Total de visualizações de página

domingo, 7 de outubro de 2018

A PRÓPRIA ADMINISTRAÇÃO DA VOCAÇÃO EFICAZ, A RESULTAR DA PREGAÇÃO DA PALAVRA E DA ILUMINAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO, EVIDENCIA SER ELA OBRA DA MERA GRAÇA DIVINA

Além disso, também a própria natureza e administração da vocação demonstram isto claramente, as quais não subsistem só pela pregação da Palavra, mas também da iluminação do Espírito. A quem Deus ofereça sua Palavra, o temos no Profeta: “Fui buscado dos que não perguntavam por mim, fui achado daqueles que não me buscavam; a uma nação que não se chamava do meu nome eu disse: Eis-me aqui, eis-me aqui” [Is 65.1]. E para que os judeus não pensassem que esta clemência pertencia só aos gentios, também lhes traz à lembrança de onde o pai Abraão fora tomado, quando se dignou chamá-lo para si, aliás do meio da idolatria, na qual havia submergido com todos os seus [Js 24.2, 3]. Quando Deus se mostra com a luz de sua Palavra aos que não o mereciam, nisso exibe evidência mui luminosa de sua graciosa bondade. Aqui, pois, já se manifesta a imensa bondade de Deus, mas não a todos para salvação, porque aos réprobos espera juízo mais grave, porquanto rejeitam o testemunho do amor de Deus. E também Deus, a fim de realçar sua glória, subtrai deles a eficiência de seu Espírito. Portanto, esta vocação interior é o penhor da salvação, o qual não pode enganar. O que é pertinente essa afirmação de João: “Daí sabemos que somos seus filhos: que nos deu de seu Espírito” [1Jo 3.24; também 4.13]. E para que a carne não se glorie de que ao menos lhe respondeu ao chamado e se ofereceu espontaneamente, afirma que não havia nenhum ouvido para ouvir, nem olhos para ver, senão aqueles que ele próprio fez. Ele os fez, porém, não segundo a gratidão de cada um, mas em função de sua eleição. Insigne exemplo tensdesta matéria em Lucas, onde judeus e gentios em comum ouvem a pregação de Paulo e Barnabé. Embora então todos fossem instruídos com a mesma palavra, narra-se que só creram “aqueles que haviam sido ordenados para a vida eterna” [At 13.48]. Como, pois, nos atreveremos a negar que a vocação é gratuita, quando nela resplandece por toda parte unicamente a eleição?

João Calvino