Total de visualizações de página

segunda-feira, 16 de abril de 2018

Inaceitabilidade das imagens do Romanismo


Portanto, se os papistas possuem algo de pejo, que doravante não façam uso deste subterfúgio: que as imagens são os livros dos iletrados, o que está refutado tão escancaradamente por numerosos testemunhos da Escritura. Se bem que, mesmo que eu lhes conceda isso, certamente que nem ainda assim haverão de tirar algum proveito para defenderem a seus ídolos. É notório de que espécie de monstruosidades impõem em lugar de Deus! De fato, as pinturas ou estátuas que dedicam aos santos, que são mais do que corruptíssimos exemplares de luxúria e obscenidade, aos quais, se alguém quisesse amoldar-se a eles, digno seria do verdugo?                                                                       Com efeito, os lupanares exibem as meretrizes mais decorosa e pudicamente vestidas que os templos aquelas que desejam ser tidas por imagens de virgens. Aos mártires inventam indumentária em nada mais decente. Portanto, que revistam a seus ídolos de pelo menos modesta decência, para que, um pouco mais decorosamente, sofismem serem eles livros de alguma santidade.
Mas, então, também responderemos que esta não é a maneira de ensinar o povo fiel nos lugares sagrados, a quem Deus quer que aí seja instruído com doutrina bem outra, e não com essas funéreas elegias. Ele ordenou que aí, nos templos, se proponha uma doutrina comum a todos na proclamação de sua Palavra e nos sagrados
mistérios; mas os que andam olhando de um lugar a outro, contemplando as imagens, mostram suficientemente que não lhes é muito grata esta doutrina.
Portanto, a quem os papistas chamam de ignorantes, cuja obtusidade permita que sejam ensinados só por meio das imagens? Na verdade, o Senhor reconhece como seus discípulos aqueles a quem considera dignos da revelação de sua celeste sabedoria, a quem deseja que sejam instruídos nos mistérios salvíficos de seu reino.
Certamente admito que, no atual estado de coisas, não há poucos hoje que não possam dispensar a tais “livros”. Entretanto, indago eu, que obtusidade é essa, senão que estão defraudados desta doutrina que é a única apta para instruí-los?                                       Pois não foi por outro motivo que os que presidiam às igrejas relegaram aos ídolos a função de ensinar, senão que eles próprios eram mudos. Paulo testifica que, mediante a verdadeira pregação do evangelho, Cristo é pintado ao vivo e, de certo modo, crucificado ante nossos olhos [Gl 3.1].
A que propósito, pois, serviria que nos templos, por toda parte, se erguessem tantas cruzes, de madeira, de pedra, de prata e de ouro, se isso fosse honesta e fielmente inculcado: que Cristo morreu para, na cruz, tomar sobre si nossa maldição [Gl 3.13], com o sacrifício de seu corpo expiar nossos pecados [Hb 10.10] e lavá-los com seu sangue [Ap 1.5], enfim, reconciliar-nos com Deus, o Pai [Rm 5.10]? Com isso só, poderiam os ignorantes aprender muito mais do que com mil cruzes de madeira e de pedra, visto que, no que diz respeito a ouro e prata, confesso que os avaros fixariam seus olhos e seu entendimento nelas muito mais que em qualquer palavra de Deus.

João Calvino