Total de visualizações de página

quinta-feira, 25 de outubro de 2018

A IGREJA PAPAL SE ASSEMELHA A ISRAEL DE OUTRORA, DENUNCIADO PELOS PROFETAS EM DECORRÊNCIA DE SEUS DESVIOS DOS CAMINHOS DO SENHOR

Mas, certamente ainda mais se comprovará em que lugar devem estar todas as igrejas que a tirania desse ídolo romano ocupou, se a igreja papal for comparada com a igreja israelita de outrora, qual foi delineada nos profetas. Entre os judeus e os israelitas subsistia então a Igreja verdadeira, quando persistiriam firmes nas leis do pacto, de fato obtendo da benevolência de Deus esses elementos nos quais a Igreja se contém. Tinham na lei a doutrina da verdade; seu ministério estava nas mãos dos sacerdotes e dos profetas. Pelo sinal da circuncisão, eram iniciados na religião; por outros sacramentos eram exercitados à confirmação da fé. Sem dúvida que à sua sociedade competiam os encômios com que o Senhor honrou sua Igreja.
Depois que, desertada a lei do Senhor, degeneraram à idolatria e superstição, decaíram em parte dessa prerrogativa. Pois, quem ousou arrebatar o título de igreja àqueles entre os quais Deus comissionou a pregação de sua Palavra e a observância de seus mistérios? Por outro lado, quem ousou, sem qualquer exceção, chamar igreja a esse ajuntamento onde a Palavra do Senhor é escancarada e impunemente calcada aos pés, onde seu ministério, o cerne principal e, mais ainda, a alma da Igreja é inteiramente destruída?

João Calvino