The New Park Street Pulpit – Volume 1
Sermão nº 46
Pregado na manhã do sábado, 14 de outubro de 1855
pelo Rev. C. H. Spurgeon
na Capela de New Park Street, Southwark
“Senhor, tu tens sido o nosso refúgio de geração em geração.”
Salmo 90:1
Moisés foi o autor inspirado de três composições devocionais. Primeiro o encontramos como Moisés, o poeta, cantando o cântico que é apropriadamente unido ao de Jesus no Apocalipse, onde se diz: “O cântico de Moisés e do Cordeiro”. Ele foi poeta na ocasião em que Faraó e seus exércitos foram lançados no mar Vermelho: “Também os seus escolhidos capitães se afogaram no mar Vermelho”.
Mais adiante em sua vida o descobrimos no caráter de pregador, e então sua doutrina destilava como o orvalho, e sua palavra caía como a chuva, naqueles capítulos cheios de imagens gloriosas e ricos de poesia que se encontram no livro de Deuteronômio. E agora, nos Salmos, o encontramos como autor de uma oração: “Oração de Moisés, homem de Deus”. Que feliz combinação do poeta, do pregador e do homem de oração!
Onde três coisas semelhantes se encontram juntas, o homem se torna um verdadeiro gigante acima de seus semelhantes. Muitas vezes acontece que o homem que prega tem pouca poesia, e o homem que é poeta não seria capaz de pregar e proferir seus poemas diante de enormes assembleias, sendo apenas apto a escrevê-los sozinho. É uma combinação rara quando a verdadeira devoção e o espírito da poesia e da eloquência se encontram no mesmo homem.
Você verá neste salmo uma profundidade maravilhosa de espiritualidade. Observará como o poeta se reduz ao homem de Deus e como, perdido em si mesmo, canta sua própria fragilidade, declara a glória de Deus e pede que a bênção de seu Pai celestial repouse sempre sobre sua cabeça.
Este primeiro versículo derivará um interesse especial se você se lembrar do lugar onde Moisés estava quando assim orou. Ele estava no deserto. Não em algum dos salões de Faraó, nem ainda em uma habitação na terra de Gósen, mas no deserto. E talvez do cume de uma colina, olhando para as tribos de Israel enquanto levantavam suas tendas e marchavam, ele pensou: “Ah! pobres viajantes, eles raramente descansam em algum lugar. Não têm nenhuma habitação estabelecida onde possam morar. Aqui não têm cidade permanente”.
Mas elevou os olhos acima e disse: “Senhor, tu tens sido o nosso refúgio de geração em geração”. Passando o olhar pela história, viu um grande templo onde o povo de Deus havia habitado. E com o olho profético rolando em êxtase sagrado, pôde prever que, por toda a eternidade futura, os especialmente escolhidos de Deus seriam capazes de cantar: “Senhor, tu tens sido o nosso refúgio de geração em geração”.
Tomando este versículo como assunto de nosso discurso nesta manhã, em primeiro lugar o explicaremos. E depois tentaremos fazer o que os antigos puritanos chamavam de “melhorá-lo”, pelo qual não queriam dizer melhorar o texto, mas melhorar um pouco o povo pela consideração do versículo.
I. Em primeiro lugar, tentaremos explicá-lo um pouco.
Aqui há uma habitação: “Senhor, tu tens sido o nosso refúgio”; e, em segundo lugar, se me for permitido usar uma palavra tão comum, aqui está o arrendamento dela: “Tu tens sido o nosso refúgio de geração em geração”.
Primeiro, então, aqui há uma habitação: “Senhor, tu tens sido a nossa habitação”. O poderoso Jeová, que enche toda a imensidade, o Eterno, Sempre Existente, Grande Eu Sou, não se recusa a permitir figuras a respeito de Si mesmo. Embora seja tão elevado que o olho do anjo não O tenha visto, embora seja tão alto que a asa do querubim não O tenha alcançado, embora seja tão grande que a máxima extensão das viagens dos espíritos imortais nunca tenha descoberto o limite de Si mesmo — ainda assim Ele não se opõe a que Seu povo fale Dele de forma tão familiar e diga: “Jeová, tu tens sido o nosso refúgio”.
Compreenderemos melhor esta figura contrastando o pensamento com o estado de Israel no deserto e, em segundo lugar, mencionando algumas coisas a título de comparação que são peculiares à nossa casa e que nunca podemos desfrutar se não formos possuidores de uma habitação própria.
Primeiro, contrastaremos este pensamento — “Senhor, tu tens sido o nosso refúgio” — com a posição peculiar dos israelitas enquanto viajavam pelo deserto.
Observamos, em primeiro lugar, que eles deviam estar em um estado de grande inquietação. Ao cair da noite, ou quando a coluna parava seu movimento, as tendas eram armadas e eles se deitavam para descansar. Talvez na manhã seguinte, antes que o sol nascesse, a trombeta soava, eles se levantavam de seus leitos e descobriam que a arca estava em movimento, e a coluna de fogo e nuvem guiava o caminho através das estreitas defiles da montanha, subindo a encosta ou ao longo do árido deserto.
Mal tinham tempo de arrumar seus poucos bens nas tendas e tornar todas as coisas confortáveis para si antes de ouvir o som de: “Avante! Avante! Avante! Este não é o vosso descanso. Ainda deveis prosseguir a jornada em direção a Canaã!” Não podiam plantar um pequeno pedaço de chão ao redor da tenda, não podiam arrumar a casa em ordem nem organizar os móveis, não podiam apegar-se ao local. Mesmo que pouco antes o pai tivesse sido sepultado em um lugar onde a tenda havia permanecido por algum tempo, ainda assim tinham de partir. Não podiam ter nenhum apego ao lugar; não podiam ter nada do que chamamos de conforto, facilidade e paz, mas estavam sempre em jornada, sempre viajando.
Além disso, estavam tão expostos que nunca podiam ficar muito à vontade em suas tendas. Às vezes a areia, com o simoom quente atrás dela, entrava pela tenda e quase os cobria até o sepultamento. Em ocasiões frequentes, o sol quente os queimava e a lona mal era proteção. Em outras vezes, o vento frio do norte os congelava, de modo que dentro das tendas ficavam tremendo e encolhidos ao redor do fogo. Tinham pouco conforto.
Mas eis o contraste que Moisés, o homem de Deus, discerniu com gratidão: “Tu não és a nossa tenda, mas és o nosso refúgio. Embora estejamos inquietos aqui, embora sejamos sacudidos de um lado para o outro por tribulações, embora viajemos por um deserto e encontremos um caminho áspero, embora quando nos assentamos aqui não saibamos o que o conforto significa — ó Senhor, em Ti possuímos todos os confortos que uma casa pode proporcionar; temos tudo o que uma mansão ou um palácio pode dar ao príncipe que se reclina em seu divã e descansa em seu leito de plumas. Senhor, Tu és para nós o conforto; Tu és casa e habitação”.
Você já soube o que é ter a Deus como seu refúgio no sentido de conforto? Sabe o que é, quando há tempestades atrás de você, sentir-se como uma ave marinha, levada à terra pela própria tempestade? Sabe o que é, quando às vezes esteve preso pela adversidade, ter o fio cortado pela graça divina e, como o pombo que voa imediatamente para o seu próprio pombal, ter acelerado o caminho através do éter e se encontrado em Deus? Sabe o que é, quando é sacudido pelas ondas, descer às profundezas da Deidade, regozijando-se ali de que nenhuma onda de tribulação agita o seu espírito, mas que você está serenamente em casa com Deus, seu próprio Pai Todo-Poderoso? Pode você, em meio a toda a inquietação desta jornada pelo deserto, encontrar ali um conforto?
É o peito de Jesus um doce travesseiro para a sua cabeça? Pode você deitar-se assim no peito da Divindade? Pode você entregar-se à corrente da providência e flutuar sem luta, enquanto anjos cantam ao seu redor — divinamente guiado, divinamente conduzido: “Estamos levando-te ao longo da corrente da providência até o oceano da bem-aventurança eterna!”? Sabe o que é deitar-se em Deus, abandonar todo cuidado, afastar a ansiedade e ali — não em um espírito de descuido, mas em um santo desprendimento — não estar cuidadoso de coisa alguma, “mas em tudo, pela oração e pela súplica, com ações de graças, apresentar os seus pedidos a Deus”? Se assim for, você adquiriu a primeira ideia: “Senhor, tu tens sido o nosso refúgio de geração em geração”.
Novamente, os israelitas estavam muito expostos a toda espécie de criaturas nocivas, devido a residirem em tendas e aos seus hábitos de peregrinação. Às vezes a serpente ardente era sua inimiga. À noite, as feras selvagens rondavam ao seu redor. A menos que aquela coluna de fogo tivesse sido um muro de fogo em torno deles e uma glória no meio deles, todos poderiam ter caído presa dos monstros selvagens que percorriam os desertos.
Inimigos piores encontraram nos seres humanos. Os amalequitas desciam das montanhas; hordas selvagens e errantes os atacavam constantemente. Nunca se sentiam seguros, pois eram viajantes através de um país inimigo. Atravessavam apressadamente uma terra onde não eram desejados, em direção a outra terra que preparava meios para opor-se a eles quando chegassem.
Tal é o cristão. Ele está em jornada através de uma terra inimiga; todos os dias está exposto ao perigo. Sua tenda pode ser derrubada pela morte. O caluniador está atrás dele; o inimigo aberto está diante dele. A fera selvagem que ronda à noite e a peste que consome de dia buscam continuamente a sua destruição. Não encontra descanso onde está. Sente-se exposto. Mas diz Moisés: “Embora vivamos em uma tenda exposta a feras selvagens e a homens ferozes, ainda assim Tu és a nossa habitação. Em Ti não encontramos exposição. Dentro de Ti nos encontramos seguros e, em Tua gloriosa pessoa, habitamos como em uma torre de defesa inexpugnável, seguros de todo medo e alarme, sabendo que estamos protegidos”.
Ó cristão, você já soube o que é estar no meio de batalhas, com flechas voando densamente ao seu redor, mais do que o seu escudo pode interceptar, e ainda assim ter estado tão seguro como se estivesse de braços cruzados e descansando dentro dos muros de algum forte bastião, onde a flecha não pudesse alcançá-lo e onde nem mesmo o som da trombeta pudesse perturbar os seus ouvidos? Já soube o que é habitar seguramente em Deus, entrar no Altíssimo e rir-se do ódio, das carrancas, dos escarros, do desprezo, da calúnia e da difamação dos homens? Ascender ao lugar sagrado do pavilhão do Altíssimo e permanecer à sombra do Todo-Poderoso, e sentir-se seguro?
E observe: você pode fazer isso. Em tempos de peste, é possível caminhar no meio da cólera e da morte, cantando:
“Pragas e mortes voam ao meu redor;
Até que Ele queira, eu não posso morrer.”
É possível estar exposto ao máximo grau de perigo e ainda assim sentir uma santa serenidade que nos faz rir do medo — demasiado grandes, demasiado poderosos, demasiado fortes por meio de Deus para nos rebaixarmos por um momento à covardia do tremor: “Sei em quem tenho crido e estou certo de que Ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele Dia”.
Quando homens sem lar vagueiam, quando espíritos pobres e angustiados, açoitados pela tempestade, não encontram refúgio, nós entramos em Deus e, fechando atrás de nós a porta da fé, dizemos: “Uivai, ó ventos; soprai, ó tempestades; rugi, ó feras selvagens; vinde, ó ladrões!
‘Aquele que fez de Deus o seu refúgio
Encontrará uma morada bem segura.
Andará o dia todo à Sua sombra
E ali à noite repousará a cabeça.’”
Senhor, neste sentido, Tu tens sido a nossa habitação.
Novamente, o pobre Israel no deserto estava continuamente exposto à mudança. Nunca ficavam muito tempo em um só lugar. Às vezes podiam permanecer por um mês em um local — perto das setenta palmeiras. Que lugar doce e agradável para sair cada manhã, sentar-se junto ao poço e beber daquela corrente clara! “Avante!”, clama Moisés. E os leva a um lugar onde as rochas nuas se destacam da encosta da montanha e a areia quente e ardente está sob os seus pés.
Víboras saltam ao seu redor e espinhos crescem em lugar da vegetação agradável. Que mudança! Ainda em outro dia chegarão a um lugar ainda mais sombrio. Caminham por um desfiladeiro tão estreito e fechado que os raios assustados do sol mal ousam entrar em tal prisão, com medo de nunca encontrarem o caminho de saída!
Devem seguir adiante de lugar em lugar, mudando continuamente, nunca tendo tempo de se estabelecer e dizer: “Agora estamos seguros; neste lugar habitaremos”. Aqui, novamente, o contraste lança luz sobre o texto: “Ah!”, diz Moisés, “embora estejamos sempre mudando, Senhor, tu tens sido o nosso refúgio de geração em geração”.
O cristão não conhece mudança com respeito a Deus. Pode ser rico hoje e pobre amanhã. Pode estar doente hoje e bem amanhã. Pode estar em felicidade hoje; amanhã pode estar angustiado. Mas não há mudança com respeito à sua relação com Deus. Se Ele me amou ontem, me ama hoje. Não sou nem melhor nem pior em Deus do que sempre fui.
Que as perspectivas se murcham, que as esperanças sejam destruídas, que a alegria se resseque, que o míldio destrua tudo — eu não perdi nada do que tenho em Deus. Ele é a minha habitação forte, à qual posso recorrer continuamente. O cristão nunca se torna mais pobre nem mais rico com respeito a Deus. “Aqui”, pode dizer, “está uma coisa que nunca pode passar nem mudar. Na fronte do Eterno não há nenhuma ruga. Seus cabelos não são embranquecidos pela idade. Seu braço não está paralisado pela fraqueza. Seu coração não muda em suas afeições. Sua vontade não varia em seu propósito. Ele é o Imutável Jeová, firme e para sempre.
“Tu és a nossa habitação! Como a casa não muda, mas permanece no mesmo lugar, assim Te tenho encontrado desde a minha juventude. Quando primeiro fui lançado sobre Ti desde o seio de minha mãe, Te encontrei meu Deus da Providência. Quando primeiro Te conheci por aquele conhecimento espiritual que só Tu podes dar, Te encontrei uma habitação segura. E assim Te encontro agora. Sim, quando eu for velho e de cabelos brancos, sei que não me desampararás. Serás a mesma habitação em todas as gerações.”
Mais um pensamento ao contrastar a posição dos israelitas com a nossa — o cansaço. Quão cansados devem ter estado os israelitas no deserto! Quão fatigadas devem ter estado as solas de seus pés com as constantes jornadas! Não estavam em um lugar de repouso, luxo e descanso, mas em uma terra de jornada, cansaço e tribulação.
Penso vê-los viajando, enxugando frequentemente o suor ardente da testa e dizendo: “Oh! se tivéssemos uma habitação onde pudéssemos descansar! Oh! se pudéssemos entrar em uma terra de vinhas e romãs, em uma cidade onde pudéssemos desfrutar de imunidade de alarmes! Deus no-la prometeu, mas ainda não a encontramos. Resta um descanso para o povo de Deus; oh, se pudéssemos encontrá-lo!”
Cristão! Deus é a sua habitação neste sentido. Ele é o seu descanso, e você nunca encontrará descanso senão Nele. Desafio qualquer homem que não tem Deus a ter uma alma em repouso. Aquele que não tem Jesus por Salvador será sempre um espírito inquieto. Leia alguns dos versos de Byron e você o encontrará (se ele estava verdadeiramente retratando a si mesmo) como a própria personificação daquele espírito que “andava de um lado para o outro, buscando descanso e não encontrando nenhum”. Aqui está um de seus versos:
“Voo como uma ave do ar,
Em busca de um lar e de um descanso;
Um bálsamo para a doença do cuidado,
Uma bem-aventurança para um peito sem bênção.”
Leia as vidas de quaisquer homens que não tiveram justificativa pelo Evangelho ou não tiveram conhecimento de Deus, e você encontrará que eram como a pobre ave cujo ninho foi derrubado e não sabia onde descansar, voando de um lado para o outro, vagueando e buscando uma habitação.
Alguns de vocês tentaram encontrar descanso fora de Deus. Buscaram-no em suas riquezas, mas furaram a cabeça quando a deitaram sobre aquele travesseiro. Buscaram-no em um amigo, mas o braço daquele amigo foi uma cana quebrada, onde você esperava que fosse um muro de força. Você nunca encontrará descanso senão em Deus. Não há refúgio senão Nele.
Oh! que descanso e compostura há Nele! É mais do que sono, mais do que calma, mais do que quietude, mais profundo do que a quietude morta do mar silencioso em suas máximas profundezas, onde não é perturbado pela menor ondulação e os ventos nunca podem intrudir. Há uma santa calma e doce repouso que só o cristão conhece, algo semelhante às estrelas adormecidas ali em leitos de azul.
Ou semelhante ao descanso seráfico que podemos supor que os espíritos bem-aventurados têm quando diante do trono se inclinam continuamente — há um descanso tão profundo e calmo, tão quieto e sereno, tão profundo, que não encontramos palavras para descrevê-lo. Você o experimentou e pode regozijar-se nele. Sabe que o Senhor tem sido o seu refúgio — o seu doce, calmo e constante lar, onde pode desfrutar de paz em todas as gerações.
Mas demorei-me demais nesta parte do assunto; falarei dele de maneira diferente.
Em primeiro lugar, a habitação do homem é o lugar onde ele pode descontrair-se, sentir-se em casa e falar familiarmente. Neste púlpito, tenho de moderar um pouco as minhas palavras. Lido com homens do mundo que observam a minha fala e estão sempre à espreita, homens que desejam ter isto ou aquilo para espalhar — tenho de estar em guarda.
Assim também vocês, homens de negócios, quando estão na bolsa ou na loja, têm de guardar-se. O que faz o homem em casa? Pode descobrir o peito e fazer e dizer o que quiser. É a sua própria casa — a sua habitação. E não é ele o senhor ali? Não fará o que quiser com o que é seu? Certamente, pois se sente em casa.
Ah! meus amados, vocês já se sentiram em Deus como em casa? Estiveram com Cristo e contaram os seus segredos ao Seu ouvido e descobriram que podiam fazê-lo sem reserva? Em geral não contamos segredos a outras pessoas, pois se o fizermos e as fizermos prometer que nunca os contarão, elas nunca os contarão senão à primeira pessoa que encontrarem.
A maioria das pessoas a quem se contam segredos é como a senhora de quem se diz que nunca contava os seus segredos senão a dois tipos de pessoas — às que lhe pediam e às que não lhe pediam. Não se deve confiar nos homens do mundo, mas você sabe o que é contar todos os seus segredos a Deus em oração, sussurrar todos os seus pensamentos a Ele? Você não se envergonha de confessar os seus pecados a Ele com todas as suas agravantes. Não faz desculpas a Deus, mas introduz todas as agravantes e descreve todas as profundezas da sua baixeza.
Quanto às suas pequenas necessidades, você se envergonharia de contá-las a outro — diante de Deus pode contá-las todas. Pode contar-Lhe a sua dor que não sussurraria ao seu amigo mais querido. Com Deus você pode estar sempre em casa. Não precisa estar sob nenhuma restrição. O cristão imediatamente dá a Deus a chave do seu coração e O deixa examinar tudo.
Ele diz: “Aqui está a chave de todos os armários. É o meu desejo que Tu os abras todos. Se houver joias, são Tuas. E se houver coisas que não deveriam estar ali, expulsa-as. Sonda-me e prova o meu coração”. Quanto mais Deus habita no cristão, mais o cristão O ama. Quanto mais vezes Deus vem visitá-lo, mais ele ama o seu Deus. E Deus ama o Seu povo ainda mais quando eles são familiares com Ele. Pode você dizer neste sentido: “Senhor, tu tens sido a minha habitação”?
Em seguida, o lar do homem é o lugar onde se concentram as suas afeições. Deus nos livre daqueles homens que não amam os seus lares! Existe homem tão vil, tão morto, que não tenha afeição pela sua própria casa? Se assim for, certamente a centelha do cristianismo deve ter se apagado completamente. É natural que os homens amem os seus lares. É espiritual que os amem ainda mais.
Em nossos lares encontramos aqueles a quem devemos e sempre seremos mais apegados. Ali habitam nossos melhores amigos e parentes. Quando vagueamos, somos como aves que deixaram o ninho e não encontram lar estabelecido. Desejamos voltar e ver de novo aquele sorriso, apertar mais uma vez aquela mão amorosa e descobrir que estamos com aqueles a quem os laços de afeição nos uniram.
Desejamos sentir — e todo homem cristão sentirá — com respeito à sua própria família que eles são a urdidura e a trama da sua natureza, que ele se tornou parte e porção deles, e ali concentra a sua afeição. Não pode permitir-se esbanjar o seu amor em toda parte. Concentra-o naquele local particular, aquele oásis neste mundo escuro e deserto. Homem cristão, é Deus a sua habitação nesse sentido?
Você deu a sua alma inteira a Deus? Sente que pode trazer o seu coração inteiro a Ele e dizer: “Ó Deus! Eu Te amo de toda a minha alma. Com o mais apaixonado fervor eu Te amo.
‘O ídolo mais querido que tenho conhecido —
Seja qual for esse ídolo —
Ajuda-me a arrancá-lo do seu trono
E a adorar somente a Ti!’
Ó Deus! embora às vezes eu vagueie, ainda assim Te amo nas minhas vagueações e o meu coração está fixo em Ti. Embora a criatura me seduza, eu detesto essa criatura. É para mim como a maçã de Sodoma. Tu és o senhor da minha alma, o imperador do meu coração. Não um vice-regente, mas Rei dos reis. O meu espírito está fixo em Ti como o centro da minha alma.
‘Tu és o mar do amor
Onde todos os meus prazeres rolam,
O círculo onde se movem as minhas paixões;
O centro da minha alma.’
Ó Deus! Tu tens sido o nosso refúgio de geração em geração.”
A minha próxima observação diz respeito ao arrendamento desta habitação. Deus é a habitação do crente. Às vezes, como se sabe, as pessoas são expulsas de suas casas ou as casas desabam sobre as suas cabeças. Nunca é assim com a nossa. Deus é a nossa habitação em todas as gerações. Olhemos para trás nos tempos passados e descobriremos que Deus tem sido a nossa habitação.
Oh, a velha casa de família! Quem não a ama, o lugar da nossa infância, a velha árvore do telhado, a velha cabana! Não há aldeia no mundo inteiro metade tão boa quanto aquela aldeia particular onde nascemos! É verdade que os portões, os postes e as cercas foram alterados, mas ainda há um apego àquelas velhas casas, à velha árvore no parque e à velha torre coberta de hera. Não é muito pitoresca, talvez, mas gostamos de ir vê-la.
Gostamos de ver os lugares da nossa meninice. Há algo agradável naquelas velhas escadas onde o relógio costumava ficar e no quarto onde a avó costumava dobrar o joelho e onde tínhamos a oração em família. Não há lugar como aquela casa, afinal! Bem, amados, Deus tem sido a habitação do cristão nos anos passados.
Cristão, a sua casa é de fato uma casa venerável e você tem habitado nela por muito tempo. Habitou nela na pessoa de Cristo muito antes de ser trazido a este mundo pecaminoso. E ela há de ser a sua habitação em todas as gerações. Você nunca deve pedir outra casa. Você sempre estará contente com aquela que tem. Nunca desejará mudar de habitação. E se desejasse, não poderia, pois Ele é a sua habitação em todas as gerações. Deus lhe dê a conhecer o que é tomar esta casa em arrendamento longo e ter sempre a Deus como sua habitação!
II. Agora venho a melhorar um pouco este texto.
Primeiro, vamos melhorá-lo para o autoexame. Como podemos saber se somos cristãos ou não, se o Senhor é o nosso refúgio e o será em todas as gerações? Darei algumas indicações para o autoexame, referindo-me a várias passagens que consultei na primeira epístola de João. É notável que quase o único escritor bíblico que fala de Deus como habitação seja aquele apóstolo mais amoroso, João, de cuja epístola temos lido.
Ele nos dá no versículo 12 do capítulo 4 um meio de saber se estamos vivendo em Deus: “Se nos amarmos uns aos outros, Deus permanece em nós, e em nós é perfeito o seu amor”. E mais adiante diz: “E nós conhecemos e cremos no amor que Deus tem por nós. Deus é amor; e aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus, nele”.
Você pode, então, saber se é inquilino desta grande casa espiritual pelo amor que tem aos outros. Tem você amor aos santos? Então você mesmo é um santo. As cabras não amarão as ovelhas, e se você ama as ovelhas, é evidência de que você mesmo é uma ovelha. Muitos da família fraca do Senhor nunca conseguem nenhuma outra evidência de sua conversão senão esta: “Nós sabemos que já passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos”.
E embora essa seja uma evidência muito pequena, ainda assim é tal que a fé mais forte muitas vezes não consegue uma muito melhor. “Se não amo a Deus, amo o Seu povo. Se não sou cristão, amo a Sua casa.” O quê! O diabo lhe disse que você não é do Senhor? Pobre Coração-Fraco, você ama o povo do Senhor? “Sim”, diz você, “gosto de ver os seus rostos e ouvir as suas orações. Quase poderia beijar a orla das suas vestes.” É assim? E você lhes daria se fossem pobres? Os visitaria se estivessem doentes e cuidaria deles se precisassem de assistência? “Ah! sim.” Então não tema. Você que ama o povo de Deus deve amar o Mestre. Sabemos que habitamos em Deus se amamos uns aos outros.
No versículo 13 há outro sinal: “Nisto conhecemos que permanecemos nele, e ele, em nós: em que nos deu do seu Espírito”. Já tivemos o Espírito de Deus em nós? Essa é uma das perguntas mais solenes que posso fazer. Muitos de vocês sabem o que é ser excitados por sentimento religioso e nunca tiveram o Espírito de Deus. Muitos de nós temos grande necessidade de tremer, para que não tenhamos recebido aquele Espírito. Eu mesmo me examinei dezenas de vezes, de diferentes maneiras, para ver se realmente sou possuidor do Espírito de Deus ou não.
Sei que o povo do mundo zomba da ideia e diz: “É impossível que alguém tenha o Espírito de Deus”. Então é impossível que alguém vá para o céu. Porque devemos ter o Espírito de Deus; devemos nascer de novo do Espírito antes de podermos entrar ali. Que pergunta séria é esta: “Tenho o Espírito de Deus em mim?”
É verdade que a minha alma às vezes se eleva e sinto que poderia cantar como um serafim. É verdade que às vezes sou derretido por profunda devoção e poderia orar com terrível solenidade. Mas os hipócritas também podem, talvez. Tenho o Espírito de Deus? Você tem alguma evidência dentro de si de que tem o Espírito? Tem certeza de que não está laborando sob uma ilusão e um sonho? Tem realmente o Espírito de Deus dentro de si? Se assim for, você habita em Deus. Esse é o segundo sinal.
Mas o apóstolo dá outro sinal no versículo 15: “Qualquer que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece nele, e ele, em Deus”. A confissão da nossa fé no Salvador é outro sinal de que vivemos em Deus. Oh! pobre coração, não pode você se enquadrar sob este sinal? Você pode ter pouca ousadia, mas não pode dizer: “Creio no nome do Senhor Jesus Cristo”? Se assim for, você habita em Deus.
Muitos de vocês, eu sei, dizem: “Quando ouço um sermão, sinto-me afetado por ele. Quando estou na casa de Deus, sinto-me como um filho de Deus, mas os negócios, os cuidados e as tribulações da vida me afastam e então temo que não o seja”. Mas você pode dizer: “Creio em Cristo. Sei que me lanço sobre a Sua misericórdia e espero ser salvo por Ele”. Então não diga que não é filho de Deus se tem fé.
Mas há mais um sinal pelo qual devemos nos examinar, no capítulo 3, versículo 24: “Aquele que guarda os seus mandamentos permanece em Deus, e Deus, nele”. A obediência aos mandamentos de Deus é um sinal abençoado de habitar em Deus. Alguns de vocês têm muita conversa religiosa, mas não muita caminhada religiosa. Um grande estoque de piedade exterior, mas não muita piedade interior real, que se desenvolve em suas ações.
Essa é uma dica para alguns de vocês que sabem que é certo ser batizados e não o são. Vocês sabem que é um dos mandamentos de Deus que “quem crer e for batizado será salvo”, e estão negligenciando o que sabem ser o seu dever. Vocês habitam em Deus, não duvido, mas lhes falta uma evidência disso, a saber — a obediência aos mandamentos de Deus. Obedeçam a Deus e então saberão que habitam Nele.
Mas tenho outra palavra a título de melhoria, e essa é de congratulação. Vocês que habitam em Deus, permitam-me congratulá-los. Homens três vezes felizes são vocês se habitam em Deus! Não precisam envergonhar-se de se compararem com os anjos. Não precisam pensar que alguém na terra possa compartilhar de uma felicidade como a sua! Sião, oh, quão abençoada és tu, libertada de todos os pecados! Agora, por meio de Cristo, foste feita para habitar em Deus e, portanto, estás eternamente segura!
Congratulo-vos, cristãos, em primeiro lugar, porque tendes uma casa tão magnífica para habitar. Não tendes um palácio que seja tão esplêndido quanto o de Salomão — um palácio poderoso tão imenso quanto as moradas dos reis da Assíria ou da Babilônia —, mas tendes um Deus que é mais do que as criaturas mortais podem contemplar. Habitais em uma construção imortal; habitais na Divindade — algo que está além de toda habilidade humana.
Congratulo-vos, além disso, porque viveis em uma casa tão perfeita. Nunca houve uma casa na terra que não pudesse ser um pouco melhorada, mas a casa em que habitais tem tudo o de que precisais. Em Deus tendes tudo o que requeríeis.
Congratulo-vos, além disso, porque viveis em uma casa que durará para sempre. Uma habitação que não passará. Quando este mundo tiver sido espalhado como um sonho, quando, como a bolha na onda, a criação tiver desaparecido, quando todo este universo tiver se extinguido como uma faísca de um tição que se apaga, a vossa casa viverá e permanecerá mais imperecível que o mármore, mais sólida que o granito, autoexistente como Deus, pois ela é Deus! Sede, pois, felizes.
Agora, por último, uma palavra de admoestação e advertência a alguns de vocês. Meus ouvintes, que pena é que tenhamos de dividir a nossa congregação, que não possamos falar-vos em massa como sendo todos cristãos. Nesta manhã, eu gostaria de poder tomar a Palavra de Deus e dirigi-la a todos vós, para que todos pudésseis compartilhar das doces promessas que ela contém.
Mas alguns de vós não as aceitaríeis se eu as oferecesse. Alguns de vós desprezais a Cristo, meu bendito Mestre. Muitos de vós pensais que o pecado é apenas uma bagatela e a graça sem valor. O céu uma visão e o inferno uma ficção. Alguns de vós sois descuidados, endurecidos e irrefletidos, sem Deus e sem Cristo.
Oh! meus ouvintes, admiro-me de mim mesmo por ter tão pouca benevolência, por não vos pregar com mais fervor. Penso que se eu pudesse obter uma estimativa correta do valor das vossas almas, não falaria como falo agora, com língua balbuciante, mas com palavras flamejantes. Tenho grande motivo para envergonhar-me da minha própria preguiça, embora Deus saiba que tenho me esforçado por pregar a verdade de Deus com a maior veemência possível e gastaria a mim mesmo no Seu serviço.
Mas admiro-me de por que não me coloco em cada rua de Londres e prego a Sua verdade. Quando penso nos milhares de almas nesta grande cidade que nunca ouviram de Jesus, que nunca O escutaram. Quando penso em quanta ignorância existe e quão pouco se prega o Evangelho, quantas almas são salvas, penso: Ó Deus! quão pouca graça devo ter, que não me esforço mais pelas almas.
Uma palavra a título de advertência. Sabeis, pobre alma, que não tendes uma casa para viver? Tendes uma casa para o vosso corpo, mas nenhuma casa para a vossa alma. Já viste uma pobre menina à meia-noite sentada no degrau de uma porta, chorando? Alguém passa e diz: “Por que estás sentada aqui?” “Não tenho casa, senhor. Não tenho lar.” “Onde está o teu pai?” “Meu pai morreu, senhor.” “Onde está a tua mãe?” “Não tenho mãe, senhor.” “Não tens amigos?” “Nenhum amigo.” “Não tens casa?” “Não, não tenho nenhuma. Sou sem lar.”
E ela treme no ar frio e envolve o pobre xale esfarrapado ao redor de si e chora de novo: “Não tenho casa — não tenho lar”. Não a lamentaríeis? Não a culparíeis pelas suas lágrimas? Ah! há alguns de vós que tendes almas sem lar aqui nesta manhã. É algo ter um corpo sem lar, mas pensar em uma alma sem lar!
Penso ver-vos na eternidade, sentados no degrau da porta do céu. Um anjo diz: “O quê! Não tendes casa para viver?” “Nenhuma casa”, diz a pobre alma. “Não tendes pai?” “Não, Deus não é o meu pai e não há nenhum além Dele.” “Não tendes mãe?” “Não, a igreja não é a minha mãe. Nunca busquei os seus caminhos, nem amei a Jesus. Não tenho pai nem mãe.” “Não tendes casa, então?” “Não, sou uma alma sem lar.”
Mas há uma coisa pior nisso — as almas sem lar têm de ser enviadas para o inferno. Para um calabouço. Para um lago que arde com fogo. Alma sem lar! Dentro em pouco o vosso corpo terá partido e onde vos abrigareis quando a chuva de granizo quente da vingança eterna vier do céu? Onde escondereis a vossa cabeça culpada quando os ventos do dia do juízo final soprarem sobre vós com furor? Onde vos abrigareis quando a rajada do Terrível for como uma tempestade contra um muro, quando a escuridão da eternidade vier sobre vós e o inferno se adensar ao vosso redor?
Será tudo em vão gritar: “Rochas, escondei-me; montes, caí sobre mim”. — as rochas não vos obedecerão, os montes não vos esconderão. As cavernas seriam palácios se nelas pudésseis habitar, mas não haverá cavernas para esconderdes a cabeça; sereis almas sem lar, espíritos sem lar, vagueando pelas sombras do inferno, atormentados, destituídos, aflitos, e isso por toda a eternidade.
Pobre alma sem lar, queres uma casa? Tenho uma casa para alugar esta manhã para todo pecador que sente a sua miséria. Queres uma casa para a tua alma? Então condescenderei com homens de baixa condição e te direi em linguagem caseira que tenho uma casa para alugar. Perguntas-me qual é o preço de compra? Dir-te-ei. É algo menos do que a natureza humana orgulhosa gostaria de dar. É sem dinheiro e sem preço.
Ah! gostarias de pagar algum aluguel, não é? Gostarias de fazer alguma coisa para ganhar a Cristo. Então não podes ter a casa. É “sem dinheiro e sem preço”. Já te disse o bastante sobre a casa em si e, portanto, não descreverei as suas excelências. Mas dir-te-ei uma coisa — que se sentes que és uma alma sem lar esta manhã, podes não ter a chave amanhã. E se te sentes uma alma sem lar hoje, podes entrar nela agora.
Se tivesses uma casa tua, não ta ofereceria. Mas visto que não tens outra, aqui está. Queres tomar a casa do meu Mestre em arrendamento por toda a eternidade, sem nada a pagar por ela, nada senão o foro de amá-Lo e servi-Lo para sempre? Queres tomar a Jesus e habitar Nele por toda a eternidade, ou preferes contentar-te em ser uma alma sem lar?
Entra, senhor. Vê, está mobiliada de alto a baixo com tudo o de que precisas. Tem porões cheios de ouro, mais do que gastarás enquanto viveres. Tem uma sala de visitas onde podes entreter-te com Cristo e banquetear-te no Seu amor. Tem mesas bem abastecidas de alimento para viveres para sempre. Tem uma sala de recepção de amor fraternal onde podes receber os teus amigos. Encontrarás um quarto de descanso lá em cima, onde podes descansar com Jesus.
E no alto há um mirante de onde podes ver o próprio céu. Queres a casa ou não? Ah, se és sem lar, dirás: “Gostaria de ter a casa, mas posso tê-la?” Sim, aqui está a chave. A chave é: “Vem a Jesus”. Mas dizes: “Estou demasiado andrajoso para tal casa”. Não importa. Há vestes lá dentro. Como Rowland Hill uma vez disse:
“Vem nu, vem imundo, vem esfarrapado, vem pobre,
Vem miserável, vem sujo, vem exatamente como estás.”
Se te sentes culpado e condenado, vem, e embora a casa seja demasiado boa para ti, Cristo te fará bom o bastante para a casa em breve. Ele te lavará e te limpará, e ainda poderás cantar com Moisés, com a mesma voz firme: “Senhor, tu tens sido o meu refúgio de geração em geração”.
Extraído de The Metropolitan Tabernacle Pulpit – Coleção C. H. Spurgeon. Foram feitas apenas as mudanças necessárias, como correção de erros ortográficos, algum uso de pontuação, capitalização de pronomes referentes à Deidade e atualização mínima de algumas palavras arcaicas. O conteúdo é integral. Recursos adicionais baseados na Bíblia estão disponíveis em www.spurgeongems.org
