Esta é a síntese: pode-se perceber em
todo o gênero humano que a razão é própria à nossa natureza, a qual nos
distingue dos animais brutos, assim como pela sensibilidade diferem estesdas
coisas inanimadas. Ora, que alguns nascem imbecis ou broncos, esse defeito não
obscurece a graça geral de Deus, senão que, antes, por tal constatação somos
advertidos de que se deve, com razão, atribuir à benevolência de Deus o que nos
é deixado; porque, caso ele não tivesse poupado, a queda teria trazido consigo
a destruição de toda nossa natureza.
Que, porém, uns excelem em habilidade,
outros são superiores no julgar, em outros a mente é mais agil para aprender a
esta ou aquela arte, nesta variedade Deus nos recomenda sua graça, para que a
si alguém não arrogue como sendo próprio o que flui da mera liberalidade
daquele. Porque, donde procede que um seja mais eminente que outro, senão para
que na natureza comum se sobreleve a graça especial de Deus, a qual, preterindo
a muitos, se proclama não estar obrigada a ninguém? Acrescenta que, em
conformidade com a vocação de cada um, Deus lhes instila operações especiais,
fato de que ocorrem muitos exemplos no livro dos Juízes, onde se diz que o
Espírito do Senhor revestiu aqueles a quem chamava para governar o povo. Enfim,
em todos os modos importantes, a impulsão especial é divina. Por essa razão, os
valentes cujo coraçãoDeus havia tocado seguiram a Saul [1Sm 10.26]. E quando é
predita a investidura de Saul ao trono, assim fala Samuel: “O Espírito do
Senhor virá sobre ti e serás um outro homem” [1Sm 10.6]. E isto se estende a
todo o curso de seu governo, como, mais tarde, acerca de Davi se narra: que
sobre ele viera o Espírito do Senhor daquele dia em diante [1Sm 16.13].
Ademais, o mesmo se ensina em outro lugar no tocante a ações particulares. E
até em Homero47 lemos que os homens excelem em engenho, não só de conformidade
com o que Júpiter distribuiu a cada um, mas ainda oi-on evpV h=mar a´ç;gh|si [ho'(n }p V}mar ág}(i) si – na medida em que dia
a dia (o) conduz; tal como a cada dia (o) dirige]. E a experiência mostra
claramente que, enquanto aqueles que eram assaz talentosos e sagazes,
freqüentemente se quedam aparvalhados; visto que a mente dos homens está na mão
e arbítrio de Deus, assim ele rege a todo e cada momento. Razão por que se diz
que ele arrebata o senso aos prudentes para que vagueiem por paragens
intransitáveis [Jó 12.24; Sl 107.40]. Contudo, nesta diversidade ainda vemos
alguns traços remanescentes da imagem de Deus que a todo gênero humano
distinguem das demais criaturas.