Algumas vezes Paulo nos pinta a Igreja com cores vivas. Ele não faz menção
alguma de uma cabeça da Igreja na terra; ao contrário, à luz de sua descrição é fácil
coligir que tal figura é estranha à instituição de Cristo. Com sua ascensão, Cristo
retirou de nós sua presença visível [At 1.9]; contudo subiu para preencher todas as
coisas [Ef 4.10]; portanto, a Igreja agora o tem ainda presente, e haverá de tê-lo sempre. Quando Paulo quer mostrar a maneira pela qual ele se manifesta, nos traz
aos ministérios dos quais faz uso. “O Senhor está em todos nós”, diz ele, “segundo
a medida da graça que conferiu a cada membro” [Ef 4.7]. Por isso, “a uns constituiu
primeiramente apóstolos; a outros, porém, pastores; a outros, evangelistas; a outros,
mestres”; etc. [Ef 4.11]. Por que o apóstolo não diz que o Senhor constituiu um
sobre todos, para que fosse seu vigário? Pois a matéria que trata o exigia; e não teria
deixado de dizê-lo, se fosse verdade.
Cristo, diz o Apóstolo, está presente conosco. Como? Através do ministério de
homens a quem deu à Igreja para ser por eles governada. Por que não antes pela
cabeça ministerial, a quem pôs em seu lugar? Ele menciona, sim, a unidade, porém
em Deus e na fé em Cristo. Quanto aos homens, não lhes atribui nada, senão o
ministério comum e a cada um sua porção particular. Ao nos encomendar a unidade,
dizendo que somos um corpo e um espírito, que temos uma mesma esperança de
vocação, um só Deus, uma mesma fé e um só batismo [Ef 4.4, 5], por que não
acrescenta logo que temos um sumo pontífice, que sustenta a unidade da Igreja?
Porque, se fosse assim, não poderia dizer nada que viesse mais a propósito. Que
ponderem bem esta passagem, e tomem nota dela. Não há dúvida de que Paulo quis
aí representar o governo total, sagrado e espiritual da Igreja, o qual os que vieram
depois chamaram hierarquia. Ora, ele não admite monarquia nem principado algum
de um homem só entre os ministros. Ao contrário, ele dá a entender que tal
coisa não existe. Tampouco se pode duvidar que ele quisesse expor a maneira da
união com que os fiéis estão unidos com Cristo, sua Cabeça. Pois aí ele não só não
menciona nenhuma cabeça ministerial, mas inclusive atribui a cada membro sua
operação particular [Ef 4.16], segundo a medida da graça distribuída a cada um [Ef
4.7]. Tampouco existe razão para estabelecer sutilmente comparação da hierarquia
celestial e terrena; pois da hierarquia celestial não necessitamos saber mais que
aquilo que a Escritura diz; e para constituir a ordem que temos sobre a terra não
devemos seguir outro padrão além daquele que o Senhor mesmo nos deu.
João Calvino
Escola Bíblica Conhecedores da verdade - O objetivo deste blog e levar você a conhecer a verdade que liberta de todo o Engano. Nesses últimos tempos, muito se tem ouvido falar do evangelho de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, porém de maneira distorcida e muitas vezes pervertida, com heresias disfarçada etc. “ ...e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” João 8.32