Mas Deus
se designa também por outra marca especial, mediante a qual possa ele ser
distinguido mais precisamente. Ora, ele se proclama como sendo o único
em termos tais que nos levam a considerá-lo em três pessoas distintas, as
quais, se não as reconhecemos, no cérebro nos revolve apenas o nome de
Deus, desnudo e como um vácuo, sem o Deus real. Contudo, para que alguém não
imagine um Deus tríplice ou conclua que a essência singular de Deus seja
parcelada pelas três pessoas, aqui nos deparamos com a necessidade de buscar
uma definição breve e fácil, que nos ponha a salvo de todo erro.
Contudo,
visto que alguns investem odientamente contra o termo pessoa,
como sendo de invenção humana, deve-se ver em primeiro lugar com que eqüidade o
fazem. O Apóstolo, designando o Filho de Deus como sendo a expressa
representação da hipóstase do Pai [Hb 1.3], ao Pai atribui não dubiamente certa
subsistência
em que
difere do Filho. Ora, tomar hipóstase como equivalente de essência,
como têm feito alguns intérpretes, como se Cristo em si representasse a substância
do Pai, à maneira de cera impressa por um selo, não seria apenas
impróprio, mas igualmente absurdo. Portanto, uma vez que a essência de Deus,
que a contém toda em si, é simples e indivisa, sem parcelamento nem
distribuição, mas em perfeição integral, impropriamente, mais ainda, até
absurdamente, diz-se que o Filho é sua expressa representação. Mas como
o Pai, ainda que seja distinto do Filho por sua propriedade, é representado
plenamente neste, com toda razão se diz que manifestou-se nele
sua
hipóstase; a que se ajusta apropriadamente o que logo em seguida se
acrescenta: que o Filho é o resplendor de sua glória [Hb 1.3]. Das
palavras do Apóstolo concluímos com certeza que no Pai subsiste uma hipóstase
própria, que esplende no Filho.
Donde,
também, em contrário, facilmente se infere a hipóstase do Filho, que o
distingue do Pai.
O mesmo
arrazoado vale em relação ao Espírito Santo, pois prontamente provaremos
não só ser ele Deus, mas ainda é necessário que o tenhamos como hipóstase diferente
do Pai.58 Entretanto, esta não é uma distinção de essência, a qual não é
admissível
ser tomada como múltipla. Portanto, se o testemunho do Apóstolo merece crédito,
segue-se que há em Deus três hipóstases. Quando os latinos
expressaram o mesmo pelo termo pessoa, é de excessiva
impertinência, e até mesmo de obstinação, contender acerca de matéria sobejamente
evidente. Se porventura preferir-se traduzir ao pé da letra, pode-se
dizer subsistência. Muitos usaram o termo substância
nesta mesma acepção. De
fato,
tampouco somente os latinos fizeram uso do termo pessoa, mas os
gregos, de igual modo, talvez com o propósito de atestar sua anuência à
doutrina, ensinaram haver em Deus três pro,swpa/ [pr(sôpã – pessoas].
Contudo, os
que diferem entre si em palavras, sejam gregos, sejam latinos, estão de
pleno acordo na essência da matéria.
João
Calvino