Total de visualizações de página

sexta-feira, 30 de outubro de 2026

CONFORTO PARA OS DESANIMADOS

 


Sermão nº 51 — Volume 1

Sermão pregado na manhã de domingo, 25 de novembro de 1855,

pelo Rev. C. H. Spurgeon,

na Capela de New Park Street, Southwark, Londres.

Texto bíblico:

“Ah! Quem me dera ser como nos meses passados!”
Jó 29:2

Introdução

Na maior parte do tempo, o gracioso Pastor conduz o Seu povo junto às águas tranquilas e faz com que se deite em pastos verdejantes. Contudo, às vezes, esse povo vagueia por um deserto onde não há água e onde não encontra cidade para habitar. Famintos e sedentos, seus corações desfalecem, e eles clamam ao Senhor em meio à sua aflição.

Embora muitos dos filhos de Deus vivam em alegria quase constante e descubram que os caminhos da religião são caminhos agradáveis e todas as suas veredas são de paz, há muitos que passam pelo fogo e pelas águas. Homens passam por cima deles; suportam toda espécie de dificuldades e tristezas. A responsabilidade do ministro é pregar a diferentes tipos de pessoas.

Às vezes, advertimos os confiantes, para que não se tornem presunçosos. Frequentemente, despertamos os adormecidos, para que não durmam o sono da morte. Muitas vezes, consolamos os desanimados, e essa é a nossa tarefa nesta manhã — ou, se não pudermos consolá-los diretamente, ao menos oferecer-lhes alguma exortação que, pela ajuda de Deus, possa ser o meio de tirá-los da triste condição em que caíram, para que não sejam obrigados a clamar para sempre: “Ah! Quem me dera ser como nos meses passados!”

Vamos diretamente ao assunto. Primeiro, examinaremos uma queixa, suas causas e sua cura. Depois, concluiremos com uma exortação para despertar a mente de vocês, caso estejam vivendo nessa condição.

I. A QUEIXA

Quantos cristãos olham para o passado com prazer, para o futuro com temor e para o presente com tristeza!

Há muitos que contemplam os dias que viveram no temor do Senhor como os mais doces e melhores de toda a sua existência. Entretanto, o presente está vestido com as roupas sombrias da tristeza e do desânimo. Gostariam de voltar aos dias da juventude, para viver novamente perto de Jesus, pois agora sentem que se afastaram dEle ou que Ele escondeu deles o Seu rosto. Por isso, clamam:

“Ah! Quem me dera ser como nos meses passados!”

1. Aquele que perdeu a segurança de sua salvação

Vamos considerar cada situação separadamente. O primeiro caso é o de alguém que perdeu a clareza das evidências de sua salvação e está clamando: “Ah! Quem me dera ser como nos meses passados!”

Ouçamos seu desabafo:

“Ah! Se os meus dias passados pudessem ser recuperados! Naquela época, eu não tinha dúvidas quanto à minha salvação. Se alguém me perguntasse a razão da esperança que havia em mim, eu poderia responder com mansidão e temor. Nenhuma dúvida me afligia, nenhum medo me atormentava. Eu podia dizer, com Paulo: ‘Sei em quem tenho crido’, e, com Jó: ‘Eu sei que o meu Redentor vive’.

‘Minha alma firme não temia mais
Do que as rochas sólidas quando as ondas rugem.’

Eu sentia que estava firmado sobre a Rocha, Cristo Jesus. Eu dizia:

‘Que venham os cuidados como um dilúvio furioso,
Que desabem as tempestades da aflição;
Certamente chegarei em segurança ao meu lar,
Meu Deus, meu céu, minha eterna porção.’

Mas, ah! Como tudo mudou agora! Onde antes não havia nenhuma nuvem, agora tudo está encoberto. Onde eu podia ler claramente o título da minha herança celestial, agora tremo diante da possibilidade de ler com igual clareza a minha condenação.

Eu esperava estar confiando em Cristo, mas agora surge o pensamento sombrio de que talvez eu fosse um hipócrita, alguém que enganou a si mesmo e aos outros. O máximo que consigo alcançar é dizer: ‘Creio que ainda esperarei nEle e, mesmo que não possa ser revigorado pela luz do Seu rosto, continuarei confiando à sombra das Suas asas’.

Sinto que, se me afastar dEle, não existe outro Salvador. Mas, ah! Que densa escuridão me cerca! Como aconteceu com Paulo antigamente, houve dias e noites em que não apareceram nem o sol, nem a lua, nem as estrelas.

Perdi o meu certificado de segurança espiritual, aquele documento que guardava comigo durante a caminhada. Já não consigo tirá-lo do peito e lê-lo para encontrar consolo na jornada. Temo que, quando chegar ao fim do caminho, me seja negada a entrada, porque talvez eu não tenha entrado pela porta para receber a Sua graça e conhecer o Seu amor. Talvez eu tenha sido enganado, confundindo imaginações carnais com as operações do Espírito e atribuindo à obra de Deus, o Espírito Santo, aquilo que não passava de uma convicção natural”.

Essa é uma das manifestações desse problema, e bastante comum. Vocês encontrarão muitas pessoas clamando dessa maneira:

“Ah! Quem me dera ser como nos meses passados!”

2. Aquele que perdeu a paz diante das circunstâncias da vida

Outra manifestação dessa grande queixa, também muito frequente, aparece naqueles que lamentam não desfrutar mais de uma paz constante em relação às circunstâncias da vida.

“Ah!”, diz alguém, “quem me dera ser como nos meses passados! Naquela época, quaisquer que fossem as dificuldades e provações que surgissem, elas pareciam insignificantes. Eu havia aprendido a cantar:

‘Pai, espero diariamente a Tua vontade;
Tu sempre determinarás a minha porção.
Dá-me na terra aquilo que Te parecer melhor,
Até que a morte e o céu revelem o restante.’

Eu sentia que poderia abandonar tudo por Ele. Se Deus retirasse de mim todas as bênçãos, ainda assim eu poderia dizer:

‘Sim, ainda que tires tudo de mim,
Não me entregarei à murmuração;
Antes de serem minhas,
Todas essas coisas já eram Tuas.’

Eu não temia o futuro. Como uma criança no colo da mãe, dormia tranquilamente. Dizia: ‘O Senhor proverá’. Entregava meus negócios nas mãos dEle. Saía para o trabalho diário como um pequeno pássaro que desperta pela manhã sem saber de onde virá seu alimento, mas permanece no galho cantando:

‘Mortal, deixa o trabalho e a aflição,
Deus proverá para o amanhã.’

Eu poderia confiar a Ele minha própria vida, minha esposa, meus filhos e tudo o que possuía. Poderia colocar todas as coisas em Suas mãos e dizer todas as manhãs: ‘Senhor, não tenho vontade própria; ou, se tenho, que seja feita a Tua vontade. O Teu desejo será o meu desejo. Aquilo que Tu quiseres será também aquilo que eu quero’.

Mas, ah! Quem me dera ser como nos meses passados!

Como estou diferente agora! Começo a me preocupar com meus negócios. Se hoje perco apenas uma nota de cinco libras, fico incessantemente perturbado, enquanto antes, se perdesse mil libras, poderia agradecer ao Deus que as levou com a mesma facilidade com que agradeceria ao Deus que as havia concedido.

Como a menor coisa me perturba! A mais leve sombra de dúvida sobre alguma calamidade que possa me atingir repousa sobre minha alma como uma nuvem espessa.

Estou constantemente dominado pela minha própria vontade, desejando sempre que tudo aconteça exatamente como quero. Já não consigo dizer que entrego todas as coisas nas mãos de Deus. Existe algo de que não conseguiria abrir mão. Uma planta maligna chamada amor-próprio enroscou-se ao redor do meu coração. Suas raízes penetraram nos próprios nervos e fibras da minha alma.

Existe alguma coisa que amo mais do que o meu Deus. Já não consigo entregar tudo. Ah! Quem me dera ser como nos meses passados!

Naquela época, minhas bênçãos eram verdadeiras bênçãos, porque eram bênçãos recebidas de Deus. Ah!”, diz ele, “quem me dera ser como nos meses passados! Eu não teria de suportar as dificuldades que enfrento agora, pois, embora o peso pudesse ser muito grande, eu o teria lançado sobre o Senhor.

Ah! Se eu conhecesse novamente aquela ciência celestial de retirar os fardos dos meus próprios ombros e colocá-los sobre a Rocha que sustenta todos eles!

Ah! Se eu soubesse novamente derramar minhas tristezas e angústias como fazia antes! Fui um tolo, um completo tolo, um grande tolo por ter abandonado aquela doce confiança que antes possuía no Salvador! Naquela época, eu costumava me aproximar dEle e contar-Lhe todas as minhas aflições.

‘Minhas tristezas e minhas dores derramei
No seio do meu Deus;
Ele me ajudou na hora da provação,
Ajudou-me a suportar o pesado fardo.’

Mas agora, tolamente, carrego tudo sozinho e guardo minhas aflições no próprio peito. Ah!

‘Que horas de paz eu desfrutava então!’

Quem dera que elas voltassem!”

3. Aquele que perdeu o prazer nos meios de graça

Talvez outra pessoa esteja falando assim a respeito do prazer que antes encontrava na casa de Deus e nos meios da graça.

“Ah!”, diz alguém, “nos meses passados, quando eu subia à casa de Deus, como ouvia a Palavra com prazer! Eu me sentava com os ouvidos atentos, procurando captar cada palavra, como se um anjo estivesse falando.

E, enquanto escutava, quantas vezes as lágrimas rolavam pelo meu rosto! Como meus olhos brilhavam quando alguma declaração extraordinária, cheia de alegria para o cristão, despertava minha alma!

Ah! Como eu despertava nas manhãs de domingo e cantava:

‘Bem-vindo, doce dia de descanso,
Que contemplou o Senhor ressuscitado;
Bem-vindo a este coração renovado
E a estes olhos cheios de alegria!’

E, quando cantavam na casa de Deus, quem tinha a voz mais forte do que a minha? Quando terminava o culto, eu saía com passos leves. Ia contar aos meus amigos e vizinhos as gloriosas notícias que havia ouvido no santuário.

Aqueles eram domingos preciosos!

Quando chegava a reunião de oração, como eu estava sempre presente! E aquelas orações eram verdadeiramente orações para o meu espírito. Qualquer que fosse o pregador que eu ouvisse, desde que anunciasse o Evangelho, minha alma se alimentava e se fortalecia por meio da mensagem, pois eu me sentia sentado diante de um verdadeiro banquete de alegria.

Quando lia as Escrituras, suas páginas estavam sempre iluminadas, e a glória parecia dourar cada passagem que eu percorria. Quando me ajoelhava para orar, podia derramar minha alma diante de Deus e amava aquele exercício. Sentia que não poderia ser feliz se não passasse algum tempo de joelhos.

Eu amava o meu Deus, e o meu Deus me amava.

Mas, ah! Como tudo está diferente agora! ‘Quem me dera ser como nos meses passados!’

Vou à casa de Deus. A mesma voz fala, o mesmo homem a quem tanto amo continua dirigindo-se a mim, mas agora já não tenho lágrimas para derramar. Meu coração tornou-se endurecido até mesmo sob sua pregação. Tenho poucas emoções de alegria.

Entro na casa de Deus como um menino que vai à escola, sem grande amor por aquilo, e saio sem que minha alma tenha sido despertada.

Quando me ajoelho para fazer minhas orações em secreto, parece que retiraram as rodas da minha carruagem, e ela avança com enorme dificuldade.

Quando tento cantar, tudo o que consigo dizer é: ‘Eu gostaria, mas não consigo’.

Ah! Quem me dera ser como nos meses passados, quando a lâmpada do Senhor brilhava sobre mim!”

Espero que não haja muitos entre vocês que possam se identificar com essa situação. Sei que vocês amam vir à casa de Deus. Eu amo pregar a um povo que sente a Palavra, que demonstra concordância com ela; homens e mulheres que conseguem derramar algumas lágrimas durante um sermão, pessoas cujo sangue parece ferver dentro delas quando ouvem o Evangelho.

Não creio que vocês compreendam inteiramente a situação que estou descrevendo, mas talvez entendam um pouco dela. Pode ser que a Palavra já não seja tão doce e agradável para vocês como costumava ser. Então, talvez também clamem:

“Ah! Quem me dera ser como nos meses passados!”

4. Aquele que perdeu a sensibilidade da consciência

Mas quero mencionar algo que talvez passe despercebido a vocês.

Alguns de nós lamentamos profundamente que nossa consciência já não seja tão sensível quanto costumava ser. Por isso, nossa alma clama com amargura:

“Ah! Quem me dera ser como nos meses passados!”

“Quando conheci o Senhor pela primeira vez”, você diz, “tinha quase medo de dar um passo sem antes examinar cuidadosamente o caminho, para não me desviar. Sempre olhava antes de saltar. Se houvesse qualquer suspeita de pecado em alguma coisa, eu a evitava fielmente. Se existisse o menor vestígio da passagem da serpente, imediatamente me afastava.

As pessoas me chamavam de puritano. Eu examinava todas as coisas. Tinha receio até mesmo de falar e condenava completamente algumas práticas que, na verdade, eram permitidas.

Minha consciência era tão sensível que eu me parecia com uma planta delicada. Se fosse tocada pela mão do pecado, minhas folhas se fechavam imediatamente. Eu não suportava ser tocado, tamanha era a minha sensibilidade. Estava completamente coberto de feridas e, se alguém esbarrasse em mim, eu logo gritava.

Tinha medo de fazer qualquer coisa que pudesse me levar a pecar contra Deus. Se ouvisse um juramento, meus ossos estremeciam. Se visse alguém profanando o dia do Senhor, tremia e ficava assustado.

Onde quer que estivesse, o menor sussurro de pecado me alarmava. Quando ouvia uma tentação, era como se escutasse a voz de um demônio, e eu dizia com firmeza: ‘Para trás de mim, Satanás!’.

Não conseguia suportar o pecado. Fugia dele como de uma serpente. Não podia sequer provar uma gota dele. Mas, ah! Quem me dera ser como nos meses passados!

É verdade que não abandonei completamente os caminhos do Senhor. Não esqueci inteiramente a Sua lei. Também é verdade que não desonrei meu caráter nem cometi publicamente algum pecado diante dos homens, e ninguém além de Deus conhece minhas faltas.

Mas, ah! Minha consciência já não é o que era antes. Antigamente, ela trovejava; agora, não faz mais isso.

Ó consciência! Consciência! Você está adormecida demais! Eu a entorpeci com láudano, e agora ela dorme quando deveria estar falando!

Você é um vigia, mas já não anuncia as horas da noite como fazia antigamente.

Ó consciência! Houve momentos em que eu ouvia seu alarme ressoar em meus ouvidos e ficava assustado. Agora você dorme, e eu continuo pecando.

Talvez eu tenha cometido apenas um pequeno pecado, mas esse pequeno pecado já revela o caminho que estou seguindo. Os canudos mostram a direção do vento, e sinto que o fato de ter cometido um único pecado revela a inclinação da minha alma.

Ah! Quem me dera ter novamente uma consciência sensível! Quem me dera não possuir essa consciência de rinoceronte, coberta por uma pele tão grossa que as balas da lei não conseguem atravessá-la!

Quem me dera ter a consciência que possuía antigamente!

‘Ah! Quem me dera ser como nos meses passados!’”

5. Aquele que perdeu o zelo pela glória de Deus e pela salvação das almas

Há ainda outra manifestação dessa triste condição.

Alguns de nós, amados irmãos, já não temos tanto zelo pela glória de Deus e pela salvação dos homens quanto tínhamos antigamente.

Há alguns meses, se víssemos uma alma caminhando para a destruição, nossos olhos imediatamente se enchiam de lágrimas. Se percebêssemos alguém inclinado ao pecado, corríamos ao seu encontro com lágrimas nos olhos, desejando até mesmo sacrificar nossa própria vida para salvá-lo.

Não conseguíamos caminhar pela rua sem oferecer um folheto a alguém ou repreender alguma pessoa.

Pensávamos que deveríamos falar constantemente sobre o Senhor Jesus. Se houvesse alguma boa obra a realizar, estávamos sempre entre os primeiros a participar.

Desejávamos, por todos os meios, salvar alguns. Naquela época, pensávamos que poderíamos entregar nossa própria vida à morte se, com isso, conseguíssemos arrancar uma alma do inferno.

Nosso amor pelos semelhantes era tão profundo e ardente que, por amor ao nome de Cristo, estaríamos dispostos a ser ridicularizados, vaiados e perseguidos pelo mundo inteiro, desde que pudéssemos fazer algum bem.

Nossa alma ardia com um desejo intenso pela salvação das pessoas, e considerávamos todas as demais coisas insignificantes e sem valor.

Mas, ah! Agora as almas podem ser condenadas, e não derramamos uma lágrima. Os pecadores podem afundar no poço abrasador do inferno, e não soltamos um gemido.

Milhares podem ser arrastados diariamente para a perdição eterna, e ainda assim não sentimos emoção alguma.

Podemos pregar sem lágrimas. Podemos orar por eles sem que nosso coração participe. Podemos falar com eles sem sentir suas necessidades. Passamos pelos lugares de infâmia, desejamos que seus frequentadores melhorem de vida, e isso é tudo.

Até mesmo nossa compaixão desapareceu.

Antigamente, permanecíamos à beira do inferno e imaginávamos ouvir diariamente os gritos e lamentos dos espíritos condenados ressoando em nossos ouvidos. Então dizíamos:

‘Ó Deus, ajuda-me a salvar meus semelhantes para que não desçam ao abismo!’

Mas agora nos esquecemos de tudo isso.

Temos pouco amor pelas pessoas. Não possuímos nem metade do zelo e da energia que tínhamos antes.

Ah! Se esse é o seu estado, amados irmãos, se vocês também podem se identificar com essa condição, assim como, infelizmente, o seu pobre ministro pode fazê-lo em certa medida, então temos boas razões para dizer:

“Ah! Quem me dera ser como nos meses passados!”

II. AS CAUSAS E A CURA

Agora vamos considerar essas diferentes condições e apresentar suas causas e respectivas soluções.

1. A negligência da oração

Uma das causas desse estado lamentável é a deficiência na vida de oração. Naturalmente, a cura deve estar muito próxima da causa.

Você está dizendo: “Ah! Quem me dera ser como nos meses passados!”

Venha, meu irmão, vamos chegar à própria raiz do problema. Uma das razões pelas quais você já não está como nos meses passados é esta: você não ora como costumava orar.

Nada produz tanto empobrecimento na alma de um homem quanto a falta de oração.

É muito verdadeira a afirmação de que o quarto de oração negligenciado é o berço de todo mal. Todo bem nasce no lugar secreto; todo bem brota dali. É ali que o cristão recebe suas forças. Mas, se ele negligencia seu lugar secreto, todos os males começam a surgir.

Ninguém pode progredir na graça se abandonar seu lugar de oração. Não me importa quão forte seja sua fé.

Dizem que os homens gordos podem, durante algum tempo, viver da própria carne que acumularam. Mas não existe cristão tão cheio de reservas espirituais que consiga viver da graça antiga. Se ele engorda, torna-se rebelde, mas não pode viver eternamente de sua gordura.

Aqueles que são fortes e poderosos em si mesmos não conseguem subsistir sem oração. Ainda que alguém possuísse dentro de si a força espiritual de cinquenta dos melhores cristãos de Deus, morreria espiritualmente se deixasse de orar continuamente.

Meu irmão, você não consegue olhar para trás e dizer: “Há três ou quatro meses, minhas orações eram mais regulares, mais constantes e mais fervorosas do que são agora. Hoje, são fracas, não são sinceras, não são fervorosas nem intensas”?

Ó irmão, não pergunte a ninguém qual é a causa da sua tristeza. Ela é absolutamente evidente. Você nem precisa fazer essa pergunta. A causa está diante de você.

E onde está o remédio?

Ora, no aumento da oração, amado irmão!

Foi a pouca oração que o fez descer. Será a oração abundante que o levantará. Foi a falta de oração que o levou à pobreza espiritual. Será o aumento da oração que o conduzirá novamente à riqueza.

Onde não há bois, a manjedoura permanece limpa. Mas não há alimento para os homens quando não existem bois para arar a terra. Da mesma maneira, quando não há orações para preparar o solo, você terá pouco alimento espiritual para desfrutar.

Precisamos ser mais fervorosos na oração.

Ah! Amados, será que até mesmo a viga da parede não poderia testemunhar contra nós? Nossos quartos empoeirados poderiam dar testemunho de nossa negligência na devoção secreta.

Eis a razão pela qual já não estamos como nos meses passados!

Meus amigos, se comparássemos o cristão a uma locomotiva a vapor, deveríamos considerar suas orações, alimentadas pelo Espírito Santo, como o próprio fogo que sustenta seu movimento.

A oração é o instrumento escolhido por Deus para transmitir Sua graça, e é insensato aquele que a negligencia.

Permitam-me falar com ainda mais seriedade sobre esse assunto e dirigir uma palavra especialmente a alguns de vocês.

Meu querido amigo, você realmente acredita no que diz? Você compreende que a negligência da oração pode colocar sua alma em uma condição extremamente perigosa?

Se acredita nisso, não preciso dizer mais nada. Você facilmente compreenderá qual é o remédio para seu lamentável clamor:

“Ah! Quem me dera ser como nos meses passados!”

Um comerciante deseja voltar a ser tão rico quanto era antigamente. Ele gostaria de enviar seus navios aos países do ouro, para que retornassem carregados de preciosas mercadorias.

Entretanto, ultimamente nenhum navio saiu do porto. Como, então, ele poderia se admirar por não receber carregamentos de ouro?

Assim acontece com a oração. Quando um homem ora, envia um navio ao céu, e esse navio retorna carregado de ouro. Mas, se abandona a súplica, seu navio fica retido no porto, sem poder partir. Não é de admirar, portanto, que ele se torne um homem pobre!

2. A influência de um ministério que não alimenta espiritualmente

Talvez você esteja dizendo: “Ah! Quem me dera ser como nos meses passados!”, não tanto por culpa sua, mas por causa do seu ministro.

Meus queridos amigos, existe algo que precisamos reconhecer: podemos chegar a uma condição terrivelmente ruim por causa do ministério ao qual estamos submetidos.

Podemos esperar que os homens cresçam na graça quando nunca são regados pelas correntes que alegram a cidade do nosso Deus? Podemos imaginar que se tornem fortes no Senhor Jesus quando não se alimentam de comida espiritual?

Conhecemos algumas pessoas que reclamam domingo após domingo, dizendo que não conseguem ouvir determinado pregador.

Por que não compram, então, um aparelho auditivo?

“Ah! Mas quero dizer que não consigo ouvi-lo para o proveito da minha alma.”

Nesse caso, não continue indo ouvi-lo, se já tentou durante muito tempo e não recebeu nenhum benefício. Sempre penso que um homem que sai da igreja reclamando do sermão não deveria ser lamentado, mas receber uma boa repreensão, pois pode simplesmente deixar de frequentar aquele lugar e procurar outro onde encontre satisfação espiritual.

Existem muitos lugares onde as ovelhas podem encontrar alimento segundo suas necessidades, e cada pessoa tem a responsabilidade de frequentar aquele lugar onde encontra o pasto mais adequado à sua alma.

Entretanto, vocês não precisam abandonar imediatamente a igreja quando seu ministro morre, como muitos fizeram antes de chegarem aqui.

Não se deve abandonar um navio assim que chega uma tempestade, o capitão desaparece e a embarcação parece não estar exatamente em condições de navegar.

Permaneçam a bordo! Comecem a reparar suas partes danificadas! Deus lhes enviará um capitão. Depois virá o bom tempo, e tudo ficará bem novamente.

Mas, com muita frequência, um mau ministro deixa o povo de Deus tão faminto que seus membros se transformam em verdadeiros esqueletos ambulantes, de modo que é possível contar todos os seus ossos.

E quem poderia se admirar de que esses membros acabem afastando seu ministro, quando não recebem alimento nem nutrição de seu ministério?

Essa é uma segunda razão pela qual tantas pessoas frequentemente clamam:

“Ah! Quem me dera ser como nos meses passados!”

3. A negligência das reuniões e dos meios de graça

Mas existe ainda uma razão melhor, que talvez se aplique mais diretamente a alguns de vocês.

O problema não está tanto na má qualidade do alimento, mas na pouca frequência com que vocês vêm se alimentar dele.

Meus queridos amigos, de tempos em tempos encontramos alguém que costumava frequentar a casa de Deus duas vezes aos domingos.

Na segunda-feira à noite, estava ocupado com o trabalho, mas, mesmo assim, arregaçava as mangas e, se não pudesse permanecer durante toda a reunião, chegava pelo menos no final.

Na quinta-feira à noite, se fosse possível, comparecia ao santuário para ouvir um sermão de algum ministro do Evangelho. Depois, dormia tarde e levantava cedo, compensando assim o tempo que havia dedicado àquelas atividades religiosas.

Mas, pouco a pouco, começou a pensar:

“Estou trabalhando demais. Isso está me cansando. O caminho é muito longo.”

E assim abandona primeiro uma reunião, depois outra, até que finalmente começa a clamar:

“Ah! Quem me dera ser como nos meses passados!”

Ora, irmãos, não precisamos nos admirar disso!

Esse homem já não se alimenta tanto quanto antes.

Pouco alimento, oferecido frequentemente, é a maneira adequada de alimentar as crianças, embora eu tenha oferecido a vocês uma grande quantidade nesta manhã. Ainda assim, pouco e frequentemente é uma regra muito boa.

Penso sinceramente que, quando as pessoas abandonam as reuniões durante a semana, a menos que seja absolutamente impossível comparecer, estão se despedindo da religião.

“Despeçam-se da verdadeira piedade prática”, dizia Whitefield, “quando os homens deixam de adorar a Deus durante a semana!”

As reuniões dos dias de semana frequentemente são o melhor de tudo. Deus oferece ao Seu povo baldes cheios de leite aos domingos, mas muitas vezes reserva o creme para os encontros durante a semana.

Se as pessoas deixam de comparecer, será de admirar que precisem dizer:

“Ah! Quem me dera ser como nos meses passados!”

Não os estou censurando, amados irmãos. Apenas desejo despertar suas mentes sinceras por meio da lembrança dessas coisas.

Sou um homem bastante direto, não sou? Sim, sempre digo aquilo que quero dizer e pretendo continuar fazendo isso.

Permaneçam firmes em suas convicções, meus irmãos! Conservem-se próximos do estandarte se desejam vencer a batalha!

Quando percebemos o menor sinal de abandono, é simplesmente nosso dever exortá-los, para que, de alguma maneira, não se afastem da firmeza da fé.

4. A idolatria e o amor pelas coisas deste mundo

Mas, frequentemente, essa queixa surge da idolatria.

Muitos entregaram seus corações a alguma coisa que não é Deus e fixaram suas afeições nas coisas da terra, em vez de colocá-las nas coisas do céu.

É difícil amar o mundo e amar a Cristo. Na verdade, é impossível!

Mas é difícil não amar as criaturas. É difícil não entregar o coração às coisas terrenas. Quase diria que é impossível não fazer isso. É uma luta difícil, e somente Deus pode nos capacitar. Somente Ele pode conservar nosso coração inteiramente voltado para Si.

Mas observem bem: sempre que fazemos para nós mesmos um bezerro de ouro e começamos a adorá-lo, mais cedo ou mais tarde acontecerá o seguinte: nosso bezerro de ouro será reduzido a pó, colocado em nossa água para que a bebamos, e então teremos de dizer:

“Ele me embriagou com absinto.”

Nunca houve um homem que fabricasse um ídolo para adorá-lo sem que esse ídolo acabasse caindo sobre ele e quebrando alguns de seus ossos.

Nunca houve alguém que abandonasse as fontes de águas vivas para procurar água em cisternas rotas sem encontrar, em vez disso, criaturas repugnantes e uma amarga decepção.

Deus deseja que Seu povo viva dEle e de ninguém mais. Se vivermos de qualquer outra coisa que não seja Ele, Deus cuidará de nos dar das águas de Mara, tornando amarga nossa bebida e conduzindo-nos novamente à Rocha das águas mais puras.

Ó amados, tomemos cuidado para que nosso coração pertença inteiramente a Ele, somente a Cristo, exclusivamente a Cristo!

Se assim for, não precisaremos clamar:

“Ah! Quem me dera ser como nos meses passados!”

5. A autoconfiança e a justiça própria

Não precisamos apresentar muitas outras razões. Acrescentaremos apenas mais uma, provavelmente a mais comum de todas.

Talvez tenhamos nos tornado autoconfiantes e cheios de justiça própria. Se assim for, essa é uma das razões pelas quais já não estamos como nos meses passados.

Ah! Meus amigos, aquele velho patife chamado justiça própria nunca desaparecerá completamente enquanto vocês viverem.

O diabo foi muito bem representado na forma de uma serpente, porque uma serpente consegue entrar em qualquer lugar, mesmo pela menor fresta.

A justiça própria é uma serpente, pois também consegue entrar em qualquer lugar.

Se você tenta servir a Deus, o diabo diz:

“Que pessoa maravilhosa você é! Como serve bem ao seu Deus! Está sempre pregando. Você é realmente alguém extraordinário!”

Se você participa de uma reunião de oração e Deus lhe concede um pequeno dom, permitindo que derrame seu coração diante dEle, logo Satanás lhe dá um tapinha nas costas:

“Você não orou maravilhosamente? Sei que os irmãos vão amá-lo. Você está crescendo muito na graça!”

Se surge uma tentação e você consegue resistir, ele imediatamente diz:

“Ah! Você é um verdadeiro soldado da cruz! Veja o inimigo que acabou de derrotar! Em breve receberá uma coroa gloriosa. Você é realmente corajoso!”

Você continua confiando implicitamente em Deus. Então Satanás diz:

“Sua fé é muito forte! Nenhuma provação pode vencê-lo. Veja aquele irmão fraco: ele não é nem metade tão forte quanto você!”

E você sai repreendendo seu irmão fraco porque ele não é tão forte quanto você, enquanto Satanás continua animando seu coração e dizendo:

“Que grande guerreiro você é! Tão fiel! Sempre confiando em Deus! Você não possui nenhuma justiça própria!”

O ministro prega contra o fariseu, mas o fariseu não tem absolutamente nenhuma relação com você, segundo sua própria opinião.

Você não se considera nem um pouco cheio de justiça própria, embora, durante todo esse tempo, seja talvez a criatura mais dominada por esse sentimento que existe.

Ah! Amados, justamente quando pensamos que somos humildes, temos a certeza de que estamos orgulhosos. E, quando gememos por causa do nosso orgulho, geralmente estamos sendo mais humildes.

Talvez você precise simplesmente inverter sua avaliação a respeito de si mesmo.

Justamente quando imaginamos ser os piores, muitas vezes estamos sendo os melhores. E quando nos consideramos os melhores, frequentemente somos os piores.

É essa detestável justiça própria que se infiltra em nossa alma e nos faz murmurar:

“Ah! Quem me dera ser como nos meses passados!”

A sua lâmpada está com o pavio sufocado pela justiça própria. Você precisa retirar aquilo que está impedindo sua chama de brilhar; então voltará a iluminar corretamente.

Você está voando alto demais. Precisa de alguma coisa que o faça descer novamente aos pés do Salvador, reconhecendo-se como um pobre pecador perdido e culpado, sem absolutamente nenhum mérito próprio.

Então deixará de clamar:

“Ah! Quem me dera ser como nos meses passados!”

III. UMA EXORTAÇÃO FINAL

Agora chegamos à conclusão: uma exortação.

Primeiramente, uma exortação ao consolo.

Alguém está dizendo:

“Ah! Nunca mais voltarei a experimentar a felicidade que perdi. Já não tenho a luz do Seu rosto. Ele se afastou completamente de mim, e certamente perecerei.”

Vocês se lembram da descrição que John Bunyan faz, em O Peregrino, do homem aprisionado na gaiola de ferro?

Alguém lhe perguntou:

“Você nunca sairá dessa gaiola?”

“Não, nunca.”

“Está condenado para sempre?”

“Sim, estou.”

“Por quê?”

“Porque entristeci o Espírito, e Ele se foi. Antes, eu pensava que O amava, mas O tratei com desprezo, e Ele me abandonou. Afastei-me dos caminhos da justiça, e agora estou trancado aqui, sem possibilidade de sair.”

Sim, mas John Bunyan não afirma que aquele homem jamais conseguiu sair, não é verdade?

Houve pessoas que estiveram naquela gaiola de ferro e conseguiram sair dela.

Talvez exista alguém aqui nesta manhã que esteja sentado há muito tempo naquela gaiola, sacudindo as grades, tentando quebrá-las e procurando serrá-las com suas próprias forças e capacidades.

Ah! Meu querido amigo, você nunca conseguirá serrar as grades de ferro daquela terrível prisão. Jamais escapará por suas próprias forças.

O que deve fazer, então?

Você precisa começar a cantar como o pássaro que está preso na gaiola. Então o bondoso Senhor virá e o libertará.

Clame a Ele para que o livre. Ainda que você clame e grite, e pareça que Ele não está ouvindo sua oração, chegará o momento em que Ele o ouvirá.

E, como Jonas, você poderá declarar nos dias que virão:

“Do ventre do inferno gritei, e tu ouviste a minha voz.”
Jonas 2:2

Você encontrará novamente o seu certificado de segurança espiritual debaixo do banco, embora o tenha deixado cair no Vale da Dificuldade.

E, quando o encontrar, voltará a colocá-lo junto ao peito e o segurará com ainda mais firmeza, porque o perdeu por algum tempo.

“Volta, ó peregrino, volta,
E busca o rosto de um Pai ofendido;
Esses desejos ardentes que em ti queimam
Foram acesos pela graça que restaura.”

Agora, uma segunda exortação, não tanto para consolá-los, mas para despertá-los a buscar cada vez mais aquilo que deveriam ser.

Ó homens e mulheres cristãos! Meus irmãos e irmãs na fé em Jesus Cristo!

Quantos de vocês estão satisfeitos simplesmente por terem sido salvos e por conseguirem entrar no céu!

Quantos encontramos dizendo:

“Ah! Se eu conseguir simplesmente entrar pela porta! Se eu puder apenas ser um filho de Deus!”

E essas pessoas realizam literalmente seus desejos, pois procuram ser o mínimo possível de cristãs.

Gostariam de ter moderação na religião!

Mas o que significa moderação na religião?

É uma mentira. É uma farsa!

Uma esposa pede ao marido que a ame moderadamente? Um pai espera que seu filho seja moderadamente obediente? Vocês desejam que seus empregados sejam moderadamente honestos?

Não!

Então, como podem falar em ser moderadamente religiosos?

Ser moderadamente religioso é ser irreligioso.

Ter uma religião que não penetra profundamente no coração e não influencia a maneira de viver é, na prática, não possuir religião alguma.

Às vezes, tremo quando penso em alguns de vocês que são apenas cristãos de profissão.

Vocês estão satisfeitos, sepulcros caiados! Porque estão maravilhosamente branqueados por fora, permanecem tranquilos, sem olhar para o ossuário que existe em seu interior.

Quantos de vocês limpam apenas o exterior do copo e do prato?

E, porque a igreja não encontra nada de que acusá-los e o mundo não consegue apontar nenhuma falha em sua conduta, vocês imaginam que a aparência exterior será suficiente.

Tomem cuidado! Tomem muito cuidado!

Um dia, o Juiz examinará o interior do copo e do prato. Se estiver cheio de maldade, Ele o quebrará, e seus fragmentos serão lançados para sempre no abismo do tormento.

Ah! Que Deus lhes conceda serem cristãos verdadeiros!

Professantes de fé com asas de cera! Vocês conseguem voar muito bem aqui embaixo. Mas, quando, como Ícaro, voarem para o alto, o poderoso sol de Jesus derreterá suas asas, e vocês cairão no abismo da destruição.

Ah! Cristãos dourados, maravilhosamente pintados, envernizados e polidos, o que farão quando finalmente descobrirem que eram apenas metal sem valor?

Quando a madeira, o feno e a palha forem enterrados e consumidos, o que farão se não forem verdadeiras moedas do céu? E se não tiverem sido purificados na fornalha, nem cunhados nas alturas?

Se vocês não forem ouro verdadeiro, como suportarão o fogo naquele grande e terrível Dia do Senhor?

Ah! Espero que alguns de vocês possam suportar esse fogo. Vocês são filhos de Deus.

Mas, amados, será que estou sendo injusto ao afirmar que muitos de nós sabemos que somos filhos de Deus e, ainda assim, estamos satisfeitos em permanecer como crianças espirituais atrofiadas?

Estamos sempre clamando:

“Ah! Quem me dera ser como nos meses passados!”

Isso é um sinal de pequenez espiritual.

Se desejamos realizar grandes coisas no mundo, não devemos repetir constantemente esse lamento. Precisamos frequentemente cantar:

“Eu sou o principal dos pecadores,
Mas Jesus morreu por mim!”

E, com o semblante alegre, devemos ser capazes de declarar que sabemos em quem temos crido.

Você deseja ser útil? Deseja honrar o seu Mestre? Anseia levar uma coroa pesada para o céu, a fim de colocá-la sobre a cabeça do Salvador?

Se deseja isso — e sei que deseja —, então procure, acima de todas as coisas, que sua alma prospere e tenha saúde.

Que seu homem interior não esteja simplesmente vivo, mas que você seja como uma árvore plantada junto a ribeiros de águas, que dá seu fruto na estação própria, cuja folha nunca murcha e tudo quanto faz prospera.

Ah! Você deseja chegar ao céu e usar ali uma coroa sem estrelas? Uma coroa que será verdadeiramente uma coroa, mas que não terá nenhuma estrela porque nenhuma alma foi salva por seu intermédio?

Deseja sentar-se no céu vestido com as vestes de Cristo, mas sem uma única joia que Deus lhe tenha concedido como recompensa pelo trabalho realizado aqui na terra?

Ah! Não! Imagino que vocês desejem chegar ao céu em plena glória, entrando na plenitude da alegria do Senhor.

Cinco talentos bem aproveitados, cinco cidades!

Que ninguém fique satisfeito simplesmente por possuir um talento. Pelo contrário, procure colocá-lo em circulação, fazendo-o produzir frutos.

Pois está escrito:

“Porque a qualquer que tiver será dado, e terá em abundância.”
Mateus 25:29

Finalmente, para muitos de vocês, tudo aquilo que preguei até agora não tem absolutamente nenhum interesse.

Talvez digam:

“Ah! Quem me dera ser como nos meses passados! Naquela época, eu tinha boa saúde e era um sujeito alegre. Conseguia beber tanto quanto qualquer outro. Corria alegremente para o pecado, mas agora já não posso fazer isso.

Prejudiquei meu corpo. Arruinei minha mente. Minha situação já não é como antigamente. Gastei todo o meu dinheiro. Quem me dera voltar a ser como antes!”

Ah! Pobre pecador, você tem boas razões para dizer:

“Ah! Quem me dera ser como nos meses passados!”

Mas espere mais quatro ou cinco meses, e então repetirá essas palavras com ainda mais intensidade, considerando o dia de hoje melhor do que aquele que virá.

E, quanto mais avançar, mais desejará voltar ao passado, porque o caminho para o inferno é sempre descendente: para baixo, cada vez mais para baixo!

Você estará constantemente dizendo:

“Ah! Quem me dera ser como nos meses passados!”

Você se lembrará do tempo em que as orações de sua mãe o abençoavam e as repreensões de seu pai o advertiam; quando frequentava a escola dominical e se sentava sobre os joelhos de sua mãe para ouvi-la falar de um Salvador.

E, quanto maior for a distância que você contemplar entre o passado de bondade e o presente de pecado, mais dolorosa será essa lembrança.

Ah! Meus amigos, alguns de vocês precisam voltar atrás em sua caminhada.

Lembrem-se de quão longe caíram e de quanto se afastaram.

Mas, ah! Vocês não precisam simplesmente voltar ao passado!

Em vez de olhar para trás e clamar: “Ah! Quem me dera ser como nos meses passados!”, digam algo diferente:

“Ah! Quem me dera ser uma nova criatura em Cristo Jesus!”

Não adiantaria muito começar novamente em sua condição atual. Em pouco tempo, vocês voltariam a ser tão maus quanto são agora.

Mas digam:

“Ah! Quem me dera ser uma nova criatura em Cristo Jesus! Quem me dera começar uma vida inteiramente nova!”

Alguns de vocês gostariam de começar uma nova vida. Alguns de vocês, grandes pecadores, que se afastaram tanto de Deus!

Pois bem, pobre mortal, você pode começar novamente.

“Como?”, você pergunta.

Ora, tornando-se uma nova criatura em Cristo Jesus!

Um cristão é tão verdadeiramente um novo homem que é como se nunca tivesse existido antes. A velha criatura é destronada. Ele se torna uma nova criatura, nasce de novo e começa uma existência completamente nova.

Pobre alma! Deus pode fazer de você um novo homem.

Deus, o Espírito Santo, pode construir uma nova casa a partir de você, sem deixar nela sequer uma madeira ou pedra do velho homem. Ele pode conceder-lhe um novo coração, um novo espírito, novos prazeres, uma nova felicidade, novas perspectivas e, finalmente, um novo céu.

“Mas”, diz alguém, “sinto que desejo essas coisas, mas será que posso recebê-las?”

Pense se você pode recebê-las quando lhe apresento esta passagem:

“Esta é uma palavra fiel e digna de toda aceitação: que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores.”
1 Timóteo 1:15

O texto não diz que essa palavra é digna de alguma aceitação, mas que é digna de toda a aceitação que você puder lhe dar.

Se agora você disser:

“Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores. Creio que Ele veio! Sei que veio! Ele veio para me salvar!”

Então descobrirá que essa palavra é verdadeiramente digna de toda aceitação.

Você ainda pergunta:

“Mas será que Ele me salvará?”

Vou lhe apresentar outra passagem:

“O que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora.”
João 6:37

“Ah! Mas não sei se tenho permissão para ir até Ele!”

O texto diz: “O que vem a mim.”

“Todo aquele que vier a mim, de maneira nenhuma o lançarei fora.”

Está escrito:

“Quem quiser, tome de graça da água da vida.”
Apocalipse 22:17

Você deseja vir?

Estou falando apenas àqueles que desejam vir, que reconhecem sua necessidade de um Salvador.

Você deseja?

Então Deus, o Espírito Santo, lhe diz:

“Quem quiser, venha e tome de graça da água da vida!”

“O fraco, o culpado, o débil, o desamparado,
Ao vir a Jesus não será desprezado;
Ele o receberá, o abençoará e salvará
Da morte e da destruição, do inferno e da sepultura.”

E Ele o elevará ao Seu reino de glória.

Que Deus assim o conceda!

Por amor do Seu nome.

Amém!

Fonte: The New Park Street Pulpit, Volume 1, Sermão nº 51 — Comfort for the Desponding, de C. H. Spurgeon. Tradução integral do texto fornecido, com organização editorial para publicação em blog.