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quinta-feira, 1 de novembro de 2018

O PROCESSO DE ORDENAÇÃO EM TEMPOS ANTIGOS

Agora resta tratarmos que rito era usado, após a eleição, para a iniciação dos ministros da Igreja antiga no exercício de seu ofício. Os latinos chamavam a esta cerimônia ordenação ou consagração; os gregos, ceirotoni,a/n [cheir(t(ni*n – levantamento de mão], por vezes também ceiroqesi,a/n [cheir(th$si*n – imposição de mão], embora ceirotoni,a/[cheir(t(ni*] se diga propriamente esse gênero de eleição em que os votos são declarados pelo levantamento de mãos. Mas, subsiste um decreto do Concílio Niceno, para que o metropolitano se congregue com todos os bispos da província a fim de ordenar aquele que tenha sido eleito. Se, porém, pela extensão do caminho, ou por questão de saúde, ou por outra necessidade, no entanto pelo menos se acham presentes três, contudo os que estão ausentes atestem seu assentimento por meio de cartas. E como este cânon viesse a tornar-se obsoleto pelo desuso, mais tarde foi renovado por muitos sínodos. Todos, entretanto, ou ao menos todos quantos não tivessem escusa, eram por isso ordenados estar presentes: para que se tivesse um exame mais rigoroso da doutrina e da moral do ordenando, porque a consagração não era levada a bom termo sem exame. E é evidente das palavras de Cipriano que outrora não costumavam chamar os bispos após a eleição, mas que estivessem presentes à eleição e para este fim: que fossem como que moderadores, para que não acontecesse algo de turbulento na própria turba. Pois quando se diz que o povo tem poder, seja de eleger sacerdotes dignos, seja de recusar os indignos, pouco depois adiciona: “Portanto, deve-se conservar e suster diligentemente o que o Senhor e seus apóstolos nos transmitiram, como o observamos em quase todas as províncias: que todos os bispos próximos, da mesma província, se reúnam no lugar onde se possa verificar a eleição do bispo, e que seja eleito estando presente o povo.”49 Como, porém, às vezes se reunissem mais lentamente e houvesse o risco de alguns abusarem dessa demora para ocasião de andar em volta a fazer aliciamento, pareceu ser suficiente que, feita a designação, acorressem e consagrassem o aprovado em legítima perquirição.

João Calvino