De conformidade com a primeira dessas
maneiras de ação divina, parece ter sido dito isto: “Ele remove a palavra aos
verazes e da razão priva os anciãos [Jó 12.20]; retira o entendimento àqueles que estão à frente do povo
da terra, por lugar sem trilha os faz errar” [Jó 12.24]. Igualmente: “Qual a razão
por que nos enlouqueceste, Senhor, e o coração nos endureceste, para que não te
temamos?” [Is 63.17]. Ora, na verdade, estas passagens indicam antes que
espécie de homens Deus os faz ao desertá-los, de modo que neles executa sua
obra. Há, porém, outros testemunhos que vão além, os quais tratam do
endurecimento de Faraó: “Endurecerei o coração de Faraó para que não vos ouça
[Ex 7.34] e deixe o povo ir” [Ex 4.21]. Em seguida, diz haver-lhe feito pesado
o coração e havê-lo enrijecido. Endureceu-o, não o amolecendo? De fato foi isso
que aconteceu. Entretanto, Deus fez algo mais, pois o entregou a Satanás a fim
de estribar seu coração na obstinação. Do quê havia dito antes: “Mas eu lhe
endurecerei o coração” [Ex 4.21]. O povo sai do Egito. Os habitantes da região
vêm-lhe ao encontro com espírito hostil. Incitados de onde? Moisés assevera ao
povo expressamente que fora o Senhor quem lhes endurecera o coração [Dt 2.30].
Além disso, narrando a mesma história, diz o Profeta que ele lhes volvera o
coração para que tivesse seu povo em ódio [Sl 105.25]. Já não podes dizer que
haviam tropeçado porque foram destituídos do conselho do Senhor. Ora, se eles
são “endurecidos” e “volvidos”, logo são a isto mesmo deliberadamente
inclinados. Além disso, sempre que lhe aprouve punir a transgressão do povo,
como levou a bom termo sua obra mediante os réprobos? De tal modo que vejas que
a eficiência do agir esteve nele e que eles simplesmente contribuíram com o
desempenho. Pelo que, ora ameaçava convocá-los com seu assobio [Is 5.26; 7.18],
ora usava os ímpios como uma rede para emaranhá-los [Ez 12.13; 17.20]; ora como
um malho para ferir aos israelitas [Jr 50.23]. Mas, especialmente então
declarou que não está nelesocioso, quando um machado chama a Senaqueribe, o
qual, para cortá-los, fora não só designado, como também impulsionado por sua
mão [Is 10.15]. Atiladamente, assim define Agostinho a matéria em certo lugar:
“Que os maus pequem, isso eles fazem por natureza; porém que ao pecarem, ou
façam isto ou aquilo, isso provémdo poder de Deus, que divide as trevas
conforme lhe apraz.”
João
Calvino