquanto confiarmos nela.
Graça abundante!
Ah! Meus amigos, precisaremos de graça abundante.
Precisaremos de graça abundante para nos manter humildes; graça abundante para nos tornar perseverantes na oração; graça abundante para nos tornar santos; graça abundante para nos tornar zelosos; graça abundante para nos tornar verdadeiros; graça abundante para nos preservar durante toda esta vida e, finalmente, para nos conduzir ao céu.
Não podemos viver sem as chuvas da graça.
Quantos há aqui que permaneceram secos mesmo durante uma chuva de graça?
Ora, há uma chuva de graça neste lugar. Mas por que ela não cai sobre algumas pessoas?
Porque elas levantam o guarda-chuva de seus preconceitos.
Embora estejam sentadas aqui, assim como o povo de Deus, mesmo quando a chuva cai, têm tantos preconceitos contra a Palavra de Deus que não desejam ouvi-la nem amá-la. Assim, a chuva escorre sem penetrar em seus corações.
Ainda assim, as chuvas estão presentes, e agradecemos a Deus por aqueles sobre os quais elas efetivamente caem.
4. A graça vem no tempo certo
Mais uma vez, temos a graça oportuna:
“Eu lhes darei a chuva a seu tempo”.
Nada se compara à graça concedida no momento certo.
Vocês sabem que certas frutas são melhores quando estão na estação apropriada e não têm a mesma qualidade em outras épocas.
Também existem graças de que precisamos em determinados momentos, mas não necessariamente em todos eles.
Alguém me contraria e me irrita. Naquele exato momento, preciso de graça para ser paciente. Não a tenho e fico irado.
Dez minutos depois, sou extremamente paciente, mas não recebi a graça no momento em que mais precisava dela.
A promessa é:
“Eu lhes darei a chuva a seu tempo”.
Ah! Alma aflita que espera no Senhor, qual é a sua estação nesta manhã?
É uma estação de seca? Então este é o tempo das chuvas.
É uma estação de grande tristeza e de nuvens escuras? Então este é o tempo das chuvas.
E você, homem de negócios, qual é a sua estação nesta manhã? Perdeu dinheiro durante toda a semana?
Agora é o momento de pedir as chuvas.
É noite. Agora cai o orvalho.
O orvalho não cai durante o dia; cai à noite, na noite da aflição, da provação e das dificuldades.
A promessa está diante de você. Basta apresentá-la a Deus em oração e suplicar por seu cumprimento:
“Eu lhes darei a chuva a seu tempo”.
5. A bênção é variada
Temos mais uma consideração, e então concluiremos.
A bênção é variada:
“Eu lhes darei chuvas de bênçãos”.
A palavra está no plural. Deus enviará toda espécie de bênção.
A chuva, quando cai, é sempre água da mesma natureza. Mas a graça não se manifesta de uma única maneira nem produz sempre o mesmo efeito.
Quando Deus envia chuva sobre sua igreja, ele envia “chuvas de bênçãos”.
Há ministros que pensam que, se Deus enviar uma chuva sobre sua igreja, ela será uma chuva de trabalho e atividade.
Sim, mas, se ele fizer isso, também enviará uma chuva de consolo.
Outros pensam que Deus enviará uma chuva de verdade evangélica.
Sim, mas, se ele enviar essa chuva, também enviará uma chuva de santidade evangélica.
Todas as bênçãos de Deus caminham juntas. São como irmãs virtuosas e graciosas que dançam de mãos dadas.
Deus envia chuvas de bênçãos.
Se ele concede graça para consolar, também concede graça para converter.
Se faz soar a trombeta para o pecador arruinado, também a fará soar em um grito de alegria pelo pecador que foi perdoado e absolvido.
Ele enviará “chuvas de bênçãos”.
CONCLUSÃO: DESPERTEMOS PARA SERVIR A CRISTO!
Agora, temos uma promessa na Bíblia. Procuramos explicá-la e desenvolver seu significado. O que faremos com ela?
“Naquele livro está escondida
Uma pérola de valor desconhecido.”
Examinamos essa rica promessa. Nós, como igreja, estamos olhando para ela e perguntando:
“Essa promessa também é nossa?”
Creio que a maioria dos membros responderá:
“Sim, pois Deus derramou sobre nós chuvas de bênçãos a seu tempo”.
Muito bem! Se a promessa é nossa, o mandamento também nos pertence tanto quanto a promessa.
Não deveríamos pedir a Deus que continue fazendo de nós uma bênção?
Alguns dizem:
“Fiz isto e aquilo quando era jovem”.
Mas, suponhamos que você tenha cinquenta anos. Isso não significa que já seja velho demais para servir. Não há mais nada que possa fazer?
É muito bom falar sobre aquilo que você fez no passado, mas o que está fazendo agora?
Sei o que aconteceu com alguns de vocês: certa vez, brilharam intensamente, mas sua vela não foi aparada recentemente e, por isso, já não brilha tão bem.
Que Deus retire algumas das preocupações mundanas e apare um pouco essas velas!
Vocês sabem que, no templo, havia espevitadeiras e bandejas para aparar o pavio de todas as velas, mas não havia apagadores.
Se houver aqui, nesta manhã, uma pobre vela com um pavio excessivamente longo, que há muito tempo não produz luz, vocês não receberão de mim um apagador. Espero, porém, que recebam uma boa aparada no pavio.
Quando me aproximei das lâmpadas nesta manhã, pensei que minha primeira tarefa seria apará-las.
Esse tem sido o propósito do meu sermão: aparar um pouco os pavios de vocês, para colocá-los novamente em atividade a serviço de Jesus Cristo.
Ó Sião, sacode de ti o pó!
Ó cristão, levanta-te de teu sono!
Guerreiro, veste tua armadura!
Soldado, segura tua espada!
O capitão está dando o sinal de alarme para a batalha.
Ó preguiçoso, por que dormes?
Ó herdeiro do céu, Jesus não fez tanto por você que deveria viver para ele?
Ó amados irmãos, comprados pelas misericórdias da redenção, cingidos de bondade e ternura,
“Agora, que se levante um grito de santa alegria!”
E, depois disso, avancemos para a batalha!
A pequena semente cresceu até chegar a este ponto. Quem sabe no que ainda se transformará?
Basta que lutemos juntos, sem divisões. Trabalhemos por Jesus.
Nunca, nos últimos cem anos, os homens tiveram uma oportunidade tão favorável.
“Há uma maré que, aproveitada em sua enchente, conduz à prosperidade.”
Vocês aproveitarão essa maré enquanto ela sobe?
Avante, para além da barra, na entrada do porto!
Ó navio do céu, desfralda tuas velas!
Não as deixes recolhidas, pois o vento nos conduzirá através do mar de dificuldades que se encontra diante de nós.
Oh! Que o amanhecer dos últimos dias comece a surgir até mesmo neste lugar desprezado!
Ó meu Deus! Faze surgir deste lugar a primeira onda, que moverá outra e, depois, mais outra, até que a última grande onda atravesse as areias do tempo e se choque contra as rochas da eternidade.
E, ao cair, que ela ressoe:
“Aleluia! Aleluia! Aleluia! Reina o Senhor Deus Todo-Poderoso!”
Fonte do texto original: The Metropolitan Tabernacle Pulpit — Coleção de C. H. Spurgeon. O texto inglês informa que foram feitas apenas alterações necessárias, como correções ortográficas, ajustes de pontuação, padronização das referências a Deus e atualização mínima de algumas palavras arcaicas, sem abreviação do conteúdo.
Observação editorial: as afirmações sobre judeus, católicos e outras tradições religiosas refletem a perspectiva teológica e polêmica de Spurgeon no século XIX. Foram traduzidas como parte do sermão histórico, sem que isso implique endosso dessas generalizações.
Mais recursos bíblicos: www.spurgeongems.org
