Sempre me agradou sobremaneira esta
ponderação de Crisóstomo: “A humildade é o fundamento de nossa filosofia.” Contudo, mais ainda esta de Agostinho: “Da
mesma forma”, diz ele, “que aquele orador, indagado qual seria o primeiro entre
os preceitos da eloqüência, respondeu: a elocução; como o segundo: a elocução;
também o terceiro: a elocução; assim, se me interrogas acerca dos preceitos da
religião cristã, primeiro, segundo e terceiro, me agradaria responder sempre: a
humildade.” Todavia, como o declara em
outro lugar, não considera como humildade quando, cônscio de alguma porção de
virtude em si próprio, o homem não cede ao orgulho; mas, ao contrário, quando
ele se sente verdadeiramente que nenhum refúgio possui senão na
humildade. “Ninguém”, diz ele, “se lisonjeie. Por si mesmo não passa de um
satanás. Do que é aquinhoado, isso ele o tem somente de Deus. Pois, que tens de
teu senão o pecado? Toma para ti o pecado, porque é teu, já que a retidão é de
Deus.” Ainda: “Por que tanto se presume da possibilidade de nossa natureza?
Está chagada, dilacerada, arruinada, perdida. Tem ela necessidade de verdadeira
confissão, não de falsa defesa.” De novo: “Quando alguém reconhece que em si
mesmo nada é e nenhuma ajuda tem de si próprio, dentro de si estão quebradas as
armas, serenados estão os embates. Mas, é indispensável que todas as armas da
impiedade sejam despedaçadas, sejam esmigalhadas, sejam consumidas pelo fogo, e
permaneças inerme, nenhum recurso tenhas em ti mesmo. Quanto mais fraco és em
ti, tanto mais te sustém o Senhor.” Assim, na consideração do Salmo 70, proíbe
que nos lembremos de nossa justiça pessoal, para que conheçamos a justiça de
Deus; e mostra que Deus nos recomenda sua graça de tal modo que saibamos que
nós nada somos, que nos mantemos firmes apenas pela misericórdia de Deus, já
que de nós mesmos nada somos senão maus. Portanto, neste ponto não contendamos
com Deus acerca de nosso direito, como se perdêssemos em nosso proveito tudo
quanto a ele atribuímos. Ora, se nossa humildade é sua exaltação, assim a confissão
de nossa humildade tem sua misericórdia como remédio preparado. Contudo, nem
pretendo que um homem que não se deixa assim persuadir ceda espontaneamente; e
se tem alguma capacidade, que dela desvie a mente para que se sujeite à
verdadeira humildade. Pelo contrário, pretendo que, debelada a enfermidade
filauti,aj kai. filoneiki,aj [philautías kaì phil(neikías – do amor de si mesmo
e do prazer por contenciosidade], obcecado pela qual pensa em si mais do que
convém [G1 6.3], se contemple honestamente no veraz espelho da Escritura [Tg
1.22-25].
João
Calvino