Seguiu-se o Concílio de Calcedônia, no qual, mercê de concessão do Imperador,
ocuparam o primeiro assento os delegados da igreja romana. No entanto, isso constituiu
um privilégio extraordinário, o confessa o próprio Leão, pois quando pede
isso do Imperador Marciano e da Imperatriz Pulquéria, mostra que isso não lhe era
devido, mas apenas alega que os bispos orientais que presidiram ao Concílio de
Éfeso conturbaram-no todo e abusaram impiamente de seu poder. Assim sendo,
como se fizesse necessário um moderador grave, nem fosse verossímel que para
esse encargo houvessem de ser idôneos aqueles que uma vez foram tão imponderados
e tumultuários, roga que, em razão do vício e inaptidão dos outros, se transferissem
a si as funções de dirigi-lo. O que se solicita por singular privilégio e fora do
proceder normativo, certamente que não procede da lei ordinária. Onde apenas se
alega que seria necessário outro presidente, novo, porque os precedentes se desempenharam
mal, é patente que isso não foi feito anteriormente, tampouco deve ser
perpétuo; pelo contrário, só foi feito em vista do perigo reinante. Portanto, no Concílio
de Calcedônea, o pontífice romano tem o primeiro lugar, não por direito de sua
igreja, mas porque o sínodo estava desprovido de um moderador grave e apto, pois
os que podiam presidir usavam de imoderação e descomedimento.
O sucessor de Leão comprovou pelo próprio fato o que estou dizendo. Porque,
como ao quinto Concílio de Constantinopla, que foi celebrado muito tempo depois,
enviasse seus delegados, não disputou o primeiro assento; pelo contrário, admitiu
facilmente que Menas, o patriarca de Constantinopla, o presidisse. Assim, no Concílio
de Cartago, ao qual esteve presente Agostinho, vemos a presidi-lo não os delegados da sé romana, mas Aurélio, arcebispo do lugar, embora houvesse ainda disputa
acerca da autoridade do pontífice romano. Além disso, também foi celebrado na
própria Itália um Concílio Geral, o de Aquiléia, ao qual o bispo de Roma não esteve
presente. Ambrósio o presidia, o qual então desfrutava de insigne autoridade junto
ao Imperador: nenhuma menção aí se faz do pontífice romano. Portanto, aconteceu
então, pela dignidade de Ambrósio, que a sé de Milão fosse mais ilustre que a romana.
João Calvino
Escola Bíblica Conhecedores da verdade - O objetivo deste blog e levar você a conhecer a verdade que liberta de todo o Engano. Nesses últimos tempos, muito se tem ouvido falar do evangelho de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, porém de maneira distorcida e muitas vezes pervertida, com heresias disfarçada etc. “ ...e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” João 8.32