Acrescentamos que a fé é um conhecimento certo e seguro, cuja qualificação
expressa a mais firme constância de sua persuasão. Pois, como a fé não se contenta
com opinião dúbia e mutável, assim tampouco com uma noção obscura e confusa;
pelo contrário, requer certeza plena e fixa, como costuma ser em se tratando de
coisas experimentadas e comprovadas. Ora, a incredulidade tão profunda e arraigadamente
se nos apega ao coração e a tal ponto lhe somos propensos, que sem árduo
embate cada um não se persuade daquilo que todos confessam com a boca: que
Deus é fiel. Especialmente quando se confronta uma situação real, a insegurança de
todos põe a descoberto a falha que jazia oculta.
Por isso, não sem motivo o Espírito Santo enaltece com tão nobres títulos a
autoridade da Palavra de Deus, a fim de fornecer remédio a esta enfermidade e para
que demos total crédito a Deus em suas promessas. “As palavras do Senhor são
palavras puras”, diz Davi, “prata fundida em excelente cadinho, purificada sete vezes” [Sl 12.6]. De igual modo: “A palavra do Senhor é refinada, escudo é a todos os
que nele confiam” [Sl 18.30]. Salomão, porém, confirma o mesmo com quase os
mesmos termos: “Toda palavra de Deus é refinada” [Pv 30.5]. Mas, visto que nesta
demonstração se consome o Salmo 119, seria supérfluo nesta matéria recitar mais
textos da Escritura. Sem dúvida, sempre que Deus, em tais termos, nos recomenda
sua Palavra, indiretamente está a censurar-nos a incredulidade, porquanto ele não
visa a outro propósito, senão que nos erradique do coração dúvidas tão disparatadas.
Muitíssimos há tambémque de tal modo concebem a misericórdia de Deus, que
daí recebem um mínimo de consolação, pois são, ao mesmo tempo, constringidos
por mísera ansiedade, enquanto duvidam que ele lhes será misericordioso, porque
encerram dentro de limites demasiadamente estreitos aquela própria clemência da
qual parecem estar mui persuadidos. Com efeito, assim ponderam consigo que certamente
ela é grande e copiosa, derramada sobre muitos, a todos acessível e preparada;
contudo, que é incerto se porventura também a si ela haja de chegar, ou, antes,
se porventura eles haverão de chegar a ela. Com este pensamento, é como se parasse
em meio do caminho; não de pensamento pela metade. Conseqüentemente, longe de
levar tranqüilidade e segurança ao espírito, o perturba ainda mais com dúvidas e
incerteza.
Bem outro é o sentimento de plhrofori,aj [pl@r(ph(rías – plena certeza] que
nas Escrituras sempre se atribui à fé; isto é, que elimina a dúvida acerca da bondade
de Deus a nós claramente manifesta. Mas, isto não pode acontecer sem que sintamos
verdadeiramente seu dulçor e o experimentemos em nós mesmos. Por isso é
que o Apóstolo deriva da fé a confiança, e desta, por outro lado, a ousadia. Pois
assim fala ele: “Mediante Cristo temos nós ousadia e acesso em confiança, que é por
meio da fé nele” [Ef 3.12]; palavras com as quais mostra absolutamente que não há
fé correta a não ser quando ousamos apresentar-nos perante Deus com ânimo sereno.
Esta ousadia não nasce senão da sólida confiança na benevolência e salvação
divinas. Tão verdadeiro é isso que, com bastante freqüência, se usa o termo fé em
lugar de confiança.
joão Calvino
Escola Bíblica Conhecedores da verdade - O objetivo deste blog e levar você a conhecer a verdade que liberta de todo o Engano. Nesses últimos tempos, muito se tem ouvido falar do evangelho de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, porém de maneira distorcida e muitas vezes pervertida, com heresias disfarçada etc. “ ...e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” João 8.32