Exemplos como esses subsistem não só nas Sagradas Letras; ao contrário, todos
os escritores mostram que o consenso era este. Assim, Agostinho: “De todos os
piedosos”, diz ele, “a gemerem sob este fardo da carne corruptível, e nesta fraqueza
de vida, uma só é a esperança: que temos um Mediador, Jesus Cristo, o justo, e ele
é a propiciação por nossos pecados” [1Tm 2.5, 6].175 Que significa isto? Se esta é
sua única esperança, onde fica a confiança nas obras? Ora, quando afirma ser única,
não deixa lugar a nenhuma outra.
Igualmente Bernardo: “Falando francamente, onde têm os fracos seguro e firme
descanso e segurança, senão nas chagas do Salvador? Eu tanto mais seguro habito
ali quanto mais poderoso é ele para salvar. O mundo geme, o corpo comprime, o
Diabo arma ciladas; não caio, porque estou solidamente assentado na rocha firme.
Cometi grave pecado. A consciência se turba, porém não haverá de perturbar-se,
porque me lembrarei das chagas do Senhor.” Destas considerações conclui ele
em outra ocasião: “Portanto, meu mérito é a compaixão do Senhor. Não sou, evidentemente,
desprovido de mérito enquanto não lhe faltar compaixões; visto que, se
muitas são as misericórdias do Senhor, logo me fartarei igualmente de méritos.
Porventura cantarei minhas justiças? Ó Senhor, só me lembrarei de tua justiça, pois
ela é também a minha, ou, seja, ele se fez minha justiça da parte de Deus. De igual
modo, em outro lugar: “Este é todo o mérito do homem, se ele puser toda sua esperança
naquele que torna salvo o homem todo.” Semelhantemente, retendo para si
a paz, ele deixa a glória para Deus: “A ti”, diz ele, “permaneça intata a glória;
comigo bem estará, se eu tiver a paz. Renego inteiramente à glória, para que não
venha perder também o que me é oferecido, caso seja eu usurpado do que não é
meu.”178 Ainda mais francamente, em outro lugar: “Por que a Igreja está solícita
acerca de méritos, à qual, em relação ao propósito de Deus, sobeja mais firme e mais
segura razão de gloriar-se? Desse modo, não há razão para que perguntes de que
méritos esperamos os benefícios, principalmente quando ouves o Profeta: ‘Não o
farei por vossa causa; ao contrário, por minha causa’, diz o Senhor [Ez 36.22, 32].
Basta, pois, para merecer, saber que os méritos não bastam; mas como para merecer
basta não presumir de méritos, também carecer de méritos basta para a condenação.”
O fato de usar ele a palavra méritos livremente em lugar de boas obras, é preciso
desculpá-lo em virtude do uso da época. Mas, afinal,seu intento foi assustar os
hipócritas, os quais, em seu ímpeto de pecar, agem desavergonhadamente contra a
graça de Deus, como logo a seguir se explica: “Feliz a Igreja à qual não faltam nem
méritos sem presunção, nem presunção sem méritos. Ela tem de que presumir, não,
porém, méritos. Ela tem méritos, mas para merecer, não para presumir. O próprio
não presumir, por acaso não é merecer? Logo, tanto mais seguramente presume,
quanto mais não presume, aquela para a qual há ampla razão de gloriar-se: as muitas
misericórdias do Senhor.”
João Calvino
Escola Bíblica Conhecedores da verdade - O objetivo deste blog e levar você a conhecer a verdade que liberta de todo o Engano. Nesses últimos tempos, muito se tem ouvido falar do evangelho de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, porém de maneira distorcida e muitas vezes pervertida, com heresias disfarçada etc. “ ...e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” João 8.32