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terça-feira, 27 de novembro de 2018

OPOSIÇÃO TENAZ DE LEÃO, PONTÍFICE ROMANO, A QUE SE DEFERISSE À SÉ DE CONSTANTINOPLA A HONRA DE SEGUNDA EM EMINÊNCIA, TEMENDO QUE ELA VIESSE A SUPLANTAR A PRÓPRIA ROMA, SENDO ENTÃO A PRIMEIRA

De conformidade com esta ordenança antiga, foi decretado no Primeiro Concílio de Constantinopla que o bispo dessa cidade tivesse privilégios de honra em seguida ao pontífice romano, visto que ela seria a nova Roma. Mas, longo tempo depois, como um decreto semelhante fosse promulgado em Calcedônea, Leão protestou acremente. Não só se permitiu anular o que seiscentos ou mais bispos haviam decretado, mas também os atacou com graves acusações, porque derrogassem a outras sés a honra que ousassem conferir à igreja constantinopolitana. Pergunto: que outra razão teria incitado o homem a conturbar o mundo inteiro por causa de tão reduzida importância, senão por pura ambição? Diz que deve ter-se como inviolável o que uma vez foi sancionado pelo Concílio de Nicéia. Como se realmente a fé cristã estivesse em perigo se uma igreja for preferida a outra, ou como se para outro fim fossem aí distinguidas as patriarquias por mera questão de organização administrativa. Sabemos, porém, que a organização administrativa, em razão da variação dos tempos, admite, mais ainda, exige variadas mudanças. Portanto, é fútil o que Leão sustenta, dizendo que não se deve deferir à sé constantinopolitana a honra que, pela autoridade do Concílio de Nicéia, se haveria de ter dado à sé de Alexandria. Ora, o senso comum dita que existiu decreto desta natureza que podia ser revogado, segundo o reclamo dos tempos. Por que nenhum dos bispos orientais se opunha, quando isso lhes era totalmente do interesse? Certamente que Protério estava presente, a quem designaram a Alexandria em lugar de Dióscoro; estavam presentes outros patriarcas dos quais a honra estava sendo diminuída. Era o momento desses interferir, não de Leão, que permanecia em seu lugar sem ser afetado. Mas quando todos eles se calam, mais ainda, quando consentem, e só o bispo romano resiste, é fácil julgar o que o move: obviamente previa, o que aconteceu não muito depois, que a glória da Roma antiga decrescia, e que ocorreria que Constantinopla, não contente com o segundo lugar, litigasse com ela acerca do primado. Contudo, Leão não conseguiu tanto êxito bradando que no Concílio o decreto não fosse aprovado. Conseqüentemente, seus sucessores, como se vissem batidos, desistiram brandamente dessa obstinação: toleraram, pois, que o bispo de Constantinopla fosse tido como segundo patriarca.

João Calvino