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segunda-feira, 3 de setembro de 2018

NÃO MENOS CONTRÁRIAS À CONFISSÃO AURICULAR SÃO AS INJUNÇÕES DE CRISÓSTOMO, EMINENTE PATRIARCA DE CONSTANTINOPLA

Mas esta abolição da confissão auricular é atestada claramente em muitas referências por Crisóstomo, também ele próprio patriarca da igreja constantinopolitana, de sorte que é de admirar que esses tais ousem murmurar em contrário. “Confessa teus pecados”, diz ele, “para que os apagues. Se te sentes embaraçado em dizer a outrem os pecados que cometeste, di-los diariamente em tua alma. Não digo que confesses a teu conservo, o qual pode exprobrar-te; confessa a Deus, para que os cure. Confessa teus pecados sobre o teu leito, para que aí diariamente tua consciência reconheça seus males.” Igualmente: “Agora, porém, não é necessário confessar-se estando presentes testemunhas. Que faças o exame das faltas em teu pensamento. Seja esse julgamento sem testemunha. Somente Deus te assista a confessarte.” De igual forma: “Não te conduzo ao palco de teus conservos, não te obrigo a descobrir teus pecados aos homens. Leva tua consciência diante de Deus e desvenda-a perante ele. Mostra tuas chagas ao Senhor, o mais excelente médico, e dele busca remédio; mostra-as Àquele que nada te lance em rosto; ao contrário, cura com toda humanidade.” Ainda: “Por certo que não haverás de dizer ao homem, para que não te invective, pois nem se deve confessar a um conservo, que o pode trazer a público; ao contrário, mostra tuas chagas ao Senhor, que provê de ti cuidado, e que é humano, e médico.” A seguir, introduz Deus a falar assim: “Não te obrigo a apresentar-te no meio do palco e a reunires muitas testemunhas. Diz a mim só, em particular, teu pecado, para que eu cure a ferida.”Diremos, porventura, que Crisóstomo, quando escreve estas e coisas similares, haja chegado a esse ponto de temeridade que libere as consciências dos homens destes grilhões, com os quais são constringidas pela lei divina? De modo algum. Simplesmente não se atreve a exigir como coisa necessária o que não vê que esteja ordenado na Palavra de Deus.

João Calvino