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quinta-feira, 8 de novembro de 2018

A IGREJA PRIMEITIVA, COMO JERÔNIMO E CIPRIANO O ATESTAM, NÃO ESPOSOU A NOÇÃO DE UM BISPO UNIVERSAL, PORTANTO NÃO RECONHECEU O SUPOSTO PRIMADO DO BISPO DE ROMA

Com efeito, mui erroneamente, como já o disse, agem nossos adversários quando daí querem atribuir-lhe primado e supremo poder sobre as demais igrejas. Para que isso se evidencie com mais clareza, mostrarei sucintamente que, primeiro, sentiram os antigos a respeito desta unidade sobre a qual insistem com tão grande veemência. Jerônimo, em sua Epístola a Nepociano, depois de enumerar muitos exemplos de unidade, por fim desceu à hierarquia eclesiástica. “Os bispos das igrejas”, diz ele, “um a um; os arciprestes, um a um; os arcediagos, um a um; e toda a ordem eclesiástica se firma em seus dirigentes.” Aqui está falando um presbítero romano. Ele recomenda a unidade na ordem eclesiástica. Ora, por que ele não traz à lembrança que todas as igrejas foram ligadas entre si por uma cabeça única, como se por um vínculo? Nada havia que mais servisse à presente causa, nem se pode dizer ter acontecido por esquecimento que deixasse de referi-lo, porque não teria feito nada com maior prazer, se os fatos o abonassem. Assim sendo, ele viu, sem qualquer sombra de dúvida, que o verdadeiro fator da unidade é aquele que Cipriano descreve magnificamente com estas palavras: “O episcopado é um todo, do qual uma parte é integralmente mantida pelos bispos, um a um, e uma só é a Igreja, a qual, pelo incremento de sua fecundidade, se estende mais amplamente na multidão. Como muitos são os raios do sol, e uma única a luz; e de uma árvore muitos são os galhos, mas um só o tronco, firmado em raiz tenaz, e como a emanar de uma só fonte muitos cursos de água; e embora, mercê da prodigalidade da abundância transbordante, o vultoso número pareça difuso, entretanto a unidade é conservada inteira na origem, assim também na Igreja, inundada da luz do Senhor, derrama seus raios por todo o urbe, todavia uma só é sua luz, que é difundida por toda parte, sem parcelar a unidade do corpo; estende seus galhos pelo orbe inteiro, produzindo riachos que correm à larga, contudo uma é a cabeça e uma a origem” etc. Em seguida: “A esposa de Cristo não pode cometer adultério; ela conhece uma casa, de casto pudor guarda a santidade de um só aposento conjugal.” Vês como ele toma só o episcopado de Cristo como universal, o qual toma sob si toda a Igreja; diz que partes dela são sustentadas integralmente por todos quantos exercem o episcopado sob esta Cabeça. Onde está o primado da sé romana, se só na mão de Cristo reside integralmente o episcopado, e de cada bispo lhe é sustentada integralmente uma parte? Meu objetivo, nestas observações, é mostrar ao leitor, de passagem, que o axioma da unidade de um gênero terreno na hierarquia, o que os romanistas assumem como confesso e indubitável, era totalmente desconhecida da Igreja antiga.

João Calvino