Com efeito, mui erroneamente, como já o disse, agem nossos adversários quando
daí querem atribuir-lhe primado e supremo poder sobre as demais igrejas. Para
que isso se evidencie com mais clareza, mostrarei sucintamente que, primeiro, sentiram
os antigos a respeito desta unidade sobre a qual insistem com tão grande
veemência. Jerônimo, em sua Epístola a Nepociano, depois de enumerar muitos
exemplos de unidade, por fim desceu à hierarquia eclesiástica. “Os bispos das igrejas”,
diz ele, “um a um; os arciprestes, um a um; os arcediagos, um a um; e toda a
ordem eclesiástica se firma em seus dirigentes.” Aqui está falando um presbítero
romano. Ele recomenda a unidade na ordem eclesiástica. Ora, por que ele não traz à
lembrança que todas as igrejas foram ligadas entre si por uma cabeça única, como
se por um vínculo? Nada havia que mais servisse à presente causa, nem se pode
dizer ter acontecido por esquecimento que deixasse de referi-lo, porque não teria
feito nada com maior prazer, se os fatos o abonassem.
Assim sendo, ele viu, sem qualquer sombra de dúvida, que o verdadeiro fator da
unidade é aquele que Cipriano descreve magnificamente com estas palavras: “O
episcopado é um todo, do qual uma parte é integralmente mantida pelos bispos, um
a um, e uma só é a Igreja, a qual, pelo incremento de sua fecundidade, se estende
mais amplamente na multidão. Como muitos são os raios do sol, e uma única a luz;
e de uma árvore muitos são os galhos, mas um só o tronco, firmado em raiz tenaz, e
como a emanar de uma só fonte muitos cursos de água; e embora, mercê da prodigalidade
da abundância transbordante, o vultoso número pareça difuso, entretanto a
unidade é conservada inteira na origem, assim também na Igreja, inundada da luz do
Senhor, derrama seus raios por todo o urbe, todavia uma só é sua luz, que é difundida
por toda parte, sem parcelar a unidade do corpo; estende seus galhos pelo orbe
inteiro, produzindo riachos que correm à larga, contudo uma é a cabeça e uma a
origem” etc. Em seguida: “A esposa de Cristo não pode cometer adultério; ela conhece
uma casa, de casto pudor guarda a santidade de um só aposento conjugal.” Vês como ele toma só o episcopado de Cristo como universal, o qual toma sob si
toda a Igreja; diz que partes dela são sustentadas integralmente por todos quantos
exercem o episcopado sob esta Cabeça. Onde está o primado da sé romana, se só na mão de Cristo reside integralmente o episcopado, e de cada bispo lhe é sustentada
integralmente uma parte? Meu objetivo, nestas observações, é mostrar ao leitor, de
passagem, que o axioma da unidade de um gênero terreno na hierarquia, o que os
romanistas assumem como confesso e indubitável, era totalmente desconhecida da
Igreja antiga.
João Calvino
Escola Bíblica Conhecedores da verdade - O objetivo deste blog e levar você a conhecer a verdade que liberta de todo o Engano. Nesses últimos tempos, muito se tem ouvido falar do evangelho de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, porém de maneira distorcida e muitas vezes pervertida, com heresias disfarçada etc. “ ...e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” João 8.32