Total de visualizações de página

quarta-feira, 23 de maio de 2018

A Bondosa providência de Deus para com o Homem se acha espelhada na Obra dos Seis Dias da Criação


Ao mesmo intento procede o que Moisés narra: a obra de Deus na criação foi consumada não em um momento, mas em seis dias. Ora, também por esta circunstância somos atraídos para o Deus único, que distribuiu sua obra em seis dias a fim de que não nos resultasse enfadonho ocupar-nos em sua meditação todo o curso de nossa vida. Pois, ainda que nossos olhos, para qualquer parte que se volvam, são compelidos a fixar-se na contemplação das obras de Deus, vemos no entanto quão inconstante nos é a atenção, e se nos tangem quaisquer pensamentos piedosos, quão de pronto se evolam totalmente. Aqui também, até que, sujeita à obediência da fé, aprende a cultivar esse repouso a que nos convida a santificação do sétimo dia, vocifera a razão humana, como se tais passos na obra da criação fossem inconsistentes com o poder de Deus.
Mas é preciso considerar diligentemente na própria ordem das coisas criadas o amor paternal de Deus para com o gênero humano, visto que não criou Adão antes que enchesse o mundo de toda abundância de coisas boas. Ora, se o houvesse colocado em uma terra ainda então estéril e vazia, se lhe houvesse dado vida antes da
luz, teria parecido interessar-se bem pouco por seu bem-estar. Ora, quando antes de criá-lo dispôs os movimentos do sol e dos astros para o uso humano, encheu de seres vivos a terra, as águas, o ar, produziu fartura de todos os frutos que fornecessem alimentos, assumindo o cuidado de um chefe de família provido e zeloso, mostrou Deus sua mirífica bondade para conosco. Se alguém mais atentamente pondere em si aquilo que estou apenas ligeiramente provando, se lhe evidenciará que Moisés foi segura testemunha e arauto do Deus Criador, uno e único.
Deixo de referir o que já expus, que ali não se faz apenas consideração da essência pura de Deus, mas ainda que se nos apresentam sua eterna Sabedoria e Espírito, para que não sonhemos outro Deus além daquele que se queira seja reconhecido nessa imagem expressa.


João Calvino