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quinta-feira, 8 de novembro de 2018

A TRÍADE DE FATORES QUE CONFERIRAM À SÉ ROMANA SUA POSIÇÃO ÚNICA DE PRESTÍGIO, PODER E INFLUÊNCIA

Venhamos agora à Igreja antiga, para que também se faça manifesto que nossos adversários blasonam de seu sufrágio não menos infundada e falsamente que do testemunho da Palavra de Deus. Portanto, quando alardeiam aquele seu axioma, a saber, que não se pode manter a unidade da Igreja de outra sorte senão que se faz necessário haver na terra uma única cabeça suprema, à qual todos os membros obedeçam, e por isso o Senhor deu o primado a Pedro, e daí, por direito de sucessão, à sé romana, para que nela resida até o fim; asseveram que isso foi observado sempre, desde o início. No entanto, visto que torcem indevidamente a muitos testemunhos, primeiro quero prefaciar que não nego que os antigos, por toda parte, atribuam grande honra à igreja de Roma, e dela falem com reverência, o que julgo originar-se de três causas, mui especialmente. Ora, em primeiro plano, aquela opinião, a qual não sei como chegou a prevalecer, de que ela foi fundada e constituída pelo ministério de Pedro, era de muita valia para conciliar-lhe favor e autoridade. Assim sendo, no ocidente, ela era honorificamente chamada Sé Apostólica. Em segundo lugar, como ali estivesse a cabeça do Império, também por esta razão seria crível que aí os homens fossem mais eminentes, seja na doutrina, seja na prudência, seja na perícia e no uso de muitas coisas, que em qualquer outro lugar. Em razão desse fato, tinha-se consideração que não se devesse subestimar não apenas a nobreza da cidade, mas também a existência nela de outros dons de Deus muito mais excelentes. A estas duas se acrescentou, ademais, uma terceira razão: que, enquanto as igrejas orientais e as da Grécia, mesmo as africanas, se tumultuassem entre si em muitas dissenções de opiniões, esta foi mais plácida do que as outras, e menos turbulenta. Assim aconteceu que bispos pios e santos, arredados de suas sés, aí freqüentemente se acolhessem como se num refúgio ou num como que porto. Ora, de quão menos agudo e vívido engenho são os ocidentais que os asiáticos e os afros, também tanto menos ávidos de coisas novas. Portanto, isto acrescentou muito de autoridade à igreja romana, ou, seja, que naqueles tempos dúbios ela não foi tão tumultuada como as demais, e se dedicou na doutrina, de uma vez por todas, com mais tenacidade que todas as restantes, como explicaremos melhor imediatamente a seguir. Em razão destas três causas, reitero que a sé romana foi tida em não vulgar honra e recomendada por muitos eminentes testemunhos dos antigos.

João Calvino