Contudo, se bem que já as abordamos
acima, ainda não foi explicado que liberdade tem o homem nas ações que por si
mesmas nem são justas nem viciosas, e dizem respeito mais à vida corpórea que à
espiritual. Alguns lhe têm concedido livre escolha em tais ações, mais, segundo
julgo, porque não queriam debater acerca de algo que não seja de grande
importância do que por quererem afirmar formalmente exatamente aquilo que estão
admitindo. Eu, embora confesse que aqueles que admitem não possuir nenhum
recurso para a justiça estão assim admitindo o que é, acima de tudo, necessário
que se conheça para a salvação, todavia não sou de parecer quese deva
negligenciar também esta parte: que é preciso reconhecer que do Senhor é a
graça especial, a saber, que muitas vezes vem à mente escolher o que nos é de
proveito, e muitas vezes a isso se nos inclina a vontade; por outro lado,
quantas vezes o que, de outra sorte, haveria de ser danoso, refugam a mente e
também o entendimento. E a este ponto se estende a força da divina providência,
não somente que sucedam as eventuações das coisas como haja previsto ser
conveniente, mas também que ao mesmo se incline a vontade dos homens. Verdade é
que, se atentamos para a direção das coisas externas segundo nosso modo de ver,
até este ponto nada haveremos de duvidar que estão situadas sob o arbítrio
humano. Se, porém, damos ouvidos a tantos testemunhos que proclamam que também
nestas coisas externas o Senhor rege a mente dos homens, somos compelidos a
sujeitar o próprio arbítrio ao impulso especial de Deus.
Quem em relação aos israelitas
conciliou a vontade dos egípcios, de sorte que lhes dessem em empréstimo todos
os seus mais preciosos vasos? [Ex 11.2, 3]. Jamais haveriam eles inclinado a
mente a isso por sua própria disposição. Logo, mais sujeita ao Senhor lhes
estava a mente do que regida por si própria. Certamente que, se Jacó não
estivesse convencido de que Deus põe diversos afetos nos homens segundo seu
beneplácito, não teria dito de seu filho José, a quem tomou por um egípcio:103
“E Deus Todo-Poderoso vos dê misericórdia diante do homem” [Gn 43.14]. Assim
como também confessa toda a Igreja no Salmo [106.46]: quando Deus quis
compadecer-se de seu povo, o coração de nações cruéis foi abrandado à demência.
Por outro lado, quando Saul ardeu em ira, de sorte que se cingiu para a guerra,
a causa assim se expressa: que o Espírito de Deus o havia impelido [1Sm 11.6].
Quem a Absalão desviou a mente de abraçar o conselho de Aitofel, que costumava
ser como um orácu1o [2Sm 17.14]? Quem curvou a Reboão a que se deixasse
persuadir pelo conselho dos jovens[1Rs 12.10, 14]? Quem, à aproximação de
Israel, apavorou as nações anteriormente de grande ousadia? Que isso de fato
aconteceu por divina operação, confessou-o a meretriz Raabe [Js 2.9]. Quem,
ademais, de medo e temor abateu os corações de Israel, senão Aquele que na lei
ameaçou dar-lhes um coração medroso [Lv 26.36; Dt 28.65]?
João
Calvino