Mas de fato os fiéis se acostumam ao desprezo da presente vida, de modo que nem
lhe gera ódio nem ingratidão para com Deus. Com efeito, esta vida, por mais que seja
saturada de infinitas misérias, contudo, é merecidamente contada entre as bênçãos de
Deus que não se deve desprezar. Porquanto, se nela nada reconhecemos da divina
beneficência, já nos sentimos culpados não de pouca ingratidão em relação ao próprio
Deus. De modo especial, porém, ela deve ser aos fiéis testemunho da divina benevolência,
uma vez que toda ela se destina a promover-lhes a salvação. Pois antes que nos
exiba abertamente a herança da glória eterna, ele deseja declarar-se nosso Pai mediante
evidências menores: são estas as bênçãosque ele nos quer conferir diariamente.
Portanto, uma vez que esta vida nos serve para compreender a bondade Deus,
porventura a desdenharemos como se não contivesse nenhuma migalha de bem?
Portanto, é necessário que nos revistamos desse senso e disposição para que a contemos
entre as dádivas da benignidade divina, as quais de modo nenhum devem ser
rejeitadas. Ora, se faltassem testemunhos da Escritura, os quais são mui numerosos
e mui claros, até mesmo a própria natureza nos exorta a que rendamos ação de
graças ao Senhor, porque ele nos tem conduzido à sua luz; porque seu uso nos
concede; porque prodigaliza todos os meios necessários para conservá-la. E essa
razão se torna muito maior se refletirmos que nesta vida Deus nos está, de certo
modo, preparando para a glória do reino celeste. Pois assim ordenou o Senhor que
aqueles que um dia serão coroados no céu, antes disso enfrentem os embates na terra, para que não celebrem o triunfo, caso não sejam superadas as dificuldades da
guerra e alcançada a vitória.
Ademais, há ainda outra razão, a saber: que, mercê de variados benefícios,
começamos nesta vida a degustar a doçura da benignidade divina, para que nossa
esperança e desejo se agucem a fim de buscar-lhe a plena revelação. Quando se
estabelece isto: que é em virtude da clemência divina que vivemos a vida terrena, e
que por isso lhe estamos obrigado, importa que sejamos assim lembrados e agradecidos,
então a propósito desceremos a considerar-lhe a misérrima condição, para
que de fato nos desvencilhemos de sua excessiva paixão, à qual, como foi dito, por
natureza nos inclinamos espontaneamente.
João Calvino
Escola Bíblica Conhecedores da verdade - O objetivo deste blog e levar você a conhecer a verdade que liberta de todo o Engano. Nesses últimos tempos, muito se tem ouvido falar do evangelho de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, porém de maneira distorcida e muitas vezes pervertida, com heresias disfarçada etc. “ ...e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” João 8.32