O que dissemos, que para estarmos seguros da ressurreição temos que aplicar os
sentidos para o imenso poder de Deus, isso, sucintamente, o ensina Paulo. “Para ser
conforme”, diz ele, “seu corpo glorioso, segundo seu eficaz poder de sujeitar também
a si todas as coisas” [Fp 3.21]. Portanto, não há nada menos consentâneo do
que visualizar aqui algo que se possa processar por força da própria natureza, quando
se nos impõe milagre inestimável, que por sua magnitude os sentidos nos absorve.
Paulo, no entanto, propondo uma prova da própria natureza, assim refuta a
estultícia daqueles que negam a ressurreição. “Ó estulto”, diz ele, “o que semeias
não medra, a menos que primeiro morra” etc. [1Co 15.36]. Ele diz que na semeadura
se visualiza uma imagem da ressurreição, porquanto a messe nasce da putrefação.
E nem seria tão difícil de crer, se prestássemos atenção como deveríamos a
tantos milagres como se oferecem a nossos olhos em todas as partes do mundo.384
Lembremo-nos, por outro lado, que ninguém é realmente persuadido da ressurreição
futura, a não ser aquele que, arrebatado pela admiração, dá sua glória ao poder
de Deus. Transportado por esta confiança, Isaías exclama: “Teus mortos viverão;
meu cadáver ressurgirá; despertai e louvai, ó moradores do pó” [Is 26.19]. Nas
circunstâncias desesperadoras, eleva-sea Deus, o Autor da vida, com quem estão as
saídas da morte, como se diz no Salmo [68.20]. Também Jó, mais parecendo a um
cadáverque a um ser humano, confiado no poder de Deus, não duvida de que naquele
dia se haverá de elevar na plenitude de seu ser: “Sei que meu Redentor vive, e que por
fim se levantará sobre a terra [isto é, para aí exibir seu poder]. E depois de consumida
minha pele, contudo ainda em minha carne verei a Deus. Vê-lo-ei, por mim mesmo, e
meus olho, não outros, o contemplarão” [Jó 19.25-27]. Ora, visto que certos indivíduos torcem,
mais sutilmente, estas passagens, como se não devessem ser expostas em
referência à ressurreição, no entanto, confirmam o que desejam inverter, porquanto
em seus males, os santos buscam conforto, não de outra fonte, mas da similitude da
ressurreição, o que se vê melhor à luz da passagem de Ezequiel.
Ora, como os judeus rejeitassem a promessa de seu regresso, e objetassem que
em nada mais provável era que um caminho lhes fosse aberto do que os mortos
saírem do sepulcro, ao Profeta se oferece a visão de um campo repleto de ossos
secos: Deus ordena que eles recebam carne e nervos[Ez 37.1-10]. Posto que, sob
essa figura, Deus eleva o povo à esperança do regresso, contudo, ele toma da ressurreição
a base da espera, assim como ela nos é o modelo primordial de todos os livramentos que os fiéis experimentam neste mundo. Assim Cristo, depois de ensinar
que a voz do evangelho é vivificante, visto que os judeus não o recebiam, em
seguida adiciona: “Não vos admireis disto, porque vem a hora em que todos os que
se acham nos túmulos ouvirão a voz do Filho de Deus e deles sairão” [Jo 5.28].
Portanto, a exemplo de Paulo, em meio às lutas, cantemos já o triunfo alegremente,
porque Aquele que nos prometeu a vida futura é poderoso para guardar nosso
depósito [2Tm 1.12], e assim nos gloriemos de que nos foi reservada a coroa da
justiça que o justo Juiz nos haverá de conferir [2Tm 4.8]. Assim sucederá que,
quantas misérias e aflições padeçamos nos servirão como porta da vida futura. Porque
está bem conforme à natureza de Deusretribuir com aflição aos ímpios que nos
afligem; a nós, porém, que somos injustamente afligidos, descanso na manifestação
de Cristo com os anjos de seu poder, em chama de fogo [2Ts 1.6, 7]. Mas, cabe-nos
frisar o que pouco depois acrescenta, a saber, que virá “para que seja glorificado em
seus santos e seja cercado de admiração em todos os que crerem”, porque da parte
deles houve fé no evangelho [2Ts 1.10].
João Calvino
Escola Bíblica Conhecedores da verdade - O objetivo deste blog e levar você a conhecer a verdade que liberta de todo o Engano. Nesses últimos tempos, muito se tem ouvido falar do evangelho de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, porém de maneira distorcida e muitas vezes pervertida, com heresias disfarçada etc. “ ...e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” João 8.32