No tocante à colação dos benefícios, que antigamente era irmanada à promoção,
a de agora se separa completamente, eles se conduzem melhor? Há, porém, entre
eles variadas formas de proceder, pois não só são os bispos a conferir os benefícios;
e ainda quando eles os conferem nem sempre têm autoridade absoluta, pois há outros que têm a apresentação. Em suma, cada um leva o que pede. Ocorrem também
nomeações por parte de escolas, resignações, quer simples, quer feitas por causa de
mudança, rescritos comendatícios, prevenções e tudo quanto é desse gênero. Contudo,
todos se conduzem de tal modo, que nenhum deles tem como censurar ao outro.
À luz desse fato concluo que entre cem apenas se dá um só benefício no papado
sem simonia, se por simonia entendemos o que os antigos entendiam. Não estou
dizendo que todos os compram com dinheiro contado; porém admito que um dentre
vinte há que não chegue ao sacerdócio por alguma recomendação tortuosa. Alguns
são promovidos por parentesco ou afinidade; outros, pela autoridade dos pais; outros
alcançam favor para si mercê de obséquios prestados. Afinal, os sacerdócios
são conferidos para este fim, não com vistas às igrejas, mas àqueles que os recebem.
Portanto, chamam-nos benefícios, termo por meio do qual declaram sobejamente
que os têm não em outra categoria senão como donativos de príncipes, com os quais
ou conciliam o favor dos soldados, ou lhes recompensam os trabalhos. Deixo de
considerar que estes prêmios são conferidos a barbeiros, cozinheiros, arrieiros e a
homens dessa ralé. Com efeito, os tribunais quase que de nenhum litígio mais retumbam
hoje do que por causa dos sacerdócios, de sorte que se pode dizer que não
são outra coisa senão presa lançada diante dos cães para sua caçada. Porventura isto
é sequer tolerável de se ouvir – que sejam chamados pastores aqueles que se arremetem
à posse de uma igreja como que sobre uma propriedade inimiga, que a tenham
conseguido mediante contestações forenses, que a tenham comprado com
dinheiro, que a tenham obtido mercê de sórdidos obséquios, que, como meninos
que mal balbuciam, a tenham apropriado, como se fosse hereditária de tios e parentes,
algumas vezes como bastardos recebem de seus pais?
João Calvino