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quinta-feira, 25 de outubro de 2018

A UNIDADE DA IGREJA QUE CIPRIANO TAMBÉM SUSTENTA SE ENFEIXA NO SENHORIO DE CRISTO, EM CONFORMIDADE COM A PALAVRA DA ESCRITURA

Igualmente Cipriano, seguindo a Paulo, afirma que a fonte de toda concórdia eclesiástica se deriva do episcopado único de Cristo. Em seguida adiciona: “A Igreja é una, a qual, em decorrência do incremento de sua fecundidade, se estende mais amplamente formando uma verdadeira multidão, como do sol muitos são os raios, mas uma só a luz; e os ramos de uma árvore são muitos, mas um só o tronco firmado na raiz tenaz. E, quando de uma só fonte fluem muitos riachos, ainda que da prodigalidade da exuberante abundância apareça difusa multiplicidade, unidade, contudo permanece na origem. Arranca-se um raio do corpo do sol: a unidade não sofre divisão. Quebra-se de uma árvore um ramo, o ramo quebrado não poderá brotar. Secciona-se da fonte um riacho, este se seca. Assim a Igreja banhada na luz do Senhor: entretanto se estende por todo o orbe uma só luz que se difunde por toda parte.”23 Não se pôde dizer mais apuradamente para exprimir essa indivisível conexão que todos os membros de Cristo têm entre si. Vemos como constantemente nos remete ao próprio Cabeça da Igreja. Conseqüentemente, sentencia que as heresias e cismas promanam do fato de que não se volta à fonte da verdade, nem se busca a Cabeça, nem se conserva o ensino do Mestre celestial.24 Então se vão e vociferam dizendo que somos hereges, que nos retiramos de sua Igreja, quando não houve nenhuma causa de separação, senão esta única: que de modo algum podem suportar a confissão da pura verdade. Não obstante, deixo de declarar que eles nos expulsaram com anátemas e execrações, o que, afinal, por si só nos absolve mais que suficientemente, a menos que queiram condenar de cisma também aos apóstolos, com os quais temos causa semelhante. Reitero que Cristo predisse a seus apóstolos que sucederá que seriam escorraçados das sinagogas por causa de seu nome [Jo 16.2]. Ora, essas sinagogas de que está falando eram, então, tidas como igrejas legítimas. Portanto, uma vez ser evidente que também fomos escorraçados, e estamos preparados a mostrar que isto se deu em função do nome de Cristo, certamente que se impõe indagar acerca da causa antes que se defina algo de nós, de uma forma ou outra. Mas se o querem assim, de bom grado lhes concedo, porque a mim me é suficiente provar que fomos obrigados a deles afastar-nos, para nos achegarmos a Cristo.

João Calvino