Não obstante, há outra espécie de “temor e tremor” [Fp 2.12], a qual está mui
longe de empobrecer a certeza da fé, a qual, ao contrário, é estabelecida com maior
firmeza. Na verdade, isto se dá enquanto os fiéis, ou pensam que seus exemplos são
conferidos à guisa de avisos da divina vingança contra os ímpios, solicitamente se
munem de prudência para que não lhes aconteça que provoquem contra si a ira de
Deus mediante as mesmas ofensas, ou, quando examinam em seu íntimo sua própria
miséria, aprendem a depender inteiramentedo Senhor, sem o qual percebem que são
mais instáveis e efêmeros que qualquer vento.
Ora, o Apóstolo, ao falar das punições com as quais o Senhor castigara outrora
ao povo de Israel, incute terror aos Coríntios para que não se enredilhem em males
semelhantes [1Co 10.4-11]. Com isso, não pretende abalar sua confiança; ao contrário,
apenas lhes sacode o torpor da carne, mediante o qual a fé costuma ser mais
quebrantada que fortalecida. Tampouco, quando pela queda dos judeus se mune de
razão para exortar que “aquele que está de pé, olhe que não caia” [1Co 10.12], nos
prescreve que vacilemos, como se estivéssemos pouco certos de nossa firmeza, mas
apenas desfaz a arrogância e o temerário excesso de confiança de nossa própria
força, para que, sendo os judeus rejeitados, os gentios, recebidos em seu lugar, não
exultem desmesuradamente [Rm 11.20, 21]. Ainda que aí fale não só aos fiéis, mas,
em sua consideração ele inclui também os hipócritas, os quais se gloriavam apenas
na aparência exterior. Pois não adverte a homens individualmente; mas, estabelecida
comparação entre judeus e gentios, depois que mostrara que aqueles tinham sofrido
as justas punições de sua incredulidade e ingratidão, a saber, que haviam sido
rejeitados, também a estes exorta a que não percam, enchendo-se de orgulho e exaltando-se
a si mesmos, a graça da adoção que há pouco lhes fora transferida. Mas, da
mesma forma que naquela rejeição dos judeus alguns sobravam dentre eles, os quais
de modo algum apostataram do pacto de adoção, assim podiam alguns erguer-se
dentre os gentios, os quais, sem genuína fé, apenas se inflariam de estulta confiança
carnal; e assim, para sua ruína, abusariam da benignidade de Deus.
Com efeito, ainda que se admita que se aplique aos eleitos e fiéis esta referência,
não haverá nisso inconveniente algum. Ora, uma coisa é reprimir a temeridade
que dos resquícios da carne amiúde se insinua aos santos sorrateiramente, para
que não se esbaldem em vã confiança; outra é afligir de temor a consciência, de
sorte que não descanse em plena segurança na misericórdia de Deus.
João Calvino