Com efeito, por isso
é que nas velhas sombras não se devem numerar as duas causas posteriores que se
enfeixam neste mandamento; ao contrário, convêm elas, igualmente, em todos os
séculos, ainda que o sábado esteja cancelado, entre nós, não obstante, ainda
tem lugar isto: primeiro, que nos congreguemos em dias determinados para ouvir
a Palavra, para partir o pão místico, para as orações públicas; segundo, para
que se dê aos servos e aos operários relaxação de seu labor. Paira além de
dúvida que, na preceituação do sábado, o Senhor teve em mira a ambas. Sobejo
testemunho tem a primeira, mesmo que seja só no uso dos judeus. A segunda
gravou-a Moisés no Deuteronômio, nestas palavras: “Para que descanse teu servo,
e tua serva, assim como também tu; lembra-te de que também tu mesmo foste servo
no Egito” [Dt 5.14, 15]. De igual modo, no Êxodo: “Para que descanse teu boi e
teu jumento e tome alento o filho de tua serva” [Êx 23.l2]. Quem há de negar
que uma e outra nos convém, exatamente como convinha aos judeus? Reuniões de
Igrejanos são preceituadas pela Palavra de Deus, e sua necessidade nos é
suficientemente assinalada pela própria experiência da vida. Como se podem elas
realizar, a não ser que tenham sido promulgadas e tenham seus dias estabeleci dos?
Segundo a postulação do Apóstolo [1Co 14.40], todas as coisas entre nós devem
ser feitas decentemente e com ordem. Tão longe, porém, está de que se possa
conservar a decência e a ordem, a não ser mediante esta organização e
regularidade, as quais, se se desfazem, sobre a Igreja pairam mui presente
perturbação e ruína. Pois se a mesma necessidade pesa sobre nós, em socorro da
qual o Senhor constituíra o sábado para os judeus, ninguém alegue que ele não
nos diz respeito. Ora, nosso providentíssimo e indulgentíssimo Pai quis prover
à nossa necessidade, não menos que à dos judeus. Por que, dirás, não nos
congregamos antes diariamente, de sorte que, dessa forma, se ponha termo à
distinção de dias? Prouvera que, de fato, isto se nos concedesse! E, por certo,
a sabedoria espiritual era digna de que se lhe reservasse diariamente alguma
porçãozinha do tempo. Mas, se pela fraqueza de muitos não se pode conseguir que
se realizem reuniões diárias, e a norma da caridade não permite deles exigir
mais, por que não obedeçamos à norma que nos foi imposta pela vontade de Deus?
João Calvino