Sermão nº 34 — C. H. Spurgeon
Pregado na manhã de domingo, 5 de agosto de 1855
Na Capela de New Park Street, Southwark, Londres
Texto bíblico: 1 Coríntios 9:16
“Pois, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, porque me é imposta essa obrigação; e ai de mim se não anunciar o evangelho!”
Introdução: Paulo, o grande pregador
O maior homem dos tempos apostólicos foi o apóstolo Paulo. Ele era extraordinário em tudo. Se o considerarmos como pecador, veremos que foi excessivamente pecaminoso. Se o observarmos como perseguidor, veremos que estava terrivelmente enfurecido contra os cristãos, perseguindo-os até mesmo em cidades estrangeiras.
Se o considerarmos como convertido, sua conversão foi uma das mais notáveis de que temos conhecimento: operada por poder miraculoso e pela voz direta de Jesus, que falou do céu: “Saulo, Saulo, por que me persegues?” Se o considerarmos simplesmente como cristão, veremos que foi extraordinário, amando seu Mestre mais do que muitos outros e procurando, mais do que os demais, demonstrar em sua vida a graça de Deus.
Entretanto, se o considerarmos como apóstolo e pregador da Palavra, ele se destaca acima de todos, como príncipe dos pregadores e pregador diante de reis. Pregou diante de Agripa e diante de Nero César. Por amor ao nome de Cristo, compareceu perante imperadores e reis.
Uma característica marcante de Paulo era que tudo o que fazia, fazia de todo o coração. Ele era um daqueles homens que não conseguiam empregar apenas metade de suas capacidades, deixando a outra metade na ociosidade. Quando começava uma tarefa, dedicava-lhe todas as suas energias — cada nervo e cada fibra de seu ser —, fosse ela boa ou má.
Portanto, Paulo podia falar por experiência própria acerca de seu ministério, pois era um dos maiores ministros da Palavra. Não há superficialidade no que ele diz. Suas palavras procedem das profundezas de sua alma. Podemos ter certeza de que, ao escrever estas palavras, ele o fez com mão firme e coração resoluto:
“Pois, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, porque me é imposta essa obrigação; e ai de mim se não anunciar o evangelho!”
Confio que essas palavras de Paulo se aplicam a muitos ministros de nossos dias, especialmente àqueles que foram verdadeiramente chamados e conduzidos pelo impulso interior do Espírito Santo a ocupar a posição de ministros do Evangelho.
Ao considerarmos este versículo, examinaremos três questões nesta manhã:
O que significa pregar o Evangelho?
Por que um ministro não tem de que se gloriar?
O que significa essa obrigação e esse “ai” de que Paulo fala quando declara: “É-me imposta essa obrigação; e ai de mim se não anunciar o evangelho!”?
I. O que significa pregar o Evangelho?
Existem diferentes opiniões a respeito dessa questão. Talvez até mesmo entre os meus ouvintes — embora eu creia que estejamos bastante unidos em nossas convicções doutrinárias — possamos encontrar duas ou três respostas diferentes para a pergunta: o que significa pregar o Evangelho?
Tentarei responder de acordo com meu próprio entendimento, se Deus me ajudar. E, se minha resposta não for a correta, vocês estarão livres para encontrar uma melhor quando estiverem em casa.
1. Pregar o Evangelho é anunciar todas as doutrinas da Palavra de Deus
A primeira resposta que darei é esta: pregar o Evangelho significa apresentar todas as doutrinas contidas na Palavra de Deus, concedendo a cada verdade o devido destaque.
Alguns podem pregar apenas uma parte do Evangelho. Podem anunciar uma única doutrina. Eu não diria que alguém deixa completamente de pregar o Evangelho apenas porque ensina a doutrina da justificação pela fé: “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé”.
Eu o consideraria um ministro do Evangelho, mas não alguém que anuncia o Evangelho em sua totalidade. Nenhum homem pode afirmar que prega todo o Evangelho de Deus se, consciente e deliberadamente, omite uma única verdade do Deus bendito.
Essa observação pode ser bastante contundente e deveria atingir a consciência de muitos que fazem praticamente um princípio de esconder certas verdades do povo, por terem medo delas.
Há uma ou duas semanas, durante uma conversa com um eminente professor, ele me disse:
— Senhor, sabemos que não devemos pregar a doutrina da eleição, porque ela não é adequada para converter pecadores.
Respondi-lhe:
— Mas quem é o homem que ousa criticar a verdade de Deus? O senhor admite, assim como eu, que ela é uma verdade e, ainda assim, afirma que não deve ser pregada? Eu jamais ousaria dizer semelhante coisa. Consideraria extrema arrogância afirmar que uma doutrina não deve ser anunciada quando o Deus onisciente julgou apropriado revelá-la. Além disso, será que todo o propósito do Evangelho é converter pecadores? Existem verdades que Deus abençoa para a conversão dos pecadores, mas não há também outras partes destinadas ao consolo dos santos? E essas verdades não deveriam fazer parte da pregação do Evangelho tanto quanto as demais? Devo contemplar uma verdade e desprezar a outra? De modo algum! Se Deus diz: “Consolai, consolai o meu povo”, e a doutrina da eleição consola o povo de Deus, então devo pregá-la.
Entretanto, nem sequer estou convencido de que essa doutrina não seja capaz de contribuir para a conversão dos pecadores.
O grande Jonathan Edwards nos conta que, durante o período de maior intensidade de um de seus avivamentos, pregou sobre a soberania de Deus na salvação e na condenação dos homens. Demonstrou que Deus seria infinitamente justo mesmo se enviasse homens ao inferno e que seria infinitamente misericordioso se salvasse qualquer um deles, pois a salvação procede inteiramente de sua graça livre e soberana.
Edwards declarou:
“Descobri que nenhuma doutrina provocava tanta reflexão, nem penetrava tão profundamente no coração, quanto a proclamação dessa verdade.”
O mesmo poderia ser dito de outras doutrinas. Existem certas verdades da Palavra de Deus que algumas pessoas condenam ao silêncio. Segundo suas teorias, essas doutrinas não seriam adequadas para alcançar determinados objetivos e, por isso, não deveriam ser anunciadas.
Mas quem sou eu para julgar a verdade de Deus? Devo colocar suas palavras numa balança e declarar: “Esta é boa, mas aquela é má”? Devo tomar a Bíblia de Deus, dividi-la e dizer: “Isto é palha, aquilo é trigo”? Devo rejeitar alguma verdade e afirmar: “Não me atrevo a pregá-la”?
Não! Deus me livre de fazer isso!
Tudo o que está escrito na Palavra de Deus foi registrado para nossa instrução, e toda a Escritura é proveitosa, seja para repreensão, consolo ou edificação na justiça. Nenhuma verdade da Palavra de Deus deve ser ocultada; cada parte deve ser pregada em seu devido lugar.
Alguns homens se limitam deliberadamente a quatro ou cinco assuntos, repetindo-os continuamente. Se você entrar na capela deles, poderá esperar ouvir uma pregação baseada em textos como: “Não da vontade da carne, mas de Deus”, ou: “Eleitos segundo a presciência de Deus Pai”. No instante em que você entrar, saberá que naquele dia ouvirá apenas sobre eleição e doutrinas elevadas.
Esses homens também erram, tanto quanto os outros, quando dão importância excessiva a uma verdade e negligenciam as demais.
Seja qual for o nome que se dê àquilo que deve ser pregado, quer seja considerado uma doutrina elevada ou simples, a Bíblia inteira, e nada além da Bíblia, deve ser o padrão do verdadeiro cristão.
Infelizmente, muitos criam um círculo de ferro ao redor de suas doutrinas, e aquele que ousa ultrapassar esse limite estreito deixa de ser considerado ortodoxo. Então, Deus abençoe os hereges! Que Deus nos envie mais deles!
Muitos transformam a teologia numa espécie de roda de exercícios, girando eternamente em torno de cinco doutrinas, sem jamais avançar para qualquer outro assunto.
Todas as verdades precisam ser pregadas. Se Deus declarou em sua Palavra: “Quem não crê já está condenado”, essa verdade deve ser anunciada tanto quanto esta outra: “Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus”.
Se encontro escrito: “Para tua destruição, ó Israel, te rebelaste contra mim”, devo pregar que a culpa da condenação do homem é dele próprio. E devo anunciar também a continuação da passagem: “Mas em mim está a tua ajuda”.
Todos nós que recebemos a responsabilidade do ministério devemos procurar anunciar toda a verdade. Sei que talvez seja impossível expor tudo a vocês. A elevada montanha da verdade está envolta em névoas em seu cume. Nenhum olho mortal consegue enxergar seu ponto mais alto, e nenhum pé humano jamais conseguiu pisar ali.
Mas, se não podemos pintar o cume, que ao menos pintemos a névoa! Se não conseguimos desvendar a dificuldade, que a descrevamos! Não escondamos coisa alguma. Se o topo da montanha da verdade estiver encoberto por nuvens, digamos: “Nuvens e escuridão estão ao redor dele”.
Não neguemos essa realidade, nem tentemos reduzir a montanha às nossas próprias medidas porque não conseguimos enxergar seu cume ou alcançar seu ponto mais alto.
Aquele que deseja pregar o Evangelho deve pregar todo o Evangelho. Aquele que deseja ser reconhecido como ministro fiel não deve ocultar nenhuma parte da revelação divina.
2. Pregar o Evangelho é exaltar Jesus Cristo
Perguntam-me novamente o que significa pregar o Evangelho. Respondo: pregar o Evangelho é exaltar Jesus Cristo.
Talvez esta seja a melhor resposta que eu possa oferecer.
Lamento profundamente perceber como o Evangelho é pouco compreendido, até mesmo por alguns dos melhores cristãos.
Há algum tempo, uma jovem estava passando por grande aflição espiritual. Ela procurou um homem cristão muito piedoso, que lhe disse:
— Minha querida jovem, você precisa ir para casa e orar.
Pensei comigo mesmo: esse não é, de modo algum, o caminho apresentado pela Bíblia. Em parte alguma está escrito simplesmente: “Vá para casa e ore”.
A pobre jovem foi para casa. Ela orou, mas continuou angustiada.
Então, o homem lhe disse:
— Você precisa esperar, ler as Escrituras e estudá-las.
Isso também não representa o caminho bíblico da salvação. Isso não é exaltar Cristo.
Percebo que muitos pregadores anunciam esse tipo de doutrina. Dizem ao pobre pecador convencido de seu pecado: “Vá para casa, ore, leia as Escrituras, frequente os cultos” e assim por diante.
Obras, obras e mais obras, em vez de proclamar: “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé.”
Se um pecador arrependido viesse a mim e perguntasse: “Que devo fazer para ser salvo?”, eu lhe responderia:
— Cristo precisa salvá-lo! Creia no nome do Senhor Jesus Cristo.
Eu não o encaminharia à oração, à leitura das Escrituras ou à frequência à casa de Deus como se essas coisas fossem o caminho da salvação. Eu o direcionaria simplesmente à fé, à fé pura no Evangelho de Deus.
Isso não significa que desprezo a oração; ela deve vir depois da fé. Tampouco falo contra o exame das Escrituras, pois esse é um sinal inequívoco dos filhos de Deus. E de modo algum condeno a frequência à casa de Deus. Pelo contrário, alegra-me ver as pessoas ali.
Mas nenhuma dessas coisas, por si mesma, é o caminho da salvação.
Em parte alguma está escrito: “Aquele que frequenta a igreja será salvo”, ou: “Aquele que lê a Bíblia será salvo”. Também não leio: “Aquele que ora e é batizado será salvo”. O que está escrito é: “Aquele que crer” — aquele que deposita sua fé no “homem Cristo Jesus”, em sua divindade e em sua humanidade — será libertado do pecado.
Pregar que somente a fé salva é anunciar a verdade de Deus.
Não concederei a nenhum homem o título de ministro do Evangelho se ele apresentar qualquer outro plano de salvação que não seja a fé em Jesus Cristo.
Fé, fé e nada além da fé no nome de Jesus!
Entretanto, a maioria de nós está bastante confusa em suas ideias. Acumulamos tantos conceitos de obras e méritos em nossa mente e em nosso coração que quase se torna impossível pregar com clareza e plenitude a justificação pela fé. E, quando finalmente a pregamos, muitas vezes as pessoas não a recebem.
Dizemos: “Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo”. Mas elas imaginam que a fé seja algo tão extraordinário e misterioso que seria impossível obtê-la sem antes realizar alguma outra coisa.
Ora, essa fé que nos une ao Cordeiro é um dom instantâneo de Deus. Aquele que crê no Senhor Jesus é salvo naquele mesmo momento, sem que precise realizar qualquer outra coisa para merecer a salvação.
Ah, meus amigos, não precisamos exaltar mais a Cristo em nossa pregação e também em nossa maneira de viver?
A pobre Maria disse: “Levaram o meu Senhor, e não sei onde o puseram”. Se pudesse sair do túmulo hoje, talvez dissesse a mesma coisa!
Oh, como precisamos de um ministério que exalte a Cristo! Como precisamos de uma pregação que engrandeça sua pessoa, proclame sua divindade e ame sua humanidade!
Precisamos de uma pregação que o apresente ao seu povo como Profeta, Sacerdote e Rei! De uma pregação por meio da qual o Espírito manifeste o Filho de Deus aos seus filhos! De uma pregação que proclame:
“Olhai para mim e sede salvos, vós, todos os termos da terra!”
Pregação do Calvário! Teologia do Calvário! Livros sobre o Calvário! Sermões sobre o Calvário!
São essas as coisas de que precisamos. E, na medida em que o Calvário é exaltado e Cristo é engrandecido, o Evangelho é verdadeiramente pregado entre nós.
3. Pregar o Evangelho é dar a cada tipo de pessoa o alimento apropriado
A terceira resposta à pergunta é esta: pregar o Evangelho significa dar a cada tipo de pessoa aquilo que lhe é devido.
Certa vez, um diácono disse a um ministro:
— Se você subir àquele púlpito, deverá pregar somente ao querido povo de Deus.
O ministro respondeu:
— Você marcou todos eles nas costas para que eu possa reconhecê-los?
De que adianta esta grande capela se devo pregar somente ao querido povo de Deus? Eles são poucos o bastante para caber na sala da sacristia! Há muitas outras pessoas aqui além dos filhos de Deus. E, se me mandarem pregar somente a eles, como poderei ter certeza de que algum outro não tomará para si aquilo que eu disser?
Em outra ocasião, alguém poderá dizer:
— Tenha cuidado para pregar aos pecadores. Se não pregar aos pecadores nesta manhã, não estará pregando o Evangelho. Nós o ouviremos apenas uma vez e teremos certeza de que você está errado se não pregar aos pecadores especificamente nesta manhã, neste sermão.
Que absurdo, meus amigos!
Há momentos em que os filhos precisam ser alimentados e momentos em que o pecador precisa ser advertido. Existem ocasiões diferentes para propósitos diferentes.
Se um homem estiver pregando aos santos de Deus e, naquela ocasião, falar pouco aos pecadores, deverá ser censurado por isso? Certamente não, desde que, em outro momento, quando não estiver consolando os santos, dirija sua atenção especialmente aos ímpios.
Outro dia, ouvi uma observação muito inteligente de um amigo meu.
Alguém criticava as meditações matinais e vespertinas do Dr. Hawker, dizendo que elas não eram apropriadas para converter pecadores.
Meu amigo perguntou ao crítico:
— O senhor já leu a História da Grécia, de Grote?
— Sim.
— Bem, então, é um livro terrível, não é? Afinal, não foi escrito com o propósito de converter pecadores.
O homem respondeu:
— Sim, mas a História da Grécia não foi escrita para esse propósito.
— Exatamente — disse meu amigo. — E, se o senhor tivesse lido o prefácio das meditações do Dr. Hawker, perceberia que elas também não foram escritas para converter pecadores, mas para alimentar o povo de Deus. Se cumprem esse propósito, seu autor foi sábio, mesmo que não tenha procurado alcançar outro objetivo.
Cada pessoa deve receber o alimento apropriado à sua condição.
Aquele que prega exclusivamente aos santos, em todas as ocasiões, não está pregando todo o Evangelho. Da mesma maneira, aquele que prega somente aos pecadores e jamais aos santos também não anuncia o Evangelho em sua plenitude.
Há diferentes tipos de pessoas entre nós. Temos o santo cheio de confiança e fortalecido na fé. Temos aquele que é fraco e vacilante. Temos o novo convertido. Temos o homem indeciso entre duas opiniões. Temos o homem moralmente correto, o pecador, o rebelde e o rejeitado.
Que cada um receba uma palavra! Que cada um receba sua porção de alimento no tempo oportuno — não em todas as ocasiões, mas no momento adequado.
Aquele que negligencia qualquer categoria de pessoas demonstra não saber pregar o Evangelho em sua totalidade.
O quê? Devo subir ao púlpito e receber ordens para me limitar a certas verdades, consolando apenas os santos de Deus? Não aceitarei isso!
Deus concede aos homens corações capazes de amar seus semelhantes. Acaso esse amor não deve encontrar uma maneira de se expressar?
Se amo os ímpios, não posso falar com eles? Não posso adverti-los sobre o juízo vindouro, a justiça divina e seus pecados?
Deus me livre de mutilar minha própria natureza e tornar-me insensível a ponto de não derramar uma lágrima ao considerar a perdição de meus semelhantes! Deus me livre de permanecer diante deles, sem compaixão, dizendo: “Vocês estão mortos; nada tenho a dizer-lhes!”
Isso equivaleria a pregar, na prática, uma das mais condenáveis heresias: a ideia de que, se os homens tiverem de ser salvos, serão salvos de qualquer maneira; e, se não tiverem de ser salvos, jamais o serão. Segundo essa concepção, deveriam permanecer imóveis, sem fazer coisa alguma, como se não importasse se vivessem no pecado ou na justiça. Um destino inflexível os teria aprisionado com correntes de ferro, e seu futuro seria tão inevitável que poderiam continuar vivendo no pecado.
Creio na certeza do destino eterno: os eleitos serão salvos, e os que não forem eleitos permanecerão condenados para sempre. Mas não creio na heresia que conclui, a partir disso, que os homens não são responsáveis por suas escolhas e podem simplesmente ficar parados.
Sempre protestei contra essa doutrina, pois a considero uma doutrina do diabo, e não de Deus.
Cremos no destino, na predestinação, na eleição e na não eleição. Apesar disso, cremos que devemos anunciar aos homens:
“Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo; mas, se não creres nele, serás condenado.”
4. Pregar o Evangelho é falar diretamente ao coração das pessoas
Eu havia pensado em oferecer mais uma resposta à pergunta, mas o tempo não me permite desenvolvê-la longamente.
Pregar o Evangelho não significa apenas apresentar certas verdades a respeito dele, nem falar sobre as pessoas, mas pregar diretamente às pessoas.
Pregar o Evangelho não é simplesmente explicar o que ele é, mas anunciá-lo de maneira que alcance o coração — não por nossa própria força, mas pela influência do Espírito Santo.
Não devemos falar como se estivéssemos diante do anjo Gabriel, transmitindo-lhe determinadas informações. Devemos falar de homem para homem, derramando nosso coração no coração de nossos semelhantes.
Entendo que isso é pregar o Evangelho.
Não é murmurar um manuscrito árido na manhã ou na noite de domingo. Não é enviar um auxiliar para cumprir nossa obrigação em nosso lugar. Não é vestir uma bela túnica e apresentar especulações elevadas. Tampouco é usar as mãos de um bispo para folhear uma bela oração e depois descer, deixando que outra pessoa, considerada menos importante, fale ao povo.
Não! Pregar o Evangelho é proclamar, com voz de trombeta e zelo ardente, as riquezas insondáveis de Jesus Cristo, para que os homens ouçam, compreendam e se voltem para Deus com plena determinação de coração.
Isso é pregar o Evangelho.
II. Por que os ministros não têm de que se gloriar?
“Pois, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar.”
Existem ervas daninhas que crescem em qualquer lugar, e uma delas é o orgulho. O orgulho cresce tanto sobre uma rocha quanto num jardim. Pode crescer no coração de um engraxate, assim como no coração de um vereador. Pode crescer no coração de uma empregada doméstica e também no coração de sua patroa. E o orgulho também pode crescer no púlpito.
É uma erva daninha terrivelmente abundante. Precisa ser arrancada todas as semanas; caso contrário, logo estaremos afundados nela até os joelhos.
O púlpito é um solo especialmente favorável ao orgulho. Ele cresce ali de maneira assustadora. Mal consigo imaginar um pregador do Evangelho que não confesse enfrentar uma grande tentação de se orgulhar. Suponho que até mesmo os ministros de quem se diz apenas que são pessoas muito boas, e que pastoreiam pequenas igrejas com meia dúzia de frequentadores, enfrentem essa tentação.
Mas, seja como for, tenho certeza de que, onde há grandes multidões e muito entusiasmo em torno de determinado homem, existe um enorme perigo de orgulho.
Observe isto: quanto mais orgulhoso um homem se torna, maior será sua queda no final. Se as pessoas sustentarem um ministro nos braços e depois o soltarem, sem continuar a ampará-lo, quão terrível será sua queda quando tudo terminar! Isso já aconteceu com muitos.
Muitos homens foram sustentados pelos braços dos outros, pelos braços dos elogios, e não pelos braços da oração. Quando esses braços enfraqueceram, os homens caíram.
Sim, há uma tentação de orgulho no púlpito, mas não existe motivo legítimo para se orgulhar nele. Não há solo apropriado para o orgulho crescer, embora ele consiga florescer mesmo onde não deveria.
Paulo declara: “Não tenho de que me gloriar”. Apesar disso, frequentemente aparece alguma razão que parece justificar a glória, embora seja real apenas aos nossos próprios olhos.
1. O verdadeiro ministro reconhece suas próprias imperfeições
Como o verdadeiro ministro aprende que não tem de que se gloriar? Em primeiro lugar, porque está profundamente consciente de suas próprias imperfeições.
Creio que ninguém forma uma opinião tão justa de si mesmo quanto aquele que é chamado constante e incessantemente a pregar.
Certo homem pensava que sabia pregar. Quando finalmente lhe permitiram subir ao púlpito, descobriu que as palavras não saíam com a facilidade que imaginava. Tremendo de medo e extremamente nervoso, inclinou-se sobre a parte dianteira do púlpito e disse:
— Meus amigos, se vocês subissem aqui, perderiam toda a presunção!
Acredito sinceramente que isso aconteceria com muitos, caso experimentassem pessoalmente a tarefa de pregar. Sua arrogância crítica desapareceria, e perceberiam que o trabalho não é tão fácil quanto imaginavam.
Aquele que prega melhor é, muitas vezes, aquele que mais percebe suas próprias falhas na pregação.
Quem estabeleceu em sua mente um elevado padrão de eloquência e de fervor no apelo aos ouvintes perceberá o quanto fica aquém desse ideal.
Esse homem será o primeiro a repreender a si mesmo, pois conhece suas próprias deficiências. Não acredito que alguém, simplesmente por realizar bem uma tarefa, necessariamente se glorie nela. Pelo contrário, penso que essa pessoa será capaz de reconhecer suas imperfeições com maior clareza.
Ela sabe o que deveria ser; os outros não sabem. Os ouvintes ficam admirados, contemplam o pregador e consideram maravilhosa sua mensagem, enquanto ele próprio pensa que foi absurdamente inadequado e se retira perguntando por que não fez melhor.
Todo verdadeiro ministro sentirá suas limitações. Comparará a si mesmo com homens como Whitefield e com os grandes pregadores dos tempos puritanos, dizendo:
— O que sou eu? Sou como um anão ao lado de um gigante, como um formigueiro diante de uma montanha!
Quando se deitar na noite de domingo, ficará inquieto na cama, virando-se de um lado para o outro, porque sentirá que não alcançou o objetivo. Reconhecerá que lhe faltaram o fervor, a solenidade e aquela intensidade de propósito quase mortal que sua posição exigia.
Acusará a si mesmo por não ter desenvolvido suficientemente determinado ponto, por ter evitado outro assunto, por não ter sido suficientemente claro em alguma questão ou por ter se alongado demais em outra.
Ele enxergará suas próprias falhas, porque Deus frequentemente corrige seus filhos durante a noite, quando fizeram algo errado. Não precisamos esperar que outros nos repreendam. O próprio Deus trata conosco.
Aquele que é mais honrado diante de Deus frequentemente se sente desonrado aos próprios olhos.
2. O ministro reconhece que todos os seus dons são emprestados por Deus
Outra maneira pela qual Deus nos impede de nos gloriarmos é lembrando-nos de que todos os nossos dons são emprestados.
Nesta manhã, fui profundamente lembrado dessa grande verdade ao ler uma notícia num jornal.
A notícia dizia, em essência, que o tranquilo bairro de New Town havia sido perturbado por um acontecimento que lançou tristeza sobre toda a região.
Um homem de grande capacidade intelectual, que havia conquistado um respeitável título universitário, sofria de um grave transtorno mental havia alguns meses. Ele mantivera uma escola para jovens, mas sua condição o obrigara a abandonar a profissão. Desde então, vivia sozinho numa casa do bairro.
O proprietário conseguiu uma ordem para retirá-lo do imóvel. Como foi necessário algemá-lo, por uma lamentável falha na condução da situação, o homem acabou permanecendo nos degraus da casa, exposto ao olhar de uma grande multidão, até que chegou um veículo para levá-lo a uma instituição de tratamento.
A notícia acrescentava que um de seus antigos alunos era o Sr. Spurgeon.
O homem de quem aprendi tudo o que sei de conhecimento humano havia se tornado alguém profundamente perturbado, internado numa instituição!
Quando li aquilo, senti vontade de me ajoelhar com profunda gratidão e agradecer ao meu Deus porque minha razão ainda não havia vacilado e minhas faculdades mentais ainda me permaneciam.
Oh, como devemos ser gratos por nossos talentos serem preservados e por nossa mente continuar funcionando!
Nada poderia ter me atingido de maneira mais próxima e pessoal.
Aquele homem havia dedicado muito esforço ao meu aprendizado. Era alguém de grande inteligência e capacidade, e, no entanto, eis o que lhe acontecera! Como havia caído! Como rapidamente a natureza humana pode descer de sua posição elevada e afundar abaixo da condição dos animais!
Meus amigos, bendigam a Deus por seus talentos! Agradeçam-lhe pela razão e pela inteligência! Ainda que suas capacidades sejam modestas, elas são suficientes para vocês. Se as perdessem, logo perceberiam a diferença.
Tenham cuidado para nunca dizer: “Esta é Babilônia, a grande cidade que eu edifiquei!”
Lembrem-se de que tanto a colher de pedreiro quanto a argamassa precisam vir dele. A vida, a voz, o talento, a imaginação e a eloquência — tudo isso são dons de Deus.
Aquele que recebeu os maiores dons deve reconhecer que a Deus pertence o escudo dos poderosos, pois é ele quem concede poder ao seu povo e força aos seus servos.
3. O ministro depende constantemente do Espírito Santo
Há ainda outra resposta. Deus preserva seus ministros do orgulho fazendo-os sentir sua dependência constante do Espírito Santo.
Confesso que alguns não sentem essa dependência. Há homens que se aventuram a pregar sem o Espírito de Deus e sem sequer suplicar sua presença. Entretanto, creio que nenhum homem verdadeiramente comissionado do alto se atreverá a agir assim. Ele sentirá sua necessidade do Espírito.
Certa vez, enquanto eu pregava na Escócia, aprouve ao Espírito de Deus retirar de mim sua assistência de maneira que eu pudesse sentir minha fraqueza. Não consegui falar como costumava fazer.
Fui obrigado a dizer aos ouvintes que as rodas da carruagem haviam sido retiradas e que ela avançava com enorme dificuldade.
Desde então, tenho compreendido o benefício daquela experiência. Ela me humilhou profundamente. Eu poderia ter me escondido numa casca de noz! Teria procurado o lugar mais obscuro da Terra para me esconder.
Senti como se nunca mais devesse falar em nome do Senhor.
Então, veio-me este pensamento:
“Ah, criatura ingrata! Deus não falou por seu intermédio centenas de vezes? E agora, nesta única ocasião em que ele não quis agir da mesma maneira, você vai censurá-lo por isso? Pelo contrário, agradeça-lhe porque, em tantas outras ocasiões, ele esteve ao seu lado. E, se uma vez o deixou sentir sua ausência, admire sua bondade, pois assim ele o mantém humilde.”
Alguns poderiam imaginar que isso aconteceu por falta de estudo, mas posso afirmar honestamente que não foi esse o motivo.
Considero meu dever dedicar-me à leitura e ao estudo, em vez de tentar o Espírito por meio de discursos improvisados sem a devida preparação.
Normalmente, entendo que devo buscar uma mensagem do meu Mestre e suplicar que ele a grave em minha mente. Naquela ocasião, creio que havia me preparado ainda mais cuidadosamente do que de costume. Portanto, a falta de preparação não foi a causa.
O fato simples é este: “O vento sopra onde quer”. E os ventos nem sempre sopram como furacões. Às vezes, eles próprios ficam imóveis.
Assim, se descanso no Espírito, não posso esperar sentir sempre seu poder com a mesma intensidade.
O que eu poderia fazer sem essa influência celestial? É a ela que devo tudo!
Deus humilha seus servos por meio dessa realidade. Ele lhes ensina o quanto precisam do Espírito e não lhes permite imaginar que estejam realizando alguma coisa por suas próprias forças.
É como se dissesse:
“Não! Você não receberá a glória. Eu o humilharei. Está pensando que é você quem está realizando tudo isso? Então lhe mostrarei o que você é sem mim.”
Sansão sai para atacar os filisteus, imaginando que poderá derrotá-los. Mas eles caem sobre ele, seus olhos são arrancados e sua glória desaparece, porque ele deixou de confiar em Deus e passou a depender de si mesmo.
Todo ministro será levado a sentir sua dependência do Espírito. Então poderá declarar, com toda a ênfase:
“Se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar.”
III. Qual é a obrigação que nos foi imposta de pregar o Evangelho?
1. O chamado de Deus torna impossível permanecer em silêncio
Uma grande parte dessa obrigação procede do próprio chamado.
Se um homem foi verdadeiramente chamado por Deus para o ministério, desafio qualquer pessoa a impedi-lo de cumprir sua vocação.
Aquele que possui interiormente a inspiração do Espírito Santo, chamando-o para pregar, não consegue simplesmente ignorar esse chamado. Ele precisa pregar!
Assim como um fogo dentro dos ossos, essa influência continuará ardendo até se manifestar abertamente.
Os amigos poderão tentar contê-lo, os inimigos poderão criticá-lo e os zombadores poderão ridicularizá-lo, mas esse homem permanecerá firme. Se recebeu o chamado do céu, precisará pregar.
Ainda que toda a Terra o abandone, ele pregará até mesmo aos cumes desolados das montanhas. Se não tiver uma congregação, anunciará a mensagem junto às cachoeiras e permitirá que os riachos ouçam sua voz.
Não conseguirá permanecer calado. Será uma voz clamando no deserto:
“Preparai o caminho do SENHOR!”
Creio ser tão impossível impedir um verdadeiro ministro de pregar quanto deter as estrelas do céu. Tentar fazer um homem verdadeiramente chamado por Deus abandonar a pregação seria como tentar esvaziar uma enorme catarata usando o copo de uma criança.
Esse homem foi movido pelo céu. Quem poderá detê-lo? Foi tocado por Deus. Quem poderá impedi-lo?
Se precisa voar com asas de águia, quem poderá acorrentá-lo à terra? Se precisa falar com voz de serafim, quem poderá fechar seus lábios?
A Palavra de Deus não é como um fogo dentro de mim? Não devo falar se Deus colocou esse fogo em meu coração?
Quando um homem fala conforme o Espírito lhe concede expressão, experimenta uma alegria santa, semelhante à alegria do céu. E, quando termina, deseja voltar ao trabalho. Anseia por pregar novamente.
Não acredito que Deus chame jovens para uma grande obra e depois queira que preguem apenas uma vez por semana, imaginando que já cumpriram seu dever.
Se Deus chamou um homem, certamente o impulsionará a dedicar-se a essa obra com frequência, e ele sentirá que precisa anunciar entre as nações as riquezas insondáveis de Cristo.
2. A miséria espiritual do mundo torna urgente a pregação
Outra coisa nos impulsiona a pregar: sentiremos que haverá um “ai” sobre nós se não anunciarmos o Evangelho.
Isso acontece por causa da triste condição deste mundo caído e necessitado.
Oh, ministro do Evangelho! Pare por um momento e pense em seus pobres semelhantes!
Veja-os como uma correnteza que avança em direção à eternidade. A cada instante solene, milhares e milhares partem para seu destino eterno. Contemple o fim dessa correnteza: uma catarata terrível que lança multidões de almas no abismo!
Ministro, pense no fato de que milhares de pessoas caminham para a perdição e que, a cada pulsação do seu coração, outra alma ergue os olhos no inferno, sofrendo tormentos.
Considere como os homens correm em direção à destruição, como “o amor de muitos esfriará” e como “a iniquidade se multiplicará”.
Pergunto-lhe: não existe uma obrigação sobre você? Não haverá um “ai” sobre você se não pregar o Evangelho?
Caminhe certa noite pelas ruas de Londres, quando o crepúsculo tiver chegado e a escuridão envolver as pessoas.
Não percebe aquela mulher de vida dissoluta apressando-se para sua atividade vergonhosa? Não vê milhares e dezenas de milhares de vidas sendo arruinadas todos os anos?
Dos hospitais e das instituições de tratamento parece erguer-se uma voz:
“Ai de ti se não anunciares o Evangelho!”
Vá até aquele enorme edifício cercado por muralhas robustas. Entre em suas masmorras e veja os ladrões que passaram anos de suas vidas no pecado.
Dirija-se, em outra ocasião, à triste praça de Newgate e veja o assassino ser levado à forca.
De cada casa de correção, de cada prisão e de cada patíbulo virá uma voz dizendo:
“Ai de ti se não anunciares o Evangelho!”
Visite os milhares de leitos de morte e observe como os homens estão perecendo na ignorância, sem conhecer os caminhos de Deus.
Veja o terror deles ao se aproximarem do Juiz, sem jamais terem conhecido o caminho da salvação e sem sequer saberem como podem ser salvos.
Ao contemplá-los tremendo diante de seu Criador, ouça esta voz:
“Ministro, ai de ti se não anunciares o Evangelho!”
Ou tome outro caminho. Percorra esta grande metrópole e pare diante de algum lugar de onde se ouçam sinos, cânticos e música, mas onde, segundo a visão de Spurgeon, prevaleçam os erros religiosos e as mentiras sejam pregadas como se fossem verdades.
Quando voltar para casa e pensar no catolicismo romano e no puseísmo — movimentos contra os quais Spurgeon dirigia suas críticas naquele contexto histórico —, deixe que esta voz ressoe em seus ouvidos:
“Ministro, ai de ti se não anunciares o Evangelho!”
Entre também no salão do incrédulo que blasfema contra o nome de seu Criador. Ou sente-se no teatro onde são representadas peças licenciosas e imorais.
De todos esses lugares de vício, uma voz parece clamar:
“Ministro, ai de ti se não anunciares o Evangelho!”
Por fim, faça uma última caminhada solene até as moradas dos perdidos. Visite em pensamento o abismo do inferno e permaneça ali para ouvir:
“Os gemidos sombrios, os lamentos profundos
E os gritos dos espíritos atormentados.”
Aproxime o ouvido dos portões do inferno e escute por alguns instantes a mistura de gritos e clamores de agonia e desespero que feririam seus ouvidos.
Ao sair daquele lugar triste, ainda perturbado por aquela música lúgubre, você ouvirá a voz:
“Ministro! Ministro! Ai de ti se não anunciares o Evangelho!”
Se mantivermos essas realidades diante dos olhos, precisaremos pregar!
Parem de pregar? Parem de pregar?
Que o sol deixe de brilhar, e pregaremos na escuridão! Que as ondas deixem de avançar e recuar, e ainda assim nossa voz anunciará o Evangelho! Que o mundo pare de girar e que os planetas interrompam seu movimento: continuaremos pregando o Evangelho!
Até que o centro incandescente da Terra rompa as grossas paredes de suas montanhas de bronze, continuaremos anunciando o Evangelho.
Até que o incêndio universal dissolva a Terra e toda a matéria seja consumida, estes lábios — ou os lábios de outros homens chamados por Deus — continuarão proclamando com poder a voz do SENHOR.
Não podemos agir de outra maneira!
“É-me imposta essa obrigação; e ai de mim se não anunciar o evangelho!”
3. Todos os que receberam dons para pregar devem colocá-los a serviço de Deus
Agora, meus queridos ouvintes, quero dirigir-lhes uma palavra.
Existem pessoas nesta congregação que são verdadeiramente culpadas diante de Deus porque não pregam o Evangelho.
Não consigo compreender como, entre as mil e quinhentas ou duas mil pessoas que estão aqui e podem ouvir minha voz, não existam outras qualificadas para pregar o Evangelho além de mim.
Não tenho uma opinião tão ruim de vocês a ponto de imaginar que sou intelectualmente superior à metade dos presentes, ou mesmo que possuo sozinho a capacidade de pregar a Palavra de Deus.
E, ainda que eu fosse superior em algum aspecto, não posso acreditar que esta congregação seja tão desprovida de talentos que não existam entre vocês muitas pessoas capacitadas para anunciar a Palavra.
Entre os batistas escoceses, existe o costume de convidar todos os irmãos a exortar a congregação nas manhãs de domingo. Nessa ocasião, eles não contam com um ministro regular para pregar; qualquer homem que desejar se levantar e falar poderá fazê-lo.
Isso pode ser muito bom, embora eu tema que alguns irmãos sem preparo acabem falando mais do que deveriam, pois é um fato conhecido que aqueles que têm pouco a dizer frequentemente continuam falando por mais tempo.
Se eu fosse o presidente daquela reunião, diria:
“Irmão, está escrito: ‘Faça-se tudo para edificação’. Tenho certeza de que você não está edificando nem a si mesmo nem à sua esposa. Seria melhor tentar primeiro em casa. Se não conseguir, não desperdice nosso precioso tempo!”
Apesar disso, afirmo que deve haver entre nós, nesta manhã, algumas flores que estão “desperdiçando sua doçura no ar do deserto”, algumas joias de brilho puro e sereno escondidas nas cavernas escuras do oceano.
Essa é uma questão muito séria.
Se existem talentos na igreja de Park Street, que sejam desenvolvidos! Se há pregadores em minha congregação, que preguem!
Muitos ministros procuram impedir os jovens de seguir esse caminho. Quanto a mim, ofereço-lhes a ajuda que estiver ao meu alcance.
Se você acredita que pode contar aos pecadores a respeito do maravilhoso Salvador que encontrou, quero ajudá-lo.
Gostaria de encontrar dezenas de pregadores entre vocês! Quem dera que todos os servos do Senhor fossem profetas!
Há alguns aqui que deveriam ser pregadores, mas estão com medo. Precisaremos encontrar alguma maneira de ajudá-los a vencer essa timidez.
Não consigo suportar a ideia de que, enquanto o diabo coloca todos os seus servos para trabalhar, algum servo de Jesus Cristo permaneça dormindo.
Jovem, vá para casa e examine a si mesmo. Avalie suas capacidades e, se descobrir que possui habilidade para essa tarefa, experimente reunir uma dúzia de pessoas humildes em algum lugar simples e explicar-lhes o que precisam fazer para serem salvas.
Você não precisa necessariamente desejar viver exclusivamente do ministério. Entretanto, se Deus assim quiser, pode até mesmo desejar essa vocação. Aquele que aspira ao episcopado deseja uma excelente obra.
De qualquer maneira, procure anunciar o Evangelho de Deus.
Preguei este sermão especialmente porque desejo iniciar, a partir deste lugar, um movimento que alcance outras pessoas. Quero descobrir, se possível, alguns membros de minha igreja que se disponham a pregar o Evangelho.
E observe bem: se você possui talento e capacidade para essa obra, ai de você se não pregar o Evangelho!
Conclusão: Ai daquele que rejeita o Evangelho!
Mas, meus amigos, se haverá um “ai” sobre nós caso não preguemos o Evangelho, qual será o “ai” que recairá sobre vocês se ouvirem o Evangelho e não o receberem?
Que Deus conceda a todos nós escapar dessa condenação!
Que o Evangelho de Deus seja para nós o cheiro de vida para vida, e não de morte para morte.
Amém.
Sobre este sermão
Título original: Preach the Gospel — Pregai o Evangelho
Pregador: Charles Haddon Spurgeon
Número: 34, Volume 1 de The New Park Street Pulpit
Data: 5 de agosto de 1855
Texto bíblico: 1 Coríntios 9:16
Reflexão final
O sermão de Spurgeon nos lembra que pregar o Evangelho não é apenas transmitir informações religiosas. É anunciar fielmente toda a Palavra de Deus, exaltar Jesus Cristo, falar às diferentes necessidades das pessoas e depender inteiramente do Espírito Santo.
O verdadeiro pregador não busca a própria glória, pois reconhece que seus talentos vêm de Deus. Também não pode tratar sua vocação com indiferença, porque compreende a urgência de anunciar a salvação em Cristo.
Que cada cristão examine os dons que recebeu e procure utilizá-los para a glória de Deus, testemunhando de Jesus Cristo com fidelidade, amor e coragem.
“Ai de mim se não anunciar o evangelho!” — 1 Coríntios 9:16.
