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segunda-feira, 27 de agosto de 2018

A FÉ SE FIRMA NA PALAVRA DA ESCRITURA ATRAVÉS DA ILUMINAÇÃO DA MENTE E DO ALENTO DO CORAÇÃO EFETUADOS PELO ESPÍRITO SANTO

Com efeito, esta comprovação franca e objetiva da Palavradevia, por certo, bastar sobejamente para produzir a fé, não fosse o fato de nossa cegueira e obstinação o impedir. Na verdade, tanto é a propensão de nossa mente para a fatuidade, que não pode ela jamais aproximar-se da verdade de Deus, tal é sua obtusidade, sempre se faz cega à sua luz. Conseqüentemente, de nenhum efeito é a Palavra sem a iluminação do Espírito Santo. Donde também se faz claro que a fé é muito superior ao entendimento humano. E não basta que o entendimento seja iluminado pelo Espírito de Deus; é preciso também que o coração seja corroborado e confirmado por seu poder.4 Nisto extraviam-se totalmente os escolásticos, os quais na consideração da fé miram somente o assentimento puro e simples,resultante do conhecimento, preterindo a confiança e a certeza do coração. Portanto, de uma e outra maneira singular, a fé é um dom de Deus, não só que nela é expurgada a mente do homem para degustar a verdade de Deus, mas também que nela o coração é firmado. Ora, tampouco é o Espíritomeramente o iniciador da fé, mas ele a faz crescer passo a passo, até que ela nos conduza inteiramente ao reino celeste. “Guarda o precioso depósito”, diz Paulo, “mediante o Espírito Santo, que habita em nós” [2Tm 1.14]. Como, no entanto, Paulo ensina que o Espírito é dado pelo ouvir da fé [Gl 3.2], isto pode ser explicado sem nenhuma dificuldade. Se houvesse apenas um dom do Espírito, Paulo teria chamado a fé, absurdamente, o Espírito, efeito da fé, o qual é seu autor e causa. Como, porém, ele menciona os muitos dons do Espírito com os quais Deus adorna sua Igreja, e em virtude de incrementos da fé a conduz à perfeição, não é de admirar se os atribua à fé, a qual nos prepara para recebê-los. Em verdade, isto é tido como extremamente paradoxal, a saber, quando se diz que ninguém, a não ser a quem ele tenha sido dado, pode crer em Cristo. Mas isso em parte se deve porque não atentam para a sabedoria celestial, quão recôndita e sublime é ela, ou porque a obtusidade humana é extremamente profunda para perceber os mistérios de Deus; em parte porque não têm em mira aquela sólida e estável constância de coração, isto é, a parte principal da fé.

João Calvino