Total de visualizações de página

domingo, 19 de agosto de 2018

A FÉ É CONHECIMENTO, E ESTE DE CUNHO TRANSCENDENTE, NÃO SENSÓRIO, PERCEPTIVO OU ESPECULATIVO

Examinemos de novo, agora, cada parte desta definição de fé, as quais, perscrutadas diligentemente, nada deixará de duvidoso, segundo penso. Quando à fé chamamos conhecimento, não queremos dizer compreensão que costuma ser das coisas que caem sob a percepção sensória humana. Pois a fé está tão acima da percepção sensória, que se torna indispensável que o entendimento humano se eleve sobre si mesmo para chegar a ela. Contudo, nem mesmo quando a ela chega, compreende o que percebe. Mas, enquanto persuadida do que não apreende, pela própria certeza da persuasão mais entende que se percebesse algo humano por sua própria capacidade. Daí, admiravelmente a descreve Paulo, que a chama “compreender, com todos os santos, qual seja o comprimento, a largura, a profundidade e a altura, e conhecer o amor de Cristo que ultrapassa todo conhecimento” [Ef 3.18, 19]. Pois quis significar que é de todos os modos infinito o que nossa mente abraça pela fé, e que esse gênero de conhecimento é muito mais elevado que todo saber humano. Contudo, porque a seus santos fez o Senhor manifesto o segredo de sua vontade, o qual estivera oculto por séculos e gerações [Cl 1.26], com razão mui procedente é a fé freqüentemente chamada, nas Escrituras, pleno conhecimento [Ef 1.17; 4.13; Cl 1.9; 3.10; 1Tm 2.4; Tt 1.1; Fm 6], por João, entretanto, apenas conhecimento quando testemunha que os fiéis bem sabem ser filhos de Deus [1Jo 3.2]. E de fato o sabem com certeza, porém firmados mais pela persuasão da verdade divina do que instruídos por demonstração racional. Isto indicam também as palavras de Paulo: “Enquanto habitamos neste corpo, peregrinamos longe do Senhor, porquanto andamos por fé, não por visão” [2Co 5.6, 7], palavras com as quais mostra que aquelas coisas que assimilamos pela fé estão, no entanto, distantes de nós e nos escapam à visão. Do quê afirmamos que o conhecimento da fé consiste mais em certificação do que em apreensão.

João Calvino