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segunda-feira, 30 de julho de 2018

TEOR E SENTIDO DA CLÁUSULA: “QUE VISITA A INIQÜIDADE DOS PAIS NOS FILHOS...”


Impõe-se ver o que Deus quer dizer na ameaça, quando ensina que haverá de “visitar a iniqüidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração”. Ora, além de ser estranho à eqüidade da justiça divina infligir sobre o inocente o castigo de falta alheia, também Deus mesmo afirma que não consentirá que o filho leve a iniqüidade do pai [Ez 18.20]. E, contudo, esta cláusula não se repete uma vez só, ou, seja, de serem os castigos de faltas avoengas distendidas às gerações futuras. Pois, freqüentemente, Moisés assim lhe dirige a palavra: “Senhor, Senhor, que lanças a iniqüidade dos pais aos filhos até a terceira e quarta geração” [Ex 34.6, 7; Nm 14.18]. De igual modo, Jeremias [32.18]: “Tu que usas de misericórdia com milhares, que retribuis a iniqüidade dos pais ao seio dos filhos depois deles.” Alguns, enquanto penosamente suam em solver este problema, pensam que se deva entender isto apenas de castigos temporais, os quais, se os filhos os mantêm em razão das faltas dos pais, não é absurdo, uma vez que não raro se lhes infligem para a salvação. O que, de fato, é verdadeiro, pois Isaías [39.7] anunciava a Ezequias que seus filhos haveriam de ser despojados do reino e deportados para o exílio, por causa de pecado por ele cometido. As casas de faraó e de Abimeleque são afligi das por causa do agravo feito a Abraão [Gn 12.17; 20.3, 18] – quando, porém, se aplica isto à solução desta questão, é antes subterfúgio do que verdadeira explicação. Ora, aqui e em passagenssemelhantes, estabelece ele punição mais pesada do que se pode fixar dentro dos termos da vida presente. Portanto, assim se deve admitir: que a justa maldição do Senhor pesa não apenas sobre a cabeça do ímpio, mas também sobre toda sua família. Onde esta maldição pesou, que se pode esperar, senão que o pai, destituído do Espírito de Deus, vive mui abominavelmente, e o filho, semelhantemente abandonado pelo Senhor por causa da iniqüidade do pai, segue o mesmo caminho de perdição? Finalmente, o neto e o bisneto, execrável semente de homens abomináveis, após eles se lancem em precipícios?

João Calvino