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domingo, 12 de agosto de 2018

A ESPERANÇA DA VIDA FUTURA NA PALAVRA DE JÓ


Acima, porém, dos demais, paira esse insigne pronunciamento de Jó: “Sei que meu redentor vive, e que no dia último haverei de ser ressuscitado da terra, e em minha carne verei a Deus, meu salvador. Posta está em meu seio esta minha esperança” [Jó 19.25-27]. Quantos querem ostentar sua habilidade, cavilam dizendo que estas declarações não podem ser entendidas como uma referência à ressurreição final, mas ao primeiro dia, qualquer que tenha sido, em que Jó esperava que Deus haveria de vir a ser mais benigno com ele; com o quê, embora concordemos em parte, contudo arrancaremos deles, queiram ou não, isto: Jó não teria chegado a esta amplitude de esperança, se em pensamento tivesse se deixado ficar na terra. Portanto, há que convir em que ele fixou seus olhos na imortalidade futura, pois compreendeu que, inclusive na sepultura, seu Redentor se preocupara com ele; já que a morte é o supremo desespero para os que têm seus pensamentos exclusivamente neste mundo, este não podia tirar-lhe a esperança.213 “Ainda que ele me mate”, dizia, “nele, entretanto, esperarei” [Jó 13.15]. E se algum obstinado murmura contra isto, dizendo que bem poucos pronunciaram palavras semelhantes, e por isso não se pode provar que esta foi uma doutrina comumente admitida pelos judeus, a esse lhe responderei no ato, dizendo que estes, com suas palavras, não quiseram ensinar uma espécie de sabedoria oculta, só acessíveis a uns poucos espíritos excelentes e particularmente dotados, pois os que pronunciaram estas palavras foram pelo Espírito Santo constituídos doutores, e abertamente ensinaram a doutrina que o povo haveria de professar.214 Portanto, quando ouvirmos os oráculos públicos do Espírito Santo, nos quais dissertou tão clara e lucidamente acerca da vida espiritual na igreja dos judeus, de intolerável renitência haverá de ser relegá-los a um pacto meramente carnal, em que se faça menção só da terra e da opulência terráquea.

João Calvino