Total de visualizações de página

terça-feira, 27 de novembro de 2018

JOÃO, BISPO DE CONSTANTINOPLA, DECLARA-SE PATRIARCA UNIVERSAL, AO QUE SE OPÕE GREGÓRIO, O GRANDE, BISPO DE ROMA, CONTRA TAL PRETENSÃO DE QUEM QUER QUE SEJA

Mas, pouco depois, João, que era bispo de Constantinopla durante a época de Gregório, avançou tanto, que se intitulou patriarca universal. A este se opôs animosamente Gregório em defesa da honra de sua sé. E na verdade era intolerável não só a soberba de João, como também sua insânia, querendo igualar os limites de seu episcopado aos limites do Império. Contudo, tampouco Gregório reivindica para si o que nega a outro; ao contrário, esse título, não importa por quem afinal seja usurpado, o abomina como celerado, ímpio e nefando. E inclusive se aborrece com Eulógio, bispo de Alexandria, por havê-lo honrado com este título. Diz ele: “Destes-me um título de soberba, chamando-me papa universal; e isto no princípio da carta que me enviastes, a mim que pusestes tal título. O que vos peço é que vossa santidade não vos permita repeti-lo. Porque a vós se tira o que se dá a outro, além do que a razão o exige. Eu não tenho por honra aquilo com que percebo que se diminui a honra de meus irmãos. Porque minha honra é que o estado da Igreja universal e o de meus irmãos mantenha seu vigor. E se vossa santidade me chama papa universal, isto é confessar que vós não sois em parte o que do todo a mim me atribuís.”89 De fato a causa de Gregório era boa e honesta, mas, ajudado pelo favor do Imperador Maurício, João não pode ser demovido de seu propósito. Ciríaco, seu sucessor, quanto a esta matéria, também jamais se deixou persuadir.

João Calvino