Sermão nº 38 — C. H. Spurgeon
Sermão pregado na manhã de domingo, 16 de setembro de 1855, pelo Rev. C. H. Spurgeon, na Capela de New Park Street, Southwark.
Texto bíblico: Jeremias 5:10
“Subi aos seus muros e destruí-os; porém não façais uma destruição completa; tirai as suas ameias, porque não são do SENHOR.”
Introdução
Durante a última semana, temos falado livremente sobre “vitórias gloriosas”, “triunfos brilhantes”, “cercos” e “tomadas de cidades”. Pouco sabemos da terrível realidade daquilo de que nos vangloriamos.
Se nossos olhos pudessem contemplar o assalto a uma cidade, o saque de uma povoação e a pilhagem praticada pelos soldados; se pudéssemos ver os atos bárbaros de fúria cometidos quando o sangue ferve e a longa espera enlouquece os homens; se pudéssemos ver os campos encharcados de sangue e cobertos de cadáveres, ou passar uma hora entre os mortos e os moribundos, certamente nossa perspectiva seria diferente.
Ou, se ao menos pudéssemos ouvir o estrondo da batalha e o barulho dos canhões, não nos alegraríamos tanto, caso tivéssemos alguma compaixão pelos outros, além daquela que sentimos por nós mesmos.
A morte de um inimigo deve ser motivo de pesar para mim, assim como a morte de um amigo. Acaso não somos todos meus irmãos? E Jesus não me ensina isso? Não somos todos feitos da mesma carne? Deus não fez “de um só sangue todas as nações que habitam sobre a face da terra”?
Portanto, quando ouvirmos falar de inimigos mortos e de milhares de homens caídos, deixemos de nos alegrar com a morte deles. Isso revelaria um espírito inteiramente incompatível com a religião cristã, mais próximo de doutrinas ferozes do que das verdades do glorioso Evangelho de Deus.
Entretanto, longe de mim querer impedir qualquer alegria que esta nação possa experimentar agora que espera ver finalmente removido o peso esmagador da guerra. Batei palmas, ó britânicos! Alegrai-vos, filhos de Albion! Há esperança de que vossas espadas sejam finalmente embainhadas, de que vossos homens não sejam ceifados como a relva diante da foice, de que a desolação de vossos lares tenha fim, de que o tirano seja humilhado e de que a paz seja restaurada.
Considerando a situação por esse ângulo, que nossos corações saltem de alegria e cantemos ao Deus que nos concedeu a vitória! Alegremo-nos porque as feridas da terra poderão finalmente ser estancadas, porque seu sangue não precisará continuar correndo e porque a paz poderá ser estabelecida sobre fundamentos duradouros.
Creio que essa deve ser a perspectiva cristã. Devemos nos alegrar com a esperança de dias melhores, mas também lamentar as terríveis mortes e a carnificina assustadora — cuja extensão ainda desconhecemos, mas que a história registrará entre suas páginas mais sombrias.
Minha oração sincera é que nossos bravos soldados honrem a si mesmos tanto pela moderação na vitória quanto pela resistência às privações e pela coragem no ataque.
Nada mais tenho a dizer sobre esse assunto. Agora me voltarei para outro tipo de cerco, outra espécie de tomada de cidades.
Jerusalém havia pecado contra Deus. Rebelara-se contra o Altíssimo, estabelecera falsos deuses para si e se curvara diante deles. Quando Deus a ameaçou com o castigo, ela construiu ao seu redor fortes muralhas e baluartes.
Jerusalém dizia: “Estou segura e protegida. Ainda que o SENHOR tenha se afastado, confiarei nos deuses das nações. Ainda que o Templo seja derrubado, confiaremos nestas defesas e fortificações que construímos”.
“Ah!”, disse Deus. “Jerusalém, eu a castigarei. Você é minha escolhida; portanto, eu a disciplinarei. Reunirei homens poderosos e falarei com eles. Ordenarei que venham até você e a visitem por causa dessas coisas. Minha alma será vingada contra uma nação como esta”.
Então Deus reuniu os caldeus e os babilônios e disse àqueles homens ferozes, cuja língua era estranha:
“Subi aos seus muros e destruí-os; porém não façais uma destruição completa; tirai as suas ameias, porque não são do SENHOR”.
Assim, Deus usou homens perversos como instrumento de disciplina para castigar uma nação ainda mais perversa, embora essa nação continuasse sendo objeto de sua afeição e de seu amor.
Nesta manhã, tomarei meu texto e o aplicarei de quatro maneiras, dirigindo-me a diferentes classes de pessoas.
Primeiro, creio que essas palavras podem ser ditas por Deus a respeito de sua igreja. Ele diz aos inimigos dela: “Subi contra ela e tirai as suas fortificações, porque não são do SENHOR”.
Essas palavras também podem ser dirigidas a muitos cristãos. Deus frequentemente permite que dificuldades e inimigos se levantem contra os cristãos para remover as fortificações que não pertencem ao Senhor.
Em terceiro lugar, elas podem ser dirigidas ao novo convertido que ainda confia em si mesmo e não foi verdadeiramente humilhado. Deus diz às dúvidas, aos temores, às convicções de pecado e à lei: “Subi contra ele; não o destruam completamente, mas derrubem suas fortificações, porque não são do SENHOR”.
Por fim, essas palavras serão dirigidas ao pecador impenitente que, confiando na própria força, espera escapar do castigo por meio de suas próprias alianças e recursos. No último dia, Deus dirá aos seus anjos: “Subi contra ele”. Nesse último caso, porém, a ordem será diferente: “Fazei uma destruição completa; tirai as suas fortificações, porque não são do SENHOR”.
I. As fortificações da igreja
Deus frequentemente diz aos inimigos da igreja:
“Subi contra ela, mas não façais uma destruição completa; tirai as suas fortificações, porque não são do SENHOR”.
A igreja de Deus tem grande inclinação para construir muros que o Senhor não autorizou. Ela não se contenta em confiar no braço de Deus, mas acrescenta a essa confiança algum auxílio externo que Deus abomina.
A Escritura declara:
“Deus está no meio dela; não será abalada. Deus a ajudará ao romper da manhã.”
— Salmo 46:5
E também:
“Como em redor de Jerusalém estão os montes, assim o SENHOR, em derredor do seu povo, desde agora e para sempre.”
— Salmo 125:2
Entretanto, o povo de Deus não se contenta com a proteção divina e procura outras formas de segurança.
Muitas vezes, a igreja buscou ajuda em poderes políticos ou recorreu ao mundo em busca de apoio. Então Deus disse aos seus inimigos: “Subi contra ela, mas não façais uma destruição completa; tirai as suas fortificações, porque não são do SENHOR. Ela não as conservará. Eu sou a sua fortaleza. Ela não terá outra”.
1. A igreja que confia no poder do Estado
A primeira fortificação que mencionarei é aquela que a igreja constrói quando faz do governo sua proteção.
Houve antigamente, em Roma, uma igreja cujos membros adoravam o Deus de Israel. Era uma igreja cristã, composta de pessoas piedosas.
Entretanto, surgiu um monarca astuto chamado Constantino, que acreditava que, ao se tornar cristão, poderia assegurar mais firmemente o império e enfraquecer outros comandantes que contavam com o apoio dos sacerdotes.
Para alcançar seus próprios objetivos e promover sua honra, alegou ter visto uma visão nos céus, professou tornar-se cristão, fez de si mesmo o chefe da igreja e assumiu a liderança dos fiéis.
A igreja caiu em seus braços, e o Estado e a igreja se uniram.
Qual foi a consequência dessa aliança entre a igreja de Roma e o Estado? Ela se tornou uma massa corrompida de impureza, uma desgraça para o mundo, de modo que seria melhor que seus últimos vestígios fossem eliminados.
Isso aconteceu porque ela construiu fortificações que não pertenciam ao Senhor. Por isso, Deus disse aos seus inimigos: “Subi aos seus muros”.
Sim, sua apostasia se tornou tão grande que, sem dúvida, o Juiz de toda a terra executará seu juízo sobre ela, e a profecia do Apocalipse será cumprida:
“Por isso, em um só dia, sobrevirão os seus flagelos: morte, pranto e fome; e será consumida no fogo, porque poderoso é o Senhor Deus que a julga.”
— Apocalipse 18:8
Existem também igrejas verdadeiramente protestantes que estabeleceram alianças profanas com governos.
Cristo declarou:
“O meu reino não é deste mundo.”
— João 18:36
Apesar disso, essas igrejas se curvaram aos pés de reis e monarcas. Obtiveram recursos financeiros e subsídios do Estado e, assim, tornaram-se poderosas, influentes e honradas aos olhos do mundo.
Elas zombam daquelas igrejas puras que se recusam a se submeter e a cometer adultério espiritual com os reis da terra, mas permanecem firmes na supremacia real do Salvador, reconhecendo somente Cristo como Cabeça da igreja.
Essas igrejas nos chamam de “cismáticos”, “dissidentes” e outros nomes semelhantes. Entretanto, creio que Deus ainda dirá a respeito de toda igreja estatal, seja a Igreja da Inglaterra, da Irlanda, da Escócia ou de qualquer outro lugar:
“Subi aos seus muros e destruí-os; porém não façais uma destruição completa”.
Pois existem milhares de homens piedosos em seu meio. A ordem continuará sendo:
“Tirai as suas fortificações, porque não são do SENHOR”.
Já podemos observar um movimento em várias partes do mundo para derrubar essas fortificações.
Nos últimos anos, o número de homens santos e piedosos dentro da Igreja da Inglaterra cresceu extraordinariamente. É agradável observar a grande melhoria que ocorreu nessa instituição. Creio que nenhuma outra classe de cristãos tenha avançado tão rapidamente em sua reforma.
Há um movimento dentro dela, e muitos começam a perguntar:
“Por que deveríamos continuar submetidos ao governo?”
Diversos ministros têm declarado:
“Não desejamos de maneira alguma essa união. Ficaríamos felizes em nos libertar de todo controle estatal”.
Pergunto-me por que não fazem isso e seguem suas próprias convicções. Eles mesmos estão dizendo: “Tirai as suas fortificações, porque não são do SENHOR”.
Se não as derrubarem por iniciativa própria, nós avançaremos pouco a pouco e, com a ajuda do céu, um dia as derrubaremos por eles. Então despertarão e descobrirão que os impostos e os dízimos eclesiásticos terminaram e que terão de permanecer de pé ou cair por seus próprios meios.
Descobrirão que a igreja de Deus é suficientemente forte para permanecer firme sem o auxílio do governo.
Será um dia feliz para a Igreja da Inglaterra — Deus a abençoe!
Eu a amo! Quando essas fortificações forem derrubadas, quando a última pedra do patrocínio estatal for removida e quando o auxílio desnecessário de reis e príncipes for recusado, ela surgirá como uma igreja gloriosa, como uma ovelha que acabou de ser lavada.
Será a honra de nossa nação, e nós, que atualmente permanecemos afastados dela, teremos muito mais motivos para nos aproximar de seu seio. Seus artigos de fé contêm a própria essência da verdade, e muitos de seus filhos estão entre os excelentes da terra.
Ó anjo, em breve soe sua trombeta de guerra e dê a ordem:
“Subi aos seus muros, mas não façais uma destruição completa”.
Ela é uma das minhas igrejas. “Tirai as suas fortificações, porque não são do SENHOR”.
Deus nada tem a ver com semelhante fortificação; ele a abomina. A aliança entre a igreja e o Estado é detestável aos olhos do Deus de Israel.
Quando os reis se tornarem verdadeiros pais protetores, poderão, de outra maneira, oferecer o ouro de Sabá e as dádivas voluntárias de sua piedade.
2. A igreja que confia na riqueza de seus membros
Existem outras igrejas que constroem suas próprias fortificações. Encontramo-las entre nós, assim como em outras denominações.
Há igrejas que fazem da riqueza de seus membros uma muralha de proteção. Trata-se de uma congregação respeitável, uma igreja muito respeitável, cujos membros são, em sua maioria, pessoas ricas.
Elas dizem consigo mesmas:
“Somos uma igreja forte e rica. Nada poderá nos prejudicar. Podemos permanecer firmes”.
Onde essa ideia domina, as reuniões de oração costumam ficar vazias. Os membros não consideram necessário orar muito para sustentar a obra de Deus.
“Se precisarmos de uma nota de cinco libras”, diz um irmão, “podemos fornecê-la”.
Essas igrejas não consideram necessário ter um pregador capaz de atrair multidões, pois acreditam ser suficientemente fortes por si mesmas.
São uma corporação gloriosa de pessoas tranquilas e distintas. Gostam de ouvir um pregador refinado, próprio para salas de visitas. Considerariam indigno de sua posição desfrutar de algo que as pessoas comuns pudessem compreender.
Isso seria uma degradação de sua elevada e honrosa posição.
Conhecemos algumas igrejas hoje — seria injusto apontá-las diretamente — nas quais a riqueza e a posição social são consideradas as coisas mais importantes.
Nós também gostamos de ter pessoas ricas e influentes entre nós. Sempre agradecemos a Deus quando ele traz para nosso meio homens que podem contribuir para a causa da verdade.
Bendizemos a Deus quando vemos Zaqueu, que possuía abundância de ouro e prata, oferecendo parte de seus bens aos pobres da família do Senhor.
Gostamos de ver príncipes e reis trazendo presentes e se curvando diante do Rei de toda a terra.
Mas, se alguma igreja se curvar diante do bezerro de ouro, será proclamada a ordem:
“Subi aos seus muros; porém não façais uma destruição completa. Tirai as suas fortificações, porque não são do SENHOR”.
E essa igreja cairá.
Deus a humilhará. Ele a derrubará de sua posição elevada e dirá:
“Ainda que você se eleve até as rochas e construa sua casa entre as estrelas do céu, dali eu a farei descer; minha mão direita a alcançará”.
Deus não permitirá que sua igreja confie no homem e deposite sua esperança nos príncipes.
A respeito de quem assim procede, ele declara que será “como o arbusto solitário no deserto”, que não perceberá quando chegar o bem, cujas folhas murcharão e que não produzirá fruto perfeito.
3. A igreja que confia na erudição humana
Existem outras igrejas que depositam sua confiança no conhecimento e na erudição.
O aprendizado de seus ministros parece constituir uma grande fortaleza, um baluarte e um castelo.
Elas dizem, por exemplo:
“O que esses pregadores sem instrução e sem refinamento podem fazer? De que servem? Gostamos de homens com argumentos sólidos, que apresentem muitas análises críticas da Bíblia e sejam capazes de decidir sobre toda espécie de questão”.
Confiam em seu ministro. Ele é sua torre de força, seu tudo em todas as coisas.
Acontece que ele é um homem instruído, e elas dizem:
“Quem poderia se opor a ele? Vejam a extensão de seu conhecimento! Seus inimigos seriam despedaçados, pois ele é poderoso e erudito”.
Que ninguém pense que desprezo a erudição ou o verdadeiro conhecimento. Tenhamos tanto conhecimento quanto pudermos adquirir.
Agradecemos a Deus quando homens instruídos são trazidos para a igreja e quando ele os torna úteis à sua obra.
Entretanto, a igreja de nossos dias começa a confiar excessivamente na erudição, na filosofia e na compreensão humana, em vez de confiar na Palavra de Deus.
Creio que uma grande parcela dos que professam ser cristãos deposita sua fé na palavra dos homens, e não na Palavra de Deus.
Dizem:
“Tal teólogo afirmou isso. Aquele outro explicou lindamente essa passagem, portanto, deve estar correto”.
Mas toda igreja que agir dessa maneira ouvirá Deus dizer:
“Subi aos seus muros; não façais uma destruição completa. Tirai as suas fortificações, porque não são do SENHOR”.
4. A igreja que se esconde atrás da cautela excessiva
Creio, porém, que a pior fortificação que as igrejas possuem atualmente é uma espécie de muralha construída com cautela extrema.
Considera-se impróprio pregar certas verdades desagradáveis da Bíblia. Apresentam-se várias razões para que sejam omitidas.
Uma delas é que essas verdades poderiam desestimular as pessoas a se aproximarem de Cristo. Outra é que algumas pessoas ficariam ofendidas por causa das arestas ásperas do Evangelho.
Alguns dizem:
“Ah, deixem essas coisas de lado! Não é necessário pregar determinada doutrina. Por que falar da graça distintiva? Por que falar da soberania divina? Por que falar da eleição? Por que falar da perseverança dos santos? Por que falar do chamado eficaz? Essas verdades ofendem as pessoas, que não conseguem suportá-las”.
Se vocês falarem do amor de Cristo, da imensa misericórdia de Deus e de assuntos semelhantes, todos ficarão satisfeitos e agradados.
Mas nunca se deve pregar a lei de maneira profunda e penetrante. Não se deve atingir o coração nem introduzir o bisturi na alma, pois isso seria perigoso!
Assim, a maioria das igrejas se protege atrás de uma vergonhosa muralha de cautela excessiva.
Nunca se ouve ninguém falar mal de seus ministros. Eles estão perfeitamente protegidos por essa barreira.
É muito difícil descobrir quais são as verdadeiras convicções doutrinárias de muitos dos teólogos modernos. Creio que alguém pode adquirir mais conhecimento doutrinário em meia hora numa pequena capela humilde do que em meio século em algumas de nossas grandes capelas.
A igreja de Deus precisa voltar a confiar na verdade pura, no Evangelho simples e nas doutrinas incontaminadas da graça divina.
Oh, que esta igreja jamais tenha outra fortificação além das promessas de Deus! Que ele seja sua força e seu escudo! Que sua proteção esteja sobre nossa cabeça e seja nossa guarda constante!
Que jamais nos afastemos da simplicidade da fé!
Quer os homens ouçam, quer se recusem a ouvir, que possamos dizer:
Se todas as formas que os homens inventam
Atacarem minha alma com arte traiçoeira,
Considerá-las-ei vaidades e mentiras
E guardarei o Evangelho em meu coração.
II. As fortificações do cristão verdadeiro
Agora dirigiremos nosso texto ao cristão, ao verdadeiro filho de Deus.
O verdadeiro crente também tem a tendência de agir como a igreja, construindo diversas fortificações que “não são do SENHOR” e depositando sua esperança, confiança e afeição em algo que não seja a Palavra do Deus de Israel.
1. O amor excessivo pelas criaturas
A primeira coisa que frequentemente transformamos em fortaleza para nos escondermos é o amor pelas criaturas.
A felicidade do cristão deve estar em Deus e somente em Deus. Ele deve ser capaz de dizer:
“Todas as minhas fontes estão em ti. De ti, e somente de ti, extraio toda a minha felicidade”.
Cristo, em sua pessoa, sua graça, seus ofícios, sua misericórdia, deve ser nossa única alegria. Nossa glória deve consistir em declarar que Cristo é tudo.
Mas, amados irmãos, temos uma inclinação natural para cavar cisternas rotas que não retêm água.
Existe uma ou duas gotas de consolo no fundo desse recipiente defeituoso e, enquanto ele não estiver completamente seco, não acreditamos que esteja quebrado.
Confiamos nele mais do que na fonte das águas vivas.
Portanto, sempre que algum de nós, imprudentemente, fizer de uma criatura sua fortificação, Deus dirá às aflições:
“Subi contra ele; tirai as suas fortificações, porque não são do SENHOR”.
Há um pai que tem um filho. Esse filho lhe é tão querido quanto a própria carne e o próprio sangue.
Que esse pai tenha cuidado para não transformar a criança em seu maior tesouro, colocando-a no lugar do Deus Altíssimo e fazendo dela um ídolo.
Pois, assim que fizer isso, Deus, por meio da aflição, dirá ao inimigo:
“Subi contra ele; tirai as suas fortificações, porque não são do SENHOR”.
Há um marido que ama profundamente sua esposa, como deve ser.
A Escritura ensina que o homem deve amar sua esposa de maneira tão profunda que declara:
“Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja.”
— Efésios 5:25
Entretanto, esse homem ultrapassou os limites de um amor saudável e caiu numa afeição insensata, transformando sua esposa em um ídolo.
Então Deus diz:
“Subi contra ele; não o destruam completamente; tirai as suas fortificações, porque não são do SENHOR”.
Fixamos nosso amor e nossa afeição em algum amigo querido, e nele depositamos nossa esperança e confiança.
Deus, porém, diz:
“Vocês se aconselharam uns com os outros, mas não buscaram meu conselho; por isso, removerei aquilo em que confiam. Embora tenham vivido piedosamente, não caminharam comigo como deveriam.
Suba contra eles, ó morte! Levante-se contra eles, ó aflição! Derrube essa fortificação, pois ela não pertence ao Senhor.
Vocês viverão de mim. Não se alimentarão do vento, como Efraim. Apoiar-se-ão em meu braço e não confiarão no apoio dessas canas quebradas.
Colocarão suas afeições nas coisas do alto, e não nas coisas da terra.
Farei murchar as alegrias terrenas. Enviarei uma praga sobre sua bela colheita. Farei as nuvens obscurecerem seu sol, até que clamem a mim: ‘Ó Deus, tu és minha confiança, meu sol, minha esperança, meu tudo!’”.
Oh, que misericórdia é o fato de Deus não fazer uma destruição completa!
Às vezes, pode parecer que tudo chegou ao fim, mas não é uma destruição completa.
Pode haver momentos em que nossas esperanças, nossa fé e nossa confiança pareçam ter acabado. Contudo, não é o fim absoluto.
Ainda resta um pouco de esperança. Há uma gota de azeite na botija e um punhado de farinha na panela. Ainda não é o fim.
Embora Deus tenha retirado muitas alegrias e destruído muitas esperanças, ainda deixou alguma coisa.
Muitas de nossas belas flores foram atingidas, mas uma estrela ainda brilha no céu e uma pequena lâmpada ainda cintila naquela casa distante.
Você não está completamente perdido, ó viajante da noite!
Deus ainda não fez uma destruição completa, mas poderá fazê-la se você não voltar para ele.
2. A confiança excessiva nas experiências passadas
Mais uma vez, muitos de nós temos a tendência de construir fortificações com nossas experiências passadas, confiando nelas em vez de confiar em Jesus Cristo.
Existe uma espécie de satisfação própria que olha para o passado e diz:
“Ali lutei contra Apoliom. Ali subi a Colina da Dificuldade. Ali atravessei o Pântano do Desânimo”.
O pensamento seguinte é:
“Como sou extraordinário! Fiz tudo isso. Nada poderá me ferir. Se consegui superar tudo aquilo, certamente conseguirei realizar qualquer outra coisa que ainda precise ser feita.
Não sou um grande soldado? Quem poderá me amedrontar? Tenho confiança em minha própria capacidade, pois meu braço já conquistou muitas vitórias. Certamente jamais serei abalado”.
Um homem assim inevitavelmente passa a considerar o presente com leviandade.
Ele não sente necessidade de manter comunhão diária com Cristo. Não! Vive do passado.
Não se preocupa em receber novas manifestações de Jesus. Não deseja novas evidências. Prefere olhar para as antigas provas, já empoeiradas.
Faz da graça que recebeu no passado o alimento principal de sua alma, quando deveria usá-la como um tempero que torna mais agradável sua refeição diária.
O que Deus diz quando seu povo deixa de buscá-lo, passa a viver daquilo que recebeu anteriormente e se contenta com o amor que um dia experimentou?
“Ah! Removerei suas fortificações”.
Ele chama as dúvidas e os temores e ordena:
“Subi aos seus muros; tirai as suas fortificações, porque não são do SENHOR”.
3. A confiança nas próprias obras e na própria justiça
Às vezes, também passamos a confiar excessivamente em nossas evidências de fé e em nossas boas obras.
Ralph Erskine não estava errado quando observou:
“Fui mais prejudicado por minhas boas obras do que pelas más”.
Isso pode parecer antinomianismo, mas é verdade. Nossa própria experiência confirma essa realidade.
Erskine declarou:
“Minhas más obras sempre me conduziam ao Salvador em busca de misericórdia. Minhas boas obras frequentemente me afastavam dele, pois eu começava a confiar em mim mesmo”.
Não acontece o mesmo conosco?
Muitas vezes, formamos uma opinião favorável demais sobre nós mesmos.
Pregamos várias vezes por semana. Participamos de muitas reuniões de oração. Fazemos boas obras na escola dominical. Somos diáconos valiosos e membros importantes da igreja. Distribuímos muitas esmolas e contribuímos generosamente para os necessitados.
Então dizemos:
“Certamente sou filho de Deus! Preciso ser. Sou herdeiro do céu. Olhem para mim! Vejam as vestes que uso! Não possuo uma justiça que prova que sou filho de Deus?”.
Começamos a confiar em nós mesmos e declaramos:
“Certamente não serei abalado. Minha montanha está firme e segura”.
Vocês sabem qual costuma ser a resposta do céu quando nos vangloriamos dessa maneira?
A ordem é dada ao inimigo:
“Subi contra ele; não façais uma destruição completa; tirai as suas fortificações, porque não são do SENHOR”.
E qual é a consequência?
Talvez Deus permita que caiamos em pecado, e então nossa autossuficiência desmorona.
Muitos cristãos devem suas quedas à confiança presunçosa nas próprias virtudes.
Considero que o pecado exterior não seja mais abominável aos olhos de Deus do que esse pecado terrível de confiar em nós mesmos.
Que nenhum de vocês precise aprender a própria fraqueza lendo o livro sombrio de suas próprias quedas!
Muito melhor é o outro método que Deus emprega: enviar a luz do Espírito ao coração e revelar nossa corrupção.
Satanás começa a rugir, e a consciência clama:
“Homem, você não é perfeito!”.
Todas as corrupções irrompem como um vulcão que esteve adormecido por algum tempo. Somos conduzidos às câmaras escuras de nossas imaginações.
Olhamos para nós mesmos e perguntamos:
“Onde estão minhas fortificações?”.
Subimos ao alto da colina e vemos que desapareceram. Caminhamos ao redor da cidade e descobrimos que foram todas removidas.
Então voltamos para Cristo e dizemos:
“Eu, o maior dos pecadores, sou;
Jesus morreu por mim.Nada trago em minhas mãos;
Simplesmente à tua cruz me apego”.
O céu volta a sorrir, pois agora o coração está na condição correta e a alma ocupa a posição mais adequada.
Cristãos, cuidem de suas virtudes! Não permitam que aquilo que receberam da graça de Deus se transforme em motivo de orgulho ou em fundamento de confiança própria.
III. As fortificações do novo convertido
Agora aplicarei o texto ao novo convertido, isto é, ao homem que se encontra naquele estágio de sua história religiosa que chamamos de conversão a Deus.
Todos os homens, por natureza, constroem fortificações atrás das quais procuram se esconder.
Nosso pai Adão nos deixou, como parte de nossa herança ao nascermos, muralhas muito altas. Somos tão apegados a elas que nos custa abandoná-las.
Existem várias linhas de defesa, múltiplos muros e fortificações. Quando Cristo vem para conquistar o coração, tomar a cidade de assalto e fazê-la sua propriedade, todas essas muralhas protetoras precisam ser derrubadas.
1. A muralha da indiferença
Na linha de frente da cidade da alma humana ergue-se a muralha da indiferença, uma construção da alvenaria satânica.
Ela é feita de granito negro, e nenhuma habilidade humana consegue danificá-la.
Tragam a lei como uma enorme picareta para quebrá-la: vocês não conseguirão arrancar sequer uma lasca.
Disparem contra ela os projéteis mais ardentes que os dez grandes canhões dos mandamentos possam lançar. Ainda assim, não conseguirão movê-la nem um pouco.
Tragam o poderoso aríete da pregação fervorosa. Falem com uma voz capaz de despertar os mortos e quase fazer Satanás tremer.
O homem continuará indiferente e endurecido.
Finalmente, um Deus cheio de graça clama:
“Tirai as suas fortificações, porque não são do SENHOR”.
E, num instante, a muralha desmorona.
O homem indiferente torna-se sensível. A alma que era dura como ferro torna-se macia como cera.
Aquele que antes ria das advertências do Evangelho e desprezava a pregação do ministro agora se senta e treme diante de cada palavra.
O Senhor está no redemoinho; agora está no fogo; sim, está também na voz mansa e delicada.
Tudo passa a ser ouvido, porque Deus removeu a primeira fortificação: a muralha de um coração endurecido e de uma vida indiferente.
Alguns de vocês já chegaram a esse ponto. Deus removeu essa fortificação.
Sei disso porque vejo as lágrimas brilhando em suas faces — esses preciosos diamantes do céu —, testemunhando que vocês já não são indiferentes.
2. A muralha da justiça própria
A primeira muralha foi vencida, mas a cidade ainda não foi conquistada.
O ministro cristão, sob a mão de Deus, precisa atacar a muralha seguinte: a muralha da justiça própria.
Muitos sermões fracassam nessa tentativa. Muitos são atingidos pelo preconceito quando procuram conquistar esse baluarte.
Milhares de bons sermões são pregados em vão na tentativa de fazer essa muralha estremecer e desmoronar, especialmente entre vocês que são pessoas moralmente respeitáveis, filhos de pais piedosos e descendentes de famílias religiosas.
Como essa muralha é forte em vocês!
Ela não parece ser construída com pedras separadas, mas formada por uma única rocha maciça.
Vocês acreditam que são culpados, depravados e caídos. Sim, acreditam nisso e, ao fazê-lo, reconhecem a veracidade das Escrituras. Entretanto, não sentem essa realidade profundamente.
Vocês se consideram humildes porque se curvam — e precisam se curvar, pois não conseguem permanecer de pé. Mas não são aqueles que se humilham voluntariamente, reconhecendo que são menos do que nada.
Vocês dizem essas coisas e se chamam de mendigos, mas, em sua própria opinião, são ricos, possuem muitos bens e não necessitam de coisa alguma.
Como é difícil derrubar essa muralha!
Ela precisa ser conquistada pela baioneta da advertência fiel. Não há outra maneira de vencê-la senão avançando corajosamente com o grito:
“Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus.”
— Efésios 2:8
Precisamos empregar palavras muito fortes para derrubar a justiça própria de vocês.
Sim! Quando pensamos que a muralha está prestes a cair, ela logo é reconstruída durante a noite. Os engenheiros e escavadores do diabo rapidamente reparam todas as brechas.
Pensávamos que havíamos conquistado vocês e demonstrado que estavam perdidos e arruinados, mas vocês recuperam o ânimo e dizem:
“Não sou tão mau quanto pareço. Creio que ainda sou uma pessoa muito boa”.
Pela graça de Deus, precisamos derrubar essa muralha antes de conseguirmos alcançar seus corações.
3. A muralha da autossuficiência
A muralha dupla foi ultrapassada, mas outra ainda se opõe ao nosso avanço. Os guerreiros de Cristo a conhecem pelo nome de autossuficiência.
O homem diz:
“Ah! Vejo que sou um pecador perdido e arruinado. Minha esperança me enganou, mas ainda possuo outra muralha. Posso melhorar a mim mesmo. Posso construir e reparar”.
Então começa a empilhar pedras e se senta atrás dessa nova fortificação.
Transforma a aliança da graça em uma aliança de obras. Pensa que a fé é uma espécie de obra e que somos salvos por meio dela como se fosse um mérito humano.
Imagina que devemos crer e nos arrepender para, dessa maneira, conquistar a salvação.
Nega que a fé e o arrependimento sejam dádivas de Deus e permanece escondido atrás de sua autossuficiência, pensando:
“Posso fazer tudo isso!”.
Oh, bendito seja o dia em que Deus dirige seus disparos contra essa muralha!
Sei que, durante muito tempo, abracei aquela velha ideia com meus repetidos “posso”, “posso”, “posso”. Mas descobri que meus “posso” não conseguiam reter água: tudo o que eu colocava dentro deles acabava vazando.
Então ouvi um sermão sobre a eleição, mas ele não me agradou.
Depois veio um sermão sobre a lei, demonstrando minha impotência, mas não acreditei nele. Pensei que fosse uma excentricidade de algum cristão antigo, alguém que conhecia profundamente a experiência espiritual, ou um dogma dos tempos passados que já não servia aos homens de hoje.
Em seguida, ouvi outro sermão sobre a morte e o pecado, mas não acreditava estar morto, pois me sentia suficientemente vivo. Pensava que poderia me arrepender e colocar minha vida em ordem mais tarde.
Depois veio um sermão com fortes exortações, mas eu acreditava que poderia organizar minha casa quando quisesse, que poderia fazer isso na próxima terça-feira tão bem quanto naquele mesmo instante.
Assim, continuei confiando em minha própria capacidade.
Finalmente, porém, quando Deus realmente me fez enxergar a mim mesmo, enviou um golpe poderoso que despedaçou toda aquela fortificação. De repente, descobri que estava completamente indefeso.
Pensava ser mais poderoso do que os próprios anjos e capaz de realizar todas as coisas. Então descobri que não era nada.
Da mesma maneira, todo pecador verdadeiramente convencido descobre que o arrependimento e a fé precisam vir de Deus e que sua confiança deve estar exclusivamente no Altíssimo.
Em vez de olhar para si mesmo, ele é obrigado a lançar-se aos pés da misericórdia soberana.
Espero que muitos de vocês já tenham visto duas dessas muralhas desmoronarem. Agora, que Deus, em sua graça, derrube também a outra e diga aos seus ministros:
“Subi aos seus muros; tirai as suas fortificações, porque não são do SENHOR”.
Talvez alguns aqui tenham tido suas fortificações removidas recentemente e pensem que Deus está prestes a destruí-los.
Vocês pensam que perecerão, que não possuem bondade, esperança ou auxílio algum — nada além de uma terrível expectativa de juízo e de ardente indignação.
Ouçam, porém, as últimas palavras do texto:
“Porém não façais uma destruição completa”.
Deus faria uma destruição completa de vocês se não removesse suas fortificações, pois vocês morreriam escondidos atrás das muralhas da autossuficiência.
Mas ele diz: “Não façais uma destruição completa”.
Portanto, confiem em seu poder e em sua graça, pois ele não os destruirá.
IV. As fortificações dos ímpios e dos pecadores impenitentes
Por fim, preciso aplicar esta passagem aos ímpios e aos pecadores impenitentes, considerando o juízo final.
Quantos, naquele grande dia, estarão tranquilamente sentados atrás das fortificações que construíram para si mesmos!
Há um homem, um monarca, que diz:
“Não presto contas a ninguém. Quem poderá me acusar? Sou um governante absoluto e não preciso explicar minhas decisões”.
Ele descobrirá, por fim, que Deus é o Senhor dos imperadores e o Juiz dos príncipes, quando suas fortificações forem removidas.
Outro homem diz:
“Não posso fazer o que quiser com aquilo que me pertence? Mesmo que Deus tenha me criado, não o servirei. Seguirei minha própria vontade. Tenho em minha natureza tudo o que é bom e farei aquilo que minha natureza determinar. Confiarei nisso e, se existir um poder superior, ele me absolverá, pois apenas segui minha própria natureza”.
Mas esse homem descobrirá que suas esperanças eram ilusórias e seus argumentos, tolos, quando Deus declarar:
“A alma que pecar, essa morrerá.”
— Ezequiel 18:20
E quando sua voz trovejante pronunciar a sentença:
“Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno.”
— Mateus 25:41
Há também um grupo de homens que se une e acredita que poderá resistir ao Eterno.
Sim, eles elaboram planos para subverter o reino de Cristo.
Dizem:
“Somos sábios e poderosos. Fortificamo-nos. Fizemos aliança com a morte e um acordo com o inferno”.
Ah! Mal imaginam o que acontecerá com suas fortificações naquele grande dia, quando as virem desmoronar e cair.
Com que medo e desespero clamarão então:
“Rochedos, caí sobre nós! Montes, escondei-nos!”
— Lucas 23:30
O que farão quando a ira de Deus avançar como fogo no dia de sua indignação? Quando ele derreter suas esperanças e fizer desaparecer tudo aquilo em que confiavam? Quando destruir suas alegrias e os obrigar a permanecer despojados diante de sua presença?
Imagino também, no dia do juízo, um grupo de homens que disseram durante a vida:
“Confiaremos na misericórdia de Deus. Não acreditamos nessas religiões. Deus é misericordioso, e confiaremos em sua misericórdia”.
Suponhamos — algo impossível, pois sua ilusão será dissipada na morte — que, naquele terrível dia de prestação de contas, estejam encolhidos dentro da fortaleza de uma misericórdia sem fundamento nas promessas divinas.
O Juiz dirige seu olhar para a cidade deles e ordena:
“Anjos! Subi aos seus muros; fazei uma destruição completa; tirai as suas fortificações, porque não são do SENHOR”.
Então os anjos avançam e destroem cada pedra de seus baluartes. Eliminam completamente toda esperança de misericórdia.
A cada golpe, proclamam:
“Sem santidade ninguém verá o Senhor! Sem derramamento de sangue não há remissão de pecados! Vocês são salvos pela graça, mediante a fé, mas confiaram numa misericórdia sem fundamento na aliança divina. Não a receberão; receberão apenas a justiça, sem qualquer outra coisa!”.
Há ainda outro grupo que construiu um castelo de ritos e cerimônias.
De um lado, ergueram uma enorme fortaleza de granito chamada “Batismo”. Do outro, construíram outra chamada “Ceia do Senhor”. No centro, colocaram a “Confirmação”.
Consideram maravilhoso o castelo que construíram e dizem:
“Estaremos perdidos? Pagamos o dízimo da hortelã, do cominho e do endro. Entregamos o dízimo de tudo o que possuíamos. Sabemos que a graça está nas cerimônias”.
Então o Todo-Poderoso aparece e destrói seu castelo com uma única palavra:
“Tirai as suas fortificações, porque não são do SENHOR”.
Homens e mulheres ímpios, o que farão finalmente sem suas fortificações? Sem uma rocha na qual possam se esconder? Sem um muro atrás do qual possam se ocultar, quando a tempestade do Terrível vier como uma rajada contra a muralha?
Como permanecerão de pé quando suas esperanças se derreterem como sonhos passageiros, como visões noturnas que desaparecem quando despertamos?
O que farão quando Deus desprezar sua imagem e todas as suas esperanças desaparecerem completamente?
Conclusão: Nossa verdadeira fortaleza está no Senhor
O cristão pode partir com esta certeza: suas fortificações jamais poderão ser removidas, porque pertencem ao Senhor.
Confiamos no amor eletivo de JEOVÁ — Pai, Filho e Espírito Santo.
Confiamos no sangue redentor de Jesus Cristo, o Filho eterno.
Dependemos inteiramente dos méritos, do sangue e da justiça de JEOVÁ-TSIDKENU, o Senhor, nossa justiça.
Nossa confiança está no Espírito Santo.
Confessamos que nada somos por nós mesmos. A salvação não depende daquele que quer nem daquele que corre, mas de Deus, que usa de misericórdia.
Não reconhecemos qualquer mérito da criatura em nossa salvação, nem sequer um átomo de mérito próprio.
Nossa confiança repousa inteiramente no amor da aliança, na misericórdia da aliança, nos juramentos da aliança, na fidelidade da aliança e na imutabilidade da aliança.
Firmados nessas verdades, sabemos que nossas fortificações não podem ser removidas.
Oh, cristão! Cercado por essas muralhas, você pode rir diante de todos os seus inimigos.
O diabo poderá nos tocar agora? Ele apenas olhará para nós e se desesperará.
As dúvidas e os temores poderão remover nossas fortificações? Não! Elas permanecem firmes e seguras, enquanto nossos pobres temores são como palhas lançadas contra a muralha pelo vento.
Pois:
“Se somos infiéis, ele permanece fiel.”
— 2 Timóteo 2:13
Nem todas as tentações de um mundo pecaminoso, nem mesmo as inclinações carnais de nosso próprio coração, podem nos separar do amor do Salvador.
Possuímos uma cidade cujas muralhas são poderosas e cujos fundamentos são eternos.
Temos um Deus que declara:
“Eu, o SENHOR, a vigio e a cada momento a regarei; para que ninguém lhe faça dano, de noite e de dia eu cuidarei dela.”
— Isaías 27:3
Confie, cristão! Deus estabeleceu a salvação como muralhas e baluartes para seu povo.
Cercado por essas defesas, você pode sorrir diante de todos os seus inimigos.
Mas tenha cuidado para não acrescentar nada a essas fortificações!
Se fizer isso, a mensagem será:
“Tirai as suas fortificações, porque não são do SENHOR”.
Fonte: The New Park Street Pulpit, Volume 1, Sermão nº 38, “Storming the Battlements”, de C. H. Spurgeon. Pregado em 16 de setembro de 1855, na Capela de New Park Street, Southwark.
