Novamente objetam: Portanto, despojaremos de todo e qualquer desejo piedoso
àqueles que em todo o curso da vida nada aspiraram senão piedade e misericórdia?
E como eu não quero perscrutar mais curiosamente o que eles fazem ou a que se
dedicam, portanto não é de modo algum provável que sejam levados de um lado a
outro pelos desejos vários e particulares; o contrário disso, com firme e inamovível
vontade aspiram ao reino de Deus, a qual consiste não menos da perdição dos ímpios,
do que da salvação dos fiéis. Se isto é verdadeiro, não há dúvida de que também
sua caridade está contida na comunhão do corpo de Cristo, e que ela não se estende
mais do que permite a natureza dessa própria comunhão.
Ora, pois, mesmo que eu admita que os santos orem desse modo por nós, entretanto,
nem por isso renunciam a seu sossego, de sorte que se deixem distrair pelos
cuidados terrenos, e muito menos deverão por isso ser invocados por nós, diretamente.
Tampouco se segue que se deva fazer assim só porque os homens que vivem
na terra podem mutuamente recomendar-se uns pelas orações dos outros [1Tm 2.1,2;
Tg 5.15, 16], pois este empreendimento serve para fomentar neles a caridade enquanto
repartem e mantê em reciprocamente, entre si, suas necessidades. E de fato
fazem isso isto em conformidade com o preceito do Senhor, não sendo destituídos
de sua promessa, dois elementos que têm sempre os primeiros postos na oração.
Todas as razões desta espécie deixam de aplicar-se em relação aos mortos, os quais,
quando o Senhor os subtrai de nosso convívio, não nos deixa nenhuma comunicação
com eles [Ec 9.5, 6] e, quanto é licito seguir às conjeturas, tampouco a eles conosco.
Ora, se alguém alegar que, uma vez que foram unidos conosco em uma só fé, que
nos amaram com o mesmo amor, perguntarei: quem nos revelou que tenham orelhas
tão longas, que se estendam até nossas palavras, e olhos tão perspicazes, que vejam
nossas necessidades?286 Aliás, tartamudeiam, em suas trevas, qualquer coisa sobre o
fulgor da face divina a iluminá-los, no qual, como em um espelho, do alto os santos
contemplam as coisas humanas.287 Afirmar tal coisa, porém, principalmente com a
confiança com que ousam eles fazê-lo, que é senão, mercê dos sonhos embriagados
de nosso cérebro, querer penetrar e irromper nos secretos juízos de Deus à parte de
Sua Palavra, e calcar aos pés a Escritura, a qual com freqüência declara que a compreensão
de nossa carne é inimiga da sabedoria de Deus [Rm 8.6, 7], condena,
inteiramente, a vacuidade de nosso entendimento [Ef 4.17], e que, posta por terra
toda nossa razão, quer que seja por nós visualizada somente a vontade de Deus?
João Calvino
Escola Bíblica Conhecedores da verdade - O objetivo deste blog e levar você a conhecer a verdade que liberta de todo o Engano. Nesses últimos tempos, muito se tem ouvido falar do evangelho de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, porém de maneira distorcida e muitas vezes pervertida, com heresias disfarçada etc. “ ...e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” João 8.32