Sermão nº 44 — Charles H. Spurgeon
Pregado na manhã de domingo, 23 de setembro de 1855
Por C. H. Spurgeon, na Capela de New Park Street, Southwark.
Texto bíblico:
“Então, também aos gentios, Deus concedeu o arrependimento para a vida.” — Atos 11:18
Introdução
Um dos maiores obstáculos que a religião cristã precisou superar foi o preconceito profundamente enraizado na mente de seus primeiros seguidores. Os crentes judeus, os doze apóstolos e aqueles que Jesus Cristo havia chamado dentre os dispersos de Israel estavam tão apegados à ideia de que a salvação pertencia aos judeus — de que somente os discípulos de Abraão, ou pelo menos os circuncidados, poderiam ser salvos — que não conseguiam aceitar a ideia de que Jesus havia vindo para ser o Salvador de todas as nações e de que, nele, todos os povos da Terra seriam abençoados.
Eles mal conseguiam admitir essa possibilidade. Ela era tão contrária a toda a sua educação judaica que encontramos os cristãos convocando Pedro diante de uma assembleia e dizendo-lhe:
“Entraste em casa de homens incircuncisos e comeste com eles.”
Pedro não conseguiu se justificar até que relatasse detalhadamente o ocorrido. Contou que Deus lhe havia aparecido em uma visão, declarando: “Não faças tu comum ao que Deus purificou”. Também explicou que o Senhor o havia instruído a pregar o Evangelho a Cornélio e à sua família, visto que eram crentes.
Depois disso, o poder da graça foi tão extraordinário que aqueles judeus já não puderam resistir. Apesar de toda a educação que haviam recebido anteriormente, abraçaram imediatamente o amplo princípio do cristianismo e glorificaram a Deus, dizendo:
“Então, também aos gentios, Deus concedeu o arrependimento para a vida.”
Bendigamos a Deus porque agora estamos livres das amarras do judaísmo e também não estamos sujeitos às restrições de um gentilismo que, por sua vez, excluiu os judeus. Vivemos próximos daquele tempo bendito que se aproxima, quando judeus e gentios, servos e livres, reconhecerão que são um só em Jesus Cristo, nosso Cabeça.
Não pretendo, porém, desenvolver esse assunto nesta manhã. Meu tema é “Arrependimento para a Vida”. Que Deus me conceda graça para falar de tal maneira que sua Palavra seja como uma espada afiada, “penetrando até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas”.
Por “arrependimento para a vida”, entendo aquele arrependimento que é acompanhado pela vida espiritual na alma e assegura a vida eterna a todos os que o possuem.
O arrependimento para a vida traz consigo a vida espiritual — ou, antes, é sua primeira consequência. Existem arrependimentos que não são sinais de vida espiritual, mas apenas da vida natural, pois são produzidos exclusivamente pelo poder da consciência e pela voz da natureza que fala dentro dos homens.
O arrependimento de que trata nosso texto, porém, é produzido pelo Autor da vida. Quando ele chega, gera tamanha vida na alma que aquele que estava “morto em ofensas e pecados” é vivificado juntamente com Cristo. Aquele que não possuía sensibilidade espiritual passa a receber “com mansidão a palavra em vós enxertada”. Aquele que dormia no próprio centro da corrupção recebe poder para se tornar filho de Deus e aproximar-se de seu trono.
Creio que isso é o arrependimento para a vida: aquele que concede vida a um espírito morto.
Também afirmei que esse arrependimento assegura a vida eterna, pois existem arrependimentos dos quais ouvimos os homens falar que não garantem a salvação da alma. Alguns pregadores afirmam que os homens podem arrepender-se, crer e, ainda assim, afastar-se e perecer. Não gastaremos nosso tempo, nesta manhã, tentando expor esse erro. Já o examinamos muitas vezes e refutamos os argumentos apresentados em sua defesa.
Consideremos um arrependimento infinitamente melhor.
O arrependimento de nosso texto não é aquele de que eles falam, mas é um “arrependimento para a vida” — um arrependimento que constitui verdadeiro sinal da salvação eterna em Cristo. É um arrependimento que nos preserva em Jesus durante esta existência passageira e que, quando entrarmos na eternidade, nos concederá uma bem-aventurança que jamais poderá ser destruída.
O arrependimento para a vida é uma obra de salvação da alma, o germe que contém todos os elementos essenciais da salvação, assegurando-os para nós e preparando-nos para desfrutá-los.
Nesta manhã, devemos dedicar atenção cuidadosa e fervorosa ao arrependimento que conduz à vida.
Primeiro, examinaremos o falso arrependimento. Em segundo lugar, consideraremos os sinais que caracterizam o verdadeiro arrependimento. Depois disso, exaltaremos a bondade divina expressa nestas palavras:
“Então, também aos gentios, Deus concedeu o arrependimento para a vida.”
I. Os falsos arrependimentos
Começarei com esta observação: tremer ao ouvir a pregação do Evangelho não é o mesmo que arrepender-se.
Existem muitos homens que ficam profundamente abalados quando ouvem um sermão fiel do Evangelho. Pelo poder que acompanha a Palavra, Deus testifica que ela é sua própria Palavra e faz com que aqueles que a escutam tremam involuntariamente.
Já vi homens, enquanto as verdades das Escrituras eram proclamadas deste púlpito, cujos joelhos batiam uns contra os outros e cujos olhos derramavam lágrimas como fontes de água.
Testemunhei o profundo abatimento de seu espírito. Alguns me disseram que haviam ficado tão perturbados que já não conseguiam suportar o som da voz, pois ela lhes parecia a terrível trombeta do Sinai, trovejando sua destruição.
Meus ouvintes, vocês podem ficar profundamente perturbados durante a pregação do Evangelho e, ainda assim, não possuir o arrependimento para a vida.
Podem ser tomados por sentimentos muito sérios e solenes quando vão à casa de Deus e, mesmo assim, continuar endurecidos no pecado.
Confirmarei essa afirmação com um exemplo.
Paulo estava diante de Félix, com correntes nas mãos, e pregou-lhe sobre a justiça, o domínio próprio e o juízo vindouro. Está escrito: “Félix, espavorido”.
Entretanto, Félix adiou sua decisão e agora está perdido, como tantos outros que disseram: “Por agora, podes retirar-te, e, em tendo oportunidade, te chamarei”.
Muitos de vocês não conseguem frequentar a casa de Deus sem sentir medo. Sabem o que significa ficar aterrorizados ao pensar que Deus os castigará. Talvez tenham sido sinceramente comovidos muitas vezes pela pregação de um ministro de Deus.
Mas preciso dizer-lhes que, apesar disso, vocês podem acabar rejeitados, porque não se arrependeram de seus pecados nem se voltaram para Deus.
Além disso, é perfeitamente possível que não apenas tremam diante da Palavra de Deus, mas também se tornem uma espécie de Agripa amável, ficando “quase persuadidos” a voltar-se para Jesus Cristo, sem, contudo, experimentar o verdadeiro arrependimento.
Vocês podem ir ainda mais longe e desejar o Evangelho. Podem dizer:
“Oh! Que coisa maravilhosa é esse Evangelho! Como eu gostaria de possuí-lo! Ele garante tanta felicidade nesta vida e tanta alegria na vida futura. Desejo que ele também seja meu!”
É bom ouvir assim a voz de Deus. Contudo, vocês podem estar sentados enquanto uma passagem poderosa das Escrituras é exposta e pensar: “Creio que isso é verdade”.
Mas a verdade precisa entrar no coração antes que vocês possam arrepender-se.
Podem até ajoelhar-se em oração e pedir, com os lábios trêmulos de medo, que a mensagem produza bênçãos em sua alma. Ainda assim, depois de tudo isso, podem não ser filhos de Deus.
Vocês podem dizer, como Agripa disse a Paulo: “Por pouco me queres persuadir a que me faça cristão”.
Assim como Agripa, porém, podem nunca ultrapassar o estágio do “quase”. Ele esteve quase persuadido a tornar-se cristão, mas não chegou a sê-lo inteiramente.
Quantos de vocês já estiveram quase persuadidos e, mesmo assim, ainda não estão verdadeiramente no caminho da vida eterna? Quantas vezes a convicção os levou aos joelhos e vocês quase se arrependeram, mas permaneceram ali sem chegar ao verdadeiro arrependimento?
Vejam aquele cadáver. Ele morreu há pouco tempo. Ainda não adquiriu completamente a aparência horrível da morte; sua cor continua semelhante à de uma pessoa viva. Sua mão ainda está quente. Vocês poderiam imaginar que está vivo, pois parece quase respirar.
Tudo ainda parece estar presente. A decomposição mal começou, e não há cheiro desagradável. No entanto, a vida já se foi. Ela não está mais ali.
Assim acontece com vocês: estão quase vivos. Possuem praticamente todos os sinais exteriores de religião que um cristão possui, mas não têm vida.
Podem ter algo parecido com arrependimento, mas não um arrependimento sincero.
Ó hipócrita! Advirto você nesta manhã: pode não apenas tremer, mas também sentir satisfação ao ouvir a Palavra de Deus e, ainda assim, não possuir o arrependimento para a vida.
Você pode afundar no abismo sem fundo e ouvir estas palavras:
“Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos.”
1. O arrependimento que dura apenas por algum tempo
Mais uma vez, os homens podem avançar ainda mais e humilhar-se sinceramente sob a mão de Deus, sem jamais conhecer o verdadeiro arrependimento.
Sua bondade não é como a nuvem da manhã ou o orvalho que desaparece rapidamente. Ao contrário, quando ouvem o sermão, voltam para casa e começam aquilo que consideram ser uma obra de arrependimento.
Abandonam certos vícios e tolices. Vestem-se de pano de saco. Derramam muitas lágrimas por causa do que fizeram. Choram diante de Deus.
Apesar de tudo isso, seu arrependimento é apenas temporário, e eles voltam novamente aos seus pecados.
Vocês duvidam que esse tipo de penitência possa existir? Permitam-me contar-lhes um caso.
Certo homem chamado Acabe cobiçou a vinha de seu vizinho Nabote. Nabote não quis vendê-la por preço algum nem fazer uma troca.
Acabe consultou sua esposa, Jezabel, que arquitetou a morte de Nabote para que o rei pudesse tomar posse da vinha.
Depois que Nabote foi morto e Acabe tomou posse da propriedade, o servo do Senhor encontrou-se com o rei e lhe disse:
“Mataste e ainda por cima tomaste a herança?”
E declarou a palavra do Senhor:
“No lugar em que os cães lamberam o sangue de Nabote, lamberão também o teu sangue.”
Deus também anunciou que traria calamidade sobre Acabe e tiraria sua prosperidade.
Lemos que Acabe se humilhou. Então o Senhor declarou que, porque ele havia se humilhado diante de sua presença, não traria aquela calamidade durante os seus dias.
Deus lhe concedeu certa medida de misericórdia. Entretanto, no capítulo seguinte, lemos que Acabe voltou à rebelião e morreu em batalha, em Ramote-Gileade, conforme a palavra do servo do Senhor. Assim, os cães lamberam seu sangue, tal como havia sido anunciado.
Digo-lhes que vocês também podem humilhar-se diante de Deus por algum tempo e, ainda assim, continuar escravos de suas transgressões.
Têm medo da condenação, mas não têm medo de pecar. Temem o inferno, mas não temem suas iniquidades. Têm medo de serem lançados no abismo, mas não têm medo de endurecer o coração contra os mandamentos de Deus.
Não é verdade, pecador, que você está tremendo diante do inferno?
O que o perturba não é o estado de sua alma, mas o inferno. Se o inferno fosse extinto, seu arrependimento também desapareceria. Se os terrores que o aguardam fossem retirados, você pecaria ainda mais livremente do que antes, seu coração se endureceria e você se rebelaria contra seu Soberano.
Não se enganem, meus irmãos. Examinem a si mesmos para ver se estão na fé. Perguntem se possuem aquilo que é o arrependimento para a vida, pois vocês podem humilhar-se durante algum tempo e nunca chegar ao verdadeiro arrependimento diante de Deus.
2. Confessar os pecados não é necessariamente arrepender-se
Muitos avançam ainda mais e, mesmo assim, ficam aquém da graça.
É possível confessar os pecados sem se arrepender deles.
Vocês podem aproximar-se de Deus e dizer-lhe que são verdadeiramente miseráveis. Podem enumerar uma longa lista de transgressões e pecados que cometeram, sem sentir a gravidade de sua culpa e sem experimentar sequer uma centelha de verdadeiro ódio pelas próprias ações.
Podem confessar e reconhecer suas transgressões sem sentir repugnância pelo pecado.
Se não resistirem ao pecado com a força que vem de Deus, se não se afastarem dele, esse arrependimento imaginário será apenas o douramento que reveste a pintura decorativa.
Não será a graça que transforma algo em ouro verdadeiro, capaz de permanecer depois de passar pelo fogo.
Sim, vocês podem confessar suas faltas e, ainda assim, não possuir arrependimento.
3. O remorso de Judas
Mais uma observação, e terei chegado ao último ponto que desejo apresentar sobre esse assunto.
Vocês podem praticar atos que parecem dignos de arrependimento e, ainda assim, permanecer impenitentes.
Permitam-me apresentar uma prova registrada nas Escrituras.
Judas traiu seu Mestre. Depois de fazê-lo, foi tomado por uma consciência avassaladora da enorme maldade que havia cometido.
Sua culpa sufocou toda esperança de arrependimento, e, na miséria do desespero — não na tristeza do verdadeiro arrependimento —, confessou seu pecado aos principais sacerdotes, clamando:
“Pequei, traindo sangue inocente.”
Eles responderam:
“Que nos importa? Isso é contigo.”
Então Judas lançou as moedas de prata no templo, demonstrando que não conseguia suportar carregar consigo o preço de sua culpa. Deixou o dinheiro ali e saiu.
Foi salvo? Não.
“E foi enforcar-se.”
Mesmo depois disso, a consequência terrível de sua maldade o alcançou: após enforcar-se, caiu da altura em que estava suspenso e seu corpo se despedaçou. Ele se perdeu, e sua alma pereceu.
Observem o que esse homem fez. Pecou, confessou sua falta e devolveu o dinheiro.
Apesar de tudo isso, foi rejeitado.
Isso não deveria nos fazer tremer? Vejam como é possível imitar tão perfeitamente o comportamento de um cristão que até mesmo a sabedoria humana, limitada à mortalidade, pode ser enganada.
II. Os sinais do verdadeiro arrependimento
Depois de adverti-los de que existem muitas formas falsas de arrependimento, desejo dedicar algum tempo a algumas observações sobre o verdadeiro arrependimento e os sinais pelos quais podemos discernir se possuímos aquele arrependimento que conduz à vida.
Primeiramente, preciso corrigir alguns enganos nos quais frequentemente incorrem aqueles que estão se aproximando de Jesus Cristo.
Um deles é pensar que precisam experimentar manifestações profundas, terríveis e aterrorizantes dos castigos da Lei e dos terrores do inferno antes que possam ser considerados verdadeiramente arrependidos.
Quantas pessoas já conversei que me disseram algo semelhante a isto:
“Não me arrependo o suficiente. Não me sinto pecador o bastante. Não fui tão perverso e depravado quanto muitos outros. Às vezes, quase gostaria de ter sido. Não porque ame o pecado, mas porque penso que, assim, sentiria convicções mais profundas de minha culpa e teria maior certeza de que realmente vim a Jesus Cristo.”
É um grande erro imaginar que esses pensamentos terríveis sobre o juízo vindouro sejam necessários para validar o arrependimento.
Muitas vezes, eles nem sequer são dádivas de Deus, mas sugestões do diabo. E, mesmo quando a Lei produz tais pensamentos, vocês não devem considerá-los parte essencial do arrependimento.
Eles não constituem a essência do arrependimento.
O arrependimento é odiar o pecado, afastar-se dele e decidir abandoná-lo, confiando na força de Deus.
É odiar o pecado e abandoná-lo.
Uma pessoa pode arrepender-se sem experimentar manifestações aterrorizantes dos castigos da Lei. Pode arrepender-se sem ouvir os sons da trombeta do Sinai, sem escutar mais do que o distante estrondo de seus trovões.
Uma pessoa pode arrepender-se inteiramente pelo poder da voz da misericórdia.
Deus abre alguns corações para a fé, como aconteceu com Lídia. Outros são abalados pelo martelo da ira vindoura. Ele abre alguns com a chave delicada da graça e outros com a alavanca da Lei.
Os caminhos podem ser diferentes, mas a questão é: Deus chegou ao coração? Ele está ali?
Muitas vezes, o Senhor não está na tempestade nem no terremoto, mas na “voz mansa e delicada”.
1. Você não precisa alcançar um grau extraordinário de arrependimento
Existe outro engano cometido por muitas pessoas sinceras que estão pensando na salvação: acreditam que não conseguem arrepender-se o suficiente.
Imaginam que, se alcançassem determinado grau de arrependimento, seriam salvas.
“Ah, senhor!”, alguns de vocês dirão, “não tenho penitência suficiente”.
Amados, deixem-me dizer-lhes que não é necessário alcançar um grau extraordinário de arrependimento para ser salvo.
Vocês sabem que existem diferentes graus de fé, mas até mesmo a menor fé salva.
Da mesma forma, existem diferentes graus de arrependimento, e o menor deles pode salvar a alma, desde que seja sincero.
A Bíblia declara:
“Quem crer será salvo.”
Essa declaração inclui até mesmo o menor grau de fé verdadeira.
Assim também, quando a Palavra diz: “Arrependei-vos e sede salvos”, ela inclui a pessoa que possui o menor grau de arrependimento genuíno.
Além disso, nenhum homem alcança o arrependimento perfeito durante esta vida mortal.
Nunca possuímos uma fé tão perfeita que estejamos inteiramente livres de dúvidas. Da mesma maneira, nunca alcançamos um arrependimento completamente livre de certa dureza de coração.
A pessoa mais sinceramente arrependida que vocês conhecem reconhecerá que ainda existe nela alguma parcela de impenitência.
O arrependimento também é uma experiência contínua, que acompanha toda a vida. Ele deve crescer constantemente.
Creio que um cristão, ao chegar ao leito de morte, arrepender-se-á de maneira ainda mais profunda do que em qualquer outro momento de sua existência.
É uma obra que deve prosseguir durante toda a vida.
Pecar e arrepender-se — pecar e arrepender-se — fazem parte da caminhada cristã. Arrepender-se e crer em Jesus — arrepender-se e crer em Jesus — constituem o caminho para a plenitude de sua felicidade.
Não esperem alcançar o arrependimento perfeito antes de serem salvos. Nenhum cristão consegue ser perfeito.
O arrependimento é uma graça. Algumas pessoas o apresentam como uma condição para a salvação. Condição? Isso é um absurdo!
Não existem condições que obriguem Deus a conceder a salvação. O próprio Deus concede a salvação, e a concede segundo sua soberana vontade. Ele declara:
“Terei misericórdia de quem me aprouver ter misericórdia.”
Portanto, se Deus lhe concedeu o menor grau de arrependimento, desde que seja sincero, louve-o por isso e espere que esse arrependimento se aprofunde cada vez mais à medida que você avançar na caminhada cristã.
Creio que essa observação deve ser aplicada a todos os cristãos.
Homens e mulheres cristãos, vocês sentem que seu arrependimento não é suficientemente profundo. Sentem que sua fé não é suficientemente forte. O que devem fazer?
Peçam a Deus um aumento de fé, e ela crescerá. O mesmo se aplica ao arrependimento.
Já tentaram alcançar um arrependimento mais profundo? Meus amigos, se fracassaram nessa tentativa, continuem confiando em Jesus e procurem cultivar diariamente um espírito arrependido.
Repito: não esperem alcançar o arrependimento perfeito desde o início. Vocês precisam de um arrependimento sincero; então, pela graça divina, avançarão de força em força, até que finalmente passem a odiar e abominar o pecado como se fosse uma serpente venenosa.
Nesse momento, estarão muito próximos da perfeição do arrependimento.
Essas são algumas considerações introdutórias. Agora, vocês perguntam: quais são os sinais do verdadeiro arrependimento diante de Deus?
2. O verdadeiro arrependimento é acompanhado de tristeza pelo pecado
Primeiramente, afirmo que o verdadeiro arrependimento sempre vem acompanhado de tristeza.
Ninguém se arrepende verdadeiramente do pecado sem experimentar algum tipo de tristeza por ele.
Essa tristeza pode ser mais ou menos intensa, dependendo da maneira como Deus chama a pessoa e de sua vida anterior. Mas alguma tristeza precisa existir.
Não importa exatamente quando ela aparece, mas, em algum momento, deve manifestar-se. Caso contrário, não será o arrependimento característico de um cristão.
Certa vez, conheci um homem que afirmava ter se arrependido e que, exteriormente, certamente havia mudado de comportamento.
Entretanto, nunca consegui perceber nele uma tristeza verdadeira pelo pecado. Nem mesmo quando professou crer em Jesus encontrei sinais de penitência.
Parecia que aquele homem havia dado um salto eufórico para dentro da graça. Mais tarde, descobri que dera outro salto igualmente eufórico para dentro da culpa.
Ele não era uma ovelha de Deus, pois não havia sido purificado pela penitência. Todos os filhos de Deus precisam passar por essa experiência quando são convertidos de seus pecados.
Ninguém pode aproximar-se de Cristo e conhecer o perdão dele sem perceber que o pecado é algo detestável, pois foi o pecado que levou Jesus à morte.
Vocês, que não derramam lágrimas, que não dobram os joelhos e que não têm o coração quebrantado, como podem imaginar que estão salvos?
O Evangelho promete salvação àqueles que verdadeiramente se arrependem.
Entretanto, para que eu não machuque alguns de vocês nem os faça sentir algo que não pretendo, preciso esclarecer que não estou dizendo que todos devem derramar lágrimas físicas.
Algumas pessoas possuem uma constituição tão rígida que não conseguem chorar. Conheci pessoas capazes de suspirar e gemer, mas que não conseguiam derramar uma lágrima.
Embora as lágrimas frequentemente sejam uma evidência de penitência, é possível possuir o arrependimento para a vida sem derramá-las.
O que desejo que compreendam é que precisa existir uma tristeza verdadeira.
Se a oração não puder ser expressa em voz alta, deverá existir em segredo. Se não houver palavras, deverá haver um gemido. Se não houver lágrimas, deverá haver um suspiro que demonstre arrependimento, ainda que seja pequeno.
3. O verdadeiro arrependimento produz mudanças práticas
Creio que o arrependimento não deve conter apenas tristeza, mas também prática: um arrependimento que se manifesta nas atitudes.
“Não basta dizer que estamos tristes e arrependidos,
Para depois continuarmos vivendo, dia após dia, como sempre vivemos.”
Muitas pessoas demonstram grande tristeza e penitência por seus pecados passados.
Ouçam o que dizem:
“Ah! Lamento profundamente ter sido alcoólatra. Arrependo-me sinceramente de ter caído naquele pecado. Choro amargamente por tudo o que fiz.”
Então vão diretamente para casa e, quando chega uma hora da tarde de domingo, vocês os encontram novamente praticando as mesmas coisas.
Mesmo assim, essas pessoas afirmam que se arrependeram.
Vocês acreditam quando dizem que são pecadoras, mas que não amam o pecado?
Talvez não o amem naquele momento. Mas como poderiam estar sinceramente arrependidas e, logo em seguida, voltar a transgredir da mesma maneira que antes?
Como podemos acreditar em vocês se continuam pecando repetidamente e não abandonam suas práticas pecaminosas?
Conhecemos uma árvore pelos seus frutos. Assim também, aqueles que verdadeiramente se arrependem produzirão obras dignas de arrependimento.
Certa vez, ouvi um ministro piedoso contar uma história muito bonita sobre o poder do arrependimento.
Ele havia pregado sobre a penitência e, durante o sermão, falara do pecado do roubo.
No caminho para casa, um trabalhador aproximou-se dele. O ministro percebeu que o homem carregava alguma coisa escondida debaixo de sua roupa de trabalho.
Disse-lhe que não precisava acompanhá-lo mais longe, mas o homem insistiu em continuar ao seu lado.
Finalmente, confessou:
“Estou carregando uma pá debaixo do braço. Eu a roubei naquela fazenda. Ouvi o senhor pregar sobre o pecado do roubo e preciso voltar para colocá-la no lugar.”
Aquele foi um arrependimento sincero, que o levou a devolver o objeto roubado.
Isso me faz lembrar os habitantes das ilhas dos Mares do Sul, dos quais lemos que roubavam roupas, móveis e tudo o que encontravam nas casas dos missionários. Quando foram verdadeiramente convertidos, porém, devolveram tudo o que haviam levado.
Muitos de vocês dizem que se arrependem, mas nada resulta desse arrependimento.
Ele não vale sequer o estalar de um dedo.
Algumas pessoas afirmam arrepender-se sinceramente por terem cometido um roubo ou mantido uma casa de jogos de azar, mas fazem questão de continuar desfrutando de tudo o que ganharam com essas práticas.
O verdadeiro arrependimento produzirá obras dignas de arrependimento. Será um arrependimento prático.
4. O verdadeiro arrependimento persevera
Vocês podem descobrir se seu arrependimento é prático fazendo esta pergunta: ele permanece ou desaparece?
Muitos arrependimentos são como o rubor febril no rosto de uma pessoa que sofre de tuberculose: parecem indicar saúde, mas não são sinal de recuperação.
Muitas vezes, vi um jovem experimentar uma piedade recém-adquirida, porém superficial, e imaginar que estava prestes a arrepender-se de seus pecados.
Durante algumas horas, ele se mostrava profundamente penitente diante de Deus. Durante algumas semanas, abandonava suas tolices. Frequentava a casa de oração e conversava como um filho de Deus.
Mas depois voltava aos seus pecados, como o cão que retorna ao próprio vômito.
O espírito maligno havia voltado “à sua casa” e levado consigo outros sete espíritos piores do que ele. Assim, “o último estado daquele homem tornou-se pior do que o primeiro”.
Por quanto tempo durou seu arrependimento?
Ele permaneceu durante meses ou surgiu e desapareceu repentinamente?
Você disse: “Vou me unir à igreja. Farei isto, aquilo e aquilo outro pela causa de Deus”.
Mas suas obras continuam até hoje? Seu arrependimento durará seis meses? Continuará por doze meses? Permanecerá até que seu corpo seja envolvido pela mortalha?
5. Você odiaria o pecado mesmo que não houvesse castigo?
Preciso fazer-lhes mais uma pergunta.
Vocês se arrependeriam de seus pecados se nenhum castigo lhes fosse anunciado? Ou se arrependem porque sabem que serão castigados eternamente se permanecerem no pecado?
Suponhamos que eu lhes dissesse que não existe inferno algum; que vocês poderiam blasfemar, se assim desejassem, e viver sem Deus.
Suponhamos que não houvesse recompensa para a virtude nem castigo para o pecado. O que escolheriam?
Vocês podem afirmar honestamente nesta manhã:
“Creio e sei, pela graça de Deus, que escolheria a justiça mesmo que não houvesse recompensa por ela, mesmo que nada ganhasse praticando-a e nada perdesse ao pecar”?
Todo pecador passa a odiar seu pecado quando se aproxima da entrada do inferno. Todo assassino passa a odiar seu crime quando se aproxima da forca.
Nunca conheci uma criança que detestasse tanto sua falta quanto no momento em que estava prestes a ser castigada por ela.
Se vocês não tivessem motivo para temer o abismo, se soubessem que poderiam dedicar a vida ao pecado sem sofrer nenhuma consequência, ainda sentiriam que odeiam o pecado e que não poderiam nem desejariam praticá-lo, exceto pelas fraquezas da carne?
Ainda desejariam a santidade? Ainda desejariam viver como Cristo?
Se a resposta for sim — se puderem afirmar isso sinceramente, se assim se voltarem para Deus e odiarem o pecado com ódio permanente —, não precisam temer que lhes falte o arrependimento que conduz à vida.
III. A maravilhosa bondade de Deus ao conceder o arrependimento para a vida
Chegamos agora ao terceiro e último ponto: a bendita bondade de Deus ao conceder aos homens o arrependimento para a vida.
Meus queridos amigos, o arrependimento é um dom de Deus.
É uma dessas dádivas espirituais que asseguram a vida eterna.
É uma demonstração extraordinária da misericórdia divina que Deus não apenas providencie o caminho da salvação e convide os homens a receber sua graça, mas também faça com que desejem ser salvos.
Deus castigou seu Filho, Jesus Cristo, por causa de nossos pecados e, dessa maneira, providenciou a salvação para todos os seus filhos perdidos.
Ele envia seu ministro. O ministro ordena aos homens que se arrependam e creiam, trabalhando para conduzi-los a Deus.
Eles não querem ouvir o chamado e desprezam o ministro. Então, outro mensageiro é enviado: um embaixador celestial que não pode fracassar em sua missão.
Ele convoca os homens ao arrependimento e a voltar-se para Deus.
Seus pensamentos ainda estão desviados, mas, depois que o Espírito divino insiste com eles, esquecem o que eram e se arrependem, voltando-se para o Senhor.
O que faríamos se tivéssemos sido tratados como Deus é tratado?
Suponhamos que preparássemos um jantar ou um banquete e enviássemos mensageiros para convidar os convidados. O que faríamos?
Acham que teríamos o trabalho de visitar cada um deles pessoalmente e convencê-los a comparecer?
E, quando se sentassem à mesa e dissessem que não conseguiam comer, abriríamos sua boca? Se continuassem afirmando que não podiam comer, insistiríamos para que comessem?
Ah, amados, penso que vocês não fariam isso.
Se tivessem assinado os convites e os convidados se recusassem a comparecer ao banquete, não diriam: “Então vocês não participarão dele”?
Mas o que Deus faz?
Ele declara:
“Prepararei um banquete, convidarei as pessoas e, se não entrarem, meus ministros sairão e as buscarão pessoalmente. Direi aos meus servos: saiam pelos caminhos e atalhos e obriguem as pessoas a entrar, para que participem do banquete que preparei.”
Não é extraordinário o ato da misericórdia divina que efetivamente torna os homens dispostos a vir?
Deus não faz isso por meio da força física, mas por uma persuasão espiritual doce e eficaz.
Inicialmente, eles não desejam ser salvos. Entretanto, Deus declara:
“Isso não é obstáculo. Tenho poder para fazer com que vocês se voltem para mim, e assim farei.”
Então o Espírito Santo aplica a Palavra de Deus à consciência de seus filhos de maneira tão bendita que eles já não conseguem recusar-se a amar Jesus.
Observem bem: não se trata de uma força que age contra a vontade, mas de uma influência espiritual que transforma a própria vontade.
Ó pecadores perdidos e arruinados! Parem aqui e admirem a misericórdia de meu Mestre.
Ele não apenas prepara um banquete de coisas boas diante dos homens, mas também os leva a comparecer e participar dele. E os constrange a continuar desfrutando desse banquete até que os conduza à morada eterna.
Enquanto os sustenta, diz a cada um:
“Com amor eterno te amei; por isso, com benignidade te atraí. Agora, tu me amas?”
Eles respondem:
“Ó Senhor, tua graça, ao trazer-nos até aqui, prova que nos amas, pois não queríamos vir. Tu disseste que viríamos, mas nós dissemos que não iríamos. No entanto, tu nos fizeste vir. Agora, Senhor, nós te bendizemos e te amamos por essa força. Foi uma doce constrição.”
“Eu era um cativo que lutava contra as correntes, mas agora fui feito voluntário.”
“Ó graça soberana, subjuga meu coração!
Também desejo ser conduzido em triunfo;
Um cativo voluntário de meu Senhor,
Para cantar as glórias de sua Palavra.”
1. O arrependimento não é produzido por esforço humano independente da graça
Agora, o que vocês dizem?
Alguns dirão:
“Senhor, há muito tempo tento arrepender-me. Em meio às dores e aflições, tenho orado, tentado crer e feito tudo o que posso.”
Direi uma coisa: vocês poderão tentar durante muito tempo sem conseguir alcançar aquilo que procuram. Esse não é o caminho para obtê-lo.
Ouvi falar de dois cavalheiros que viajavam juntos. Um deles disse ao outro:
“Não sei como você consegue, mas parece sempre se lembrar de sua esposa, de sua família e de tudo o que acontece em casa. Você relaciona todas as coisas ao seu redor com eles. Eu, porém, tento constantemente trazer minha família à memória e nunca consigo.”
O outro respondeu:
“Não, essa é justamente a razão: porque você tenta. Se relacionasse cada pequeno acontecimento que encontra com sua família, seria fácil lembrar-se dela. Penso: a esta hora, eles estão se levantando; agora estão orando; neste momento, estão tomando o café da manhã. Dessa maneira, mantenho-os sempre diante de mim.”
Creio que algo semelhante acontece com o arrependimento.
Se uma pessoa diz: “Quero crer”, e tenta produzir arrependimento por algum método mecânico, está agindo de maneira absurda e nunca conseguirá alcançar seu objetivo.
O caminho para arrepender-se é crer pela graça de Deus, crer e meditar em Jesus.
Se essa pessoa contemplar o lado ferido e ensanguentado de Cristo, a coroa de espinhos e as lágrimas de angústia; se considerar tudo o que Cristo sofreu, garanto que se voltará para ele em arrependimento.
Eu arriscaria toda a reputação que possuo nas coisas espirituais nesta afirmação: ninguém pode contemplar a cruz de Cristo sob a ação do Espírito Santo de Deus sem ter o coração quebrantado.
Se isso não for verdade, meu coração é diferente do coração de qualquer outra pessoa.
Nunca conheci alguém que contemplasse verdadeiramente a cruz de Cristo sem descobrir que essa contemplação produzia arrependimento e fé.
Olhamos para Jesus Cristo se desejamos ser salvos e, então, exclamamos:
“Sacrifício maravilhoso! Jesus morreu assim para salvar pecadores!”
Se desejam fé, lembrem-se de que ele a concede. Se desejam arrependimento, ele também o concede! Se desejam a vida eterna, ele a concede generosamente.
Ele pode levá-los a reconhecer a gravidade de seu pecado e fazê-los arrepender-se ao contemplarem a cruz do Calvário e ouvirem o grito mais profundo e doloroso da morte:
“Eloí, Eloí, lamá sabactâni?”
“Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?”
Isso produzirá arrependimento. Fará vocês chorarem e perguntarem:
“Ah! Meu Salvador sangrou?
Meu Soberano morreu por mim?”
Portanto, amados, se desejam possuir o arrependimento, este é meu melhor conselho: olhem para Jesus.
Que o bendito Doador de todo arrependimento para a salvação os proteja dos falsos arrependimentos que descrevi e lhes conceda aquele arrependimento que conduz à vida.
Conclusão: Arrependam-se enquanto há misericórdia
**“Arrepende-te!”, clama a voz celestial;
Não te atrevas mais a adiar.
Quem despreza essa ordem perecerá
E enfrentará um dia de fogo.Já não passa despercebido ao olhar soberano de Deus
O crime cometido pelos homens;
Seus mensageiros são enviados pelo mundo
Para advertir a humanidade acerca do pecado.O chamado alcança toda a Terra;
Que a Terra o escute e tema.
Ouçam, homens de nascimento real,
E que também ouçam os seus servos!Diante de sua presença, prostrem-se todos
E confessem toda a sua culpa;
Abracem agora o bendito Salvador
E não desprezem sua graça.Prostrem-se antes que soe a terrível trombeta
E os convoque ao seu tribunal;
Pois a misericórdia tem um limite determinado,
Depois do qual se transforma em juízo.”
Sobre o sermão: Este texto corresponde à tradução do sermão nº 44, Repentance Unto Life (Arrependimento para a Vida), de Charles H. Spurgeon, publicado originalmente na coleção The New Park Street Pulpit, volume 1.
