Total de visualizações de página

segunda-feira, 26 de outubro de 2026

A ORAÇÃO DE CRISTO POR SEU POVO

 


Sermão nº 47 — The New Park Street Pulpit, Volume 1

Pregado na manhã de domingo, 21 de outubro de 1855, pelo Rev. C. H. Spurgeon, na Capela de New Park Street, Southwark.

TEXTO BÍBLICO — JOÃO 17:15

“Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal.”

Esta oração de Cristo é uma porção sempre preciosa para todos os verdadeiros crentes, pois cada um deles tem nela um interesse pessoal e inalienável. Amados, quando ouvimos as palavras de Cristo, cada um de nós deve se lembrar de que Ele está orando por nós. Embora neste capítulo e no anterior Ele interceda por todo o grande conjunto dos Seus eleitos, também é por cada crente individualmente que apresenta Sua intercessão.

Por mais fracos que sejamos, por mais pobres que sejamos, por menor que seja a nossa fé ou por limitada que seja a nossa graça, nossos nomes continuam escritos em Seu coração. Não perderemos nossa participação no amor de Jesus.

Passarei imediatamente à exposição do texto, pois meu tempo é limitado. Primeiro, temos uma oração negativa: “Não peço que os tires do mundo.” Em segundo lugar, temos uma oração positiva: “Mas que os livres do mal.”

Temos, portanto, uma oração negativa neste versículo: “Não peço que os tires do mundo”.

Amados, quando vemos pessoas convertidas a Deus, homens abandonando a iniquidade e passando à justiça, de pecadores tornando-se santos, às vezes nos ocorre o seguinte pensamento: não seria bom levá-las imediatamente para o céu? Não seria excelente transportá-las rapidamente das regiões do pecado para junto do Senhor, que as amou com amor eterno? Não seria mais sábio retirar essas plantas ainda jovens do ar frio deste mundo, onde podem ser prejudicadas e enfraquecidas, e transplantá-las imediatamente para a terra onde florescerão em paz e tranquilidade para sempre?

Entretanto, não é assim que Jesus ora.

Quando o homem de quem haviam sido expulsos os demônios desejou seguir Jesus, disse: “Senhor, quero seguir-te aonde quer que vás”. Mas Jesus lhe respondeu que voltasse para seus amigos e familiares e lhes contasse as grandes coisas que o Senhor havia feito por ele.

Algumas pessoas, quando se convertem, desejam ir imediatamente para o céu, mas ainda não terminaram sua missão na Terra. Querem usar a coroa sem carregar a cruz; desejam vencer sem correr a corrida e conquistar sem enfrentar uma batalha. Contudo, Jesus não aprova esse desejo, pois declara:

“Não peço que os tires do mundo.”

Primeiramente, falarei sobre os significados desta oração. Em segundo lugar, apresentarei as razões para essa oração. Em terceiro, examinaremos as inferências doutrinárias que podemos extrair dela. E, em quarto lugar, consideraremos as lições práticas que ela nos ensina. Tratarei brevemente de cada ponto.

I. OS SIGNIFICADOS DESTA ORAÇÃO

“Não peço que os tires do mundo.”

Esta oração pode ser compreendida de duas maneiras. A primeira é que Cristo não pede que Seus discípulos sejam mantidos completamente separados do mundo por meio do isolamento e da vida solitária. A segunda é que Ele não pede que sejam retirados do mundo pela morte.

1. Não devemos nos isolar do mundo

No que diz respeito ao afastamento do mundo e à solidão, alguns eremitas e outras pessoas imaginaram que, se nos isolássemos do mundo e vivêssemos sozinhos, seríamos mais dedicados a Deus e O serviríamos melhor.

Muitos homens, antigamente, viveram nos desertos, sem jamais entrar nas cidades. Vagavam sozinhos, oravam em cavernas e florestas e acreditavam que seriam contaminados e se tornariam impuros caso se misturassem com outras pessoas.

Entre os católicos romanos, também encontramos pessoas que vivem como eremitas, longe dos lugares habitados, imaginando que assim poderão servir abundantemente a Deus. Existem ainda certas ordens de monges e freiras que vivem quase inteiramente isoladas, convivendo apenas com seus semelhantes e supondo que, por meio dessa reclusão, honram a Deus e conquistam a própria salvação.

Já passou da hora de qualquer um de nós precisar argumentar contra o monasticismo: sua própria história demonstrou o engano dessa prática. Descobriu-se que alguns daqueles que se separaram da sociedade eram culpados de práticas ainda mais vis e perversas, pecando de maneira mais grave do que muitos que viviam no mundo.

Poucas pessoas conseguem abandonar os hábitos da vida em sociedade e, na solidão, conservar o espírito puro e incontaminado.

Ora, irmãos, o bom senso nos ensina imediatamente que viver sozinho não é a maneira de servir a Deus. Pode ser uma maneira de servir a nós mesmos e de nos envolvermos com uma falsa sensação de satisfação pessoal, mas não pode ser a verdadeira maneira de adorar a Deus.

Mesmo que, por esse meio, fosse possível cumprir uma parte da grande lei de Deus, não conseguiríamos cumprir a outra: amar o próximo como a nós mesmos. Afinal, ficaríamos impossibilitados de consolar os quebrantados de coração, trazer de volta os que se desviaram ou resgatar almas da morte e do pecado.

Todo mal procede do coração. Se nos retirássemos para a solidão, continuaríamos pecando, porque levaríamos nosso coração conosco para qualquer lugar isolado em que entrássemos.

Se pudéssemos nos livrar do coração pecaminoso, se existisse algum meio de tornar perfeita a nossa natureza, talvez pudéssemos viver sozinhos. Mas, enquanto permanecermos como somos, a porta de nossa cela precisaria ser muito bem reforçada para impedir a entrada do diabo. O isolamento teria de ser absoluto para que o pecado não pudesse entrar.

Ouvi falar de um homem que pensava ser capaz de viver sem pecar se morasse sozinho. Então, levou consigo uma jarra de água, uma provisão de pão e um pouco de lenha, trancando-se em uma cela solitária. Dizia:

— Agora viverei em paz.

Pouco depois, aconteceu de ele chutar a jarra e derrubá-la. Imediatamente, pronunciou palavras iradas. Então, reconheceu:

— Vejo que é possível perder a paciência mesmo quando estamos sozinhos!

E voltou imediatamente a viver entre as pessoas.

2. Não devemos ser retirados do mundo antes do tempo

Existe, porém, um segundo sentido para essas palavras: “Não peço que os tires deste mundo”, isto é, pela morte.

Essa é uma maneira doce e bendita de sermos retirados do mundo, e todos nós passaremos por ela no devido tempo. Daqui a alguns anos, a carruagem de fogo e os cavalos de fogo levarão os soldados do Senhor.

Mas Jesus não pede que nenhum dos Seus escolhidos seja retirado cedo demais. Ele não deseja que as almas recém-geradas pela graça abram suas asas e voem para o céu antes que chegue a hora determinada.

Quantas vezes o peregrino cansado faz esta oração:

“Ah! Quem me dera asas como as da pomba! Voaria e encontraria descanso.”

Salmo 55:6

Mas Cristo não ora dessa maneira. Ele deixa a questão nas mãos do Pai até que, como espigas de cereal plenamente maduras, sejamos recolhidos, cada um de nós, ao celeiro do nosso Senhor.

Jesus não intercede para que sejamos imediatamente retirados pela morte. Ele pede que vivamos bem neste mundo, mas não pede que sejamos recolhidos antes de amadurecermos.

Assim, expliquei os dois sentidos das palavras: “Não peço que os tires do mundo” — seja pelo afastamento da convivência humana, seja pela retirada mediante a morte.

II. AS RAZÕES DESTA PETIÇÃO

As razões são três. Cristo não pede que sejamos retirados do mundo porque nossa permanência aqui é para o nosso próprio bem, para o benefício do mundo e para a glória de Deus.

1. Nossa permanência no mundo é para o nosso próprio bem

Primeiramente, não seria para o nosso bem sermos retirados deste mundo. Deixarei de lado o primeiro sentido do texto e falarei apenas da morte.

Imaginamos que a maior bênção que algum dia receberemos de Deus será morrer. Entretanto, certamente não seria para o nosso bem sermos retirados deste mundo assim que escapássemos do pecado. É melhor permanecermos aqui por mais algum tempo — muito melhor.

Eis algumas razões para isso.

Primeiro, porque uma breve permanência na Terra tornará o céu ainda mais precioso.

Nada torna o descanso tão doce quanto o trabalho. Nada faz a segurança parecer tão agradável quanto uma longa exposição a perigos, temores e batalhas. Nenhum céu nos parecerá tão doce quanto aquele que vier depois de tormentos e sofrimentos.

Penso que, quanto mais profundamente bebermos aqui embaixo os cálices da aflição, mais doces serão os cálices da glória eterna que receberemos das taças douradas da bem-aventurança.

Quanto mais feridos e marcados formos nesta Terra, mais gloriosa será nossa vitória nas alturas, quando os gritos de milhares e milhares de anjos nos derem as boas-vindas ao palácio de nosso Pai.

Quanto mais provações, maior será a bem-aventurança; quanto mais sofrimentos, maiores serão os êxtases; quanto mais profunda a humilhação, mais elevada será a exaltação.

Assim, as aflições pelas quais passaremos aqui embaixo nos permitirão apreciar ainda mais as riquezas do céu.

Portanto, meus irmãos, não tenhamos medo de avançar através das nossas provações. Elas são para o nosso bem. Permanecer aqui por mais algum tempo é para nosso benefício.

Ora! Como saberíamos conversar no céu se não tivéssemos algumas provações e dificuldades para contar, bem como histórias da graça libertadora de Deus para recordar com alegria?

Um velho marinheiro gosta de ter enfrentado alguns naufrágios e tempestades, por mais perigosos que tenham sido. Quando finalmente lança âncora em um lugar de descanso, pode contar com grande prazer aos companheiros sobre os perigos dos quais escapou por um triz.

Também haverá velhos soldados no céu que recordarão suas batalhas, contarão como seu Mestre os livrou, como lhes concedeu a vitória e como os protegeu de todos os inimigos.

Em segundo lugar, nossa permanência aqui nos permite ter comunhão com Cristo em Seus sofrimentos.

Não teríamos essa comunhão com Cristo se não permanecêssemos neste mundo.

A comunhão com Cristo é algo tão honroso que vale a pena sofrer para desfrutá-la. Às vezes, vocês me ouviram expressar o desejo de estar entre aqueles que permanecerão vivos até a volta do Senhor, escapando assim da morte. Entretanto, um querido amigo meu diz que preferiria morrer, a fim de ter comunhão com Cristo em Seus sofrimentos. E penso que essa ideia encontra eco em meu próprio coração.

Morrer com Jesus transforma a morte em um tesouro precioso; segui-Lo até a sepultura faz da morte uma alegria.

Além disso, você e eu poderíamos ser considerados covardes, embora participássemos da glória de Cristo, se não tivéssemos cicatrizes que comprovassem os sofrimentos pelos quais passamos e as feridas que recebemos por amor ao Seu nome.

Mais uma vez, portanto, vocês percebem que é para nosso bem permanecermos aqui. Não conheceríamos a comunhão com o Salvador se não tivéssemos ficado neste mundo por algum tempo.

Eu jamais teria conhecido o amor do Salvador tão profundamente se não tivesse atravessado as tempestades da aflição.

Como é doce aprender sobre o amor do Salvador quando ninguém mais nos ama! Quando os amigos nos abandonam, que bênção descobrir que o Salvador não nos desampara, mas continua nos guardando, sustentando-nos, permanecendo ao nosso lado e recusando-se a nos deixar partir!

Ó amado irmão e amada irmã, creia que sua permanência nesta Terra é para seu benefício eterno. Por isso, Jesus disse:

“Não peço que os tires do mundo.”

2. Nossa permanência é para o bem de outras pessoas

Mais uma vez, permanecer aqui é para o benefício de outras pessoas. Creio que todos nós deveríamos estar dispostos a continuar na Terra pelo bem do próximo.

Por que os santos não morrem assim que são convertidos? Pela seguinte razão: Deus determinou que eles fossem instrumentos para a salvação de seus irmãos.

Certamente, você não desejaria deixar este mundo se ainda houvesse alguma alma que pudesse ser salva por seu intermédio.

Penso que, se eu pudesse entrar na glória antes de converter todas as almas que me foram confiadas, não seria feliz. Mas isso jamais aconteceria, pois Deus não recolherá Seus santos antes que tenham se tornado pais espirituais daqueles que lhes foram destinados.

Não desejamos entrar no céu antes que nossa obra esteja concluída. Se ainda houvesse uma única alma a ser salva por nosso intermédio, isso nos deixaria inquietos até mesmo em nosso leito de morte.

Permaneça, então, cristão! Há uma brasa a ser arrancada do fogo, um pecador a ser salvo de seus pecados, um rebelde a ser desviado do erro de seus caminhos. E talvez esse pecador seja um de seus próprios parentes!

Talvez, pobre viúva, você esteja sendo poupada neste mundo porque tem um filho rebelde que ainda não foi salvo, e Deus determinou fazer de você o instrumento favorecido para conduzi-lo à glória.

E você, cristão de cabelos brancos, talvez esteja sendo mantido aqui, embora “o gafanhoto seja um peso para você” e você anseie partir, porque um de seus descendentes ainda será salvo por seu intermédio.

Permaneça, então, por amor ao seu filho, que nasceu de você. Sei quanto você o ama e, por amor a ele, certamente estará disposto a permanecer aqui mais algum tempo, considerando isso o melhor, para que possa conduzi-lo consigo à glória.

3. Nossa permanência é para a glória de Deus

A terceira razão é que nossa permanência neste mundo serve à glória de Deus.

Um santo provado glorifica mais a Deus do que um santo que nunca foi provado. Creio sinceramente, em meu coração, que um cristão em uma masmorra pode refletir mais glória sobre seu Senhor do que um cristão no paraíso.

Acredito que um filho de Deus na fornalha ardente, cujos cabelos permanecem intactos e sobre quem nem sequer passou o cheiro do fogo, manifesta mais da glória divina do que aquele que está diante do trono eterno, com uma coroa sobre a cabeça, cantando incessantemente louvores.

Nada honra tanto um trabalhador quanto a prova de que sua obra resiste às dificuldades.

O mesmo acontece com Deus. Ele é honrado quando Seus santos preservam sua integridade.

Pedro honrou mais a Cristo quando caminhou sobre as águas do que quando permaneceu em terra firme. Caminhar pela praia sólida não proporcionaria a mesma glória a Deus, mas houve glória quando Pedro pisou sobre as águas.

Pedro viu o Senhor vindo sobre o mar e disse:

“Senhor, se és tu, manda-me ir ter contigo por cima das águas.”

E Jesus respondeu:

“Vem.”

Pedro saiu do barco, caminhou sobre as águas e foi em direção a Jesus.

Cristãos, o que não poderemos enfrentar quando Ele nos der essa ordem? Ah, penso que, pelo poder de Jesus, poderíamos nos levantar, despedaçar Agague e até mesmo golpear o próprio diabo, esmagando-lhe a cabeça!

É para a glória de Jesus, portanto, que ainda permanecemos aqui.

Se o fato de eu permanecer prostrado no pó pudesse elevar Cristo um centímetro sequer, eu diria: “Ó, deixem-me permanecer, pois é doce estar aqui por amor ao Senhor!”

E se viver aqui para sempre tornasse Cristo mais glorioso, eu preferiria permanecer aqui eternamente.

Se pudéssemos acrescentar mais joias à coroa de Cristo permanecendo neste mundo, por que desejaríamos ser retirados dele?

Deveríamos dizer: “É uma bênção estar em qualquer lugar onde possamos glorificá-Lo!”

III. AS INFERÊNCIAS DOUTRINÁRIAS DESTA ORAÇÃO

A primeira inferência é esta: a morte é o meio pelo qual Deus retira Seu povo do mundo. Quando morremos, somos levados por Deus.

A morte não é um ser independente que vem por vontade própria para nos levar quando bem entende. Na verdade, não é correto dizer que a morte, por si mesma, leva o cristão. Somente Deus pode retirar Seus filhos deste mundo.

Seja um humilde camponês ou um monarca reinante, é a mesma mão que os eleva ao céu.

Você pode perceber isso consultando o livro de Apocalipse. Ali, a colheita dos ímpios é realizada por um anjo, mas a colheita dos justos é feita pelo próprio Cristo.

A respeito da colheita dos ímpios, lemos que um anjo saiu do templo que está no céu, trazendo uma foice afiada. Outro anjo, que tinha autoridade sobre o fogo, clamou em alta voz àquele que segurava a foice:

“Lança a tua foice afiada e ajunta os cachos da videira da terra, porque já as suas uvas estão maduras.”

O anjo lançou a foice sobre a terra, vindimou a videira e lançou suas uvas no grande lagar da ira de Deus.

Esses eram os ímpios.

Entretanto, no trecho anterior, lemos:

“Olhei, e eis uma nuvem branca, e assentado sobre a nuvem um semelhante ao Filho do Homem, tendo sobre a cabeça uma coroa de ouro e na mão uma foice afiada.”

Outro anjo saiu do templo e clamou em alta voz àquele que estava assentado sobre a nuvem:

“Lança a tua foice e ceifa, porque já chegou a hora de ceifar, visto que a seara da terra já está madura.”

Então, aquele que estava assentado sobre a nuvem lançou sua foice sobre a terra, e a terra foi ceifada.

Cristo é o ceifeiro que recolhe Sua própria seara. Ele não confiará essa tarefa a um anjo. Somente Deus tem em Suas mãos os destinos da vida.

A segunda inferência é que morrer não tem nem de longe a mesma importância que viver para Cristo.

“Não peço que os tires do mundo.”

Cristo não faz da morte o objeto de Sua oração, mas pede:

“Que os livres do mal.”

Ele ora para que sejamos preservados durante a vida, sabendo que nossa morte virá no tempo devido, como consequência natural de nossa jornada.

Muitas pessoas perguntam umas às outras:

— Você soube que fulano morreu?

— Como foi a morte dele?

Deveriam perguntar, antes de tudo:

— Como ele viveu?

Pode ser importante saber como uma pessoa morreu, mas a questão mais importante é: como ela viveu?

Que ideias estranhas as pessoas formam a respeito da morte! A pergunta que fazem não é se alguém morreu no Senhor Jesus, mas se teve uma morte tranquila, se morreu suavemente e sem sofrimento. Se foi assim, concluem que tudo está bem.

Se eu perguntar: “Ele tinha fé e confiança em Cristo?”, provavelmente receberei esta resposta:

— Bem, pelo menos eu pensava que sim. Afinal, ele teve uma morte muito tranquila.

As pessoas dão importância excessiva a uma morte sem sofrimento. Se não há dores, se a pessoa não passa por grandes aflições e não sofre como os outros, concluem equivocadamente que tudo está bem.

Entretanto, embora sejam depositados na sepultura como ovelhas, poderão despertar para a destruição na manhã da eternidade.

Uma morte tranquila não é sinal de graça. É natural que pessoas cuja força se encontra debilitada morram com facilidade. Muitos homens extremamente perversos, que destruíram as forças de seus próprios corpos, tiveram mortes fáceis e indolores simplesmente porque já não havia neles resistência suficiente para lutar contra a morte.

Mas, embora morram como cordeiros, despertam em meio à tristeza.

Meus queridos amigos, não depositem sua confiança nos leitos de morte. Não os considerem evidências de uma vida cristã.

A grande evidência não é a maneira como alguém morre, mas a maneira como vive.

IV. A LIÇÃO PRÁTICA DESTA PASSAGEM

A lição prática que aprendemos destas palavras — “Não peço que os tires do mundo” — é esta:

NÃO TEMOS MOTIVO PARA PEDIR A DEUS, POR IMPACIÊNCIA, QUE NOS DEIXE MORRER.

Os cristãos estão sempre querendo morrer quando enfrentam alguma dificuldade ou provação. Se você lhes perguntar por quê, responderão:

— Porque queremos estar com o Senhor.

Sim, eles desejam estar com o Senhor quando as dificuldades e tentações lhes sobrevêm. Mas será que isso acontece porque realmente anseiam pela presença de Cristo?

Muitas vezes, desejam morrer simplesmente para se livrar dos problemas. Caso contrário, não desejariam partir sempre que alguma pequena contrariedade surgisse. Querem chegar ao lar celestial não tanto pela companhia do Salvador, mas para escapar do trabalho árduo que lhes cabe realizar.

Quando tudo estava tranquilo e próspero, não desejavam partir. Mas, como trabalhadores preguiçosos — e a maioria de nós tem essa tendência —, assim que surge um pouco de trabalho, começamos a pedir para voltar para casa.

Em certas ocasiões, é correto desejar partir, pois você não demonstraria ser um verdadeiro israelita se não desejasse chegar a Jerusalém.

Você pode orar pedindo para ser levado para casa, para fora deste mundo, mas Cristo não apresentará essa petição ao Pai. Quando suas orações chegarem ao Senhor, esse pequeno pedido poderá tentar se misturar às demais súplicas, mas Cristo dirá:

“Não sei nada a respeito desse pedido. Não peço que os tires do mundo.”

Você pode desejar isso sinceramente e realmente ansiar por essa partida, mas, por enquanto, não conseguirá fazer com que seu Mestre ore com você nesse sentido.

Em vez de chorar ou desejar escapar da batalha, fortaleça-se no nome do Senhor. Considere que todo desejo de fugir da luta representa, de certa forma, abandonar seu Mestre.

Nem sequer pense no descanso como seu objetivo imediato. Lembre-se de que, embora você clame: “Deixem-me retirar para a tenda!”, não será recebido ali até que retorne como vencedor.

Portanto, permaneça aqui, trabalhe e se dedique à sua missão.

Meus queridos amigos, eu pretendia pregar sobre a outra metade deste versículo, mas isso se tornou impossível. O tempo avançou demais, e só consigo tratar da primeira parte. Por isso, preciso abandonar meu propósito original e me limitar a algumas reflexões que me ocorrem sobre a primeira parte do texto.

“Não peço que os tires do mundo.”

Talvez amanhã você diga:

“Lamento muito que o domingo tenha terminado. Preciso voltar ao trabalho. Quem dera fosse sempre domingo, para que eu pudesse me dedicar à pregação, às escolas, às reuniões de oração ou à distribuição de folhetos! Ali não encontro os obstáculos do mundo, nem as contrariedades do espírito. Estou cansado deste mundo. Ah, se nunca mais precisasse voltar a ele!”

Permita-me dar-lhe um pequeno toque no ombro. Será que Jesus pensa assim?

Ouça-O:

“Não peço que os tires do mundo.”

Não há remédio para esse mal, caso realmente seja um mal. Portanto, suporte-o com a devida coragem. Melhor ainda: procure aproveitar a oportunidade que lhe foi concedida, tanto para abençoar a humanidade quanto para obter benefícios espirituais para si mesmo.

A mente piedosa saberá aproveitar até mesmo a visão do pecado para crescer em santificação. Aprenderá humildade ao lembrar que somente a graça que a restringe a impede de cometer os mesmos erros. Encontrará motivos de gratidão e admiração ao reconhecer que foi a graça, e somente ela, que a tornou diferente.

Jamais valorizaremos tanto a graça quanto quando contemplarmos o mal do qual ela nos livra. Jamais abominaremos tanto o pecado quanto quando enxergarmos sua deformidade diante de nossos olhos.

A má companhia é, por si mesma, como a mandioca venenosa; mas, se for submetida ao fogo da graça, poderá até se tornar útil.

A verdadeira graça lança sal na corrente venenosa e, quando somos obrigados a atravessá-la, neutraliza sua imundície.

Permaneça, portanto, ó soldado, nas trincheiras do trabalho e da batalha, pois as dificuldades do serviço são benéficas para você.

Mas lembre-se: enquanto estiver aqui, não perca nenhuma oportunidade de atacar o inimigo. Nunca desperdice uma ocasião de disparar contra o diabo. Esteja sempre pronto para causar prejuízo ao adversário.

Nos negócios, pronuncie uma palavra cheia de sabedoria e graça. Na companhia de outras pessoas, conduza a conversa para as coisas celestiais. Na intimidade, lute em oração diante do trono de Deus.

Não estou aconselhando você a introduzir a religião em momentos inoportunos. Não considero seu dever, por exemplo, convidar um cliente que chega ao seu estabelecimento para pagar uma conta a entrar em seu escritório e passar meia hora orando com ele. Tampouco considero necessário santificar suas fitas e seus xales pregando aos compradores do outro lado do balcão.

Algumas pessoas não estão inteiramente livres da acusação de hipocrisia, pois utilizam a religião para atrair clientes tanto quanto utilizam as vitrines de seus estabelecimentos.

Não fale de religião apenas para ser visto pelos homens. Mas, quando surgir uma oportunidade apropriada, pegue seu rifle e mire com firmeza.

O conselho singular de Cromwell aos seus soldados era:

“Confiem em Deus, meus amigos, e mantenham a pólvora seca.”

Em um sentido ainda melhor, este é o meu conselho: acima de tudo, mantenham um fogo contínuo contra o inimigo por meio de uma vida santa.

Nada repreende o pecado de maneira mais eficaz do que a santidade. Se você não consegue convencer alguém de que um pedaço de madeira está torto apenas dizendo isso, poderá demonstrá-lo colocando ao lado dele um pedaço reto.

Da mesma maneira, coloque sua pureza diante dos impuros, e eles serão efetivamente confrontados.

Portanto, não tenha medo de sair pelo mundo para fazer o bem.

Cristo está mantendo você neste mundo para o benefício de seus semelhantes.

Às vezes, sou suficientemente perverso para pensar que preferiria ir a qualquer lugar a ter de me levantar novamente para pregar o Evangelho do meu Mestre. Como Jonas, já pensei que realmente pagaria a passagem para ser levado a Társis, em vez de voltar a Nínive.

Alguns de vocês talvez sintam o mesmo, depois de tentarem pregar e descobrirem que não tiveram o sucesso que desejavam.

Mas não desanime, meu irmão! Um cristão nunca deveria se entregar ao desânimo dessa maneira.

Se hoje você tiver apenas um ouvinte, talvez na próxima vez esse número dobre, e assim sucessivamente, até que não seja mais possível contá-los.

Nunca diga: “Gostaria de sair deste mundo”.

Não murmure: “Minha vida se prolonga para além das minhas alegrias”.

Faça o que estiver ao seu alcance. Não vá ao encontro das pessoas com medo. Não tenha vergonha de encarar o dever.

Se você não obtiver sucesso no começo, não seja covarde a ponto de abandonar suas armas e fugir.

Devemos fazer tudo o que pudermos para alinhar nossas armas às de nossos irmãos e mirar cuidadosamente nossos inimigos.

Nunca abandone sua obra, mesmo que volte para casa com o espírito angustiado, sem enxergar qualquer sinal de sucesso e sem ter alcançado resultado algum.

Lembre-se: você não pode simplesmente fugir da batalha. Precisa continuar avançando. Também não pode escapar do serviço que lhe foi confiado.

Avante, pois! A glória será sua.

V. UMA ADVERTÊNCIA AOS QUE AINDA NÃO SE VOLTARAM PARA DEUS

Meus irmãos, que relação tem este texto com os ímpios?

Há algumas pessoas aqui a respeito das quais, em certos momentos, pensei que quase poderia orar para que Deus as retirasse deste mundo. Posso dizer-lhes por quê: são tão perversas, tão terrivelmente perversas, tão endurecidas em sua rebeldia, com almas tão insensíveis, que parecem jamais se voltar para Deus. Parece que sua porção será a condenação e que ainda conduzirão outras pessoas à mesma condição.

Conheço uma aldeia onde vive um homem tão vicioso e abandonado à perversidade que quase poderia orar para que fosse retirado deste mundo. Sua maldade é tão terrível que muitas pessoas das quais eu tinha boas esperanças, considerando-as cristãos promissores, foram contaminadas por seu exemplo.

Na verdade, parece estar corrompendo toda a população. Ele se ergue como uma árvore mortal, com seus galhos espalhados sobre todo o lugar, lançando sua sombra sobre todos. Está consumindo tudo ao seu redor, de modo que sua permanência ali, em vez de representar uma bênção, parece tornar sua partida uma espécie de misericórdia.

Será que alguns de vocês são como esse homem?

Será que são tão maus que procuram fazer todo o mal que conseguem neste mundo? Vocês nunca fazem nada pela causa de Cristo. Estão sempre procurando fazer o máximo possível contra ela.

Nunca plantam sequer uma pequena porção da grama de Deus onde antes nada crescia. Não prestam serviço algum e, ainda assim, são poupados, porque Jesus diz:

“Não peço que os tires do mundo.”

Ele pede que vocês permaneçam neste mundo por mais algum tempo.

E de que vocês foram preservados?

Primeiro, vem a febre e os derruba, mas Cristo diz:

“Que ele ainda não parta. Ó Pai, poupa-o agora!”

E vocês são poupados.

Na segunda vez, a enfermidade se aproxima, e grandes dores os prostram. Mais uma vez, Ele intercede:

“Poupa-o!”

E vocês continuam vivos.

Na terceira vez, vocês estão se aproximando rapidamente do fim. Agora, o anjo da morte ergue sua espada reluzente, e seu machado está prestes a cair sobre vocês.

Entretanto, Cristo diz:

“Poupa-o, anjo! Poupa-o! Talvez ele ainda se volte para mim de todo o coração.”

Aquele a quem vocês odeiam amou tanto vocês que intercedeu em seu favor. Foi por isso que foram poupados até agora.

Lembrem-se, porém, de que essa prorrogação não continuará para sempre.

Finalmente, a Justiça clamará:

“Corta-o! Por que está ocupando inutilmente a terra?”

Alguns de vocês estão ocupando inutilmente a terra há sessenta ou setenta anos. São pecadores idosos que não prestam nenhum serviço neste mundo.

É assim mesmo? Lá estão vocês! Ocupando espaço, impedindo que outras árvores cresçam e não produzindo fruto algum!

Sua família está sendo conduzida à perdição por seu exemplo. Toda a vizinhança está sendo contaminada por sua influência.

Não me digam que eu não deveria falar com tanta dureza. Enquanto eu tiver língua para falar, vocês não receberão de mim palavras suavizadas para tornar agradável a advertência. Se vocês se perderem, não será por falta de uma mensagem clara e de uma advertência sincera.

Ó vocês que ocupam inutilmente a terra! Quantas vezes o Senhor já cavou ao redor de vocês e adubou o terreno, e, mesmo assim, vocês continuam sem produzir frutos?

O machado logo estará à raiz, e ah, que fogo terrível será aquele ao qual vocês serão lançados!

Homem ímpio, você está sendo poupado até que sua taça transbordante de pecados derrame seu conteúdo como óleo sobre as chamas da vingança, e o fogo crescente finalmente o alcance.

Quanto mais o arqueiro estica o arco, maior é a força da flecha. Se a vingança tarda, é para que sua espada seja afiada e seu braço fortalecido para uma execução ainda mais terrível.

Ó vocês de cabelos grisalhos! Mais um pouco de demora, e o golpe cairá.

Tremam e beijem o Filho, para que Ele não se ire e vocês não pereçam no caminho, quando Sua ira se acender, ainda que por um pouco.

Entretanto, penso que alguns de vocês que têm ocupado inutilmente a terra desejam sinceramente servir a Deus.

Pobre pecador, alegro-me por você reconhecer que tem sido alguém que ocupa inutilmente o terreno. Você confessa que, até agora, tem sido como um espinheiro e uma planta cheia de abrolhos?

Reconhece que o Senhor teria sido justo se o tivesse condenado?

Então venha como está e lance-se sobre Jesus, sem obras e sem méritos próprios.

Você pedirá ao Senhor que o transforme em uma boa figueira? Se pedir, Ele o fará, pois declara que ouve a oração.

A história de um pecador transformado pela graça

Certa vez, havia um homem pobre em uma pequena cidade do interior que não possuía toda a capacidade intelectual que normalmente encontramos nas pessoas. Contudo, tinha capacidade suficiente para se tornar um grande beberrão e blasfemador.

Por providência de Deus, um dia ele ouviu uma mulher humilde cantando:

“Sou um pobre pecador, nada sou;

Mas Jesus Cristo é tudo em tudo para mim.”

Ele voltou para casa repetindo essas palavras. Depositou sua confiança no Salvador crucificado e foi verdadeiramente convertido.

Logo depois, foi à igreja e disse que desejava tornar-se membro daquela congregação. Embora fosse um vendedor ambulante e estivesse sempre viajando, queria unir-se à comunidade cristã.

Os responsáveis pela igreja, lembrando-se de seu passado pecaminoso, exigiram provas claras de uma transformação antes de recebê-lo.

— Ah! — respondeu ele. — Mas eu preciso entrar!

— Você foi um grande pecador e ainda não está convertido — acrescentaram os presbíteros.

— Bem — respondeu o pobre Jack —, não sei se estou convertido ou não, e confesso que sou um grande pecador. Mas:

“Sou um pobre pecador, nada sou;

Mas Jesus Cristo é tudo em tudo para mim.”

Não conseguiram obter dele nenhum outro testemunho além desse. Ele continuava dizendo apenas:

“Sou um pobre pecador, nada sou; mas Jesus Cristo é tudo em tudo para mim.”

Não puderam recusá-lo e, por isso, aceitaram-no na comunhão da igreja.

Depois disso, ele vivia sempre alegre. Quando algum cristão lhe perguntava:

— Mas você parece estar sempre tão feliz e satisfeito, Jack. Como isso é possível?

Ele respondia:

— Bem, eu deveria estar feliz, pois:

“Sou um pobre pecador, nada sou; mas Jesus Cristo é tudo em tudo para mim.”

— Mas — dizia o outro — não consigo entender como você pode estar sempre tão feliz e seguro. Às vezes, eu perco as evidências da minha fé.

— Eu não — respondia Jack.

“Sou um pobre pecador, nada sou; mas Jesus Cristo é tudo em tudo para mim.”

Certa vez, um amigo lhe disse:

— Às vezes fico miserável porque me lembro de como continuo sendo pecador, mesmo depois da minha conversão.

— Ah! — respondeu Jack. — Você ainda não começou a cantar:

“Sou um pobre pecador, nada sou; mas Jesus Cristo é tudo em tudo para mim.”

— Ah! — exclamou o amigo. — Como você consegue se livrar de suas dúvidas e temores? Minha fé frequentemente falha, e perco a firme esperança que tenho em Cristo. Meus estados de espírito mudam constantemente, e meus sentimentos são tão contraditórios! O que você pensa disso?

— O que penso? — respondeu o pobre Jack. — Ora, meu senhor, não tenho nenhuma coisa boa em mim da qual me orgulhar:

“Sou um pobre pecador, nada sou; mas Jesus Cristo é tudo em tudo para mim.”

Pois bem! Se há alguém aqui que seja “um pobre pecador, nada sendo em si mesmo”, onde está essa pessoa? Na galeria ou sentada aqui embaixo?

Se não consegue dizer tudo o que aquele homem dizia, mas consegue pronunciar a primeira linha, não precisa ter medo de pronunciar a segunda.

Não importa que ainda não consiga dizer:

“Jesus Cristo é tudo em tudo para mim.”

Se consegue dizer:

“Sou um pobre pecador, nada sou”,

certamente está no caminho certo.

— Ah! — diz alguém. — Sou pecador, vil e sem valor!

Muito bem! Você reconhece que é “um pobre pecador, nada sendo em si mesmo”, e Jesus Cristo está disposto a ser tudo em tudo para você.

— Mas blasfemei contra Deus, abandonei Seus caminhos e transgredi gravemente!

Bem, acredito em tudo isso e em muito mais, e fico muito contente em ouvi-lo reconhecer sua condição. Pois assim vejo que você é:

“Um pobre pecador, nada sendo em si mesmo.”

Fico muito feliz se você tiver essa opinião a respeito de si mesmo.

— Ah! Mas temo ter pecado demais. Quando tento fazer alguma coisa, não consigo. Quando tento corrigir meus caminhos ou procuro crer em Cristo, sou incapaz de fazê-lo.

Ficamos felizes, muito felizes, meu irmão, por você reconhecer que é:

“Um pobre pecador, nada sendo em si mesmo.”

Se você possuísse uma única partícula de bondade própria, ainda que fosse tão pequena que não cobrisse nem a ponta de seu dedo mínimo, não ficaríamos satisfeitos com essa confiança em si mesmo.

Mas, se você reconhece que é:

“Um pobre pecador, nada sou;

Jesus Cristo é tudo em tudo para mim.”

Venha a Cristo pela fé

Venha! Você O receberá?

Você reconhece que nada é em si mesmo. Receberá a Cristo? Ele está aqui, e tudo o que Ele lhe pede é que venha a Ele, pois você é objeto de Sua consideração e de Seu amor.

Há apenas três passos.

O primeiro é afastar-se da confiança em si mesmo.

O segundo é firmar os pés sobre Jesus.

O terceiro é entrar no céu.

Você já deu o primeiro passo. Tenho certeza de que dará os outros.

Deus nunca faz alguém sentir que é:

“Um pobre pecador, nada sendo em si mesmo”,

sem que, mais cedo ou mais tarde, lhe conceda:

“Jesus Cristo como tudo em tudo.”

Ó pobre pecador, não duvide do poder do meu Mestre!

Basta tocar a orla de Suas vestes, e você será curado. Como aquela mulher aflita que se aproximou de Jesus no meio da multidão, aproxime-se e toque-O pela fé. Ele certamente lhe dirá:

“Você está salvo!”

Se você for a Ele com este clamor:

“Sou um pobre pecador, nada sou;

E Jesus Cristo é tudo em tudo para mim.”

Então compreenderá a bendita razão pela qual Jesus intercedeu desta maneira:

“Não peço que os tires do mundo.”

Fonte: C. H. Spurgeon, The New Park Street Pulpit, Volume 1, Sermão nº 47 — Christ’s Prayer for His People (A Oração de Cristo por Seu Povo). Pregado em 21 de outubro de 1855.