Total de visualizações de página

segunda-feira, 16 de abril de 2018

A feitura de imagens procede do desejo de tocar a Deus


Quanto, porém, à origem dos ídolos, é recebido de consenso virtualmente público o que se contém no livro da Sabedoria de Salomão [14.15], isto é, que seus primeiros autores foram os que conferiram esta honra aos mortos no intento de lhes cultivarem, supersticiosamente, a memória. E admito, sem reservas, que antiquíssimo foi este pervertido costume, nem nego ter ele sido um facho em virtude do qual mais se incendeu a inflamada paixão dos homens para com a idolatria. Todavia, não concedo que esta foi a fonte primeira desse mal.
Ora, que os ídolos já estivessem em uso antes que viesse a prevalecer este desmedido anseio em consagrar imagens dos mortos, de que se faz freqüente menção nos escritores profanos, evidencia-se de Moisés. Quando narra que Raquel furtara
os ídolos do pai [Gn 31.19], não fala de outra forma senão de um vício generalizado.
Do quê é lícito concluir que a imaginação do homem é, por assim dizer, uma perpétua fábrica de ídolos. Após o dilúvio, havia um como que renascimento do mundo. Entretanto, não passam muitos anos antes que, a seu prazer, os homens inventassem para si deuses.
E é de crer-se que, vivendo o santo patriarca ainda até esse tempo, seus descendentes se entregaram à idolatria, de sorte que, não sem a mais cruciante dor, visse com os próprios olhos a terra se poluindo com ídolos, cujas corrupções purgara Deus, havia pouco, com juízo tão horrível. Ora, já antes de nascido Abraão, Tera e Naor eram adoradores de deuses falsos, como o atesta Josué [24.2]. Quando a progênie de Sem tão logo veio a degenerar-se, como haveremos de julgar os descendentes de Cão, que na pessoa do próprio pai já bem antes foram amaldiçoados?
Essa é a pura verdade. A mente do homem, visto estar abarrotada de orgulho e temeridade, ousa imaginar a Deus, na medida de seu alcance; como padece de embotamento, ainda pior, é levada de roldão pela mais crassa ignorância, em lugar de Deus concebe a irrealidade e a fútil aparência.
A estes males se acrescenta nova iniqüidade, a saber: o homem tenta exprimir Deus em sua obra segundo o concebera interiormente. Logo, a mente gera o ídolo, a mão o dá à luz. Sendo esta a origem da idolatria: que os homens não crêem que Deus esteja com eles, a não ser que sua presença lhes seja exibida em forma concreta, o demonstra o exemplo dos israelitas. “Não sabemos” diziam eles, “o que haja acontecido a esse Moisés. Faz-nos deuses que vão adiante de nós” [Ex 32.1]. Sabiam, realmente, que era Deus aquele cujo poder haviam experimentado em tantos
milagres; porém não confiavam que ele estivesse perto deles, salvo se pudessem, com os olhos, contemplar uma representação corpórea da figura, representação que lhes fosse testemunho de um Deus a dirigi-los. Portanto, queriam reconhecer que Deus lhes era o guia do caminho através de uma imagem que lhes fosse à frente.
A experiência de cada dia ensina isto: que a carne está sempre inquieta até que haja conseguido uma fantasiosa representação semelhante a si mesma, em que vãmente se console como em real imagem de Deus. Em quase todos os séculos, desde que o mundo foi criado, para que obedecessem a esta cega obsessão, os homens
têm erigido representações visíveis, nas quais criam Deus para que esteja diante dos olhos carnais.

João Calvino