Venhamos agora à Igreja antiga, para que também se faça manifesto que nossos
adversários blasonam de seu sufrágio não menos infundada e falsamente que do
testemunho da Palavra de Deus. Portanto, quando alardeiam aquele seu axioma, a
saber, que não se pode manter a unidade da Igreja de outra sorte senão que se faz
necessário haver na terra uma única cabeça suprema, à qual todos os membros obedeçam,
e por isso o Senhor deu o primado a Pedro, e daí, por direito de sucessão, à
sé romana, para que nela resida até o fim; asseveram que isso foi observado sempre,
desde o início. No entanto, visto que torcem indevidamente a muitos testemunhos,
primeiro quero prefaciar que não nego que os antigos, por toda parte, atribuam
grande honra à igreja de Roma, e dela falem com reverência, o que julgo originar-se
de três causas, mui especialmente.
Ora, em primeiro plano, aquela opinião, a qual não sei como chegou a prevalecer,
de que ela foi fundada e constituída pelo ministério de Pedro, era de muita valia
para conciliar-lhe favor e autoridade. Assim sendo, no ocidente, ela era honorificamente
chamada Sé Apostólica. Em segundo lugar, como ali estivesse a cabeça do
Império, também por esta razão seria crível que aí os homens fossem mais eminentes,
seja na doutrina, seja na prudência, seja na perícia e no uso de muitas coisas,
que em qualquer outro lugar. Em razão desse fato, tinha-se consideração que não se
devesse subestimar não apenas a nobreza da cidade, mas também a existência nela
de outros dons de Deus muito mais excelentes. A estas duas se acrescentou, ademais,
uma terceira razão: que, enquanto as igrejas orientais e as da Grécia, mesmo
as africanas, se tumultuassem entre si em muitas dissenções de opiniões, esta foi
mais plácida do que as outras, e menos turbulenta. Assim aconteceu que bispos pios
e santos, arredados de suas sés, aí freqüentemente se acolhessem como se num
refúgio ou num como que porto. Ora, de quão menos agudo e vívido engenho são os
ocidentais que os asiáticos e os afros, também tanto menos ávidos de coisas novas.
Portanto, isto acrescentou muito de autoridade à igreja romana, ou, seja, que naqueles
tempos dúbios ela não foi tão tumultuada como as demais, e se dedicou na doutrina,
de uma vez por todas, com mais tenacidade que todas as restantes, como
explicaremos melhor imediatamente a seguir. Em razão destas três causas, reitero que a sé romana foi tida em não vulgar honra e recomendada por muitos eminentes
testemunhos dos antigos.
João Calvino
Escola Bíblica Conhecedores da verdade - O objetivo deste blog e levar você a conhecer a verdade que liberta de todo o Engano. Nesses últimos tempos, muito se tem ouvido falar do evangelho de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, porém de maneira distorcida e muitas vezes pervertida, com heresias disfarçada etc. “ ...e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” João 8.32